Buscar

PORTFÓLIO Módulo A fase 1 AVA

Prévia do material em texto

TEMA GERAL: ENSINO DE ARTE EM DIFERENTES CONTEXTOS
SUBTEMA ESPECÍFICO: ENSINO DE ARTE – EJA E EaD
CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS 
NOME COMPLETO: 
RU: 
POLO: 
PLANEJAMENTO DE ARTE – EJA
DISCIPLINA: Artes Visuais
MODALIDADE: Educação de Jovens e Adultos
CICLO: Ensino Médio (1o ao 3o ano)
TEMA: Arte e Trabalho
CONTEÚDO:
Os conteúdos as serem desenvolvidos nos tópicos seguintes tem a finalidade de apreciar e o contextualizar. Contribuem para o conhecimento da própria cultura. 
Incluem exposições teóricas, trabalhos em grupo e ou individual e suas produções artísticas. 
OBRAS DE ARTE
 
A rendeira (Pintura de Johannes Vermeer)
As Respigadoras (Pintura de Jean-François Millet)
OBJETIVOS
- Possibilitar experiências significativas em arte, para que o aluno possa realizar produções individuais e coletivas.
- Analisar as relações entre a arte e a leitura da realidade, refletindo,  investigando, indagando, com interesse e curiosidade.
- Procurar usar a comunicação direta para que os alunos do EJA entendam e reflitam;
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E METODOLOGIA DE ENSINO
Educação de Jovens e adultos o ensino de Arte deve se adequar ao contexto do educando, tornando-se significativo para este, sendo importante conceber a Arte. Sendo um instrumento para a identificação cultural e o desenvolvimento. 
É necessário passar por esse período de educação, para que possamos desenvolver habilidade individual, como elaborar situações, criatividade para poder resolvê-las. E em grupo, o ensino da arte nos ajuda a compor um grupo de forma participativa. 
E o processo da abordagem triangular proposto por Ana Mae Barbosa, é hoje a principal referência do ensino da arte no Brasil. Essa proposta procura englobar vários pontos de ensino/aprendizagem ao mesmo tempo, entre os principais estão: leitura da imagem, objeto ou campo de sentido da arte (análise, interpretação e julgamento), contextualização e prática artística (o fazer).
DESENVOLVIMENTO DA AULA
1º aula: Será iniciada com um documentário sobre a arte urbana que propõe aplicar formas alternativas de cuidados, com base na arte, no afeto, no convívio com animais e sociedade. 
2º e 3º aula: Nestas aulas será desenvolvida uma resenha sobre o documentário assistido. Sendo dividido e produzido em grupo cenas com base no documentário.
4º aula: Apresentação rápida sobre a cena escolhida, explicando a todos o motivo/objetivo da escolha. 
A avaliação será realizada de duas formas: Individual/grupo (desempenho durantes as quatro aulas, participação e desenvolvimento proposto). 
RECURSOS
Os recursos materiais para a apresentação das aulas:
- Computador com Internet;
- Data Show, para a apresentação do aplicativo Prezi, os vídeos e plataformas;
- Uma caixa, papéis cortados e canetas;
- Cadernos e canetas para escreverem as reflexões; 
Materiais que os alunos necessitarem para as apresentações como: cartolina, tinta, pincéis. 
REFERÊNCIAS
Barbosa (2003) que possui três eixos artísticos norteadores: fazer, ler e contextualizar.
Contextualizar: é ação de apreciar; refere-se à análise da produção artística individual e do outro, interpretando, segundo seus conhecimentos preconcebidos, “a produção histórico-social em sua diversidade, a identificação de qualidades estéticas e significados artísticos no cotidiano, nas mídias, na indústria cultural, nas práticas populares, no meio ambiente.” (BRASIL, 1997, p. 50).
Revista PRÉ UNIVESP. 
EXERCÍCIO REFLEXIVO SOBRE O ENSINO DE ARTE PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
ENSINO DAS ARTES VISUAIS – EJA/EAD
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino utilizado na rede pública no Brasil para a inclusão de jovens e adultos na educação formal, com o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade para aqueles que perderam a oportunidade de se escolarizar na época própria. Ela é regulamentada pelo artigo 37, da lei nº. 9394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB).
Um dos principais passos para o trabalho com Educação de Jovens e Adultos é a valorização do conhecimento prévio e o reconhecimento dos alunos como portadores de cultura e saberes. São pessoas que estão voltando para a escola, muitas vezes, em busca da educação que o mercado exige. Chegam cansados depois de um dia de trabalho, têm pouco tempo para se dedicar aos estudos, mas chegam também com muitas histórias e vivências. Dessa forma, esta disciplina tem como objetivo propiciar o estudo sobre a Educação de Jovens e Adultos na realidade brasileira, bem como refletir sobre os processos de ensino e aprendizagem que o envolvem, contribuindo para a construção da cidadania como elemento da emancipação. 
Baseado no planejamento de arte - EJA que você desenvolveu anteriormente; e depois do conhecimento das ferramentas das plataformas online sugeridos no manual do portfólio (Quizlet e Wix), responda:
Qual plataforma, dentre as que são apresentadas no manual do portfólio, você escolheria para desenvolver seu planejamento? Ela possibilita a utilização da Abordagem Triangular? Justifique sua resposta.
Resposta: A plataforma que eu mais me identifiquei foi a Wix, por haver a possibilidade de inserir vídeos e textos, interagir com o internauta e anexar imagens, o que não consegui na Quizlet. A Quizlet testei a plataforma gratuita, que não possui muitos recursos, e do que observei, é uma plataforma de estudos, onde os alunos acessam para estudar os conteúdos textuais, para o professor inserir o imagético, tem que pagar, e, observei que não possui nem na versão paga, o recurso de inserção de vídeos. Quanto ao fato se há a possibilidade de utilizar a Abordagem Triangular, eu acredito que nenhuma seria o ideal, por não haver a possibilidade de você trabalhar (fazer) a inserção artística, usando imagens e não apenas textos. Lê-la – só se o professor usar a versão paga e, para depois contextualizá-la na própria plataforma – aí, acredito que as duas deem.
Como você utilizaria a plataforma para realizar as adaptações necessárias para o desenvolvimento das estratégias metodológica do seu planejamento? Cite três adaptações de acordo com os três eixos dos processos de ensino e aprendizagem das artes visuais segundo a Abordagem Triangular: fazer artístico, leitura de imagens e contextualização.
Resposta: Na plataforma que escolhi - Wix, Figura 5, onde eu coloquei os temas (música do Pensador, intervenção do Orion e o jogo cênico, do Jogando no Quintal) em abas, Figura 6, Ler (BARBOZA, 2003), para que o aluno não apenas veja os vídeos, mas também se interesse em conhecer, de forma textual, o que foi e como foi, cada trabalho feito pelos artistas escolhidos. Senti falta de um sistema interativo que o aluno possa praticar exercícios para aprofundar seu aprendizado, como no Quizlet.

Continue navegando