Buscar

ESTUDO DE RADIO E PATO 2

Prévia do material em texto

cisto Dentigeno
Grande cisto dentígero que envolve o primeiro pré-molar inferior. O pré-molar em desenvolvimento foi deslocado em direção à borda inferior da mandíbula. 
Ceratocisto Odontogênico assintomático que tinha se desenvolvido no lugar de um terceiro molar.
O paciente negava história de remoção prévia do terceiro molar.
 Cisto Periodontal Lateral Imagem radiográfica que mostra localização típica entre as raizes dos pré-molares com vitalidade pulpar.
 Esse grande ceratocisto é associado a coroa de um terceiro molar não irrompido.
 Pequeno ceratocisto odontogênico localizado entre as raizes do segundo pré-molar e primeiro molar inferior.
Radiograficamente a lesão sugere um cisto periodontal lateral.
 Ceratocisto odontogenico :Grande lesão multilocular que envolve a região posterior da mandíbula e ramo ascendente.
 Ceratocisto odontogênico localizado entre os incisivos superiores que apresentavam vitalidade.O aspecto radiográfico é idêntico ao de um cisto periodontal lateral ou de um pequeno cistodo dueto nasopalatino.
Ceratocisto Odontogênico em Criança
Área radiolúcida, bem delimitada, envolvendo a unidade 45, localizada na mandíbula, lado direito, entre as unidades 43 e 46, expansão da cortical óssea, unilocular, bem circunscrita, há deslocamento das unidades 44, reabsorção radicular da unidade 46, a dentição é mista deste paciente e a hipótese diagnostica é de cisto dentígero central.
Área radiolúcida, ovalada, bem delimitada, localizada na mandíbula próxima a fóvea mandibular, lado esquerdo, na região de molares, com comprometimento do canal mandibular, unilocular, com perda óssea, suspeita diagnostica é de cisto residual.
1.1
Área de radiopacidade mista recobrindo a unidade 13 retida, localizada na maxila, região de anteriores, lado direito, próximo ao septo nasal, bem delimitada, com presença de halo esclerosado a hipótese diagnostica é de tumor odontogênico adenomatóide.(1.1, 1.2, 1.3)
1.2
1.3
Área radiolúcida multilocular localizada na mandíbula na região de molares, lado esquerdo, tipo bolhas de sabão, difusa, com expansão da cortical óssea, a hipótese diagnostica é de mixoma odontogênico. 
1/1
Área radiopaca difusa, localizada na mandíbula, entre a região 23 a 33, presença de dentículos no qual impede a erupção da unidade 33, com expansão da cortical óssea, paciente com dentição mista, com deslocamento das unidades 34, 35, 44, 45 e a hipótese diagnostica é de odontoma composto.( 1.1 e 1.2) 
1.2 
Síndrome do carcinoma nevóide das células basais ( Síndrome de Gorlin) Radiografia panorâmica de um homem de 26 anos de idade que apresenta vários dentes impactados com radiotransparencias pericoronarias.
Mixoma Odontogênico
após retirada Mixoma reabilitação
.2
Fibroma não-ossificante
 HIpercementose atípica. Observar espaço do ligamento periodontal delgado e homogêneo (setas).
 Enostose1.1 .1.2
1.3
( 1.1,1.2,.1.3) Cavidade Óssea Idiopática As imagens radiográficas apresentadas mostram duas lesões radiolúcidas, bem delimitadas, bilaterais e com preservação da lâmina dura (ver seta). Além disso, nota-se que o processo patológico contorna a raiz dos dentes, não causando o seu deslocamento ou reabsorção. A cavidade óssea idiopática (cisto ósseo traumático) exibe os aspectos radiográficos citados acima e é uma condição comum que afeta principalmente a mandíbula de pacientes jovens, podendo ser bilateral. Tanto o ameloblastoma como o mixoma odontogênico são neoplasias odontogênicas únicas. Portanto, a presença bilateral coloca estas duas possibilidades como improváveis. Já o cisto radicular é um cisto inflamatório que tem como origem a necrose pulpar. Acrescenta-se que a preservação da lâmina dura é incompatível com um quadro inflamatório periapical. 
  Displasia óssea
 Cisto Dentígero
 CISTO ÓSSEO ANEURISMÁTICO - Aspectos Radiográficos: Zona radiolúcida, contorno nítido e irregular, com formações cavitárias em seu interior, tipo favos de mel ou bolhas de sabão
 CISTO ODONTOGÊNICO GLANDULAR ( CISTO SIALO-ODONTOGÊNICO) Aspecto Radiográfico: Frequente imagem radiolúcida uni- ou multilocular bem definida
CISTO ODONTOGÊNICO CALCIFICANTE
 Doença de Paget
Radiografia da imagem acima, que mostra radiolúcidez pericoronária e o tecido mole sobrejacente na imagem sombreada, representando a porção de tecido mole do cisto.
 Cisto do Ducto Nasopalatino (Cisto do Canal Incisivo)
Displasia óssea focal 
 
NEOPLASIAS BENIGNAS OSTEOMA
 ODONTOMA
 ODONTOMA
 
CEMENTOBLASTOMA

Continue navegando