A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Dossie AJR

Pré-visualização | Página 1 de 2

UNIDADE 1
ARTE E EDUCAÇÃO
1. Explique e exemplifique a arte de massa, a arte popular e a arte erudita.
Arte popular: aquela em que o artista aprende a fazer como escultura, modelagem e outros, sozinhos ou sem ter ido a escolas de arte. Mas criam obras de reconhecido valor estético e artístico. A arte popular é intuitiva e trata de valores locais, regionais; representam crenças, lendas, costumes típicos de determinada cultura. O artista popular traduz o universo no qual ele vive seu dia-a-dia.
	Arte de massa: é uma arte influenciada pela mídia, onde a mídia tem uma alta influência na população, torna-se uma arte financiada por empresas para que produza em larga escala. Assim ganham uma figura representante de uma época em determinado local.
	Arte erudita: são obras valorosas, é são criadas por grandes artistas que possuem conhecimento técnico e formal, As obras eruditas marcam determinadas épocas. 
2. Destaque as principais características das seguintes culturas: egípcia, grega e romana, citando exemplos.
	GREGA: Os gregos se destacaram no mundo das artes as esculturas, pinturas e obras de arquitetura chamam a atenção até os dias de hoje, pela beleza. Os artistas gregos buscavam representar, cenas do dia-a-dia grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, eram feitas em homenagem aos deuses gregos.
	EGIPCIA: A pintura egípcia é harmoniosa, assim como a escultura e a arquitetura. As obras passam a ilusão de força, majestade e imortalidade, pois a civilização acreditava que a vida após a morte seria muito melhor do que a atual. a pintura Egípcia se destaca também em refletir os movimentos dos corpos e por apresentar preocupação com a delicadeza das formas.
	ROMANA: Na escultura, os romanos faziam diferente dos gregos em alguns coisas. Apesar de gostarem de arte, eles não representavam o ideal de beleza, mas a cópia idêntica das pessoas, retratando traços particulares. Um exemplo disso é a estátua do imperador romano, Augusto,
3. Em que se assemelham ou distinguem as culturas artísticas desenvolvidas na Idade Antiga: cristã primitiva, bizantina e islâmica?
Cristã primitiva: produzida durante a perseguição romana se caracteriza por
Pinturas feitas em catacumbas, galerias para as celebrações cristãs clandestinas. Depois surgiram pinturas nas paredes e nos tetos, e aos que morriam defendo e mostrando sua fe ganham um espaço maior nesses sepulcros.
	Arte bizantina: produzida no Império Romano Oriental, o que a diferencia da arte Cristã primitiva as duas tem como base o cristianismo que busca liberdade de culto aos cristãos.
	Arte islâmica tudo o que está dentro da literatura, teatro, dança, música e as artes visuais de uma grande parcela de pessoas do Oriente Médio que adotaram o Islamismo como religião criada por Maomé incorporou elementos de outras religiões, como por exemplo, o Cristianismo e o Judaísmo,
4. Qual foi o papel da Igreja Cristã na produção artística medieval? 
	No período do baixo medievo a igreja cristã teve um papel fundamental Foi a cristandade que uniu povos na Europa pós-império romano. No decorrer da idade média, a igreja cristã assumiu a posição de autoridade, vide sua influencia. A organização social na alta idade média se fazia seguindo três ordens, os que trabalhavam (Servos), os que rezavam (Clérigos) e os que guerreavam (Nobres). A fé naquele período falava mais alto do que qualquer riqueza! A Igreja regia as normas e fazia o controle social por toda a idade media.
5. Disserte sobre a importância do Movimento Renascentista, que caracterizou a Idade moderna.
Foi importante porque modificou toda a estrutura social existente na idade Média. Nesse período começaram as discussões sobre tudo o que a Igreja acreditava, e foi quando se deu o grande crescimento das ciências. Todo o pensamento Ocidental foi modificado no Renascimento. Viu-se que a fé não fornecia as informações suficientes, e que estas poderiam ser falhas como foi efetivamente comprovado. Foi nessa época que iniciaram as excursões marítimas, que impulsionaram a atividade comercial. Tudo isso culminou no desenvolvimento do capitalismo, que se tornaria o sistema econômico da era contemporânea.
6. Considerando as escolas/culturas de arte contemporânea citadas no quadro abaixo, argumente sobre as principais características de apenas UMA delas, citando a vida e a obra de um artista que se enquadre na respectiva escola/cultura contemporânea: 
CULTURAS ARTÍSTICAS E ESCOLAS DE ARTE CONTEMPORÂNEAS
neoclassicismo	romantismo	realismo	impressionismo
expressionismo	fauvismo	cubismo	abstracionismo
O romantismo é todo um período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX.Teve origem em três países Itália, Alemanha e Inglaterra. Porém, na França, o romantismo ganha força como em nenhum outro país e, através dos artistas franceses, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América.
Nas artes plásticas, deixou importantes marcas. O espanhol Francisco Goya foi um grande representante da pintura desta fase. Ele representava a natureza, os problemas sociais e urbanos, valorizava as emoções e os sentimentos em suas obras de arte.
Começou a carreira nas artes plásticas, aos 13 anos, como aprendiz do. Nesta fase fazia cópias de pinturas famosas. Aos 18 anos foi morar em Madri e tentou duas vezes entrar na Academia de Belas Artes. Mas foi rejeitado nas duas tentativas.
Em 1771, destacou-se em um concurso da Academia de Belas Artes de Parma (Itália).
Em 1774, casou com Josefa Bayeu. Em Madri realizou pinturas de cenas mitológicas para várias fábricas de tapeçarias. Suas obras de maior destaque foram pinturas a óleo.
Com cores vivas e fortes.
Obras de Francisco Goya
- Riña en el Mesón del Gallo
- El paseo por Andalucía
- La cometa
- La nevada
7. Quais são as linguagens artísticas? Explique-as.
Artes Visuais 
As artes que lidam com a visão. São artes visuais as seguintes: pintura, desenho, gravura, fotografia, cinema escultura, a arquitetura, a novela, a decoração e o paisagismo. 
Teatro 
Quando um ator interpreta uma história ou atividades, com auxílio de dramaturgos, diretores e técnicos, com objetivo de apresentar uma situação e despertar sentimentos no público. 
Música 
Arte de representação, que combina som, ritmo, melodia, e harmonia, com a intenção de causar emoção nas pessoas. 
Dança 
A dança é uma das três principais artes cênicas, e também a mais antiga, junta movimentos do corpo com ritmos e sons.
8. Qual o papel da escola e do professor no processo de desenvolvimento cultural do educando?
O professor tem papel fundamental na aprendizagem dos alunos, por isso quanto maior sua vontade de aprender e entender, para repassar isso aos alunos será mais fácil e prazeroso, podendo trazer também para a sala matérias diversificados e que chamem a atenção dos alunos .
UNIDADE 2
JOGOS E RECREAÇÃO
1. Qual a importância do jogo para o desenvolvimento infantil? Responda, explicando os mecanismos de interação da criança com o meio social no decorrer do desenvolvimento infantil.
No espaço escolar, o jogo essencial para o desenvolvimento social, emocional e intelectual dos alunos. O professor das fases iniciais deve permitir a brincadeira, só tem que definir os objetivos que se deseja alcançar, para que seja significativo. Ensinar brincando para o de desenvolvimento na zona proximal é uma forma de promover o crescimento de seu aluno.
	Com as brincadeiras e jogos os alunos compreendem as regras e funções sociais que são decorrentes das relações humanas e sociais. O brincar tem um papel essencial na estruturação do psiquismo da criança, pois além da imaginação, brincando a criança desenvolve afetos, aprende a lidar melhor com os conflitos e ansiedades, e assumindo esses diversos papéis ela desenvolve habilidades cognitivas e interativas.
2. Diferencie os jogos dramáticos

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.