Buscar

Aula 1 e 2

Prévia do material em texto

AULA 01 - ENDOMARKETING
01 – Conceitue Endomarketing;
O endomarketing é uma ferramenta que visa à melhoria da comunicação interna na empresa, a integração dos funcionários e a estimulação dos mesmos a fim de melhorar a prestação de serviços. Dessa forma, podemos dizer que essa ferramenta (o endomarketing) é um dos motivos da conquista de resultados melhores. Na teoria do endomarketing, o empregado é o primeiro cliente da empresa, portanto, se o empregado utiliza os serviços da empresa ou os produtos que a empresa oferece, mais uma razão para o público em geral utilizar também. Sem dúvida o desenvolvimento do endomarketing gera um forte impacto na conquista de resultados organizacionais.
02 - Uma organização que queira desenvolver, implantar a política de endomarketing precisa estar atenta e observar quais aspectos? Caracterize sua resposta.
O gestor que deseja aplicar o endomarketing deve se atentar para três aspectos: motivação, integração e informação. O gestor deve saber, ficar informado sobre quais fatores geram a automotivação para os seus funcionários. A integração e a informação são muito importantes também, pois os funcionários devem se sentir parte de tudo aquilo que importa á empresa, devendo ser esclarecido qual a missão, visão, valores, objetivos e metas da empresa. Tudo isso, propiciará qualidade no serviço e consequentemente qualidade na vida pessoal e na vida profissional, o que irá refletir em bons resultados na empresa.
03 – O Endomarketing pode ser considerado como modismo ou necessidade nos dias atuais? Justifique seu ponto de vista, fazendo uma relação com o TRABALHO DO ADMINISTRADOR;
Não é necessariamente modismo. Qualquer empresa, mesmo que pequena ou de médio porte, que vise sucesso, pode implementar o endomarketing, em se tratando de uma ferramenta de interação, qualquer organização pode e deve implantar o endomarketing. Vale ressaltar, que as empresas menores poderão ter ainda mais resultados, pois poucas pessoas interagindo e refletindo essa interação são visivelmente mais notadas e trazem muito sucesso a empresa. 
04 – Crie uma situação problema, onde a solução seja a prática de políticas de endomarketing. 
Quando deparamos com problema de engajamento;
Através das ações de endomarketing, é possível mostrar para o seu colaborador que a empresa está aberta a ouvir suas sugestões e contribuições, e inclusive incentivar isso. Assim, funcionários motivados, alinhados com os objetivos e visões da empresa, também serão funcionários mais engajados.
Ótimas ideias e sugestões podem partir da mente dos colaboradores de diferentes áreas da empresa.
Parte inferior do formulário
AULA 02 – MARKETING SOCIAL
01 – Conceitue Marketing Social;
A política de marketing social é realizada para as pessoas que estão fora da organização, passando por necessidade, dessa forma está colaborando com a sociedade. Pois os consumidores avaliam as empresas que zelam pelo social, essa prática pode ser um diferencial de mercado. O marketing social é o novo paradigma da gestão estratégica que visa promoção de uma causa ou idéia consolidada numa questão social.
 
02 - Caracterize a diferença entre "Filantropia" e "Marketing Social"? Contextualize sua resposta. 
Marketing social apropria-se de conhecimentos e técnicas mercadológicas, adaptando-se a promoção do bem-estar social. É a gestão estratégica do processo de inovações sociais a partir da adoção de comportamentos, atitudes e práticas individuais e coletivas. Trabalha com desenvolvimento de tecnologias sociais para segmento específico. Filantropia pode ser definida como doar a organização humanitária, pessoas, comunidades, ou trabalhar para ajudar os demais, direto ou através de organizações não governamentais sem fins lucrativos. Tem como critério ajudar financeiramente ou com ações benéficas as pessoas que mais necessitam.
03 - Segundo Vale (2012), as ações, ou programas de Marketing Social apresentam três níveis de atuação: conscientização, mobilização e sustentação. Caracterize-os. 
- Conscientização é o esforço a fim de mudar valores, crenças e atitudes através de uma reflexão sobre um determinado comportamento, ou seja, buscando a sensibilização da comunidade. 
- Mobilização, por sua vez refere-se ao esforço de tocar ou motivar as pessoas com intuito de que essas possam agir ou apresentar respostas de forma esperada sobre um determinado problema social, que foi introduzido pelas organizações ações ou práticas a fim de mudar um comportamento;
-Sustentação, é o esforço que não é voltado para a população diretamente, mas sim para chamar atenção para patrocinadores da causa social, que pode ser empresas ou órgãos governamentais. E o que busca através desta estratégia, é a reflexão sobre de quem deve ser a responsabilidade de desenvolver ações de marketing social, que podem ser de dimensão comunitária de responsabilidade particular, ou de dimensão maior que pode haver a intervenção do estado.
04 – Quanto à prática do Marketing Social, liste os principais aspectos citados na aula, e faça uma apreciação sobre os mesmos. 
Nascido na década de 70, o Marketing Social surgiu pela primeira vez quando Philip Kotler e Gerald Zaltman perceberam que os princípios do Marketing tradicional, de venda de produtos, poderiam também ser usados para causas sociais, na venda de ideias, atitudes e comportamentos.
 O objetivo principal de toda campanha de Marketing Social é o de atenuar ou eliminar problemas sociais, relacionados principalmente às questões de saúde pública, transportes, trabalho, educação, moradia e nutrição.
 Assim, o Marketing Social é muito usado por órgãos públicos e empresas do terceiro setor, que trabalham suas campanhas para conscientização, doações e afins.
 O intuito é sempre o de envolver a população em uma causa e elas funcionam justamente por não serem motivadas por interesses comerciais, mas sim genuínos, de uma causa social.
 O público consegue se identificar com essa causa e é sensibilizada por ela, passando a fazer parte daquilo.
BOM TRABALHO!

Continue navegando