Buscar

ESTUDO DE CASO Wolfram

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO
01 – Que tipo de benefício o Wolfram poderia trazer para o ensino de Matemática?
O Wolfram tem o intuito de ajudar o aluno a ter uma visualização mais clara sobre o assunto que está sendo estudado, no nosso caso, a Matemática. Citamos alguns benefícios tais como: melhor interação entre eles, ampliação no entendimento dos assuntos abordados,o próprio aluno pode visualizar seus erros nas questões dadas em sala de aula e também auxilia a sua concentração. O uso de softwares educacionais pode incentivar os alunos a gostar de matemática.
02 – O que acontece com o gráfico das funções citadas no problema quando alteramos os coeficientes? 
Quando temos a função de primeiro grau 
Temos o coeficiente angular que acompanha o “x” (coeficiente de “x”), é chamado de coeficiente angular, pois é ele que vai dizer se a reta é mais inclinada ou menos inclinada, e analisando este coeficiente que iremos dizer se a função é crescente ou decrescente. Também temos o coeficiente linear, fica no final da função, quando ela esta no formato geral , (y=ax+b).  Este coeficiente é muito útil quando queremos desenhar o gráfico de uma função do primeiro grau, ele nos diz em qual ponto a reta corta o eixo Y (eixo vertical).
Quando temos a função de segundo grau 
Toda função do segundo grau pode ser representada graficamente por uma parábola. Algumas das características dessa figura estão relacionadas aos valores dos coeficientes da função que ela representa, então podemos afirmar que quando temos um coeficiente menor que 0 ( zero) a concavidade da parábola é voltada para cima e se este coeficiente for maior que 0 (zero) a concavidade da parábola é voltada para baixo.
 
Coeficiente A e a concavidade da parábola
O coeficiente a, número real que multiplica x2, pode ser usado para indicar a concavidade da parábola da seguinte maneira:
Se a > 0, a concavidade da parábola é voltada para cima.
Se a < 0, a concavidade da parábola é voltada para baixo.
Coeficiente C
O coeficiente C, em uma função do segundo grau, está relacionado ao ponto de encontro da parábola com o eixo y. Isso acontece porque qualquer ponto de encontro com o eixo y precisa necessariamente ter a coordenada x = 0. Por outro lado, se quisermos saber o ponto de encontro de uma função com o eixo x, a coordenada y é que deverá ser igual a 0.

Outros materiais