Buscar

ENSAIO GESTÃO ESCOLAR Como promover, articular e envolver a ação das pessoas Albertino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GESTÃO ESCOLAR: Como promover, articular e envolver a ação das pessoas 
 
 Nome...¹ 
 Email:
 A atitude de promover, articular e envolver as ações no processo de gestão escolar norteia quanto à participação da comunidade escolar nos mecanismos de participação efetiva para favorecer a educação. Visando formar cidadãos críticos, participativos e capacidade de ação e interação no meio vivem e da escolar e social. E para efetivar as ações é necessário que as partes envolvidas tanto da escola quanto da comunidade, dentre os quais: os pais, os alunos, os funcionários, professores e a equipe diretiva possam atingir os seus objetivos propostos é preciso contar com o apoio de todos. 
 O colegiado escolar, ou seja, um modelo de administração coletiva, em que todos participam dos processos decisórios e do acompanhamento, execução e avaliação das ações nas unidades escolares, envolvendo as questões administrativas, financeiras e pedagógicas.
 Entretanto, a equipe diretiva deve contar com o apoio de todos os segmentos para obter os resultados almejados. 
 Cada pessoa é valorizada dentro da unidade de ensino a qual pertence, e assim, a sua visibilidade para o fim principal que é a escola. Propiciar oportunidades para que todos possam ajudar faz a diferença. É preciso, também, saber receber a crítica não como uma visão simples de oposição, mais como uma contribuição para que se estabeleça o necessário debate. 
 Cultivar a sensibilidade, cada um no seu tempo mais certamente na mesma direção, ou seja, com os mesmos propósitos. Respeitar a opinião de todos é para o processo de gestão democrática abrir caminhos para a história que será escrita por cada um. As pessoas precisam de satisfação ou reconhecer o papel social da escola; e elaborar painéis com fotos dos voluntários ou enviar
1. Coordenador do Programa Mais Educação – Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto; Cursista: 4ª Edição do Curso Progestão – Módulo II.
certificados de agradecimento para valorizar quem ajuda. Outro fator importante é permitir que as pessoas possam desenvolver atividades diferentes das que realizam diariamente. 
 Os voluntários podem contribuir com suas habilidades, porque não incentivar, por exemplo, que um pai marceneiro ajude a restaurar livros ou valorize outra atividade que agregue, além da satisfação de ajudar e dar algum valor cultural para ele? A escola será beneficiada com a contribuição e estará cumprindo seu papal de educar para a cidadania.
 A escola pública no processo de gestão democrática precisa identificar na legislação os pressupostos da gestão democrática das escolas. No entanto, a gestão democrática escolar é processo dinâmico que envolve a equipe escolar e a comunidade passa a ter os mesmos objetivos. Tendo o intuito de avaliar a importância da prática de gestão democrática. E administrar as situações de conflito visando garantir o direito à educação de qualidade numa concepção de gestão democrática visando melhorar os procedimentos na prática e no cotidiano escolar.
 Possibilitar a criação espaços de participação dos setores e da comunidade na escola. Para propiciar a autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira é processo construído coletivamente, sem perder de vista as diretrizes estabelecidas pelos sistemas de ensino e condições para viabilizá-los na forma da lei.
 A autonomia é vista como possibilidade e capacidade institucional das escolas implementarem os seus projetos pedagógicos próprios, vinculados aos anseios dos segmentos que a compõem e articulados ao sistema de ensino e às diretrizes nacionais para a educação básica.
 As ações inovadoras sejam capazes de modificar o ambiente de aprendizagem e o trabalho nas escolas. 
 Assim, uma gestão democrática, exige organização e planejamento e não simplesmente agir de forma diretiva. Daí, os ganhos são enormes quando as decisões sobre os gastos, a montagem do PPP e os instrumentos de avaliação, entre outros, são compartilhados coma equipe escolar e a comunidade local se senta de fato, integradas na escola. 
PALAVRAS-CHAVE: PPP – Articulação – Ações –- Autonomia Escolar. 
REFERÊNCIA
DOURADO, Luiz Fernandes. Como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar? Brasília: CONSED, 2001. Módulo IV.

Outros materiais