Buscar

Mardonio Guedes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO FARIAS BRITO-FFB
CURSO: Direito
DISCIPLINA: Historia do Direito
PROFESSOR: Mardônio Guedes
ALUNA: Jadyohana Oliveira Melo
1. Aponte e analise problemas sociais do Brasil na sociedade contemporânea.
Os problemas sociais no Brasil, como o crescente número de violência e a precária saúde pública oferecida para todos os cidadãos é um dos assuntos principais abordados na sociedade. Em verdade, é dever do Estado assegurar a garantia de saúde de qualidade a todos, entretanto, o Brasil se encontra presenta em uma grave crise neste setor, devido a carência de investimentos do Governo Federal na distribuição de medicamentos gratuitos e a negligência do Estado em fornecer estruturas adequadas e aparelhos especializados para os hospitais públicos. Além disso, alta taxa de criminalidade na sociedade vem, cada vez mais, crescendo, em decorrência da grande desigualdade e do feroz aumento do índice de desemprego. À luz dessas considerações, a saúde e a violência são um problema de ordem social pública e necessitam de projetos, soluções e ações efetivas para a solução desses problemas em todas as classes brasileiras.
2. Formule um texto argumentativo sobre a formação histórica do direito no Brasil colonial e imperial.
Para que seja possível compreender o processo histórico de formação do direito no Brasil, é preciso apresentar o contexto histórico em que este estava inserido. Em 1500, com a chegada dos portugueses, o Brasil começou a obter o seu primordial substrato básico para a presença de um ordenamento jurídico na sua sociedade. Este era totalizante no direito positivo de Portugal, no qual era baseado em ordenações feitas pela realeza, gerando uma exclusão da maioria da população, como os índios e africanos, mediante ao fato de não serem considerados sujeitos de direitos. Entretanto, mesmo com a escravidão, a exclusão, a desigualdade e o patriotismo da sociedade o Brasil declarou independência de Portugal, obtendo inicio ao Império e gerando uma autonomia politica nunca vista. O Brasil Império marcou um processo de construção de uma cultura jurídica nacional, levando a este um sentimento de pertencimento a um grupo por vínculos raciais, linguísticos e históricos que eram ligados pelo direito.
3. Analise a construção dos direitos sociais e civis no Brasil republicano.
O Brasil Império obtinha três bases primordiais para o permanecimento do poderio imperial, a escravidão, a igreja e o exército, contudo, com a abolição da escravidão, em 1888, o descontentamento da igreja com os atos do imperador e a revolta do exército com a tirania do soberano, a decadência do Império foi imediata e o surgimento da República foi iniciado. A proclamação da República era um desejo coletivo que unia, no mesmo ideal, grupos de diversos setores com o objetivo de instalar o regime presidencialista e descentralizado. Apesar de que inúmeras características do Brasil Império foram conservadas, como o autoritarismo, a desigualdade social e o impedimento da livre liberdade de expressão, algumas reformas foram instauradas rapidamente, como a criação dos primeiro códigos no ordenamento jurídico brasileiro e novas constituições reestruturadas, valorizando, cada vez mais, o direito brasileiro.

Outros materiais