Buscar

TAREFA 3 Proteção do meio ambiente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TAREFA 3
EXTRAPOLANDO O CADERNO: Nesta atividade com base nas informações oferecidas pelo caderno conjugadas com uma pesquisa própria (a ser realizada) dos senhores alunos com relação a temática, quero que responda a seguinte situação real: “Imagine que a sua empresa ao adquirir o terreno para instalar uma nova planta, já de posse da Licença Prévia Ambiental emitida pelo órgão de meio ambiente, ao fazer a sondagem, para a retirada da Licença de Instalação, descobre que o terreno era um antigo deposito de resíduos perigosos (que foi enterrado) de uma firma que não mais existe. 
Pergunta-se:
Pode o poder público exigir da nova firma (sua firma) um planejamento para eliminar/mitigar o passivo ambiental descoberto? 
A sua firma passa a ter responsabilidade civil, criminal e ou ambiental pela mitigação deste passivo ambiental?
Este passivo ambiental, influenciará na sua contabilidade? Explique as respostas.
Respostas:
De acordo com o § 1º do Art. 14 da lei 6938/81, sem obstar a aplicação das penalidades previstas neste artigo, é o poluidor obrigado, independentemente da existência de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade. O Ministério Público da União e dos Estados terá legitimidade para propor ação de responsabilidade civil e criminal, por danos causados ao meio ambiente.
Segundo o STJ, independente de quem tenha causado o dano, cabe ao atual dono do imóvel reparar as perdas ambientais. “A obrigação de reparar o dano ambiental é propter rem, o que significa dizer que adere ao título e se transfere ao futuro proprietário”. Portanto, cabe a empresa fazer um levantamento do passivo ambiental do imóvel antes da compra, visto que, após adquirir o imóvel o proprietário assume o passivo ambiental do mesmo.
Conforme o exposto acima, após adquirir o imóvel a empresa assume o passivo ambiental existente, com isso passa a ter responsabilidade civil, criminal e ambiental pela mitigação do passivo.
Sim, pois a empresa terá que destinar parte do seu capital para realizar a descontaminação do terreno. Isso afetará diretamente a contabilidade, visto que, será necessário contratar uma empresa especializada para fazer o serviço e dar a destinação correta ao resíduo antes que seja iniciada qualquer obra no local, gerando assim um custo que deverá ser inserido pela contabilidade no fluxo de caixa da empresa, afim de manter o proprietário ciente de quanto de lucro ou prejuízo a empresa está tendo.

Continue navegando