Buscar

PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES - SIMULADO

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
	
	Simulado: GST0574_SM V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): VÍVIAN SANTOS
	Matrícula: 
	Desempenho: 7,0 de 8,0
	Data: 09/10/2014 14:58:30 (Finalizada)
	 1a Questão (Ref.: 201408063857)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A psicologia Organizacional e do Trabalho, com seus mais de 100 anos de atuação, tem procurado se desenvolver e acompanhar as transformações do mundo social, do mundo do trabalho, das organizações e da própria Psicologia, mas tem enfrentado, principalmente, problemas éticos e políticos, que misturam e se interpenetram, impossibilitando, muitas vezes, o exercício pleno das atividades do psicólogo organizacional e do trabalho. (ENADE 2006) Esse exercício fica prejudicado pela:
		
	
	Dificuldade em auxiliar no aumento da produtividade das organizações através de suas ações sobre os funcionários.
	
	Utilização indiscriminada de pesquisa como instrumento de ação do psicólogo organizacional e do trabalho.
	 
	Falta de reconhecimento das implicações políticas do papel do psicólogo organizacional e do trabalho, aceitação dessa tarefa e desenvolvimento de estratégias que levem em conta essa situação
	
	Tentativa inadequada de transformar o campo das estratégias e políticas organizacionais, antes exclusivas da cúpula diretiva, em uma área de análise e intervenção da Psicologia Organizacional e do Trabalho.
	
	Falta de desenvolvimento técnico e de neutralidade científica na atuação do psicólogo organizacional e do trabalho.
	 2a Questão (Ref.: 201408094846)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sabemos que cada indivíduo processa, internaliza e memoriza conteúdos de formas diferentes, ou seja, nem todos os indivíduos têm o mesmo estilo de aprendizagem. Com base nessa afirmação, é correto afirmar que:
		
	 
	Ao elaborar um treinamento, devemos levar em conta os diferentes tipos de aprendizagem, ou seja, procurar utilizar recursos visuais, auditivos e sinestésicos.
	
	Ao elaborar um treinamento, a forma como o treinando aprende não é importante, o importante é o conteúdo apresentado e o resultado final;
	
	Ao elaborar um treinamento, devemos fazê-lo formalmente com técnica e método;
	
	Ao elaborar um treinamento, devemos fazer antes um levantamento do principal tipo de aprendizagem do grupo;
	
	Ao elaborar um treinamento, devemos privilegiar os recursos visuais, uma vez que este é comum a todos;
	 3a Questão (Ref.: 201408094840)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A entrevista de seleção de pessoal é um dos instrumentos mais utilizados e de maior peso no processo de recrutamento e seleção. Geralmente, quando um candidato vai mal na entrevista, ele é cortado do processo, independente de sua experiência profissional e do resultado de seus testes. Sabendo disso, muitos candidatos em busca de emprego aprendem técnicas que os permitem se sair bem nas entrevistas e muitas vezes o recrutador é capturado nessa armadilha. Para que isso não ocorra, o recrutador:
		
	 
	Deve privilegiar seu processo de formação profissional contínua e estar consciente das relações de transferências que ocorrem entre o recrutador e o candidato durante a entrevista de seleção;
	
	Deve privilegiar apenas os testes e a experiência profissional do candidato;
	 
	Deve estar atento a esse fato e dar continuidade ao processo seletivo.
	
	Não deve se preocupar, porque sua experiência profissional detectaria facilmente esta estratégia do candidato;
	
	Não deve se preocupar, porque esse fato não acontece em um processo seletivo;
	 4a Questão (Ref.: 201408094825)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Entre as proposições apresentadas a seguir, é correto afirmar que: I- A Psicologia antes de se tornar ciência pertencia ao campo da Filosofia; II- A Gestalt é uma das três escolas de Psicologia do século XIX; III- O objeto de estudo do Behaviorismo é o inconsciente; IV- O estudo do estímulo-resposta (S-R) é inerente ao Behaviorismo.
		
	
	Apenas a I está correta.
	
	II, III e IV estão corretas.
	
	Apenas a III está correta.
	
	Apenas a II está correta.
	 
	I,II e IV estão corretas.
	 5a Questão (Ref.: 201408094821)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A psicanálise foi criada por Sigmund Freud no século XIX, seu método de investigação é a associação livre e tem como objeto de estudo:
		
	
	O consciente.
	
	A percepção.
	
	A sexualidade.
	
	O comportamento
	 
	O inconsciente.
	 6a Questão (Ref.: 201408068781)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos quando estão em interação, ou seja, é a ciência básica que tem como objeto o estudo das manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação. A influência dos fatores situacionais no comportamento do indivíduo diante dos estímulos sociais se refere à:
		
	 
	Psicologia Social
	
	Psicologia
	
	Psicanálise
	
	Grafologia
	
	Psicologia Organizacional
	 7a Questão (Ref.: 201408064676)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A realidade da área de apoio à gestão de pessoas, na atualidade, revela o(a):
		
	
	aumento de escopo das rotinas trabalhistas e das atividades de cunho fortemente legal-trabalhista.
	 
	fortalecimento das atividades de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento.
	
	extinção das atividades e rotinas de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento.
	
	enfraquecimento das atividades de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento.
	
	redução da necessidade de desenvolvimento de novas metodologias de gestão organizacional.
	 8a Questão (Ref.: 201408094843)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando as proposições a seguir, é correto afirmar que: I- Atualmente as entrevistas de seleção não estruturadas, compostas por perguntas aleatórias, provaram ser um instrumento eficaz de seleção; II- Os dados coletados em uma entrevista de seleção não estruturada frequentemente tem relação com o desempenho da função que o candidato está pleiteando; III- Sem a estruturação de uma entrevista de seleção, diversos vieses poderão distorcer os resultados obtidos pelo recrutador como, por exemplo, o favorecimento de um candidato com perfil semelhante ao do recrutador; IV- A estruturação de uma entrevista de seleção com perguntas padronizadas, o emprego de um método de registro de informação e a padronização de classificação das qualificações do candidato certamente ajudam a reduzir a subjetividade do processo de recrutamento e seleção.
		
	
	Apenas a II está correta;
	
	I e IV estão corretas.
	
	Apenas a III está correta;
	
	Apenas a I está correta;
	 
	III e IV estão corretas;
	 9a Questão (Ref.: 201408111967)
	
	"O objetivo da ação da Psicologia Organizacional implica oferecer contribuições ao administrador para que possa promover e assegurar um ambiente saudável e produtivo que contemple as necessidades tanto do trabalhador quanto da organização" (Camargo, 2009, p. 18).
A partir da citação acima, dê três exemplos de ações da Psicologia nas organizações e sua aplicabilidade.
		
	Sua Resposta: Sua aplicabilidade: Processos de treinamento; Eficácia de liderança e tomada de decisão; Avaliação de desempenho; Planejamento do trabalho; Programas de motivação, aprendizagem e satisfação no trabalho; Desenvolvimento do trabalho em grupo; Programas de mudança comportamental;Administração das situações de estresse profissional e outras situações de impacto na saúde dos trabalhadores; Melhoria do processo de comunicação; Pesquisas de cultura e ambiente organizacional
	 10a Questão (Ref.: 201408111964)
	
	Uma redefinição do modo de encarar o trabalho e um aumento das atividades justificaram a mudança do termo Psicologia Industrial para Psicologia Organizacional.
1) A Psicologia da Indústria e a Psicologia Organizacionalnão se substituem, se complementam. Qual é a diferença básica entre elas? É possível encontrarmos hoje resquícios da Psicologia da Indústria? Em quais aspectos?
		
	Sua Resposta: A Psicologia Industrial foi a primeira nomenclatura utilizada para o estudo da psicologia dentro das organizações. Ela era fortemente influenciada por uma visão taylorista de alta produtividade, tendo como pressupostos a seleção, o treinamento, a avaliação de desempenho, ou seja, adequar o indivíduo ao cargo para ele atingir o máximo da produtividade. Já a Psicologia Organizacional foi influenciada pelo movimento das relações humanas no trabalho e amplia o foco de estudo, pois valoriza o bem estar dos colaboradores dentro das organizações. A Psicologia Organizacional ainda realiza trabalhos de seleção, treinamento. A produtividade ainda é uma preocupação em função do capitalismo.
	 6a Questão (Ref.: 201408290190)
	
	A psicologia nas organizações nos ajuda a entender as relações interpessoais que ocorrem no ambiente de trabalho. Sendo assim, podemos afirmar que o objeto de estudo da psicologia é:
		
	 
	O Comportamento;
	
	Os distúrbios.
	
	As motivações.
	
	A Alma;
	
	A mente;

Continue navegando