Buscar

Discursiva Calculo 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De acordo com (Lima, 2009), “Uma função f de duas variáveis é uma regra que associa a cada par ordenado de números reais (x, y) de um subconjunto D do  , um único número real denotado por f (x, y). O conjunto D é o domínio de f e a sua imagem é o conjunto dos valores possíveis de f (x, y), ou seja,  Essas definições se estendem de maneira natural para uma função de mais de duas variáveis”.
Considerando que tais funções mencionadas no texto acima, ou seja, funções de mais de uma variável ocorrem frequentemente em situações práticas. Exemplifique pelo menos uma situação prática em que esse tipo de função possui aplicação.
As funções vetoriais podem ser aplicadas em problemas de ordem técnica. Na área de mecânica no estudo da dinâmica dos corpos rígido para saber a posição do corpo que faz uma trajetória a partir das variáveis x e y, a trajetória de um corpo em queda livre, etc. Na astronomia são utilizadas para estimar a posição de estrelas a partis da sua posição no céu visto a partir de telescópios. A área de eletromagnetismo, sismologia, mecânica clássica, astronomia precisam de valores de funções vetoriais para fazer seus estudos. O cálculo do IMC, por exemplo, e em função de duas variáveis (peso e altura).
F (x,y)= Y/X²,onde Y e o peso e X e a altura.

Outros materiais