Buscar

Relatório de Orgânica I


Continue navegando


Prévia do material em texto

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Instituto de Química - IQ
Prática I
Extrato da Erva Mate
Disciplina: Química Geral Experimental II
Professor: João Gouveia
Aluno: Bernardo Corrêa
Prática realizada em: 21/08/14
I - Introdução
A prática experimental aproxima a compreensão de certo conteúdo do indivíduo através da afirmação da tese estudada. A mesma tira dúvidas que possam existir sobre determinadas teorias e melhora a assimilação dos conteúdos. Para isso é necessário um relato experimental contundente, onde aquele que escreve deve ter consciência de que quem o ler precisará compreender os processos para reproduzi-los eficientemente.
Claro que, para obter certo produto, nem sempre são utilizados os mesmos métodos e os mesmos métodos nem sempre obtém exatamente o mesmo resultado quando se trata de rendimento e outros tópicos.
Para lidar com tal assunto, o experimento tratou-se de obter chá mate a partir da extração por aquecimento em água de sua erva. O chá obtido possui diversos benefícios para a saúde pelas suas propriedades medicinais por isso é também utilizado como remédio caseiro. Dentre tais propriedades está a diminuição da absorção de gordura dos alimentos o que ajuda no controle do nível de colesterol no corpo. O extrato da erva apresenta alguns produtos como cafeína, minerais e vitaminas, apresentando, então, efeito antioxidante, antidepressivo, histamínico, diurético e laxante suave.
II - Relato Experimental
Metodologia Científica:
A extração de essências e chás de vegetais é utilizada em larga escala e desde a antiguidade, tanto para uso medicinal quanto para a alimentação. Tal método se baseia na adição da erva da qual se quer obter o chá a certa quantidade de solvente e esquentá-la para que os princípios ativos da erva sejam extraídos dela para tal solvente.
Alguns fatores que interferem neste método, como as propriedades físico-químicas dos princípios ativos da erva, que se não forem semelhante aos do solvente serão extraídos mais dificilmente; a possibilidade do solvente passar pelo no material através de difusão; a metodologia utilizada, já que cada produto extraído deve ser obtido por um método distinto.
Materiais:
Dois béqueres;
Proveta;
Vidro de relógio;
Papel de filtro;
Bastão de vidro;
Erlenmeyer;
Tripé e tela de Amianto
Bico de bunsen e fósforos ou isqueiro;
Água destilada.
Método Experimental:
O primeiro indivíduo deveria, com a ajuda da receita na parte anterior do recipiente da erva mate, realizar o experimento, anotar o método utilizado para que o próximo repita o procedimento e tente obter um resultado o mais similar possível.
Pesar aproximadamente 0,6 gramas de erva mate em um becher. Não se esquecer de tarar a balança com o becher antes de pesar a erva em pedaços.
Medir 70 mL de água destilada em uma proveta e adicioná-la a outro becher.
Preparar um sistema com o tripé, a tela de amianto acima e o bico de bunsen abaixo. Ligar o bico de bunsen com isqueiro ou fósforo.
Esquentar o becher com água e retirar a mesma do sistema antes que a água comece a ferver (sair bolhas de ar do fundo do recipiente).
Adicionar ao becher com a erva a água quente e colocar a mistura de volta ao sistema para esquentá-la. Deixar ferver e agitar com o bastão de vidro.
Esperar que a água atinja coloração escurecida, ou seja, com cor similar ao marrom da erva.
Preparar o papel de filtro para a filtração da mistura e colocá-lo em um Erlenmeyer.
Filtrar o extrato da erva aos poucos para evitar que o líquido transborde pelo papel de filtro
Verificar o volume obtido em uma proveta.
Discussão e Resultados
Como o objetivo era obter por volta de 50 mL de Chá Mate, foi utilizado um volume superior de forma a aumentar o rendimento. Por isso o volume de chá obtido foi de, aproximadamente 65mL. Isso não fará diferença tendo a água como solvente, nem mesmo a temperatura utilizada, mas com solventes orgânicos, como o etanol ou o hexano, o resultado não seria o mesmo pelas propriedades físico-químicas desses compostos. Por exemplo, o hexano tem um ponto de ebulição bem inferior ao da água, por isso evapora mais rapidamente. 
Em ambos os experimentos, a coloração do extrato obtido e a quantidade em volume foi extremamente similar, o que prova a contundência do método experimental anotado e posteriormente utilizado novamente.
Referências bibliográficas
Método de Extração da Cafeína. EBAH, Compartilhamento de Documentos.
Disponível em: < http://www.ebah.com.br/content/ABAAABTUwAF/metodos-extracao>. Acesso em 26 de agosto de 2014.
Chá Mate: a bebida que reduz o colesterol. O alimento também combate o diabetes e ajuda a emagrecer. STUPPIELLO, Bruna. Site Minha Vida.
Disponível em: < http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17007-cha-mate-a-bebida-que-reduz-o-colesterol>. Acesso em 26 de agosto de 2014.
Chá Mate. TUA SAÚDE, Dieta e Nutrição.
Disponível em: < http://www.tuasaude.com/cha-mate/>. Acesso em 28 de agosto de 2014.