Buscar

Avaliando o aprendizado Direiro Civil IV 4

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201302223837)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(OAB GO 2003) Aponte a alternativa correta: 
		
	
	não há diferença entre posse e detenção 
	
	a posse do imóvel não faz presumir a das coisas móveis que nele estiverem 
	
	é de boa-fé a posse mesmo que o possuidor conheça o vício ou o obstáculo que impede a aquisição da posse 
	
	a posse direta não anula a indireta 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201302347268)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(BIO-RIO 2014 ¿ adaptada) Eleutério é condômino do imóvel YY juntamente com Eleusina e Sueli, suas primas. Um dos condôminos pretende gravar sua parte ideal com o intuito de obter um empréstimo que necessita de garanta imobiliária. Nos termos do Código Civil, o gravame da parte ideal no condomínio não edilício é:
		
	
	rejeitada por não ser possível gravar parte de imóvel em condomínio
	
	aceitável pela vontade da maioria dos condôminos.
	
	somente aceitável consoante o acordo dos demais condôminos.
	
	possível de acordo com a vontade unilateral do condômino.
	
	anulável caso não respeitada a vontade de todos os condôminos com direito a voto.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201302356758)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Quanto a posse e ao direito real de propriedade, assinale a alternativa correta, de acordo com as disposições do Código Civil de 2002.
		
	
	Considerando que a propriedade privada é um dos princípios da ordem econômica, não se admite a sua perda em razão do abandono, pelo proprietário.
	
	Em caso de perigo público iminente, o Poder Público pode requisitar a propriedade privada, sendo faculdade do proprietário ceder ou não o uso às autoridades competentes
	
	Em regra, o possuidor não tem pretensão de reintegração de posse quando o esbulho houver sido praticado pelo proprietário do bem.
	
	Admite-se que o possuidor turbado ou esbulhado proteja sua posse por força própria, desde que a reação seja imediata e não exceda o indispensável.
	
	Os direitos do detentor equivalem aos direitos do possuidor, havendo legítima pretensão à proteção possessória.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201302332179)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	O direito das coisas regula o poder do homem sobre certos bens suscetíveis de valor e os modos de sua utilização econômica. Insta acentuar que o direito das coisas não pode ser compreendido exatamente como sinônimo de direitos reais. Possui configuração mais ampla, abrangendo, além dos direitos reais propriamente ditos, capítulos destinados ao estudo da posse e aos direitos de vizinhança. (Cristiano Chaves de Farias e Nelson Rosenvald. Direitos reais. 2.ª ed. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2006 (com adaptações)). Considerando as idéias do texto acima e os dispositivos do Código Civil relativos ao direito das coisas, assinale a opção correta.
		
	
	Ao titular do direito real é imprescindível o uso da ação pauliana ou revocatória para recuperar a coisa em poder de terceiros, inclusive na hipótese de fraude à execução.
	
	São elementos da relação jurídica oriunda dos direitos reais subjetivos: aquele que detém a titularidade formal do direito, a comunidade e o bem sobre o qual o titular exerce ingerência socioeconômica.
	
	A promessa de compra e venda registrada no respectivo cartório de registro de imóveis e a propriedade fiduciária constituem exemplos de direitos pessoais.
	
	Direitos reais e direito das coisas são sinônimos.
	
	Caracterizam-se os direitos reais pela formação de relações jurídicas de crédito entre pessoas determinadas ou determináveis, estando o credor em posição de exigir do devedor comportamento caracterizado por uma prestação de dar, fazer ou não fazer.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201302366410)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Nas alternativas abaixo, identifique aquele que, achando-se em relação de dependência para com outro, conserva a posse em nome deste e em cumprimento de ordens ou instruções suas:
		
	
	Fâmulo da posse. 
	
	Proprietário;
	
	Possuidor clandestino; 
	
	Possuidor direto;
	
	Possuidor indireto;

Continue navegando