Buscar

Exercícios de A1 e A2 cidadania


Continue navegando


Prévia do material em texto

Exercícios de A1 cidadania
1-Leia as afirmativas abaixo sobre a Revolução Industrial e responda a questão.
I . O advento da Revolução Industrial transformou o conceito de cidadania, dentre outros fatores, por criar uma nova estrutura social com novas hierarquias. Dentro dessa nova hierarquia destacamos o surgimento da classe do proletariado que com a força do seu trabalho impulsiona a produção e tem em troca o direito a todos os bens que resultam do processo produtivo.
II. A Revolução Industrial delineou uma nova ordem social e marcou o uso do povo pela burguesia que dominou o cenário político para garantir seus direitos. O proletariado que se formou é ao mesmo tempo a classe que sustenta a burguesia e aquela que irá assumir o papel de agente revolucionário ao contrapor-se aos interesses burgueses na luta por seus direitos.
III. A Revolução Industrial levou ao surgimento da classe dos homens sem propriedade, possuidores apenas de sua força física para dispor como moeda de troca. Estava inaugurada uma nova fase social, marcada pela luta na aquisição de direitos políticos e sociais, deslocando a burguesia da condição de classe revolucionária para conservadora.
IV. A burguesia formada pós-Revolução Industrial assumiu o papel de agente revolucionário da história, o que direcionou o proletariado para o plano do status quo ou establishment.
Estão CORRETAS somente as afirmativas:
Escolha uma:
A. II e III.
2-Durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso é CORRETO afirmar que:
Escolha uma:
E. Com o sucesso do Plano Real a política econômica neoliberal foi intensificada, dando continuidade à política de privatizações.
3-Leia as afirmativas abaixo sobre a Revolução Francesa e responda a questão.
I. A Revolução Francesa representou a ascensão da burguesia ao poder através de um processo violento e sangrento, alternando momentos de extremismo e profunda reflexão sobre o indivíduo/sociedade. Marca o uso do povo pela burguesia para dominar o cenário político e garantir direitos, estabelecendo limites para sua ação. 
II. A Revolução Francesa, ideologicamente, não acreditava na possibilidade de criar liberdade, igualdade e fraternidade como valores fundamentais para construção de uma sociedade harmônica e justa.
III. Podemos dizer que foram os segmentos sociais franceses os primeiros a alteraram a ordem social produzindo uma nova realidade, na qual estavam alicerçadas as condições para a universalização das bases dos direitos civis: direito à vida e direito às liberdades individuais - corpo, espírito e mente.
IV. Ideologicamente os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade foram levados ao extremo pela Revolução Francesa, o que resultou na prática do terror com a finalidade de se construir uma sociedade justa.
Estão CORRETAS somente as afirmativas:
Escolha uma:
E. I e IV. 
4-As novas atitudes que se firmaram a partir da Idade Moderna alicerçaram as condições para a construção da cidadania como a conhecemos na atualidade. Qual das afirmativas abaixo denota uma atitude INCORRETA, e, portanto, não contribuiu para a consolidação da cidadania atual.
Escolha uma:
A. No período que precedeu ao Antropocentrismo as relações servis e de vassalagem, bem como a devoção e o comportamento temente a Deus acabaram por vincular os homens à política e a participação na vida pública.
5-Ao contrapormos o Teocentrismo ao Antropocentrismo, é CORRETO afirmar que:
Escolha uma:
E. O Antropocentrismo coloca o Homem no centro do Universo, alterando a antiga visão de mundo baseada no Teocentrismo.
6-Leia as afirmativas sobre os acontecimentos dos últimos anos da década de 80 e o início dos anos 90 que marcaram um novo momento na história do Brasil. 
I. Em plena democracia os cidadãos vivenciaram momentos de autoritarismo, como em 1988, quando as tropas do exército invadiram e executaram os trabalhadores em greve na Companhia Siderúrgica Nacional; e exercitaram a cidadania, em 1989, votando na primeira eleição direta para presidente da república, após anos de ditadura militar.
II. As eleições para presidente da república de 1989 colocou frente a frente duas ideologias antagônicas: de um lado o neoliberalismo de Collor/PRN com apoio da burguesia nacional - empresários, banqueiros, latifundiários e empresas de comunicação; de outro lado o socialismo de Lula/PT, com apoio das esquerdas - sindicatos, movimentos sociais e artistas.
III. A vitória de Collor alinhou o projeto econômico brasileiro com a economia internacional. Os efeitos das políticas neoliberais provocaram a caça aos marajás do serviço público, o confisco dos rendimentos gerados pela especulação financeira e a desregulamentação da CLT favorecendo o pleno emprego; logo esses efeitos foram sentidos na cidadania formal, melhorando o padrão de vida da população.
Assinale a alternativa que representa os fatos CORRETOS:
Escolha uma:
B. I e II estão corretas e III está incorreta.
7-Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA sobre a Independência dos EUA:
Escolha uma:
D. Os EUA, com a independência, perseguiram a construção de uma democracia liberal, simbolizando a ascensão de todos os grupos da colônia que lutaram contra a opressão inglesa. Assim, todos, sem exceção, se tornaram cidadãos no ato da Declaração de Independência.
8-Segundo Eli Diniz, é CORRETO afirmar que na história do Brasil o período divisor de águas foi marcado pelas:
Escolha uma:
E. Ações do governo Vargas como a transferência do setor agrário para o urbano, o estabelecimento de leis trabalhistas e o incentivo do Estado à industrialização.
9-A era Vargas proporcionou ao Brasil um período de grandes mudanças. O Brasil vivia um momento de recuperação econômica assentada em contradições sociais e políticas. Assinale a alternativa CORRETA que indica as conquista significativas do período:
Escolha uma:
D. A implantação de políticas voltadas para o setor social: educação, moradia, saúde, emprego e infraestrutura e fortalecimento do trabalhador urbano.
10-Leia as afirmativas abaixo sobre o Welfare State - Estado de Bem-Estar Social:
I. A elevação do Estado à condição de principal agente regulamentador de investimentos na geração de empregos e assistencialismo.
II. A realização de parcerias entre os sindicatos proletários e a burguesia proprietária.
III. A prática do livre comércio e a especulação do setor financeiro, incentivadas pelo laisser faire.
Assinale a alternativa CORRETA:
Escolha uma:
C. I e II estão corretas e III está incorreta.
Exercícios de A2 Cidadania
1-É CORRETO afirmar que os fatores que contribuíram para o crescimento populacional indígena brasileira nas duas últimas décadas foram:
Escolha uma:
D.- As altas taxas de fecundidade entre as populações indígena e o aumento da expectativa de vida das populações indígenas de acordo com os dados estatísticos dos censos 2000 e 2010.
2-Leia as afirmativas sobre as populações indígenas brasileiras e responda a questão.
I - As condições de vida dessas populações continuam a ser bastante precárias, demandando esforços urgentes de sociedade nacional abrangente e de órgãos governamentais no sentido de apoiá-las em sua luta pela sobrevivência e pelo respeito às suas identidades e modos de vida.
II - A população indígena brasileira era de 294.131 em 1991, tendo em 2000, alcançado o quantitativo de 734.127, perfazendo um crescimento populacional de aproximadamente 150% (440 mil pessoas) num ritmo de crescimento anual de 10,8% no período.
III - As condições de vida dessas populações indígenas melhoraram sensivelmente, eliminaram-se totalmente os conflitos e o risco de extinção, devido aos esforços da sociedade nacional abrangente e de órgãos governamentais no sentido de apoiá-las em sua luta pela sobrevivência e pelo respeito às suas identidades e modos de vida.
É CORRETO afirmar que:
Escolha uma:
B. I está correta e II e III estão incorretas.. 
3-Leia as afirmativas referentes ao regime de tutela das populações indígenas noBrasil e responda a questão.
I - O regime de tutela imposto aos índios como instrumento de proteção foi positivo, pois estava associado à proposta de integração das sociedades indígenas à comunhão nacional, o que implicava o projeto de levar os povos indígenas a se incorporarem à sociedade nacional abrangente, isto é, à aculturação e assimilação. 
II - O regime de tutela imposto aos índios como instrumento de proteção seria positivo, não estivesse associado à proposta de integração das sociedades indígenas à comunhão nacional, o que implicava o projeto de levar os povos indígenas ao desaparecimento por intermédio de sua incorporação à sociedade nacional abrangente, isto é, à aculturação e assimilação.
III - Sob a inspiração positivista, foi criado em 1910 o Serviço de Proteção Indígena (SPI), órgão governamental através do qual o Estado brasileiro tomou como sua responsabilidade a proteção e a tutela dos indígenas. Em 1911, seguindo essas diretrizes, o exercício da tutela foi concedido aos funcionários do SPI, mas essa instituição enfrentou uma série de problemas, perdendo sucessivamente sua eficácia.
É CORRETO afirmar que:
Escolha uma:
E. II e III estão corretas e I está incorreta.
4-Leia as afirmativas sobre as teorias acerca da formação étnica do povo brasileiro e responda a questão. 
I - As teorias sobre a formação étnica do povo brasileiro são relativamente recentes. O Brasil criou uma espécie de triângulo das raças composto por brancos, índios e negros, e defende-se a ideia de miscigenação como meio de harmonização social entre todos.
II - As teorias sobre a formação étnica do povo brasileiro são relativamente recentes. Durante o período colonial a reflexão acerca das relações entre negros e brancos não existia. 
III - O Brasil criou uma espécie de triângulo das raças composto por brancos, índios e negros. Acreditar nesse triângulo é aceitar a ideia de que brancos, índios e negros se encontravam numa espécie de carnaval social e biológico, o que não era verdade.
É CORRETO afirmar que:
Escolha uma:
B. II e III estão corretas e I está incorreta.
5-Leia as afirmativas abaixo sobre a pós-modernidade e responda a questão.
I - Jürgen Habermas atribuiu em sua análise um caráter conservador a pós-modernidade, indicando o ataque direto desta aos ideais iluministas.
II - Gilles Lipovetsky substitui o termo pós-modernidade por modernidade líquida objetivando demonstrar que determinadas características da modernidade passaram a ser exacerbadas.
III - Fredric Jameson identifica a pós-modernidade como braço cultural da lógica neoliberal.
IV - Jean-François Lyotard, pioneiro na utilização do termo, apresenta a pós-modernidade como fim dos sistemas explicativos grandiosos e generalistas. 
Um breve mapeamento das análises de diversos cientistas e estudiosos sobre a pós-modernidade nos permite afirmar que:
Escolha uma:
D. I, III e IV estão corretas e II está incorreta.
6-Leia as afirmativas abaixo sobre a cidadania nos Estados globalizados e responda a questão.
I - Atualmente exercemos uma cidadania passiva, dividimo-nos entre incluídos e excluídos do sistema mercadológico. Nesta lógica imperialista do capital pelo capital, ser cidadão é consumir.
II - A globalização é um fenômeno que propicia o exercício da cidadania ativa, uma vez que garante ao cidadão o direito de consumir. 
III - Atualmente exercemos uma cidadania ativa, dividimo-nos entre incluídos e excluídos do sistema mercadológico. Nesta lógica imperialista do capital pelo capital, ser cidadão é consumir.
É CORRETO afirmar que:
Escolha uma:
B. I e II estão corretas e III está incorreta.
7-O país pioneiro na implementação de políticas de ação afirmativa contra o racismo foi:
Escolha uma:
B. Estados Unidos 
8-Sobre a condição da população indígena no Brasil Colônia é INCORRETO afirmar que:
Escolha uma:
D. A Igreja não considerava os índios verdadeiros homens e livres, aliando-se, portanto, aqueles que os consideravam não dotados de alma e os tratava como negros da terra, ou seja, nativos passíveis de escravização.
9-Leia as afirmativas abaixo sobre a Globalização e responda a questão.
I - Surge a partir da necessidade sentida pelo sistema econômico neoliberal de aniquilar barreiras para a livre flutuação financeira, intensificando o consumo de mercadorias e mão de obra.
II - A globalização caracterizou-se como processo de aproximação entre os países e pessoas a partir da revolução técnico-científica e do avanço do sistema de transportes no globo terrestre.
III - A globalização vem contribuindo para a equidade social e a redução dos conflitos, e vem solucionando os problemas sociais com a implantação da economia neoliberal.
IV - A globalização alterou a vida no planeta. Ela representa o braço sociocultural da política neoliberal, servindo assim para legitimar a nova ordem social.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Escolha uma:
A. I, II e IV
10-Leia abaixo as afirmativas sobre DISCRIMINAÇÃO e responda a questão.
I - A discriminação tem por objeto ou resultado anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em um mesmo plano de igualdade e condição, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública.
II - A palavra discriminação possui diversos significados. O mais comum, no entanto, tem a ver com o uso sociológico da palavra discriminação que significa que a discriminação pode ser social, racial, religiosa, sexual, por idade, nacionalidade, etc.
III - A palavra discriminação possui diversos significados. No entanto, quando usamos a palavra discriminação sociologicamente estamos nos referindo especificamente à discriminação racial.
É CORRETO afirmar que:
Escolha uma:
A. I e II estão corretas e III está incorreta.