Buscar

QUIMICA ANALÍTICA

Prévia do material em texto

QUIMICA ANALÍTICA
(Métodos gravimétricos)
Lays Ferreira Gomes
Prof.: Ana Emília Formiga
Juazeiro do Norte-CE
ABRIL/2018
O que são métodos gravimétricos?
 É o processo de isolar e de pesar um elemento, ou um composto definido de um elemento na forma mais pura possível. O elemento ou composto é separado de uma amostra pesada da substância sujeita à análise.
 O constituinte desejado é separado da amostra na forma de uma fase pura, com composição definida, que é então pesada. A partir da massa desta última, acha-se a massa do constituinte através de relações estequiométricas adequadas.
Quais são os tipos?
Gravimetria por precipitação:
Na gravimétrica por precipitação a substância a ser analisada(analito) é convertida em um precipitado insolúvel, que é isolado e pesado.
 
Exemplo: Ag(aq)+ + Cl (aq)- →AgCl(s)
Gravimetria por volatilização:
 O analito é isolado dos outros constituintes da amostra por conversão a um gás de composição química conhecida. A massa desse gás serve como uma medida da concentração do analito.
 Exemplo: determinação da quantidade de bicarbonato de sódio em comprimidos de antiácidos. Uma massa de amostra de comprimidos finamente triturados é tratada com ácido sulfúrico diluído para converter o bicarbonato de sódio em dióxido de carbono.
Eletrogravimetria:
 O analito é separado pel a deposição em um eletrodo por meio do uso de uma corrente elétrica, e a massa d esse produto fornece uma medida da concentração do analito.
 Exemplo: A determinação da concentração de cobre em uma amostra pode ser determinada através de uma eletrólise aquosa da mesma, com posterior precipitação de cobre metálico no catodo.

Continue navegando