Buscar

Dossie MAI

Prévia do material em texto

UNIDADE 1
OS PROCEDIMENTOS DE METODOLOGIA DE ENSINO
1. Muitos são os métodos utilizados em sala de aula para se ensinar os alunos. Defina método de ensino e cite um dos métodos que constam no módulo, e como você utilizaria em sala de aula.
No processo de ensino se faz necessário a combinação de atividades do professor e dos alunos, para que isso aconteça se faz necessário o planejamento das aulas focando os objetivos, conteúdos e meios para se alcançar os objetivos gerais e específicos do ensino.
Em cada ramo do conhecimento se desenvolve métodos próprios.
2. Escreva o que você entende sobre aprendizagem significativa (principais conceitos). Explique por que a aprendizagem significativa é importante para a aprendizagem.
A aprendizagem significativa apresenta a ideia de que o sujeito associa os novos conhecimentos adquiridos aos que já possuía anteriormente, sendo que essa nova informação se ancora nas estruturas cognitivas pré-existentes no sujeito, levando a novas aprendizagens. Ela é importante, pois através dela passa a considerar que o aluno não chega vazio na escola, e também de seus conhecimentos prévios dando maior significação aos conteúdos escolares.
3. Escreva um pequeno texto diferenciando conhecimentos prévios e problematização.
Conhecimentos prévios são os que o aluno já possui sobre um determinado tema que será ensinado. 
 Problematização é a elaboração de questionamentos que levem o aluno a pensar e refletir sobre o conteúdo, se sentindo desafiado a pesquisar sobre ele.
4. Explique os conceitos de assimilação e acomodação propostos por Piaget. Como estes conceitos se relacionam com a aprendizagem?
A assimilação é tomada como a capacidade de o sujeito incorporar um novo objeto ou ideia a um esquema, ou seja, às estruturas já construídas ou já consolidadas pela criança. Já a acomodação seria a tendência do organismo de ajustar-se a um novo objeto e assim, alterar os esquemas de ação adquiridos, a fim de se adequar ao novo objeto recém-assimilado.
UNIDADE 2
INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO
1. A interdisciplinaridade está presente no cenário educacional brasileiro e tem se tornado muito utilizada em muitas escolas, tornando-se alvo de discussão e de práticas de muitos professores. Assim, conceitue interdisciplinaridade e escreva qual a importância de trabalhar os conteúdos escolares de forma interdisciplinar.
A interdisciplinaridade é a elaboração de um projeto didático que envolva todas as disciplinas em um único eixo temático.
2. Escreva por que se diz que a interdisciplinaridade vai contra a fragmentação do conhecimento. 
Por que ele busca o conhecimento universal como um todo e não conhecimento partido em vários campos que dificulta o aprendizado.
3. Quais são os blocos temáticos do ensino de Ciências Naturais? Cite-os, escolha um tema/assunto dentro de um dos blocos e descreva uma atividade interdisciplinar, envolvendo alguns assuntos. 
São eles: ambiente; ser humano e saúde; recursos humanos e universo.
Trabalharia o meio ambiente e falaria sobre a água podendo inserir todas as disciplinas na elaboração de uma exposição sobre a agua, em português poderia se levantar os diversos conteúdos sobre a água através da busca de textos e informações, em ciências se daria ênfase no uso da água para a manutenção da vida no planeta, a poluição e o ciclo da água. Em geografia na hidrografia local, em história no uso da água através dos tempos, na aula de artes poderiam se elaborar cartazes e outros materiais visuais para a exposição, e em matemática a elaboração de maquetes se dando ênfase a medidas e formas.
4. Com as informações obtidas sobre experimentação, organize uma aula de ciências, trazendo uma experiência:
a) Escreva como esse experimento vai ser organizado em sala de aula;
Plantando feijão
Usando Pote de vidro, Um feijão e Algodão pedir aos alunos que Umedeçam o algodão com a água, Encha o vidro de algodão úmido, Encaixe o feijão no algodão na lateral do vidro, como na foto ao lado, Não deixa que o algodão fique seco – uma vez por colocar água aos pouquinhos, para manter o algodão úmido o tempo todo.
b) Quais informações científicas esse experimento vai trazer para os alunos? Cite a referência consultada.
O aluno vai aprender como nascem as plantas, como e seu desenvolvimento e 
O que elas precisam para sobreviver. 
http://labedu.org.br/5-atividades-cientificas-para-fazer-com-as-criancas/
	
UNIDADE 3
ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA
1. O que o estudo da Geografia deve possibilitar aos alunos do ensino fundamental?
Em primeiro lugar, geografia é conhecimento geral e, como tal, é uma disciplina importante. Ela te remete aos países, as culturas, aos acidentes geográficos, ao clima, aos mitos e lendas, a gráficos nos permite saber como anda os problemas mundiais, além de aprofundar estudos sobre a nossa realidade. Para alguns profissionais, esta área é importantíssima e nos dá uma visão de alterações sofridas em nosso planeta. Sem a geografia, (que utiliza mapas) nós nem conseguiríamos saber onde ficam os estados brasileiros e que tipos de relevo encontrariam. No mínimo a geografia, consegue te situar onde vivemos, quem somos, qual o clima em que vivemos e que relevos se encontram na nossa região.
2. Considerando o ensino de geografia, explique os aspectos a serem considerados pelo professor em relação aos seguintes itens: leitura de paisagem; descrição e observação; explicação e interação; territorialidade e extensão; e representação do espaço no estudo da geografia.
3. O saber histórico escolar delimita três conceitos. Explique e exemplifique-os.
Sujeito Histórico: pessoas que influenciam até hoje uma grande massa, e que por isso ficam marcadas nesse contexto e temática. 
O Fato Histórico: são o produto do Sujeito Histórico, os acontecimentos que marcaram e marcam até hoje essas "Grandes Massas".
Tempo Histórico: é o espaço-tempo onde é feito os "Fatos históricos" pelos "sujeitos históricos”.
4. A partir do que foi estudado, responda com suas palavras:
a) Qual o papel do professor no ensino de História e Geografia? 
Professor vai além do conhecimento da disciplina, pois sabemos que os conteúdos estão todos na internet à disposição de todos. Hoje a função do professor é ensinar o aluno a pensar e a descobrir onde ele pode encontrar as respostas às perguntas que tem. Esse desafio se intensifica diante das rápidas e profundas transformações da vida contemporânea.
A busca pela melhoria da qualidade do ensino deve ser uma constante na vida dos educadores, e partindo dai, entende-se que repensar a ação docente é um desafio cotidiano, principalmente quando se almeja formar um aluno cidadão, consciente, crítico, ético, criativo e atuante na sociedade em que vive.
b) Apresente uma estratégia didática a ser utilizada pelo professor em história ou geografia que contemple as exigências da sociedade atual.
• Iniciar a aula fazendo uma introdução do assunto a ser abordado e dos objetivos a serem alcançados.
• Relembrar o assunto da aula passada para que haja uma ligação entre os conteúdos.
• A utilização de transparências, vídeos, jornais, revistas e músicas são importantes instrumentos para a fixação de conteúdos.
• Incentivos à leitura, uma vez que a mídia tomou o lugar da mesma, e realização de trabalhos Dirigidos em Grupo.
• O provimento de aulas de campo, conhecidas como atividade extraclasse, fornece um grande potencial para a aprendizagem, pois se trata da prática, do real, da experiência.
5.O ensino da geografia visa à ampliação das capacidades dos alunos do ensino fundamental de observar, conhecer, explicar, comparar e representar as características do lugar em que vivem e de diferentes paisagens e espaços geográficos. Vamos colocar seus estudos em prática. Analise e descreva as imagens abaixo, observando todos os detalhes que envolvem cada cena (fatores naturais, sociais e econômicos).
 
1° Uma floresta com muita vegetação ainda não explorada pelo homem.
2° Uma florestas queesta sendo desmatada para usa da madeira.
3° Uma casa em meio a floresta já tomando conta do lugar pôs já possui energia eletrica e asfalto.
4° Um pequeno vilarejo se formando, já com muitas casas asfalto, muitas casas, energia elétrica. 
5° Já se foram quase todas as arvores e a população tomou conta. 
6° Já não possui mais arvores e sim muitos prédios, mais casas mais fiação de energia, já se tornou uma grande metrópole.
UNIDADE 4
ORGANIZANDO E AVALIANDO OS CONHECIMENTOS
1. Qual a importância da sistematização do conhecimento para o professor?
O objetivo é levantar as ações docentes para sistematizar as práticas que se propõem a desenvolver uma ação alternativa, estruturá-las teoricamente considerando suas implicações pedagógicas e organizacionais e socializá-las por meio da elaboração de cadernos de experiências de ensino.
2. Faça um quadro comparativo entre a avaliação tradicional e a avaliação formativa.
Avaliação formativa: a avaliação que proporciona o levantamento de informações úteis à regulação do processo ensino – aprendizagem, contribuindo para a efetivação da atividade de ensino. Fica muito claro que a avaliação formativa se distancia muito da tradicional, principalmente quando analisamos seu foco, seu objetivo.
Sua prática muda à ideia de classificação. Serve para orientar o aluno quanto ao trabalho escolar, procurando localizar as suas dificuldades e para ajudá-lo a descobrir os processos que lhe ajudaram progredir na sua aprendizagem.
	Avaliação Tradicional: A avaliação é puramente individual, classificatória e pouco participativa. O rendimento do aluno é avaliado de maneira pontual, o que pode ser prejudicial para a real avaliação do aluno.
3. As propostas curriculares atuais, bem como a legislação vigente concedem grande importância à avaliação, afirmando que a mesma deve ser: contínua, formativa concebendo-a como mais um elemento do processo de ensino aprendizagem, o qual nos permite conhecer o resultado das ações didáticas e refletir sobre elas. Assim, escreva o que a LDB 9394/96 determina em relação à avaliação.
4. Qual é importância de trabalhar com projetos? Apresente, no mínimo, três argumentos.
O trabalho com projetos em sala de aula amplia nossas possibilidades de construção de conhecimento, tendo como eixo a aprendizagem significativa.
Possibilita ainda, o diálogo com a realidade dos alunos e amplia seus conhecimentos, com as diversas áreas de conhecimento e desenvolve o trabalho coletivo entre professores, alunos e comunidade escolar.
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR - PCC
ATIVIDADE OBRIGATÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA
MÓDULO: Metodologia dos Anos Iniciais 
CARGA HORÁRIA: 20h
VALOR: 2,0 pontos (A nota da atividade prática será somada à nota do dossiê, que vale de 0,0 a 8,0 pontos).
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
1. Elabore uma atividade interdisciplinar, visando trabalhar o conteúdo ÁGUA, que envolva as áreas de conhecimento. GEOGRAFIA, CIÊNCIAS e ARTES, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na atividade, deve constar:
Tema da atividade 
A água existente em nosso planeta
Áreas de conhecimento
Alfabetização		Processos de leitura
Ciências Naturais	Ambiente
Alfabetização		Evolução da escrita alfabética
Meio Ambiente		 Ciclos da natureza
Língua Portuguesa	prática de produção de textos
Meio Ambiente		Manejo e conservação ambiental
 Objetivo
O que o aluno poderá aprender com esta aula
. Reconhecer a importância da água para a vida dos seres vivos;
. Conscientizar sobre o consumo de água e da necessidade de preservar a água;
. Aprender como economizar água no dia a dia;
. Refletir sobre o sistema de escrita alfabético;
. Avançar no processo de leitura e de escrita;
. Desenvolver a capacidade de revisar textos;
. Desenvolver a linguagem oral;
. Desenvolver a interação, colaboração e troca de experiências em grupos.
Ano/série do Ensino Fundamental
5° ou 6° serie do ensino fundamental
Materiais 
Livro, internet e jornais.
Organização 
Em roda de conversa mostre aos alunos, através de mapa ou do Globo Terrestre uma imagem do Planeta Terra. Você poderá utilizar um projetor para mostrar as imagens ou levar os alunos ao Laboratório de Informática.
Questione-os sobre:
· Vocês sabem o que essa imagem representa?
 	· Alguém sabe por que a cor azul predomina nessas imagens?
Explique aos alunos que o nosso planeta é também conhecido como “Planeta Azul” por causa da grande quantidade de água que cobrem a maior parte da superfície, mas apenas parte dela pode ser usada pelos seres humanos. Fale com eles que uma pequena parte da água do planeta é doce. Conte-lhes o que é “água doce”. Conte a eles sobre a quantidade de água para consumo no Planeta.
Faça uma experiência para ilustrar a quantidade de água existente no planeta para o consumo.
 Você precisa de:
. 1 litro de água;
. 1 copo pequeno;
. 1 jarra de um litro de água;
. 1 colher de sobremesa.
Coloque a água na jarra e mostre. Diga que essa água representa toda a quantidade e água do Planeta Terra. Na frente dos alunos, retire três colheres de sobremesa da água da jarra e coloque dentro do copo pequeno. Explique que a quantidade de água retirada da jarra mostre a água do copo equivale à parte da água que podemos utilizar.

Continue navegando