Buscar

PROJETO ARTES VISUAL

Prévia do material em texto

PROJETO ARTES VISUAL
  RISCO E RASBICO
 EMBASADO NA MÚSICA
 “AQUARELA” DE TOQUINHO
 
TEMA: O prazer de risca e rabisca que acompanha o desenvolvimento.
 
JUSTIFICATIVA:
  De início a criança desenha pelo prazer e ação motora de riscar. O desenho acompanha o desenvolvimento dos pequenos nele vê-se como se relacionam com a realidade e com os elementos de sua cultura e como traduzem essa percepção, segundo Edith Derdyk “O desenho se torna mais expressivo quando existe uma conjunção afinada entre mão, gesto e instrumentos, de maneira que, ao desenhar, o pensamento se faz”
 
   A criança desenha pelo prazer de riscar sobre o papel e pesquisa formas de ocupar a folha e com o tempo, ela busca registrar as coisas do mundo.
    Desenhar é uma forma que a criança lida com a realidade que a cerca, representando situações que lhe interessam. No começo, é comum observar o que se convencionou chamar boneco girino, uma primeira figura humana constituída por um círculo de onde sai um traço representando o tronco, dois riscos para os braços e outros dois para as pernas. Depois, essa figura incorpora cada vez mais detalhes, conforme a criança refine seu esquema corporal e ganhe repertório imagético ao ver desenhos de sua cultura e dos próprios colegas.      Eles se interessam em registrar tudo o que sabem sobre o modelo ao qual se referem no desenho. Assim a criança se aproxima das noções iniciais de perspectiva estruturando o desenho em uma cena, sem misturar na mesma produção elementos de diferentes contextos.
   Os primeiros riscos sobre o papel são de grande importância para o desenvolvimento infantil, pois, isto representa o início de expressão que levará a criança ao desenho, a pintura e também a escrita.
    O projeto Risco e Rabisco explorará, a livre expressão, onde a criança configura o seu mundo, organizando, no caso do desenho, planos, linhas e cores que refletem pelo prazer de rabiscar e de deixar uma marca representativa. 
 
 
OBJETIVO GERAL:
  Despertar na criança o gosto e o prazer pelo desenho contribuindo de forma significativa para o entendimento do ato de desenhar como atividade sensível e representativa do mundo ao redor. As oportunidades oferecidas, as ações educativas e intencionais, os valores culturais, as visões processuais e orgânicas dão um colorido de formas singular nas produções e concepções artísticas das crianças.
 
 
 
 
PROBLEMATIZAÇÃO:
 Nessa fase de 2 a 5 anos as crianças estão desenvolvendo funções mentais bastante elaboradas, estão ampliando sua visão de mundo, bem como a percepção do cotidiano. Os desenhos carregam uma relação com emoções mais sinceras, as crianças desenham seus desejos, seus sonhos, seus medos. Fazem de espaço criativo, construir, reconstruir da imaginação e da memória.

Continue navegando