Buscar

Relação entre Relacionamento, Parceria e Certificação de Fornecedores e Critérios de Seleção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tarefa: Seleção de Fornecedores
Qual a relação entre Relacionamento, Parceria e Certificação de Fornecedores? Para responder a esta questão, é necessário fazer um link e relacionar os três aspectos citados acima.
A criação de um relacionamento estreito e duradouro com os fornecedores é vital para as empresas, pois esta integração reduz o tempo de fornecimento de materiais, permite receber produtos de melhor qualidade, reduz o estoque tanto da empresa como do fornecedor, além de outros benefícios. Cada vez mais migra-se para o modelo multifuncional, onde há integração com os fornecedores através de parceria e a certificação. Esta integração trás uma mudança drástica no tipo de relacionamento. Os níveis de componentes de parcerias é que vão determinar se seu relacionamento com o fornecedor é de colaborador ou de parceiro. Conforme o livro da disciplina, a parceria pode ser definida como um relacionamento comercial com base em confiança mútua, a abertura, riscos e recompensas compartilhadas, que proporcionem vantagem competitiva e estratégica, resultando em um desempenho melhor do que seria possível individualmente. Para que uma parceria possa ser criada e mantida com sucesso, critérios de seleção são desenhados, examinados e discutidos com os fornecedores. Esses critérios devem medir o nível de apoio das condições ambientais, aspectos técnicos, competência técnica e gerencial, além do grau de confiabilidade mútua. Com o decorrer dos anos, a seleção de fornecedores vem ganhando cada vez mais importância dentro do processo de compras. O constante aumento do valor dos itens comprados para suprir uma empresa, o avanço da tecnologia e a possibilidade de aquisição de produtos de outros países, faz com que cresça a seleção das empresas que irão fornecer para uma organização (VIANA, 2000). Nem todo fornecedor que é aprovado ou homologado na seleção (atingiu um mínimo de qualificação) vai possuir certificação. Ele está aprovado a fornecer ou prestar serviço, mas a certificação representa um nível mais elevado de qualidade, pois fornecedores que atingem tal nível, ou seja, os que possuem certificação, não necessitam de testes para comprovar sua qualidade. Ela acontece por meio de diplomas ou certificados expedidos aos melhores fornecedores e é o reconhecimento explícito por meio de anúncio em veículos de comunicação (jornal, internet, rádio). 
 A partir dos Critérios de Seleção de Fornecedores mencionados no Cap. 4 do livro da disciplina, Faça um Ranking dos 10 critérios apresentados pelo autor e que na sua opinião possam ser elencados em um grau de importância. Também além de elencar os 10 critérios selecionados, o aluno(a) deve justificar o porque colocou "determinado critério em 1, 2, 3, 4.....e assim sucessivamente até completar o 10".
Julgo nesta ordem o grau de importância.
1 - Estabilidade, solidez e perspectivas financeiras: Um indicador do trabalho da empresa, saúde financeira para poder firmar esta parceria, empenhar esforços para manter a longo prazo.
2 - Respeitabilidade do mercado: permite avaliar o trabalho da empresa.
3- Compartilham expectativas e respeito mútuo: importante para fazer bom trabalho.
4 - Competência técnica em todos os aspectos do processo de manufatura: ter competência no processo é de suma importância.
5 - Comprometimento com o cumprimento dos compromissos: uma garantia da manutenção da parceria e prestação de serviços.
6 - Estratégias e objetivos estratégicos consistentes: permite conhecer bem a empresa.
7 - Qualidade como item indispensável: garantir qualidade do serviço.
8 – As administrações das duas empresas estão dispostas a integrar sistemas de informação e compartilhar informação de custos dos produtos: ajuda no processo compartilhar.
9 - Importância do trabalho de equipe e equipes multifuncionais; melhores resultados. 
10 - Produtividade e sofisticação tecnológica; ajuda a obter melhores resultados.

Continue navegando