Buscar

TI X

Prévia do material em texto

Usuário
	paula.sartori @unipinterativa.edu.br
	Curso
	Estudos Disciplinares X
	Teste
	TRABALHO INDIVIDUAL II
	Iniciado
	17/05/18 11:36
	Enviado
	17/05/18 11:52
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	10 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	16 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Perguntas respondidas incorretamente
Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	No contexto neoliberal, também os serviços sociais participam mais diretamente do processo de acumulação do capital. Serviços como saúde, educação e previdência, que seriam responsabilidade do Estado, passaram a ser mercantilizados, propagando-se a ideia de que o bom é o que é privado, mas que só está ao alcance daqueles que têm condições de pagar por ele. Ao serem incorporados pelo capital, esses serviços têm uma utilidade social voltada para o lucro, “de modo a atender às necessidades das indústrias, seja ela farmacêutica, de equipamentos, de produção da cesta básica, dos proprietários de grandes hospitais, creches e escolas, bem como do setor financeiro, voltado para os seguros de vida e previdência” (MOTA, 1998, p. 110). Deste modo, muitos serviços sociais transformam-se em mercadoria, e só tem acesso a eles quem pode comprar; quem não pode, vê-se obrigado ao atendimento no serviço prestado pelo Estado, que oferece o mínimo possível e com baixa qualidade à população, seja em nível de acesso ao atendimento, como na demora para consegui-los, agravando assim as desigualdades entre os cidadãos, ao mesmo tempo em que demonstra o contraste de acesso universal garantido por lei. 
Podemos considerar essa afirmativa apenas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
A afirmativa expande para todo o território nacional.
	
	
	
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Com o avanço das medidas neoliberais atreladas à reestruturação produtiva, tem-se um quadro alarmante de desempregados, cujas consequências atingiram dimensões negativas para os proletários enquanto indivíduos e como classe, vulnerabilizando-os. A maioria, desprovida de todas as necessidades básicas para continuar sobrevivendo, passou a conviver com a miséria em diversos sentidos. A intensificação do desemprego e situação de vulnerabilidade, imbricadas em suas determinações cotidianas, estão agravando a situação dos trabalhadores e de seus familiares, causando rupturas profundas em alguns segmentos sociais, ampliando o grau de miserabilidade e destruindo relações humanas, muitos se transformando em demanda para os profissionais que trabalham na área social.
Diante do exposto, o nosso entendimento sobre a precarização das relações de trabalho no setor produtivo é de que ela é mais acentuada a partir da: 
I) priorização das formas flexíveis de produção desenvolvidas a partir da década de 1990.
II) globalização e reestruturação produtiva são fenômenos imbricados que contam com o apoio da contrarreforma do Estado.
III) mudanças drásticas na vida da população trabalhadora, acentuando o processo de precarização do trabalho e consequentemente induzindo uma grande parte da sociedade ao nível da vulnerabilidade social. 
IV) precarização, de subcontratação, de queda do padrão salarial, da ampliação de contratos de trabalho temporários e do desemprego é uma realidade que afeta a todos os trabalhadores, inclusive o trabalho do servidor público no Brasil.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
II, III e IV.
	
	
	
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	A intervenção profissional do assistente social estava dirigida, sobretudo, às situações de “pobreza” e aos “pobres ou desajustados”. O objetivo central era levá-los a um maior ajustamento à ordem social vigente – visão em que a pobreza se caracteriza em um caso de ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬-________.Nesse contexto, a intervenção do serviço social se realizava preferencialmente no âmbito individual, trabalhando sobre as “características individuais” dos sujeitos que apresentavam algum tipo de “desajuste social”.
Preencha a lacuna:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Polícia.
	
	
	
Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Se por um lado os direitos civis estão historicamente vinculados ao ideário burguês, por outro, os direitos políticos e sociais são resultados da organização e da luta da classe trabalhadora. O Estado burguês, por sua vez, intervém por meio de políticas sociais para atenuar o conflito, possibilitando o desenvolvimento e aprofundamento da sociedade capitalista. A partir do texto apresentado, política social:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
é terreno de conflito de classes.
	
	
	
Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	O assistente social tem sido demandado para atuar na gestão de políticas públicas, abrindo possibilidades para seu ingresso no campo da formulação, gestão e avaliação. Tal atuação requer competência teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa. Como seu objeto de trabalho é a questão social, a pesquisa da realidade social é reconhecida como parte constitutiva desse trabalho, porque:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
O campo da gestão de políticas requer acúmulo de informações sobre a totalidade social, que envolve dados referentes às várias formas de manifestação das contradições e sua vivência pelos sujeitos sociais.
	
	
	
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	As transformações no mundo do trabalho e seus impactos nos diversos campos profissionais têm constituído pauta central do debate contemporâneo. A reestruturação do capital mundializado, que no Brasil intensificou-se nas últimas décadas do século XX, provocou mudanças qualitativas na organização e na gestão da força de trabalho e na relação de classes, interferindo fortemente nos trabalhos profissionais das diversas categorias, suas áreas de intervenção e seus suportes de conhecimento e de implementação, conforme José Paulo Netto (1996). Podemos considerar as categorias profissionais da(o):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Categoria profissional como um todo.
	
	
	
Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	As políticas sociais públicas fazem parte das respostas que o Estado oferece às expressões da questão social. Nesse sentido, o Estado é concebido como:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
Uma relação de forças, assimétrica e desigual, que interfere tanto na viabilização da acumulação, como na reprodução social das classes subalternas.
	
	
	
Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Inscrita na própria natureza das relações sociais capitalistas, a questão social, nas condições sócio-históricas contemporâneas, apresenta-se com novas roupagens, aprofundando e recolocando suas contradições em outros patamares. O desmonte do sistema público de proteção social transfere responsabilidades da esfera estatal para a esfera de interesses privados, muitas vezes revestidos de ajuda, caridade e voluntarismo, na forma de execução das políticas sociais. O setor privado é caracterizado pelo:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Terceiro setor.
	
	
	
Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	A análise do significado social do Serviço Social no processo de reprodução das relações sociais salienta o caráter contraditório da profissão. Ela reproduz, pela mesma atividade, interesses contrapostos que convivem em tensão – demandas do capital e do trabalho – e só pode fortalecer um ou outro polo pela mediação de seu oposto. De que decorre esse caráter contraditório da atuação profissional?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Da relação de classes.
	
	
	
Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Serviço Social caracteriza-se por ser uma área interventiva, inscrita na divisão social do trabalho da sociabilidade burguesa. Segundo Pontes (2002), seu caráter interventivo exige que, além de conhecer a realidade na sua complexidade, crie mecanismos para transformá-la por meio de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:c. 
Instrumentais.
	
	
	
Quinta-feira, 17 de Maio de 2018 11h53min00s BRT

Continue navegando