Buscar

Exercicios aulas de 6 a 10 patologia basica

Prévia do material em texto

Exercicios aulas de 6 a 10
		AS MANIFESTAÇÕES ANGIOEDEMATOSAS E HIPERÊMICAS DA INFLAMAÇÃO, SÃO ATRIBUÍDAS A QUE SUBSTÂNCIA ?
		
	
	
	
	 
	BRADICININA
	
	 
	HISTAMINA
	
	
	HEPARINA
	
	
	LEUCOTRIENOS
	
	
	NORADRENALINA
	
		
		COM RELAÇÃO AS INFLAMAÇÕES AGUDAS É CORRETO AFIRMAR:
	
	
	
	
	
	POSSUEM RESPOSTA RÁPIDA E ESPECÍFICA.
	
	
	SUA RESPOSTA É LENTA E ESPECÍCIFA.
	
	
	APRESENTAM LINFÓCITOS E MONÓCITOS COMO SEUS REPRESENTANTES CELULARES.
	
	 
	SUA RESPOSTA É RÁPIDA E INESPECÍFICA.
	
	
	APRESENTA NEUTRÓFILOS E LINFÓCITOS COMO SEUS REPRESENTANTES CELULARES
	
	
	
		3.
		Em um experimento, os neutrófilos coletados do sangue periférico foram analisados quanto à "explosão" de consumo de oxigênio. Essa explosão respiratória é uma etapa essencial para qual dos seguintes eventos da resposta inflamatória aguda?
		
	
	
	
	
	Opsonização de bactérias
	
	 
	Fixação às células endoteliais
	
	
	Aumento da produção da medula óssea
	
	
	Produção de anticorpos
	
	 
	Fagocitose de bactérias
	
	
		4.
		Paulo, 25 anos, chegou à emergência de um hospital com dor epigástrica em cólica que passou a ser contínua e localizada em fossa ilíaca direita (FID), na parte inferior direita do abdômen, vômitos, anorexia e febre, com 24h de evolução. O paciente relatou que a dor iniciou em torno do umbigo, acompanhada de náuseas e vômitos. Exame físico: normocorado e hidratado, Temperatura axilar=38oC; abdômen difusamente doloroso à palpação. Exames complementares: - Exame de sangue: . Avaliação Leucocitária: Leucócitos: 14.000 /mm³ Neutrófilos: 8.400 /mm³ OBS: valores anormais indicando leucocitose e neutrofilia - Ultrassonografia Abdominal Total: revelou apêndice cecal de diâmetro aumentado, contendo fecalito (fezes endurecidas) no interior do órgão. - Diagnóstico: apendicite aguda O apêndice é um pequeno órgão na junção entre os intestinos delgado e grosso, mais especificamente na primeira porção do intestino grosso (ceco). Apresenta um canal em seu interior que se comunica com o ceco, onde existem fezes semilíquidas. De acordo com o caso clínico, são feitas as seguintes afirmações: I A etiologia da apendicite, nesse caso, é a presença de fecalito no interior do apêndice. II A presença de leucocitose e neutrofilia indicam um processo inflamatório agudo e infeccioso. III Os neutrófilos são importantes fagócitos que foram atraídos para o foco da inflamação/infecção através de um processo denominado quimiotaxia. IV Nesse processo inflamatório/infeccioso, ocorreram alterações no centro hipotalâmico termorregulador que foi estimulado pelos mediadores químicos para aumentar a produção de leucócitos. Assinale a opção correta:
		
	
	
	
	
	Todas as afirmações estão corretas.
	
	
	Somente as afirmações I e II estão corretas.
	
	
	As afirmações III e IV estão corretas.
	
	
	As afirmações I e IV estão corretas.
	
	 
	As afirmações I, II e III estão corretas.
	
	
	
		5.
		De acordo com a III Diretriz sobre tratamento do infarto agudo do miocárdio (disponível em Arq. Bras. Cardiol. v.83 n.4 suppl.4, 2004) o ácido acetil salicílico (AAS) está indicado rotineiramente para todos os pacientes com suspeita de IAM (Infarto Agudo do Miocárdio), eventualmente como automedicação, exceto nos casos de contra-indicação (alergia ou intolerância ao medicamento, sangramento ativo, hemofilia, úlcera péptica ativa). É considerado o anti-agregante plaquetário de eleição a ser utilizado no IAM, tendo sido demonstrado, pelo estudo ISIS-2 (Second International Study of Infarct Survival), que reduz a mortalidade em 20%, isoladamente, quase tanto quanto a estreptoquinase. Além disso, tem ação sinérgica com o próprio fibrinolítico, levando a associação de ambos os medicamentos a um decréscimo de 42% na mortalidade. A dose recomendada é de 160 mg/dia a 325 mg/dia, devendo a 1º dose ser utilizada de forma mastigável quando da chegada do paciente ao hospital, ainda antes da realização da eletrocardiografia. O mecanismo de ação do AAS está relacionado à inibição do tromboxano A2 (TXA2) que é um eicosanóide indutor da agregação plaquetária e potente vasoconstrictor, sendo produzido pelas plaquetas através do metabolismo do ácido araquidônico. A cicloxigenase é a enzima fundamental nesse metabolismo. O ácido acetil salicílico (AAS) bloqueia de forma irreversível a cicloxigenase. Assim a ação de inibição plaquetária do AAS dura por toda a vida da plaqueta, que é de 7 a 10 dias. Em longo prazo pode ocorrer uma diminuição na contagem das plaquetas (trombocitopenia). Dentro desse contexto, por que pacientes que recebem a orientação de fazer uso crônico de AAS são orientados a supender a medicação antes da realização de qualquer tipo de intervenção cirúrgica, inclusive as dentárias?
		
	
	
	
	
	Porque correm o risco de desenvolver edema durante o procedimento cirúrgico.
	
	
	Porque correm o risco de desenvolver uma tromboembolia durante o procedimento cirúrgico.
	
	 
	Porque correm o risco de desenvolver uma trombose durante o procedimento cirúrgico.
	
	
	Porque correm o risco de desenvolver uma isquemia e infarto durante o procedimento cirúrgico.
	
	 
	Porque correm o risco de desenvolver uma intensa hemorragia durante o procedimento cirúrgico.
	
	
		6.
		Uma criança de 10 anos de idade desenvolveu dor de garganta e febre em 24 horas. O exame físico mostrou eritema e inchaço da faringe. Os achados laboratoriais implicavam leucocitose. A criança foi tratada com ácido acetilsalicílico (aspirina). Qual das seguintes características da resposta inflamatória foi a mais afetada por essa droga?
		
	
	
	
	 
	Rolamento de neutrófilos
	
	
	Produção de integrina
	
	
	Fagocitose
	
	
	Liberação de leucócitos a partir da medula óssea
	
	 
	Vasodilatação
	
	
	
		7.
		Uma mulher de 53 anos de idade tem apresentado febre alta e tosse produtiva com produção de secreção amarelada há 2 dias. Seus sinais vitais indicam uma temperatura de 37,8°C, 83 pulsos/min, 17 respirações/min e pressão sangüínea de 100/60 mmHg. Durante a auscultação do tórax, crepitações são audíveis nas bases de ambos os pulmões. Uma radiografia do tórax mostrou infiltrados pulmonares desiguais e presença de líquido na cavidade pleural direita. A toracocentese rendeu 500 mL de um fluido amarelo e turvo. Qual dos seguintes tipos de célula inflamatória será encontrado em concentrações aumentadas em uma amostra de escarro?
		
	
	
	
	
	Linfócitos
	
	 
	Plaquetas
	
	
	Mastócitos
	
	
	Megacariócitos
	
	 
	Neutrófilos
	
	
	
		8.
		Sobre os tipos de inflamações agudas, julgue as premissas I- A inflamação serosa é caracterizada pela deposição de um fluído fino derivado do plasma ou de secreções celulares II- Bolhas na pele resultantes de uma queimadura é um exemplo de inflamação fibrinosa III- A inflamação supurativa, como no caso de formação de abscessos é caracterizada por formação de pus, formado por leucócitos mortos, tecido lesionado e bactérias mortas Assim a única alternativa verdadeira sobre as afirmações acima é:
		
	
	
	
	
	II e III apenas
	
	
	Todas
	
	 
	I e III apenas
	
	
	I e a II apenas
	
	
	Apenas a II
	9- As alterações celulares que caracterizam-se pelo aumento quantitativo dos constituintes e das funções celulares provocando aumento das células e órgãos afetados. Para que este fenômeno ocorra, deve-se atender algumas exigências: primeiro o fornecimento de O2 e de nutrientes deve ser maior para suprir o aumento das exigências celulares. Estas alterações recebem a nomenclatura de:
		
	 
	Atrofia
	
	Metaplasia
	
	Neoplasia
	
	HiperplasiaHipertrofia
	
	10- Algumas estruturas do organismo têm seu funcionamento regulado por hormônios, como é o caso das glândulas endócrinas reguladas pela hipófise. Caso os níveis séricos desses hormônios caiam, as glândulas terão sua demanda funcional e estrutural reduzida, e consequentemente sofrerão um processo conhecido como:
		
	
	Metaplasia
	 
	Neoplasia
	
	Hiperplasia
	
	Hipertrofia
	 
	Atrofia
	
	11- Um motoqueiro após severo acidente deverá passar alguns meses imobilizado para a recuperação de uma severa fratura de fêmur. Uma das preocupações médicas a respeito das possibilidades de Distúrbios do volume celular é o desenvolvimento da:
		
	 
	Atrofia
	
	Agenesia
	
	Hipertrofia
	
	Metaplasia
	
	Hiperplasia
	
	12- A hiperplasia é caracterizada:
		
	
	pela estabilidade no número de células.
	 
	pelo aumento no número de células.
	
	pela diferenciação de tecidos.
	
	pelo decréscimo no número de células.
	
	pela diferenciação de células.
	
	13- Em uma consulta médica de rotina, um homem de 51 anos de idade, até então sadio, apresentou pressão sangüínea de 150/95 mmHg. Se sua hipertensão permanecesse sem tratamento durante anos, qual das seguintes alterações celulares apresentaria a maior probabilidade de ser encontrada em seu miocárdio?
		
	
	Hemossiderose
	
	Atrofia
	
	Metaplasia
	 
	Hipertrofia
	
	Hiperplasia
	
	
	
	
	14- Quando o músculo estriado cardíaco sofre sobrecarga de trabalho, como por exemplo na hipertensão arterial, ocorre aumento do volume cardíaco. Que tipo de adaptação celular ocorreu?
		
	
	hipotrofia
	
	hiperplasia
	 
	hipertrofia
	
	aplasia
	
	metaplasia
	
	15- O HPV É UM VÍRUS QUE POSSUI TROPISMO PELAS CÉLULAS EPITELIAIS. AO ALCANÇAR O NÚCLEO DESTAS CÉLULAS, O HPV INIBE O MECANISMO DE APOPTOSE. DESTE MODO, A CÉLULA TORNA-SE IMORTALIZADA E PODE SE MULTIPLICAR INDETERMINADAS VEZES. NA PELE OCORRE FORMAÇÃO DE VERRUGAS E NOS ÓRGÃOS GENITAIS FORMAM-SE OS CONDILOMAS. QUAL TIPO DE ALTERAÇÃO CELULAR O HPV CAUSA À ESTAS CÉLULAS EPITELIAIS?
		
	
	DISPLASIA
	 
	APLASIA
	
	METAPLASIA
	 
	HIPERPLASIA
	
	HIPERTROFIA
	
	16- Um jovem de 16 anos de idade sofreu um trauma na região abdominal quando o veículo que estava dirigindo bateu em alta velocidade na pilastra de uma ponte. O lavado peritonial mostra um hemoperitônio, enquanto na laparotomia uma pequena porção do lobo esquerdo do fígado foi removida devido à lesão. Várias semanas depois, uma varredura de TC do abdome mostra que o fígado recuperou quase totalmente o tamanho que apresentava antes da lesão. Qual dos seguintes processos é o que melhor explica esse achado da varredura de TC?
		
	
	Apoptose
	
	Displasia
	
	Neoplasia
	 
	Hiperplasia
	 
	Metaplasia
	17- O CRESCIMENTO ACELERADO DOS TUMORES MALIGNOS DEVE-SE:
		
	 
	A ALTA TAXA DE ANGIOGÊNESE.
	
	BAIXA RESISTÊNCIA DO HOSPEDEIRO
	
	A SUA CAPACIDADE INFILTRATIVA
	
	SUA CAPACIDADE METASTÁTICA
	 
	A NÃO FORMAÇÃO DE CÁPSULA FIBROSA.
	
	18- Um adenocarcinoma é um câncer (neoplasia maligna) que se origina em um tecido:
		
	 
	glandular.
	
	muscular.
	
	conjuntivo.
	
	adiposo.
	
	cartilaginoso.
	
	19- A lesão genética não-letal constitui o ponto mais importante da carcinogênese. Várias classes de genes estão envolvidos, correspondendo às bases moleculares do câncer, como os genes promotores do crescimento, genes supressores do crescimento tumoral, que regulam o crescimento celular e genes que regulam a apoptose. A angiogênese tumoral é um importante fator que influencia o crescimento tumoral. A neovascularização possui efeito duplo sobre o crescimento tumoral ¿ a perfusão fornece oxigênio e nutrientes e as células endoteliais recém-formadas estimulam o crescimento de células tumorais. A angiogênese constitui o pré-requisito para crescimento contínuo do tumor e formação de metástases. Sem acesso à vasculatura as células tumorais não sofrem metástases. Dessa forma, a angiogênese tumoral relaciona-se à malignidade. Dentro desse contexto, por que o tumor é incapaz de aumentar de tamanho na ausência de vascularização?
		
	
	Porque a hipóxia desencadeada pela ausência de vascularização induz à ativação dos oncogenes.
	 
	Porque a hipóxia desencadeada pela ausência de vascularização induz à apoptose por ativação do gene p53.
	 
	Porque a desnutrição desencadeada pela ausência de vascularização induz à carcinogênese.
	
	Porque a hipóxia desencadeada pela ausência de vascularização induz à necrose por ativação do gene p53.
	
	Porque a hiperemia desencadeada pela ausência de vascularização induz à apoptose por ativação das moléculas BAD e BAX.
	
	
	
	
	20- Uma mulher de 69 anos de idade apresenta tosse crônica há 1 ano. Uma radiografia torácica mostra presença de massa medindo 6 cm no pulmão esquerdo, enquanto uma amostra de biópsia de tal massa, coletada com agulha, apontou a existência de um carcinoma. Realizou-se uma pneumonectomia, e o exame dos linfonodos hilares revelou uma superfície de corte uniforme e enegrecida. Qual dos seguintes fatores é o que mais contribui para o aspecto dos linfonodos?
		
	
	Distúrbio hemorrágico
	
	Insuficiência hepática
	
	Envelhecimento
	 
	Metástases
	
	Tabagismo
	
	21- É um câncer (neoplasia maligna) que se origina em tecido glandular. Para ser classificado como um de tal forma, as células não necessariamente precisam fazer parte de uma glândula, contanto que elas tenham características secretórias. Esta forma de neoplasia pode ocorrer em alguns mamíferos, incluindo humanos. O parágrafo refere-se a um tipo de neoplasia denominada de:
		
	 
	Angiossarcoma
	 
	Adenocarcinoma
	
	Leiomiossarcoma
	
	Lipossarcoma
	
	Fibrossarcoma
	
	22- Apresenta-se como uma grande massa tumoral, amarelada, que pode apresentar uma cápsula ou pseudocápsula. Esses tumores podem metastizar para pulmões e fígado. O parágrafo refere-se a um tipo de neoplasia denominada de:
		
	 
	Adenocarcinoma
	
	Osteossarcoma
	
	Lipoma
	 
	Lipossarcoma
	
	Fibrossarcoma
	
	
	
	
	23- Qual dos distúrbios da diferenciação celular citados abaixo representa o melhor critério para o diagnóstico da malignidade dos tumores:
		
	 
	Anaplasia
	
	Displasia
	
	Aplasia
	
	Metaplasia
	
	Hipertrofia
	
	24- Assinale o item que representa uma neoplasia benigna de origem no tecido glandular:
		
	 
	Carcinoma escamoso
	
	Neuroblastoma
	
	Osteoma
	
	Adenocarcinoma
	 
	Adenoma
	
	
	25- Nosso organismo apresenta uma série de mecanismos que são ativados em resposta aos quadros de agressões teciduais. Por exemplo, diante de uma lesão cutânea é possível observar que aparecem CÉLULAS DE DEFESA que ATRAVESSAM OS CAPILARES e caem no tecido conjuntivo, protegendo o organismo. Os termos destacados referem-se, respectivamente, aos:
		
	
	Eritrócitos e pinocitose
	
	Fagócitos e quimiotaxia
	 
	Leucócitos e diapedese
	 
	Leucócitos e fagocitose
	
	Eritrócitos e diapedese
	
	
	
	
	26- Os mecanismos de defesa mais altamente evoluídos são estimulados pela exposição aos agentes infecciosos e aumentam em magnitude e capacidade defensiva em cada exposição sucessiva a um micróbio particular. Pelo fato de que esta forma de imunidade desenvolve-se como uma resposta a infecção e se adapta a ela, é designada de:
		
	
	imunidade tardia.
	 
	imunidade inata.
	
	imunidade lenta.
	 
	imunidade adquirida.
	
	imunidade imediata.
	
	27- A artrite reumatóide é um processo inflamatório crônico da membrana sinovial da cartilagem articular, causandoespessamento da membrana e edema na articulação. Apesar da falta de um causador identificável, a autoimunidade desempenha um papel importante no processo da lesão. Com base nos seus conhecimentos sobre imunopatologia e reações de autoimunidade, assinale a alternativa que MELHOR descreve a patogênese da artrite reumatóide:
		
	
	Na artrite reumatóide, as reações que destroem a cartilagem articular são resultantes do reconhecimento de partículas não-self. A destruição das células e a lesão tecidual costumam ser resultantes dos efeitos mediados pelo sistema complemento, semelhantemente ao que ocorre nas reações transfusionais por incompatibilidade entre tipos sanguíneos.
	
	Na artrite reumatóide, há formação de anticorpos após um primeiro contato com o antígeno, também chamado de alérgeno. Essa reação é chamada de sensibilização. Em um segundo contato, há desencadeamento da resposta, que caracteriza a hipersensibilidade do tipo I.
	 
	Na artrite reumatóide ocorrem lesões em células e tecidos articulares devido à toxicidade mediada pelos linfócitos T CD4 e T CD8, que reconhecem autoantígenos que se depositam na membrana sinovial e na cartilagem articular.
	
	Na artrite reumatóide os antígenos e anticorpos formam agregados denominados complexos imunes, que se depositam na cartilagem articular, iniciando e aumentando a resposta inflamatória, caracterizando a reação de hipersensibilidade do tipo II.
	
	Na artrite reumatóide, o indivíduo vulnerável sofre exposição inicial a um alérgeno, sendo estimulada a produção de anticorpos IgE que se depositam na cartilagem articular ativando a liberação dos grânulos de histamina presentes nos mastócitos e basófilos que circundam a região acometida.
	 
	28- A liberação de histamina provoca:
		
	 
	Aumento da permeabilidade vascular.
	
	Destruição tecidual.
	
	Ligação de complexos antígeno-anticorpo.
	
	Lise celular mediada por complemento.
	
	Decréscimo da permeabilidade vascular.
	29- O distúrbio de crescimento que gera um aumento patológico do volume (tamanho) das células é conhecido como:
		
	 
	Hipertrofia
	
	Hipotrofia
	
	Hiperplasia
	
	Hipoplasia
	
	Neoplasia
	
	30- Em relação a transtornos do crescimento e do desenvolvimento celular, é incorreto afirmar que:
		
	
	A atrofia muscular que ocorre em pacientes que ficam com membros engessados é reversível.
	
	Os músculos de um halterofilista apresentam-se hipertróficos.
	
	A displasia de colo uterino é a mais comum, e depois de certo tempo pode se transformar em neoplasia.
	 
	Fumantes apresentam mais pneumonia porque seu epitélio brônquico ciliado sofre metaplasia, sendo substituído por outro escamoso estratificado, menos resistente, mas eficiente na produção de muco.
	
	Na hipertrofia cardíaca, causada por hipertensão arterial, o coração está aumentado devido ao aumento do tamanho das células.
	 
	31- Como os macrófagos, são grandes leucócitos que fagocitam micróbios e outros antígenos. Possuem grânulos contendo enzimas para destruir antígenos fagocitados. A oração faz menção aos:
		
	
	Basófilos.
	
	Linfócitos.
	 
	Eosinófilos.
	 
	Neutrófilos.
	
	Acidófilos.
	
	32- Algumas vezes, o sistema imune não funciona corretamente, identifica erroneamente os tecidos do corpo como estranhos e os ataca, resultando em uma reação:
		
	
	anafilática.
	 
	auto-imune.
	
	inflamatória.
	
	do complemento.
	
	cruzada.
	
	
	33- Os mastócitos que estão sensibilizados mantêm as moléculas de IgE expostas em sua superfície por longos períodos; se houver interação específica desses anticorpos com os alérgenos originais, ocorre a desgranulação das células com a liberação de mediadores químicos ainda em pré-formação, que são os mediadores primários. Dentre eles estão à histamina, proteases, fatores quimiotáticos para neutrófilos e eosinófilos (relacionado à quimiotaxia) e heparina, responsáveis pelo desenvolvimento do processo inflamatório, que pode ser localizada ou sistêmica. As células em questão participam de uma reação de:
		
	
	Hipersensibilidade tipo IV
	
	Hipersensibilidade tipo III
	
	Hipersensibilidade tipo II
	
	Hipersensibilidade Tipo I e Tipo IV
	 
	Hipersensibilidade tipo I
	
	34- A Reação de hipersensibilidade mediada por linfócitos T (Th1, Th2 ou Tc) (celular ou tardia)
		
	
	Tipo III
	
	Tipo II
	
	Tipo I
	
	Tipo V
	 
	Tipo IV
	
	
	
	35- Em relação a hipersensibilidade do tipo I, podemos afirmar:
		
	
	É uma resposta excessiva com alterações teciduais;
	
	A resposta imune libera substâncias vasoativas e espamogênicas, que agem nos vasos e nas células musculares lisas, e citocinas pró-inflamatórias que ativam células inflamatórias;
	
	Após contato com antígeno ocorre um esforço da resposta imunológica;
	 
	Todas estão corretas;
	 
	É uma reação imune desenvolvida rapidamente, ocorrendo minutos depois da combinação do Ag com o Ac ligado a mastócitos e basófilos em indivíduos previamente sensibilizados pelo Ag;
	
	36- A fase tardia da Hipersensibilidade do tipo I é caracterizada por:
		
	 
	Todas estão corretas
	
	Infiltração de eosinófilos, basófilos, neutrófilos, monócitos, LT CD4+;
	 
	Destruição tecidual;
	
	Começando após 2-8h e durando por vários dias;
	
	Dano das células epiteliais da mucosa;
	
	
	
	
	37- É baseada na ligação de imunoglobulinas das classes IgG ou IgM a antígenos de superfície celular, é frequente em doenças autoimunes. Esse tipo de interação favorece: A) lise celular via ativação do sistema do complemento, como ocorre, por exemplo, na doença hemolítica do recém-nascido (eritroblastoce fetal); B) citotoxicidade através de células dependente de anticorpos (ADCC); C) o comprometimento da função celular pela ligação de anticorpos a receptores de superfície celular, resultando em um quadro de hiperfunção (hipertireoidismo na Doença de Graves) ou hipofunção (Miastenia Gravis, onde acontece o bloqueio de receptores de acetilcolina por anticorpos, diminuindo a neurotransmissão muscular). O parágrafo refere-se a uma reação de:
		
	
	Hipersensibilidade tipo IV
	
	Hipersensibilidade imediata
	 
	Hipersensibilidade tipo II
	
	Hipersensibilidade tipo I
	
	Hipersensibilidade tipo III
	
	38- É uma resposta de anafilaxia na qual a resposta principal é humoral tendo como efetores anticorpos IgE, basófilos e mastócitos. Exemplos de respostas localizadas: urticária, asma e rinite alérgica. Exemplos de respostas sistêmicas: choque anafilático por penicilina; anemia hemolítica, pênfigo. O parágrafo refere-se a um tipo de reação específica denominada:
		
	
	Hipersensibilidade tipo II
	 
	Hipersensibilidade tipo I
	
	Hipersensibilidade tipo III
	
	Hipersensibilidade tipo IV
	 
	Autoimunidade
	
	
	
	
	39- Na anafilaxia sistêmica:
		
	
	Ocorre após a administração de proteínas heterólogas, hormônios, enzimas, polissacarídeose drogas (penicilina);
	
	Após minutos de exposição aparece inchaço, eritema de pele, contração dos bronquíolos e aparecimento de problemas respiratórios;
	
	A severidade depende do nível de sensibilização;
	 
	Todas as proposições estão corretas;
	
	Edema da laringe leva à rouquidão, seguida por vômitos dores abdominais, diarréia e obstrução da laringe;
	
	40- Em relação a hipersensibilidade do tipo III , considere as seguintes afirmativas: I - Também denominadas doença dos imunocomplexos, em que Ac se ligam a Ag e ativam o complemento. II - As frações do complemento então atraem neutrófilos, que destroem o tecido pela liberação de enzimas lisossomais e formação de radicais livres tóxicos; III - Potencial patogênico dos imuno-complexo depende do seu tamanho. Conclui-seque:
		
	 
	Todas afirmativas estão corretas;
	
	Somente afirmativas III está correta;
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas;
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas;
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas;

Mais conteúdos dessa disciplina