Buscar

Discursiva Calculo 2

Prévia do material em texto

Funções de Duas Variáveis
As funções vetoriais podem ser aplicadas em problemas de ordem técnica. Na área de mecânica no estudo da dinâmica dos corpos rígidos para saber a posição do corpo que faz uma trajetória a partir das variáveis x e y, a trajetória de um corpo em queda livre, etc. Na astronomia são utilizadas para estimar a posição de estrelas a partir da sua posição no céu visto a partir de telescópio. A área de eletromagnetismo, sismologia, mecânica clássica, astronomia precisam de valores de funções vetoriais para fazer seus estudos.
O cálculo do IMC, por exemplo, e em função de duas variáveis (peso e altura). 
F ( x, y) = Y/X ² ,onde Y e o peso e X e a altura. 
Definição: “Uma função f de duas variáveis é uma regra que associa a cada par ordenado de números reais (x, y) de um subconjunto D do  um único número real denotado por f (x, y). O conjunto D é o domínio de f e a sua imagem é o conjunto dos valores possíveis de f (x, y), ou seja,  Essas definições se estendem de maneira natural para uma função de mais de duas variáveis”
Alguns exemplos são:
Isso é uma antena parabólica
Isso representa uma bola de futebol
Uma empresa compra mensalmente 30 unidades de um determinado produto e 40 de um segundo produto. Uma vez que o preço pode mudar de um mês para o outro representaremos por x o preço unitário do primeiro e por y o preço unitário do segundo. Dessa forma, os gastos mensais com estes produtos são dados por: 30x + 40y
Em outras situações, fornecidos dois valores associamos a eles um único numero real. O fato de essas relações serem amplamente utilizadas nos leva a fazer um estudo mais detalhado de suas características.

Continue navegando