Buscar

Educação do Campo

Prévia do material em texto

Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Avanços e consensos na área de educação escolar indígena se deram tanto no plano legal quanto no plano administrativo. Todavia, ainda não se estruturou um sistema que atenda as necessidades educacionais dos povos indígenas de acordo com seus interesses, respeitando seus modos e ritmos de vida, resguardando o papel da comunidade indígena na definição e no funcionamento do tipo de escola que desejam. A impressão que se tem é que a educação escolar indígena caminha a passos lentos: avança-se em direção a algumas conquistas, mas inúmeros obstáculos se apresentam a cada momento.
Nesse contexto, um registro deve ser feito: a educação escolar indígena virou uma pauta política relevante dos índios, do movimento indígena e de apoio aos índios. Deixou de ser uma temática secundária, ganhou importância à medida em que mobiliza diferentes atores, instituições e recursos. Encontros, reuniões e seminários têm se tornado recorrentes para a discussão da legislação educacional, de propostas curriculares para a escola indígena, de formação de professores índios, do direito de terem uma educação que atenda a suas necessidades e seus projetos de futuro. Hoje não mais se discute se os índios têm ou não que ter escola, mas sim que tipo de escola. http://pib.socioambiental.org/pt/c/politicas-indigenistas/educacao-escolar-indigena/introducão
A partir destas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas
I - A legislação também tem colocado os índios e suas comunidades como os principais protagonistas da escola indígena, resguardando a elas o direito de terem seus próprios membros indicados para a função de se tornarem professores a partir de programas específicos de formação e titulação. 
PORQUE
II - essas definições no plano jurídico ainda encontram-se mais como princípios do que como práticas que norteiam os processos de efetivação da escola no meio indígena. Várias são as amarras administrativas que retardam o processo, embora aqui se possa já vislumbrar um cenário diferente de alguns anos atrás. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a )
 As asserções I e II são proposições falsas.
 
b )
 A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c )
 A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d )
 As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e )
 As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
O PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA (PNBE) é executado pelo FNDE em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e tem como objetivo fornecer obras e demais materiais de apoio à prática da educação básica para as escolas de ensino público das redes federal, estadual, municipal e do Distrito Federal. As escolas atendidas podem ser da esfera:
a )
 do ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA).
b )
 da educação infantil (creches e pré-escolas) e do ensino fundamental.
c )
 do ensino fundamental e do ensino médio.
 
d )
 da educação infantil (creches e pré-escolas), do ensino fundamental, do ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA).
e )
 educação de jovens e adultos (EJA) e da educação infantil (creches e pré-escolas),
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
Um trabalhador de 42 anos matriculou-se no curso noturno de Educação para Jovens e Adultos de uma escola perto de sua casa. Na infância, estudou por três anos consecutivos e saiu da escola na 2a série. Hoje, sente dificuldade para compreender o que lê, reproduzindo o que aconteceu naquela época.
O pedagogo desta escola preparou os docentes para o trabalho com situações de ensino com foco na aprendizagem efetiva dos alunos. Dentro desta perspectiva, o professor de Português propôs as seguintes atividades abrangendo situações de aprendizagem e de avaliação:
I - diagnóstico para identificação do conhecimento de leitura do aluno como ponto de partida para o trabalho;
II - tarefas que o aluno realiza mais ou menos no tempo gasto pelos colegas;
III - exercícios para o aluno apreender vocabulário, conceitos e normas básicas da escrita e da leitura;
IV - auto e hetero-avaliação permanentes, para confrontar a percepção do aluno sobre seu aproveitamento escolar com a avaliação do professor.
Atendem à proposta do pedagogo e às necessidades do aluno:
a )
 I e IV, apenas.
 
b )
 I, III e IV, apenas.
c )
 I, II e IV, apenas.
d )
 I e III, apenas.
e )
 II e III, apenas. 
QUESTÃO 4
Educação Escolar Indígena - é uma forma sistemática e específica de implementar a escola entre as comunidades indígenas de tal forma que a partir das formas de construção do conhecimento propriamente indígena possa ter acesso aos conhecimentos universais sistematizados pela escola nos conteúdos curriculares que por sua vez pressupõe o uso da escrita e articulá-los de maneira reflexiva ao contexto sociocultural indígena. Não é uma questão nem de adaptação por parte dos indígenas aos conhecimentos da sociedade não indígena e nem de adaptação dos conhecimentos da sociedade não indígena ao contexto sociocultural indígena, mas sim de construção conjunta de um saber intercultural.
Principais objetivos da Educação Escolar Indígena:
a )
 desvalorização das culturas dos povos indígenas e a não afirmação e manutenção de sua diversidade étnica;
b )
 formulação e manutenção de programas de formação de pessoal não especializado, destinados à educação escolar tradicional nas comunidades indígenas;
c )
 elaboração e publicação sistemática de material didático específico somente em língua portuguesa e afirmação das identidades étnicas e consideração dos projetos societários definidos de forma autônoma por cada povo indígena para que entendam todos uma língua só.
d )
 fortalecimento das práticas socioculturais e da língua nacional português para todas as comunidades indígenas;
 
e )
 desenvolvimento de currículos e programas específicos, neles incluindo os conteúdos culturais correspondentes às respectivas comunidades;
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
"A Educação Integral, que por sua vez, pode ser vista sob dois aspectos: como concepção e como processo pedagógico. Como concepção, visa à formação humana em suas múltiplas dimensões. Em outras palavras, não é possível educar sem reconhecer que os sujeitos se constituem a partir de sua integralidade afetiva, cognitiva, física, social, histórica, ética, estética, que, pela complexidade das relações que se estabelecem entre todos os elementos que coabitam o planeta, dialoga amplamente com as dimensões ambientais e planetárias, em um novo desenho das relações humanas e sociais. Vista dessa forma, a Educação requer que estejam integrados e sejam ampliados, de forma qualitativa, espaços, tempos, saberes e conteúdos. "
http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=5&n=51765
A partir destas informações, marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas.
( ) Como processo pedagógico, a Educação Integral prevê práticas não dicotomizadas, que reconhecem a importância dos saberes formais e não formais, a construção de relações democráticas entre pessoas e grupos, imprescindíveis à formação humana, valorizam os saberes prévios, as múltiplas diferenças e semelhanças e fazem de todos nós sujeitos históricos e sociais. 
( ) Educação de Tempo Integral pode ser resumida na ampliação do tempo de permanência do estudante na escola. Apesar de esse fator não ser importante para a melhoria na qualidade da educação, não é só isso que dará conta de tal papel. 
( ) Uma proposta de Educação em Tempo Integral precisa ser bem estruturada e organizada, caso contrário, corre o risco de representar mais uma sobrecarga de trabalho para os profissionais da escola e tambémuma atividade cansativa para os alunos. 
( ) Ofertar Educação Integral em tempo integral exige o envolvimento de todo o corpo escolar, e também da comunidade e do governo em suas diversas frentes, visando organização e preparação para enfrentar os desafios apresentados
a )
 V - V - V - F.
b )
 V - F - V - F.
c )
 F - V - V - V.
 
d )
 V - F - V - V.
e )
 V - V - F - V.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
A EJA deve considerar as situações, os perfis dos estudantes, as faixas etárias e se pauta pela equidade, diferenças e proporcionalidade na apropriação e contextualização das diretrizes curriculares nacionais e na proposição de um modelo pedagógico próprio, de modo a assegurar:
Nas questões abaixo marque verdadeiro (V) ou falso (F)
( ) quanto à equidade, a distribuição específica dos componentes curriculares a fim de propiciar um patamar igualitário de formação e restabelecer a igualdade de direitos e de oportunidades face ao direito à educação.
( ) quanto à diferença, a disposição e alocação adequadas dos componentes curriculares face às necessidades próprias da Educação de Jovens e Adultos com espaços e tempos nos quais as práticas pedagógicas assegurem aos seus estudantes identidade formativa comum aos demais participantes da escolarização básica.
( ) quanto à proporcionalidade, a identificação e o reconhecimento da alteridade própria e inseparável dos jovens e dos adultos em seu processo formativo, da valorização do mérito de cada qual e do desenvolvimento de seus conhecimentos e valores.
a )
 V - V - V.
b )
 F - F - V.
 
c )
 V - F - V.
d )
 V - F - F.
e )
 F - V - V.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
Segundo o art. 58 da Lei de diretrizes e bases da educação nacional, nº 9394 de 20 de dezembro de 1996; "entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de Educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais."
Há três categorias de educação especial:
Relacione a segunda coluna corretamente com a primeira
1. Dependentes.
2. Treináveis.
3. Educáveis.
( ) alunos que precisam de supervisão, mas conseguem conviver com os outros alunos rotineiramente.
( ) alunos atendidos em clínicas por serem totalmente dependentes e necessitarem acompanhamento integral o tempo todo.
( ) alunos que frequentam sala de alunas regulares possuindo habilidade de adaptação pessoal e social.
A sequência correta é
 
a )
 2 - 1 - 3.
b )
 3 - 1 - 2.
c )
 1 - 2 - 3.
d )
 3 - 2 - 1.
e )
 2 - 3 - 1.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
Releia o artigo 61 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação vigente:
I. a associação entre teorias e práticas, inclusive mediante a capacitação em serviço; 
II. aproveitamento da formação e experiências anteriores em instituições de ensino e outras atividades.
III. direção de unidade escolar e as de coordenação e assessoramento pedagógico
É correto o que se afirma em
a )
 I e III apenas.
b )
 I, apenas.
c )
 I, II e III.
 
d )
 I e II, apenas.
e )
 II e III, apenas.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 9
A essência da educação em tempo integral é a permanência da criança e do adolescente na escola, assistindo-o integralmente em suas necessidades básicas e educacionais, ampliando o aproveitamento escolar, resgatando a auto-estima e capacitando-o para atingir efetivamente a aprendizagem, sendo alternativa para redução dos índices de evasão, de repetência e de distorção idade/série.
Em relação aos objetivos da educação em tempo integral, analise as asserções a seguir:
I. Manter os estudantes com atividades, no instante em que os pais estão buscando o sustento da família no mundo do trabalho;
II. Educar os alunos para o pleno exercício da cidadania, orientando-os para a vida;
III. Criar hábitos de estudos, aprofundando os conteúdos vivenciados no turno regular;
IV. Vincular as atividades pedagógicas às rotinas diárias de alimentação, higiene, recreação e estudos complementares;
Estão corretas as alternativas
a )
 Somente a I, II e III.
b )
 Somente a I e II.
 
c )
 Somente a II, III e IV.
d )
 Somente a III e IV.
e )
 I, II, III e IV.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 10
A Associação Brasileira de Educação à Distância criou seu código de ética que indica o papel do tutor no processo ensino aprendizagem. De acordo com o código o tutor deve acompanhar, sistematicamente, o progresso de cada aluno, usando os recursos de tutoria, apoio didático e aconselhamento, e fazer um trabalho constante de motivação de cada um deles no sentido de que possam completar o programa de estudos com bom aproveitamento. São objetivos da associação:
 
a )
 apoiar a "indústria do conhecimento" do país procurando aumentar as desigualdades causadas pelo isolamento e pela distância dos grandes centros urbanos.
b )
 Não incentivar a prática da mais alta qualidade de serviços para alunos, professores, instituições e empresas que utilizam a educação a distância;.
c )
 Desistimular o aproveitamento de "mídias" diferentes na realização de educação a distância.
d )
 Desestimular a prática e o desenvolvimento de projetos em educação a distância em todas as suas formas; 
e )
 fomentar o espírito de abertura, de criatividade, inovação, de credibilidade e de experimentação na prática da educação a distância.
Ver justificativa da resposta
Parte inferior do formulário

Continue navegando