Buscar

Funções Organizacionais

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO
ANA CLARA COUTO DO NASCIMENTO
ANDRE LUIZ COSTA DOS SANTOS JUNIOR 
CAROLINE ESTEPHANIE SANTOS OLIVEIRA
FELIPE COSTA DOS SANTOS
GABRIELA CRUZ SANTOS 
JOSE EVALDO DA SILVA NETO
TRABALHO SEMESTRAL
Salvador
2018
ANA CLARA COUTO DO NASCIMENTO
ANDRE LUIZ COSTA DOS SANTOS JUNIOR 
CAROLINE ESTEPHANIE SANTOS OLIVEIRA
FELIPE COSTA DOS SANTOS
GABRIELA CRUZ SANTOS 
JOSE EVALDO DA SILVA NETO
TRABALHO SEMESTRAL
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota do trabalho semestral na disciplina de Fundamentos da Administração da Universidade Salvador.
Professor: Silvio Luiz Leite
Salvador
2018
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo compreender as áreas funcionais de uma organização, mostrando na prática, a teoria estudada em sala de aula. Para a realização do mesmo foram coletadas informações em fontes virtuais das organizações e foram feitas entrevistas com funcionários das empresas escolhidas, onde foram relatadas as atribuições do cargo e responsabilidades diárias, nas quais analisamos e identificamos aquelas que condiziam com o referencial teórico pesquisado. Após realizados os procedimentos citados acima, foi dado continuidade ao trabalho fundamentado no que se foi entendido. 
	
Palavras-chaves: Áreas funcionais. Organização.
ABSTRACT
The main goal of the academic project was the understanding on how each sector inside an organization works. It was capable to acquire knowledge in practice and comparing with what has been studied in classroom. For the realization of the project, was collected virtual information from the organizations and also workers which we had them interviewed, acquiring even more information about each sector. During the interviews was possible to understand the workers' responsibilities which were analysed and compared with the theory researched. After all the process cited were realized, we got the conclusion to move on with the project.
Keyword: Functional areas. Organization.
SUMÁRIO
ORGANIZAÇÃO – CARACTERÍSTICAS 6
REFERENCIAL TEÓRICO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS 8
1 QUALIDADE 8
 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS 8
2 FINANCEIRO 9
2.1 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS 9
3 RECURSOS HUMANOS 9
3.1 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS 10
4 COMPRAS 10
4.1 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS 11
5 LOGÍSTICA 11
5.1 LOGÍSTICA DE TRANSPORTE 11
5.2 ATRIBUIÇÕES DIÁRIAS 11
5.3 RESPONSABILIDADES DO CARGO 12
6 MARKETING 12
6.1 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS 12
7 COMERCIAL 13
7.1 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS 13
8 PRODUÇÃO 14
8.1 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS 14
9 CONCLUSÃO 15
 REFERÊNCIAS 16
ORGANIZAÇÃO - CARACTERÍSTICAS
DOW QUÍMICA
Fundada em 1897, a Dow Chemical Company, é uma corporação de produtos químicos, plásticos e agropecuários, atuando em diversos setores, com sede em Michigan, Estados Unidos. Unem a química e a inovação aos princípios de sustentabilidade, ajudando a obter soluções para os mais desafiadores problemas mundiais, como a necessidade de água potável, a geração de energia renovável, a conservação de energia e o aumento da produção agrícola. Está presente em 180 países, atuando nos setores de Consumo, Embalagens, Energia e Água, Industrial, Infraestrutura e Materiais Eletrônicos.
ELETROPARK
A Eletropark foi fundada em 2003 e conta com uma vasta experiência no ramo de estacionamento de veículos. Possui uma administração moderna e capacitação para atender às necessidades do mercado, preza por uma administração transparente junto ao seu parceiro. Gerência operacional altamente qualificada e fácil acesso ao corpo diretor da empresa se destacam no perfil da sua gestão.
LOGIN INFORMÁTICA
Login Informática é uma das empresas pioneiras na fabricação de computadores, notebooks e netbooks. A empresa, situada no polo industrial de Ilhéus, foi fundada em 1994 e hoje conta com 13 lojas nos estados da Bahia e Sergipe, 02 quiosques, 3 assistências técnicas próprias. E um total de 750 colaboradores. Ocupa uma área de 7500m², possui uma estrutura logística de produção informatizada e altamente moderna, assim como sua estrutura de armazenagem. 
SIEMENS GAMESA
Siemens Gamesa Energias Renováveis é uma empresa espanhola envolvida principalmente na fabricação de turbinas eólicas e na construção de parques eólicos. 
A Gamesa desenvolve, gerencia e comercializa parques eólicos, para os quais também fornece turbinas eólicas, sendo o líder de mercado na Espanha e o quarto maior fabricante de turbinas eólicas do mundo (2011).
Em 17 de julho de 2016, a Siemens AG e a Gamesa anunciaram que iriam fundir seus negócios de energia eólica, sendo da participação acionária da empresa 59% (Siemens Wind) e 41% (Gamesa).
Logo após a sua junção, a Siemens Gamesa tornou-se uma fornecedora líder de soluções de energia eólica para clientes em todo o mundo. Um modelo importante, pioneiro e inovador no setor de energia renovável. Já foram instalados produtos e tecnologia em mais de 90 países, com uma base de capacidade total de mais de 25.000 funcionários.
TDM TRANSPORTES
A TDM TRANSPORTES LTDA é uma sociedade empresária limitada de Itumbiara - GO fundada em 2012. O foco empresarial da TDM Transportes está no crescimento sustentável das operações e no respeito às pessoas e ao meio ambiente. Sua atividade principal é transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional.
MIDEA CARRIER
 A Midea Carrier é fruto da união de duas gigantes mundiais do mercado: a Midea, líder em produção de eletrodomésticos e a Carrier, líder em climatização e fundada pelo inventor do ar-condicionado – Willis Carrier. Em 2011, as duas empresas formaram uma joint venture para produzir e distribuir produtos no Brasil, Argentina e Chile, se tornando assim a maior fabricante de equipamentos de climatização da América Latina. São três fábricas – duas no Brasil e uma na Argentina – e mais de 3,5 mil colaboradores. Nos últimos dois anos, a Midea Carrier vendeu mais de 3 milhões de equipamentos em todo Brasil.No Brasil, o grupo é detentor das marcas Carrier, Midea, Springer, Toshiba (direito de distribuição de ar-condicionados) e Comfee que oferecem um amplo portfólio de produtos para atender as necessidades comerciais e residenciais dos consumidores brasileiros. A empresa conta com um centro de engenharia e pesquisa, responsável pelo lançamento de novas tecnologias que tornam os produtos das marcas Midea Carrier cada vez mais inovadores, eficientes, econômicos e ambientalmente sustentáveis.
REFERENCIAL TEÓRICO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
1 - Qualidade 
O aspecto objetivo, mensurável da qualidade, é o processo. O conceito do setor está ligado à necessidade de organizar os processos de um departamento e de toda a empresa, onde é estabelecido padrões mínimos para o desempenho das atividades produtivas ou de serviços dentro da empresa. O objetivo é realizar métodos e planos de excelência que sirvam de guia para a excelência, cumprindo metas e atingindo os melhores resultados. Com isso, é possível obter benefícios internos e externos.
O padrão de qualidade beneficia a empresa pois os seus processos podem ser igualitariamente inspecionados, de acordo a uma norma ou exemplo a ser seguido. Desta forma, poderá ter uma garantia de que seus produtos/serviços são devidamente fornecidos aos seus clientes externos. No entanto, devido a necessidade de um maior desempenho, as organizações também se preocupam com a Qualidade nas dimensões que não são atingidas pelos processos. Surgindo então, a Qualidade Total. 
A Qualidade Total, por ser muito abrangente, se dedica a estudar além dos processos, a satisfação de seus clientes. O conceito de cliente deve ser estendido ao ponto de todos dentro de uma organização serem considerados clientes. Existem os clientes externos (todos que entram em contato com a organização e que não são parte integrante da mesma) e os clientes internos (todos os funcionários e setores da organização). Dessa forma, é avaliada as diversas relações entre os departamentos de uma organização e sua conduta frente a sociedade.
1.1 Apresentação e discussão dos resultados
Dentre suas principais atribuições, a colaboradora em questão realiza constantemente inspeções no processo da fábrica. As inspeções são feitas durante o recebimento dos insumos, obedecendo aos planos de inspeção e certificados, realizando o registro de entrada dos materiais e sua confiabilidade – Na área de qualidade, é de extrema importância que ocorra o compromisso com a entrega de um material, garantindo que esteja à altura do que é demandado pela empresa. Quando não há conformidade, é aberto um relatório (NCR) referente as ocorrências encontradas durante as inspeções, descrevendo o desvio encontrado, a quantidade de peças afetadas e sua identificação, o causador provável, o potencial impacto na linha de produção e as evidências documentais e fotográficas necessárias. Com esse controle, a empresa consegue melhorar seu planejamento e sua eficiência na resolução de não-conformidades, detectando os processos que podem ser melhorados internamente. Suas responsabilidades condizem à sua área de atuação pois viabiliza o controle relacionado a qualidade durante o processo, o recebimento de insumos e também a confiabilidade dos materiais – por vias de relatórios, normas e planos relacionados a qualidade. Além disso, é realizado pela colaboradora auditorias internas de qualidade no processo produtivo, conforme cronograma estabelecido pela empresa e check-lists relativos, validando junto aos auditados as ocorrências encontradas, suas evidências e documentos de referência – contribuindo ao desenvolvimento da disciplina entre os colaboradores (clientes internos).
2 – Financeiro
É de conhecimento comum que, sem uma boa gestão financeira, é praticamente impossível alavancar qualquer negócio, seja projetando investimentos, reduzindo custos ou mantendo os gastos da empresa dentro dos limites. Dependendo de como for gerida, este é um departamento que tanto pode alavancar como quebrar um negócio. Assim, se fazem funções básicas de qualquer departamento financeiro, o controle bancário, isto é, controle de todas as movimentações bancárias e verificação dos recursos disponíveis na empresa; planeamento financeiro, que é responsável por elaborar o fluxo de caixa; controle de contas, tanto contas a receber, quanto contas a pagar; tesouraria, ou seja, controle da contabilidade e armazenamento da empresa; auditoria, que revisa e avalia as finanças da empresa a fim de certificar a fidelidade dos registros; e por fim, o faturamento, responsável por fiscalizar e documentar todas as vendas da empresa. 
2.1 Apresentação e discussão dos resultados
A entrevista foi realizada com Bárbara Lopo Bahia, responsável pelo departamento financeiro da empresa Eletropark. De acordo com a mesma, as suas responsabilidades são: controle de todo o fluxo de caixa, e contabilização das contas, pagamento de despesas e funcionários, monitoramento dos pagamentos, controle de recebimento de pagamentos dos clientes, envio de relatórios de faturamento e demonstrativos de resultados mensais, prestação de contas e pagamentos de eventuais gastos da empresa. Assim, vemos que todo o departamento financeiro da Eletropark juntamente com as funções executadas por Bárbara, estão de acordo com a definição básica do setor financeiro de uma empresa.
3 – Recursos Humanos
O RH é responsável pelo recrutamento e seleção de colaboradores importantes à organização, identificar os profissionais aptos para assumir funções, difundir valores, treinar e mantê-los motivados.
O responsável por esse setor tem o papel de transmitir a cultura, missão e valores da empresa. Deve ouvir, receber as ideias e necessidades dos colaboradores, pois os mesmos contribuem para o melhor desenvolvimento e engajamento da organização.
O principal destaque da área de RH nas empresas é que ele possibilita um canal aberto de comunicação entre colaboradores e instituição. Com isso, algumas empresas estão aderindo o software de comunicação corporativa para simplificar a troca de ideias e opiniões, agendar treinamentos, fazer reuniões.
Algumas organizações cometem a falha de confundir o Rh com o departamento pessoal, sendo que a área deveria operar estrategicamente para assegurar a eficiência e melhoria dos processos. E essa falha foi observada na empresa que utilizei para embasar esse trabalho, como iremos verificar no tópico a seguir.
3.1 Apresentação e discussão dos resultados
Na entrevista realizada, foi constatado que o setor de Recursos Humanos segue as devidas responsabilidades, porém realiza, conjuntamente, atividades do setor de Departamento Pessoal.
Enquanto o RH está responsável por motivar, engajar, aumentar a produtividade dos colaboradores, organizar treinamentos, elaborar planos de cargos e salários, apoiar o desenvolvimento de novos líderes, ele também se responsabiliza por tratar de questões burocráticas que deveriam ser atribuídas ao Departamento Pessoal, como: contratar e demitir funcionários, pagar salários e férias, controlar o cumprimento dos horários, da concessão de licença médica, uso de vale transporte e de outros benefícios.
Esse erro acaba possivelmente gerando um déficit , pois é essencial que o setor de RH esteja se dedicando exclusivamente para a realização do seu papel na organização, mantendo um bom clima organizacional e influenciando diretamente na obtenção de resultados cada vez melhores.
4 – Compras 
Uma das partes mais importantes de uma organização, sendo responsável por evitar a ocorrência de problemas como demora na entrega, produção ineficaz, produtos sem qualidade e consumidores aborrecidos, é o setor de compras.
Para que a organização tenha lucro suficiente, é necessário a aquisição de materiais a um baixo custo, mas sempre satisfazendo as exigências de qualidade. Porém, o setor de compras não opera apenas na obtenção de materiais e produtos, abrange também:
Cadastrar fornecedores;
Coletar preços;
Definir quanto ao transporte do material;
Julgar propostas;Constatar preço, prazo e qualidade do material;
Receber e armazenar a compra;
Suprir a empresa com um fluxo seguro para atender suas necessidades;
Assegurar a continuidade de suprimentos;
Administrar estoques;
Selecionar os melhores fornecedores do mercado;
Negociar de maneira eficaz.
4.1 – Apresentação e discussão dos resultados
Ao analisar a entrevista realizada com Denilson, observamos que o setor de compras da Login Informática, segue os padrões e responsabilidades inerentes à área. 
Seguindo a rotina de administrar e monitorar o nível de estoque e compras das fábricas, manter a empresa com produtos novos, buscar melhores condições de compra e negociação direta nos fornecedores visando menor preço e produto de alta qualidade.
Além de exercer as funções básicas, o setor age com eficiência e agilidade, estando nivelado aos objetivos da empresa e fazendo parte do processo de logística para colaborar nas tomadas de decisão de maneira bastante dinâmica.
5 – Logística 
Logística é administrar materiais e recursos numa empresa, para otimizar o uso dos espaços e reduzir o tempo e o custo de cada processo, controlando estoque e armazenagem. Planeja também a movimentação interna e a distribuição nas indústrias ou fábricas, centros de distribuição e varejo, conversa com fornecedores e opera sistemas eletrônicos.
5.1 Logística de transporte
O ramo da logística denominado logística de transporte pode ser definido como o processo de transferir uma mercadoria de seu ponto de origem ao seu destino final, com melhor preço, qualidade e tempo. Esse segmento é uma das variáveis mais importantes do comércio no atual contexto de globalização, em função do alto grau de competitividade que as instituições são obrigadas a apresentar para garantir a sobrevivência no jogo internacional de troca de mercadorias.
5.2 Atribuições diárias
Controle na movimentação de materiais vem sendo desempenhado com louvor onde os produtos foram identificados de forma adequada, os produtos foram cadastrados na quantidade e no valor correto no momento da entrada, produtos foram baixados na hora da saída e o FIFO (primeiro que entra é sempre o primeiro a sair, first in – first out em inglês) foi garantido de acordo com o entrevistado.
A respeito do mapeamento e padronização de processos, os custos foram medidos, gargalos foram apontados (no dia da entrevista, más condições das rodovias e a paralisação dos caminhoneiros foram problemas citados durante a realização da mesma) consequentemente o gerenciamento dos riscos operacionais foram feitos e a mensuração do resultado final não foi feita, seria necessário, mas não houve qualquer tipo de detalhamento a respeito dessa questão.
Os únicos indicadores de desempenho que deverão ser sempre definidos após o mapeamento e padronização dos processos presentes eram o percentual de entregas realizadas no prazo, tempo médio de carga e descarga e o orçamento do que foi realizado.
Monitoramento dos veículos em dia, checklists atualizados diariamente, de acordo com o padrão exigido pelo setor.
Entretanto a tecnologia para automatizar alguns processos não se faz presente, alguns softwares utilizados para a organização de documentos são limitados, contribuindo para o aumento físico da documentação, podendo gerar impecílios na hora de finalizar o processo logístico.
Em compensação o entrevistado tem qualificações é capacitado para desempenhar o papel do técnico no setor de logística, requisitos que são obrigatórios para que o setor de logística dentro da empresa não pare de funcionar.
5.3 Responsabilidades do cargo
O funcionário é flexível, sabe trabalhar em grupo e tem conhecimentos na área de informática, tem uma boa comunicação com fornecedores e caminhoneiros, conseguindo manter o ciclo de entregas em equilíbrio dentro da transportadora.
6 – Marketing
Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores. Tais necessidades e desejos são satisfeitos mediante a compra de produtos e serviços, esta compra pode ser impulsionada por uma necessidade fisiológica (alimentação, abrigo, frio) ou psicológica (status, segurança, diversão, etc.). Conhecendo e estudando estas motivações ao consumo, as empresas procuram produzir bens e serviços que atendam ao público-alvo. É através do Marketing que as empresas vão conseguir conquistar e fidelizar seus clientes. O Marketing conta com quatro instrumentos básicos de ação: produção de bens e serviços que atendam aos desejos do público, escolha do preço certo para estes produtos, distribuição eficiente e ágil, comunicação com o público (propaganda na mídia impressa, eletrônica, promoção em pontos-de-venda, sorteios, brindes, merchandising, mala-direta, etc).
6.1 Atribuições e práticas
Conforme entrevista realizada no dia 21 de maio de 2018, baseada nas definições de um setor de marketing em análise a prática da empresa entrevistada Springer Carrier, seu início se dá pela definição do produto a ser veiculado, bem como aspectos físicos, sua importância no mercado, público alvo, análise de concorrência e afins. Suas estratégias dependem antecipadamente da análise do mercado, com isso dão início aos planejamentos de campanhas, pesquisar veículos de comunicação que mais agreguem visibilidade e atenção do consumidor final para fazer a estratégia de mídia, iniciar o plano de ação.
Além disso, o setor de marketing é responsável pela elaboração dos relatórios de investimento, situação atual e apresentar os segmentos referentes a ação executada. Ressaltou a importância de aprimorar campanhas com base nos objetivos alcançados na campanha anterior e definir novas metas.
7 – Comercial
Definição Comercial é uma das atividades que se objetiva os lucros e a capacidade de gerá-los, consiste em fazer o seu papel estratégico para verificar a situação do mercado e seus planos de ações, até mesmo para obter o máximo de aproveitamento, além de fazer ligações com os demais departamentos para garantir o equilíbrio e o fluxo lucrativo, operacional, logístico, qualidade, entre outros para que não sejam quebrados. Permite que a economia tenha surgimento e esteja em constante avanço.
Considerada umas das partes vitais da organização, por se relacionar com stakeholders* do negócio, e entre o comercial envolve diversas técnicas, elas vão de gestão de pessoas, vendas, logística, análise de mercado a atendimento ao cliente, e em outros aspectos gerenciais, atuam de forma decisiva, tática. Mais do que qualquer outro objetivo, o comercial buscará sempre formas de aumentar a lucratividade e procurando sempre minimizar os custos, em constante comunicação.
*Stakeholders, entende-se como público estratégico.
7.1 Apresentação e discussão dos resultados
Conforme entrevista realizada no dia 21 de maio de 2018, baseada nas definições de um setor comercial, em análise a prática da empresa entrevistada Springer Carrier, forte no comércio atacadista em refrigeração e uso doméstico, suas rotinas diferenciam-se devido a dependência ligada ao mercado e sua situação por tratar-se de um produto como refrigeração, sendo seu carro chefe na empresa, além de, eletrodomésticos, sua análise varia conforme mercado, e isso envolve período sazonais, cuja venda é intensificada, desde então seus planos de ações em comunicação com os demais departamentos para que haja o organização em todo o processo, por se tratar de uma multinacional a empresa tem um investimento a longo prazo em suas políticas de ética, a importância a gestão de pessoas, e atenção voltada a vendas, além do controle logístico e operacional, a comunicação com o cliente é constante, devido a formação de carteira para a venda em atacado, e não há uma finalização concreta neste caso devido a necessidade de conservar essa rede que compra constantemente.
Suas estratégias dependem antecipadamente da análise do mercado, e resumidamente, o comercial está ligado a concentrar esforços particulares na eficiênciade vendas, e gestão de toda a operação, em seus detalhes vantajosos, conhecimentos em tecnologia da informação, técnicas e estratégias com o cliente, conhecer hábitos de consumo da população que está diretamente ligada a dependência do mercado e sua situação. É importante ressaltar que para este tipo de atividade, nos seus maiores casos, não é uma profissão padrão, o comercial –mercantil é em sua maioria uma atividade dinâmica em que exige diferenciação para negociações, por isso os diferentes estágios.
A empresa Springer Carrier, adota todas em prática toda a definição resumida deste setor comercial, e os demais departamentos estão em constante ligação para uma estrutura organizacional.
8 - Produção 
O setor de produção dentro de uma empresa é conceituado por atividades e operações voltado pra área de produção de bens, serviços ou serviços que interagem entre si. Onde recebem matérias, informações, funcionários, consumidores, instalações (inputs) e serão transformados em produtos ou serviços (output). Os benefícios que o setor traz são tanto para o consumidor como para empresa. Buscando sempre manter qualidade e segurança, fazendo com que os clientes fiquem satisfeitos e assim fideliza-los. Para que isso aconteça é de extrema importância as organizações possuírem profissionais qualificados e que estejam dispostos a seguirem os princípios da sua empresa. Supervisionando a seleção e o tratamento de matéria-prima, identificando a necessidade da aquisição de maquinas, ferramentas e equipamentos.
8.1 Apresentação e discussão dos resultados
André ao receber a matéria prima para a confecção do produto: propeno, água e cloro (input), os mesmos passam por diferentes setores, onde são quimicamente modificados, chegando ao resultado esperado (output). Os produtos são analisados delicadamente, e então loteados e enviados para o terminal marítimo para a venda. É de grande responsabilidade de André e demais funcionários do setor, produzir com qualidade e segurança em todas as etapas do processo. Para garantir qualidade e segurança sobre os produtos, são realizadas análises químicas em todas as etapas de produção do produto, para que não haja alteração na composição ou nas quantidades das substancias. Todos os produtos no tanque final são loteados guardando o histórico da produção através de lotes que ficam a disposição dos clientes e eventuais auditorias. Concluindo que é de extrema importância para empresas como a Dow Química possuir funcionários qualificados como André, que está disposto a ser um profissional que se importa com os mínimos detalhes, garantindo qualidade nos produtos e satisfação dos clientes.
CONCLUSÃO
Neste trabalho abordamos as áreas funcionais de algumas organizações: como elas funcionam no dia a dia para o melhor desenvolvimento da empresa, qual a sua importância, as suas responsabilidades e atribuições.
 
Concluímos que cada uma das oito áreas funcionais estudadas (qualidade, financeiro, recursos humanos, compras, logística, marketing, comercial e produção) se subdividem em funções inter-relacionadas e interdependentes agrupando então atividades relacionadas, que são necessárias para o funcionamento de uma empresa qualquer. Através da execução dessas funções, pode-se alcançar um resultado bem definido, alinhando-as para que os colaboradores possam desempenhar da melhor forma o seu trabalho, e assim, alavancar a organização em questão. 
Cumprimos todos os objetivos que nos foram propostos, com uma certa dificuldade, pois foi custosa a procura por uma empresa que possuísse todos os setores exigidos, porém, nos dividimos em equipe e conseguimos alcançar os resultados finais do trabalho.
A atividade de conhecer a fundo a funcionalidade de todas as áreas essenciais à organização foi de extrema importância para o nosso aprendizado, pois assim pudemos identificar na prática vários conceitos trabalhados em sala. O aprofundamento no tema nos permitiu desenvolver o olhar crítico e aperfeiçoar as nossas competências de investigação, seleção, comunicação (entrevistas) e organização. 
REFERÊNCIAS
KENOBY. Áreas do RH: você sabe como todas funcionam e se organizam?. 2017. Disponível em: <http://www.kenoby.com/blog/areas-do-rh/>. Acesso em 22 de maio 16BRAZIP. O papel do profissional de Recursos Humanos na estratégia da empresa. 2014. Disponível em: <http://www.brazip.com.br/sites/br/blog/2014/10/07/o-papel-do-profissional-de-recursos-humanos-na-estrategia-da-empresa/>. Acesso em 22 de maio de 2018.
MARQUES, José Roberto. O QUE É E COMO FUNCIONA O RH?. 2016. Disponível em: <https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/o-que-e-rh/>. Acesso em 22 de maio de 2018.
ESPUNY, Herbert Gonçalves. O que é qualidade?. 2008. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/o-que-e-qualidade/23926/>. Acesso em 28 de maio de 2018.
MARQUES, José Roberto. Qual é o conceito de qualidade nas empresas?. 2018. Disponível em: <http://www.jrmcoaching.com.br/blog/qual-e-o-conceito-de-qualidade-nas-empresas/>. Acesso em 28 de maio de 2018.
Empregos.com.br. Auxiliar de Produção: Saiba a importância do Auxiliar de Produção no mercado e suas principais atividades e habilidades profissionais. 2015. Disponível: <https://carreiras.empregos.com.br/profissao/auxiliar-de-producao-2/#comments>. Acesso em 29 de maio de 2018.
Administradores.com. O que é gestão comercial?. 2014. Disponível em:< https://meusucesso.com/artigos/vendas/o-que-e-gestao-comercial-28/>. Acesso em 04 de maio de 2018.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing - Edição do Milênio. São Paulo: Makron. 2001
FGV/EAESP (Professores do Depto. De Mercadologia) Gestão de Marketing, São Paulo: Saraiva. 2003
JR, Gilbert A. Churchill. Marketing: Criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva. 2000
RICHERS, Raimar. O que é Marketing?. São Paulo: Brasiliense. 2001
KOTLER, P. KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12ª. Edição. São Paulo: Ed. Pearson, 2006

Continue navegando