Buscar

AC Atividade 4 Apresentaçao

Prévia do material em texto

*
*
 O PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS E SUA IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
*
*
ATIVIDADE AVALIATIVA – IV
Disciplina: Atividades Complementares Presenciais
TUTORA: Volmar Menti
ALUNA: Viviane Moreira Souza
POLO: Tatuapé - SP
*
*
CONCEITOS BASICOS
O PPRA deve ser reconhecido como uma importante ferramenta de prevenção, tornando-se um aliado tanto para empregado, quanto para o empregador. Parte considerável dessa informação encontra-se na forma de textos, nos mais diversos formatos. 
Os ambientes de trabalhado apresentam os mais variados riscos, portanto é de extrema valia que temas de grande importância como o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), seja apresentado de forma direta e objetiva.
	
*
*
CONCEITOS BASICOS
RISCO: 	 Condição capaz de produzir um acidente ou um incidente. Efeto suposto de um perigo descontrolado, apreciado em termos de probabilidade que acontecem, a severidade máxima de qualquer dano ou prejuízo e sensibilidade pública para este problema existente.	
PERIGO: 	 Risco eminente que ocasiona um acidente.
INCIDENTE: Imprevisto não desejado que interrompe e interfere o desenvolvimento normal de uma atividade sem originar consequencia alguma.
ACIDENTE: Qualquer evento súbito e não planejado, que cause ou possa vir a causar ferimento a pessoas ou danos a edifícios, instalações, materiais ou ao meio ambiente.
*
*
CONCEITOS BASICOS
RISCO: 	 Condição capaz de produzir um acidente ou curso incidente.Efecto de um perigo descontrolada, apreciada em termos de probabilidade que acontecem, a severidade máxima de qualquer dano ou prejuízo e sensibilidade pública para este problema existente.
LESÃO: Qualquer dano ou prejuízo físico imediato ou tardio, como resultado de um acidente.
TOXICO: Qualquer substância que ao entrar em contacto com o corpo, pode causar uma alteração de condições vitais, até causar a morte.
 
*
*
CONCEITOS BASICOS
SEGURANÇA INDUSTRIAL: É uma área multidisciplinar que trata de minimizar os riscos no seio da indústria. 
ENFERMIDADE OCUPACIONAL: 	É a condição patológica contraida durante o trabalho ou a exposição ao ambiente em que o trabalhador é forçado a trabalhar e aquelas atribuídas as ações de condições ergonomicas, fatores psicológicos e emocionais, que se manifestam por uma lesão orgânica, transtornos enzimaticos ou bioquímicos, transtornos funcionais ou desequilíbrio mental, temporário ou permanente intercorridos em estados patológicos físicos, químicos e agentes biológicos no ambiente de trabalho. São os danos em potencial à saúde do trabalhador classificados em cinco categorias, sendo: físico, químico, biológico, acidente e ergonômico.
 
 
SAÚDE OCUPACIONAL
*
*
SAÚDE ENFERMIDADE
AGENTE: 	 Aquele que tem a probabilidade de causar enfermidade ou lesão no hospedeiro.
HOSPEDEIRO: Trabalhador.
AMBIENTE: Meio onde se encontra o trabalhador e os agentes de riscos.
RELAÇAO SAÚDE, TRABALHO E ENFERMIDADE
*
*
Risco Físico: Formas de energia perceptíveis ao sentido humano: ruído, vibrações, pressões anormais, temperatura, radiações ionizantes e radiações não ionizantes; umidade;
 
Risco Químico: Substâncias químicas que estão presentes no ambiente são classificados em gases, vapores e aerodispersóides (estes últimos são subdivididos ainda em poeiras, fumos, névoas, neblinas, fibras); podemos entender os agentes químicos como todas as substâncias puras, compostos ou produtos (misturas) que podem entrar em contato com o organismo por uma multiplicidade de vias, expondo o servidor;
 
RELAÇAO SAÚDE, TRABALHO E ENFERMIDADE
*
*
Risco Biológico: são os agentes que se apresentam na forma de microorganismos e parasitas infecciosos vivos e suas toxinas, tais como: bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários e vírus, entre outros organismos, que podem penetrar no corpo humano através da pele, mucosas, por ingestão ou por via respiratória; agentes estes que os servidores estão de forma habitual ou permanente em contato.
 
RELAÇAO SAÚDE, TRABALHO E ENFERMIDADE
*
*
Risco de acidente: Situações da estrutura física que influenciam na ocorrência de acidentes como: arranjo físico inadequado, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas ou defeituosas, iluminação inadequada, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, animais peçonhentos, outras situações de risco que poderão contribuir para a ocorrência de acidentes.  
 
RELAÇAO SAÚDE, TRABALHO E ENFERMIDADE
*
*
Risco ergonômico: Agentes ergonômicos são os que fazem a relação direta homem x postos de trabalho e  que possam interferir negativamente nos trabalhadores tais como: esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, exigência de postura inadequada, controle rígido de produtividade, imposição de ritmos excessivos, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia e repetitividade e outras situações causadoras de stress físico e/ou psíquico.
RELAÇAO SAÚDE, TRABALHO E ENFERMIDADE
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Atualmente o programa é obrigatório para todas as empresas que admitam trabalhadores como empregados, porém o cumprimento da norma regulamentadora de número 09 não é o objeto do estudo e sim a forma como o mesmo está sendo implementado. O programa traz grandes vantagens tanto para o empregado, quanto para o empregador, uma vez que ambos tenham essa conscientização, o mesmo não será visto penas como um cumprimento da legislação.
*
*
Entendendo o verdadeiro “papel” do programa de prevenção proposto na NR09, o mesmo deixa de ser tão somente um compromisso legal, para torna-se também um compromisso social que reflete na vida do trabalhador de uma maneira holística fazendo com que o mesmo possa repassar seus conhecimentos, dando origem a uma geração mais atenta a legislação e a seus deveres sociais. 
*

Continue navegando