Buscar

ATV 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1
 “O que vemos e ouvimos – e as conclusões a que chegamos – determinam permanentemente o que valorizamos, como medimos o sucesso, em quem confiamos e quais prioridades determinamos para a nossa vida, inclusive o papel que o trabalho exercerá nela”.
ERICKSON, Tamara J. E agora, geração X?: como se manter no auge profissional e exercer a liderança plena numa época de intensa transformação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011, p. 3.
O enunciado expõe o desenvolvimento das características geracionais. Relacione as características apresentadas na segunda coluna à geração correspondente na primeira.
Geração boomers.
(2) Geração X.
(3) Geração Y.
(4) Geração re-generations (ou Z).
( ) Pessoas que não vivem sem a tecnologia, ansiosas, com senso de responsabilidade social, além de sentirem a necessidade expressar sua opinião.
( ) Pessoas que cresceram com o uso da tecnologia, imediatistas e que precisam se sentir pertencentes.
( ) Pessoas que buscam equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, centradas e independentes.
( ) Pessoas que dão valor a meritocracia, estimuladas pela competitividade para alcançar o sucesso, além de serem conhecidas pela força de seu trabalho.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
a. 4 – 3 – 2 – 1. Correto
b. 3 – 4 – 1 – 2.
c. 2 – 4 – 1 – 3.
d. 2 – 1 – 4 – 3.
A afirmativa 4 apresenta características da geração re-generation (ou Z), formada por pessoas que nasceram a partir de 1996 e que começam a entrar no mercado de trabalho agora. A afirmativa 3 apresenta características da geração Y, que são aqueles que nasceram entre o período de 1980 a 1995; atualmente, é uma das gerações mais presentes no mercado de trabalho. A afirmativa 2 apresenta características da geração X, que são pessoas nascidas no período de 1965 a 1979. Por fim, a afirmativa 1 apresenta características da geração boomers - a mais antiga presente no mercado de trabalho -, nascida no período de 1946 a 1964.
A resposta correta é: 4 – 3 – 2 – 1..
Questão 2
A inclusão de pessoas diversas entre si no ambiente de trabalho compreende aceitar e respeitar as diferenças de uma forma positiva. Tais diferenças podem estar relacionadas a etnia, religião, raça, gênero, deficiência ou outros – o fato é que todas as pessoas têm diferenças, semelhanças e competências para contribuir com o negócio.
Com base no enunciado, assinale a opção que apresenta o termo utilizado para a visão positiva da diversidade.
a. Diferenças coletivas.
b. Diferenças e semelhanças.
c. Diversidade multicultural.
d. Mistura coletiva. Correto
A perspectiva positiva da diversidade é chamada de mistura coletiva, que compreende a valorização das diferenças e semelhanças existentes entre as pessoas, envolvendo os aspectos individual e organizacional.
A resposta correta é: Mistura coletiva..
Questão 3
 “Observe suas próprias tendências de julgar ou se sentir superior a alguém com base em idade, sexo, raça, ou alguma outra característica que defina o indivíduo. Muitas pessoas pressupõem que o preconceito flui na mesma direção: dos membros da numerosa maioria para os integrantes da minoria ou de posições de menor poder”.
FIELDS, Martha. Como lidar com diversidades culturais: lições práticas para administrar projetos, equipes e empresas sem fronteiras. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009, p. 24.
Com base no enunciado, assinale o termo utilizado pelas empresas para combater a discriminação no ambiente organizacional.
a. Clima do ambiente.
b. Cultura organizacional.
c. Gestão da diversidade. Correto
d. Programa de integração cultural.
O termo utilizado pelas empresas é gestão da diversidade, que compreende programas e políticas de recursos humanos a fim de promover a diversidade no ambiente organizacional. Normalmente, a área de RH é responsável para promover a gestão da diversidade.
A resposta correta é: Gestão da diversidade..
Questão 4
Durante uma reunião de planejamento estratégico na empresa, Manuela, uma jovem senhora negra, gerente de planejamento, sugere uma proposta de oportunidade de negócio. Os participantes da reunião permanecem em silêncio até que um outro gerente, branco, se manifesta, dando a mesma sugestão de Manuela e sendo bem recebido pelos demais. Isso faz com que Manuela passe a evitar oferecer contribuições para a empresa.
Assinale a opção que representa o tipo de ação que a empresa poderia oferecer para estimular a participação dos empregados nas atividades coletivas.
a. Ação social.
b. Cultura organizacional.
c. Avaliação de desempenho.
d. Programas de inclusão. Correto
Um programa de inclusão, além de ter o objetivo de trazer a participação e o envolvimento de todos para estimular a gestão da diversidade, deve promover orientação a todos os empregados ou líderes da empresa, no sentido de cada um passar a prestar atenção ao seu comportamento individual ou manifestações em público. O programa também deve envolver ações para que as pessoas vivenciem os valores organizacionais da empresa, de forma a contribuir para o combate a qualquer tipo de preconceito.
A resposta correta é: Programas de inclusão..
Questão 5
Paulo é gerente de T.I., tem 28 anos e evita dar feedback à sua subordinada, Ana, de 45 anos, analista de sistemas e única mulher da equipe. O gerente tem receio que ela o acuse de discriminação. Assim, Ana nunca sabe a qualidade do seu trabalho por não receber informações do superior para melhorar seu desempenho profissional.
Assinale a opção que melhor evidencia os tipos de diversidade apresentados no enunciado da questão.
:
a. Diversidade de geração e de orientação sexual.
b. Diversidade racial e de classe social.
c. Diversidade de classe social e geração.
d. Diversidade de gênero e de geração. Correto
O exemplo demonstra a diversidade sexual (gênero) e de geração (o gerente com 28 anos e a subordinada com 45 anos). A falta de diálogo entre eles é o que mais prejudica a relação interpessoal, pois se houvesse um diálogo aberto entre os dois, haveria também espaço para ser dado o feedback. Além disso, a situação demonstra que o receio do gerente fortalece o preconceito existente, então combater esta insegurança é fundamental para afastar o pré-julgamento existente na relação superior e subordinado.
A resposta correta é: Diversidade de gênero e de geração..

Outros materiais