Logo Passei Direto
Buscar

232 questões de Aprendizagem e Controle Motor

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A adolescência é um período de transição no desenvolvimento entre a infância e a idade adulta que envolve mudanças físicas, cognitivas e psicossociais. O componente biológico da adolescência é reconhecido como PUBERDADE. Com base nos assuntos pertinentes às alterações biológicas desta fase da vida, assinale a alternativa que contém afirmacoes verdadeiras.
I - O ganho de peso característico desta fase reflete em aumento da massa adiposa entre meninas e aumento da massa muscular entre meninos. II - A maturação sexual tende a ocorrer primeiro nos meninos (11-12 anos) e mais tarde entre as meninas (13-15 anos). III - A primeira menstruação (menarca) é um marco da maturação sexual feminina que ocorre entre 12 e 13 anos. IV - O estirão de crescimento é um indicador visual que marca o término da puberdade. Assinale a alternativa correta.
a) A alternativa I está correta.
b) As alternativas I e III estão corretas.
c) As alternativas II e IV estão corretas.
d) As alternativas I e IV estão corretas.
e) A alternativa III está correta.

A aprendizagem é a mudança de comportamento viabilizada pela plasticidade dos processos neurais cognitivos. Considerando que a aprendizagem motora é complexa e envolve praticamente todas as áreas corticais de associação, é necessário compreender o funcionamento neurofisiológico na maturação a fim de fornecer bases teóricas para a estruturação de um plano de ensino que considere as fases de desenvolvimento neural da criança, maximizando assim o aprendizado.
Por esse motivo, podemos entender que quando falamos fases do desenvolvimento neural estamos falando ao mesmo tempo das fases do movimento. Marque em ordem sequencial as fases do movimento.
a) Reflexo, Rudimentar, Fundamental e Especializado;
b) Rudimentar, Fundamental, Reflexo e Especializado;
c) Reflexo, Fundamental e Especializado;
d) Rudimentar, Especializado, Fundamental e Reflexo;
e) Especializado, Fundamental, Rudimentar, e Reflexo.

A aprendizagem motora, acontece por meio de uma combinação complexa de processos cognitivos e motores. Assim, podemos definir Aprendizagem Motora, enfatizando os seguintes aspectos:
Marque a única opção FALSA:
a) a aprendizagem passa por fases como: motora, cognitiva, proficiência;
b) a aprendizagem resulta da prática ou da experiência;
c) as mudanças na aprendizagem são relativamente permanentes.
d) a aprendizagem não é diretamente observável;
e) a aprendizagem envolve um conjunto de processos no sistema nervoso central;

A Aprendizagem Motora está intimamente relacionada ao Controle e ao Desenvolvimento Motor. Juntos, constituem uma área integrada de estudos chamada de COMPORTAMENTO MOTOR (GO TANI, 2005).
De acordo com o exposto acima marque a resposta CORRETA no que se refere a aprendizagem motora, ao controle motor e ao desenvolvimento motor.
a) A modificação de um determinado movimento ou padrão de movimento envolve aprendizagem motora.
b) O controle motor não estuda como os movimentos são produzidos, apenas controlados e isso independe da ação do sistema nervoso central.
c) A aprendizagem motora estuda como o indivíduo se torna ineficiente nos movimentos.
d) O desenvolvimento motor estuda o movimento desde a adolescência até a terceira idade.
e) O desenvolvimento motor refere-se as mudanças no movimento durante a infância e adolescência.

A construção de memórias acerca das habilidades motoras é desenvolvida através de um Esquema Geral, cujas condições iniciais são relevantes no processo de aquisição, desenvolvimento e aperfeiçoamento das ações motoras.
Essa teoria da Aprendizagem é conhecida como:
a) Teoria do Esquema
b) Teoria do traço perceptual
c) Teoria do feedback
d) Teoria do circuito aberto
e) Teoria Ecológica

A criança desenvolve suas capacidades perceptivas entre os três e sete anos e meio, ou seja, na idade que antecede sua entrada para escola primária (Fonseca e Mendes, 1987).
Baseando-se nesta informação marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) A acuidade visual alcança sua maturidade dinâmica aos 12 anos de idade;
( ) São consideradas capacidades perceptivas visuais a acuidade visual, percepção figura-fundo, a percepção de profundidade e lateralidade.
( ) O comportamento perceptivo-motor relaciona-se com as consciências corporal, espacial, direcional e temporal.
( ) A lateralidade interfere diretamente na direcionalidade e na coordenação motora.
( ) A percepção é o processo de organização de informações recebidas junto com informações armazenadas, o que leva a uma padrão de resposta estereotipado.
a) V, F, V, F, V.
b) F, F, V, V, F.
c) V, V, V, F, F.
d) V, F, V, V, F.
e) V, F, F, V, F.

A criança-recém nascida dispõe de recursos para movimentar o seu corpo que não precisam ser aprendidos.
Os dois tipos de movimentos que podem ser observados nesta criança são:
a) espontâneos e fundamentais
b) reflexos e desordenados
c) automáticos e desordenados
d) automáticos e espontâneos
e) fundamentais e desordenados

A criança recém-nascida realiza movimentos involuntários que estão intimamente ligados à sobrevivência e proteção do bebê. Logo em seguida esses movimentos servem de base para os primeiros movimentos voluntários.
Os dois tipos de movimentos que podem ser observados nesta criança são:
a) espontâneos e desordenados
b) rudimentares e fundamentais
c) reflexos e fundamentais
d) fundamentais e automáticos
e) reflexos e rudimentares

A criança se distingue do adulto em vários aspectos fisiológicos. Assim, a prescrição do treinamento e o rendimento físico dependem do grau de maturação da criança e de características neuroendócrinas que influenciam o metabolismo.
A este respeito assinale a afirmativa correta:
a) A maior taxa de crescimento da criança ocorre na primeira e na segunda infância e encontra-se associada a secreção de hormônio do crescimento que ter a secreção aumentada através de estímulos provenientes do exercício intenso.
b) Jovens pré-púberes apresentam menor pressão arterial sistólica pois a força de contração ventricular ainda é menor do que do adulto e possuem menor pressão diastólica pois apresentam elevada resistência vascular periférica associada a vasoconstrição.
c) A segunda infância é a fase mais importante para vivência de grande variedade de movimentos a fim de elaborar o esquema motor para todos os movimentos fundamentais a partir dos quais outros mais complexos poderão ser derivados.
d) A idade da menarca da menina ocorre aos 12 anos de idade e independe dos níveis de energia corporais e estresse proveniente do treinamento físico.
e) A presença do disco epifisário e a incapacidade do sistema nervoso em ativar completamente a produção de suor representam características de imaturidade que influenciam na prescrição do treinamento para o jovem pré-púbere.

A educação física na escola se caracteriza por buscar o desenvolvimento e o aprimoramento de habilidades motoras (Böhme, 2011). O pleno desenvolvimento das habilidades motoras está veiculado a necessária aquisição das capacidades motoras. (Ré & Bojikian). Apesar de diferentes, as habilidades e capacidades estão totalmente ligadas.
Identifique nas situações abaixo 'C' para capacidade motora e 'H' para habilidade motora:
( ) Flexibilidade
( ) Correr
( ) Girar
( ) Força muscular
( ) Salto em distância
( ) Agilidade
a) C, H, H, C, H, C
b) H, C, C, H, C, H
c) todas as situações representam habilidades motoras
d) C, C, H, C, H, C
e) H, H, C, H, C, H

A ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR (EDM) ROSA NETO AVALIA OS ELEMENTOS BÁSICOS DA MOTRICIDADE DE CRIANÇAS DE 2 A 11 ANOS DE IDADE. BASEANDO-SE NA PADRONIZAÇÃO DA ESCALA, ANALISE AS AFIRMATIVAS ABAIXO E MARQUE A OPÇÃO CORRETA:
A. A EDM AVALIA A IDADE MOTORA GERAL A PARTIR DAS 6 IDADES MOTORAS: MOTRICIDADE FINA E GLOBAL, AGILIDADE, ESQUEMA CORPORAL, ORGANIZAÇÃO ESPACIAL E ORGANIZAÇÃO TEMPORAL. B. TODAS AS IDADES SÃO EXPRESSAS EM MESES. C. A IDADE MOTORA PODERÁ SER NEGATIVA, CASO A IDADE MOTORA GERAL SEJA MENOR QUE A IDADE CRONOLÓGICA. D. O ALUNO SERÁ TESTADO A PARTIR DA SUA IDADE CRONOLÓGICA OU SUPERIOR.
a) AS AFIRMATIVAS B E C ESTÃO CORRETAS
b) AS AFIRMATIVAS A E C ESTÃO CORRETAS
c) AS AFIRMATIVAS C E D ESTÃO CORRETAS
d) AS AFIRMATIVAS B E D ESTÃO CORRETAS
e) AS AFIRMATIVAS A E B ESTÃO CORRETAS

A fase do movimento fundamental é caracterizada sobre três aspectos.
Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa incorreta.
a) Estágio Inicial - O movimento é caracterizado por elementos que faltam ou que apresentam uma sequência imprópria, marcados pelo uso limitado ou exagerado do corpo e coordenação diferente.
b) Estágio Elementar - Os padrões de movimentos nesses estágio são ainda geralmente restrito ou exagerado (crianças de 3 ou 4 anos).
c) Estágio Maduro - Representado com maior controle e melhor coordenação rítmica dos movimentos.
d) Estágio Inicial - Representado pelas primeiras tentativas com objetivo de desempenhar uma habilidade fundamental (crianças com 2 anos).
e) Estágio Imaturo - É caracterizado por desempenho mecanicamente eficiente coordenados e controlados.

A fase mais indicada para o desenvolvimento de capacidades físicas é a puberdade, porque
a) as enzimas-chave da glicólise são significativamente menores nesta fase.
b) a capacidade de responder fisiologicamente ao treinamento físico se acentua.
c) a velocidade de maturação é acentuada.
d) a capacidade de responder fisiologicamente ao treinamento de habilidades se acentua.
e) é o período de estirão do crescimento.

A importância de se trabalhar o conteúdo brinquedos cantados com os alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental para evidenciar como este conteúdo é tão importante para o desenvolvimento integral dos alunos nas aulas de educação física.
A respeito das informações supracitadas, pode-se concluir que
a) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
b) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
c) as duas afirmações são falsas.
d) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
e) as duas as afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

A influência de experiências motoras anteriores no desenvolvimento de uma nova habilidade está relacionada ao conceito de:
a) progressão pedagógica.
b) processo pedagógico.
c) atenção.
d) transferência.
e) memória.

A maturação psicomotora obedece a duas leis de desenvolvimento, que são:
a) cefalodistal e proximocaudal
b) cefalocaudal e proximodistal
c) neuronal e emocional
d) físico e neuronal
e) físico e emocional

À medida que se avança na idade adulta, experimenta-se uma série de alterações fisiológicas e físicas que afetam nosso comportamento.
É correto afirmar que são algumas das alterações fisiológicas e físicas decorrentes do processo de envelhecimento:
a) Atrofia dos neurônios, aumento da elasticidade das paredes arteriais, aumento da densidade mineral óssea
b) Aumento da resistência muscular, aumento da flexibilidade, alta excitação dos neurônios
c) Encurtamento da estatura, redução da massa muscular, declínio da função pulmonar
d) Redução do tecido adiposo, aumento da capacidade auditiva, redução do equilíbrio e postura
e) Perda de água nos discos intervertebrais, nas vértebras, mau alinhamento da coluna, aumento da força muscular

A Metodologia preocupa-se em COMO se chega a alcançar os objetos da aprendizagem. A aprendizagem baseia-se na aquisição de algumas habilidades. Dependendo dos pré-requisitos oferecidos, as crianças poderão realizar as várias formas de aprendizagem.
A - Aprendizagem por imitação;
B - Aprendizagem por experimentação;
C - Aprendizagem por competição;
D - Afirmativa incompleta.

Revelam que as crianças de 3 anos repetem e usam sequência de movimentos.
( ) As crianças de 3 anos já são capazes de comparar suas próprias performance com as outras, sem auxílio alheio.
( ) As crianças, muitas vezes, buscam brinquedos arriscados, se impõem tarefas.
( ) A criança precisa de liberdade e que sua fantasia seja estimulada.
a) C A B D
b) A C B D
c) D B A C
d) B C D A
e) A B C D

A obesidade é considerada, hoje, uma questão de saúde pública devido ao número de pessoas acometidas por esse mal.
Ao tratar do assunto, é suficiente que o professor de Educação Física manifeste a seguinte atitude:
a) para o aumento de repertório de movimento e para melhoria da coordenação de alunos iniciantes.
b) Há uma reduzida capacidade de concentração dos alunos, devido a predominância de processos motores sobre os inibitórios.
c) O condicionamento físico deve situar-se no ponto central, com a coordenação motora sendo aprimorada de modo gradual.
d) A instabilidade emocional do aluno deve ser levada em consideração na dosagem dos estímulos (cargas de treinamento).
e) Deve ser aproveitada para consolidação das técnicas desportivas superficiais e, se possível, mais refinadas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A adolescência é um período de transição no desenvolvimento entre a infância e a idade adulta que envolve mudanças físicas, cognitivas e psicossociais. O componente biológico da adolescência é reconhecido como PUBERDADE. Com base nos assuntos pertinentes às alterações biológicas desta fase da vida, assinale a alternativa que contém afirmacoes verdadeiras.
I - O ganho de peso característico desta fase reflete em aumento da massa adiposa entre meninas e aumento da massa muscular entre meninos. II - A maturação sexual tende a ocorrer primeiro nos meninos (11-12 anos) e mais tarde entre as meninas (13-15 anos). III - A primeira menstruação (menarca) é um marco da maturação sexual feminina que ocorre entre 12 e 13 anos. IV - O estirão de crescimento é um indicador visual que marca o término da puberdade. Assinale a alternativa correta.
a) A alternativa I está correta.
b) As alternativas I e III estão corretas.
c) As alternativas II e IV estão corretas.
d) As alternativas I e IV estão corretas.
e) A alternativa III está correta.

A aprendizagem é a mudança de comportamento viabilizada pela plasticidade dos processos neurais cognitivos. Considerando que a aprendizagem motora é complexa e envolve praticamente todas as áreas corticais de associação, é necessário compreender o funcionamento neurofisiológico na maturação a fim de fornecer bases teóricas para a estruturação de um plano de ensino que considere as fases de desenvolvimento neural da criança, maximizando assim o aprendizado.
Por esse motivo, podemos entender que quando falamos fases do desenvolvimento neural estamos falando ao mesmo tempo das fases do movimento. Marque em ordem sequencial as fases do movimento.
a) Reflexo, Rudimentar, Fundamental e Especializado;
b) Rudimentar, Fundamental, Reflexo e Especializado;
c) Reflexo, Fundamental e Especializado;
d) Rudimentar, Especializado, Fundamental e Reflexo;
e) Especializado, Fundamental, Rudimentar, e Reflexo.

A aprendizagem motora, acontece por meio de uma combinação complexa de processos cognitivos e motores. Assim, podemos definir Aprendizagem Motora, enfatizando os seguintes aspectos:
Marque a única opção FALSA:
a) a aprendizagem passa por fases como: motora, cognitiva, proficiência;
b) a aprendizagem resulta da prática ou da experiência;
c) as mudanças na aprendizagem são relativamente permanentes.
d) a aprendizagem não é diretamente observável;
e) a aprendizagem envolve um conjunto de processos no sistema nervoso central;

A Aprendizagem Motora está intimamente relacionada ao Controle e ao Desenvolvimento Motor. Juntos, constituem uma área integrada de estudos chamada de COMPORTAMENTO MOTOR (GO TANI, 2005).
De acordo com o exposto acima marque a resposta CORRETA no que se refere a aprendizagem motora, ao controle motor e ao desenvolvimento motor.
a) A modificação de um determinado movimento ou padrão de movimento envolve aprendizagem motora.
b) O controle motor não estuda como os movimentos são produzidos, apenas controlados e isso independe da ação do sistema nervoso central.
c) A aprendizagem motora estuda como o indivíduo se torna ineficiente nos movimentos.
d) O desenvolvimento motor estuda o movimento desde a adolescência até a terceira idade.
e) O desenvolvimento motor refere-se as mudanças no movimento durante a infância e adolescência.

A construção de memórias acerca das habilidades motoras é desenvolvida através de um Esquema Geral, cujas condições iniciais são relevantes no processo de aquisição, desenvolvimento e aperfeiçoamento das ações motoras.
Essa teoria da Aprendizagem é conhecida como:
a) Teoria do Esquema
b) Teoria do traço perceptual
c) Teoria do feedback
d) Teoria do circuito aberto
e) Teoria Ecológica

A criança desenvolve suas capacidades perceptivas entre os três e sete anos e meio, ou seja, na idade que antecede sua entrada para escola primária (Fonseca e Mendes, 1987).
Baseando-se nesta informação marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) A acuidade visual alcança sua maturidade dinâmica aos 12 anos de idade;
( ) São consideradas capacidades perceptivas visuais a acuidade visual, percepção figura-fundo, a percepção de profundidade e lateralidade.
( ) O comportamento perceptivo-motor relaciona-se com as consciências corporal, espacial, direcional e temporal.
( ) A lateralidade interfere diretamente na direcionalidade e na coordenação motora.
( ) A percepção é o processo de organização de informações recebidas junto com informações armazenadas, o que leva a uma padrão de resposta estereotipado.
a) V, F, V, F, V.
b) F, F, V, V, F.
c) V, V, V, F, F.
d) V, F, V, V, F.
e) V, F, F, V, F.

A criança-recém nascida dispõe de recursos para movimentar o seu corpo que não precisam ser aprendidos.
Os dois tipos de movimentos que podem ser observados nesta criança são:
a) espontâneos e fundamentais
b) reflexos e desordenados
c) automáticos e desordenados
d) automáticos e espontâneos
e) fundamentais e desordenados

A criança recém-nascida realiza movimentos involuntários que estão intimamente ligados à sobrevivência e proteção do bebê. Logo em seguida esses movimentos servem de base para os primeiros movimentos voluntários.
Os dois tipos de movimentos que podem ser observados nesta criança são:
a) espontâneos e desordenados
b) rudimentares e fundamentais
c) reflexos e fundamentais
d) fundamentais e automáticos
e) reflexos e rudimentares

A criança se distingue do adulto em vários aspectos fisiológicos. Assim, a prescrição do treinamento e o rendimento físico dependem do grau de maturação da criança e de características neuroendócrinas que influenciam o metabolismo.
A este respeito assinale a afirmativa correta:
a) A maior taxa de crescimento da criança ocorre na primeira e na segunda infância e encontra-se associada a secreção de hormônio do crescimento que ter a secreção aumentada através de estímulos provenientes do exercício intenso.
b) Jovens pré-púberes apresentam menor pressão arterial sistólica pois a força de contração ventricular ainda é menor do que do adulto e possuem menor pressão diastólica pois apresentam elevada resistência vascular periférica associada a vasoconstrição.
c) A segunda infância é a fase mais importante para vivência de grande variedade de movimentos a fim de elaborar o esquema motor para todos os movimentos fundamentais a partir dos quais outros mais complexos poderão ser derivados.
d) A idade da menarca da menina ocorre aos 12 anos de idade e independe dos níveis de energia corporais e estresse proveniente do treinamento físico.
e) A presença do disco epifisário e a incapacidade do sistema nervoso em ativar completamente a produção de suor representam características de imaturidade que influenciam na prescrição do treinamento para o jovem pré-púbere.

A educação física na escola se caracteriza por buscar o desenvolvimento e o aprimoramento de habilidades motoras (Böhme, 2011). O pleno desenvolvimento das habilidades motoras está veiculado a necessária aquisição das capacidades motoras. (Ré & Bojikian). Apesar de diferentes, as habilidades e capacidades estão totalmente ligadas.
Identifique nas situações abaixo 'C' para capacidade motora e 'H' para habilidade motora:
( ) Flexibilidade
( ) Correr
( ) Girar
( ) Força muscular
( ) Salto em distância
( ) Agilidade
a) C, H, H, C, H, C
b) H, C, C, H, C, H
c) todas as situações representam habilidades motoras
d) C, C, H, C, H, C
e) H, H, C, H, C, H

A ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR (EDM) ROSA NETO AVALIA OS ELEMENTOS BÁSICOS DA MOTRICIDADE DE CRIANÇAS DE 2 A 11 ANOS DE IDADE. BASEANDO-SE NA PADRONIZAÇÃO DA ESCALA, ANALISE AS AFIRMATIVAS ABAIXO E MARQUE A OPÇÃO CORRETA:
A. A EDM AVALIA A IDADE MOTORA GERAL A PARTIR DAS 6 IDADES MOTORAS: MOTRICIDADE FINA E GLOBAL, AGILIDADE, ESQUEMA CORPORAL, ORGANIZAÇÃO ESPACIAL E ORGANIZAÇÃO TEMPORAL. B. TODAS AS IDADES SÃO EXPRESSAS EM MESES. C. A IDADE MOTORA PODERÁ SER NEGATIVA, CASO A IDADE MOTORA GERAL SEJA MENOR QUE A IDADE CRONOLÓGICA. D. O ALUNO SERÁ TESTADO A PARTIR DA SUA IDADE CRONOLÓGICA OU SUPERIOR.
a) AS AFIRMATIVAS B E C ESTÃO CORRETAS
b) AS AFIRMATIVAS A E C ESTÃO CORRETAS
c) AS AFIRMATIVAS C E D ESTÃO CORRETAS
d) AS AFIRMATIVAS B E D ESTÃO CORRETAS
e) AS AFIRMATIVAS A E B ESTÃO CORRETAS

A fase do movimento fundamental é caracterizada sobre três aspectos.
Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa incorreta.
a) Estágio Inicial - O movimento é caracterizado por elementos que faltam ou que apresentam uma sequência imprópria, marcados pelo uso limitado ou exagerado do corpo e coordenação diferente.
b) Estágio Elementar - Os padrões de movimentos nesses estágio são ainda geralmente restrito ou exagerado (crianças de 3 ou 4 anos).
c) Estágio Maduro - Representado com maior controle e melhor coordenação rítmica dos movimentos.
d) Estágio Inicial - Representado pelas primeiras tentativas com objetivo de desempenhar uma habilidade fundamental (crianças com 2 anos).
e) Estágio Imaturo - É caracterizado por desempenho mecanicamente eficiente coordenados e controlados.

A fase mais indicada para o desenvolvimento de capacidades físicas é a puberdade, porque
a) as enzimas-chave da glicólise são significativamente menores nesta fase.
b) a capacidade de responder fisiologicamente ao treinamento físico se acentua.
c) a velocidade de maturação é acentuada.
d) a capacidade de responder fisiologicamente ao treinamento de habilidades se acentua.
e) é o período de estirão do crescimento.

A importância de se trabalhar o conteúdo brinquedos cantados com os alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental para evidenciar como este conteúdo é tão importante para o desenvolvimento integral dos alunos nas aulas de educação física.
A respeito das informações supracitadas, pode-se concluir que
a) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
b) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
c) as duas afirmações são falsas.
d) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
e) as duas as afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

A influência de experiências motoras anteriores no desenvolvimento de uma nova habilidade está relacionada ao conceito de:
a) progressão pedagógica.
b) processo pedagógico.
c) atenção.
d) transferência.
e) memória.

A maturação psicomotora obedece a duas leis de desenvolvimento, que são:
a) cefalodistal e proximocaudal
b) cefalocaudal e proximodistal
c) neuronal e emocional
d) físico e neuronal
e) físico e emocional

À medida que se avança na idade adulta, experimenta-se uma série de alterações fisiológicas e físicas que afetam nosso comportamento.
É correto afirmar que são algumas das alterações fisiológicas e físicas decorrentes do processo de envelhecimento:
a) Atrofia dos neurônios, aumento da elasticidade das paredes arteriais, aumento da densidade mineral óssea
b) Aumento da resistência muscular, aumento da flexibilidade, alta excitação dos neurônios
c) Encurtamento da estatura, redução da massa muscular, declínio da função pulmonar
d) Redução do tecido adiposo, aumento da capacidade auditiva, redução do equilíbrio e postura
e) Perda de água nos discos intervertebrais, nas vértebras, mau alinhamento da coluna, aumento da força muscular

A Metodologia preocupa-se em COMO se chega a alcançar os objetos da aprendizagem. A aprendizagem baseia-se na aquisição de algumas habilidades. Dependendo dos pré-requisitos oferecidos, as crianças poderão realizar as várias formas de aprendizagem.
A - Aprendizagem por imitação;
B - Aprendizagem por experimentação;
C - Aprendizagem por competição;
D - Afirmativa incompleta.

Revelam que as crianças de 3 anos repetem e usam sequência de movimentos.
( ) As crianças de 3 anos já são capazes de comparar suas próprias performance com as outras, sem auxílio alheio.
( ) As crianças, muitas vezes, buscam brinquedos arriscados, se impõem tarefas.
( ) A criança precisa de liberdade e que sua fantasia seja estimulada.
a) C A B D
b) A C B D
c) D B A C
d) B C D A
e) A B C D

A obesidade é considerada, hoje, uma questão de saúde pública devido ao número de pessoas acometidas por esse mal.
Ao tratar do assunto, é suficiente que o professor de Educação Física manifeste a seguinte atitude:
a) para o aumento de repertório de movimento e para melhoria da coordenação de alunos iniciantes.
b) Há uma reduzida capacidade de concentração dos alunos, devido a predominância de processos motores sobre os inibitórios.
c) O condicionamento físico deve situar-se no ponto central, com a coordenação motora sendo aprimorada de modo gradual.
d) A instabilidade emocional do aluno deve ser levada em consideração na dosagem dos estímulos (cargas de treinamento).
e) Deve ser aproveitada para consolidação das técnicas desportivas superficiais e, se possível, mais refinadas.

Prévia do material em texto

APRENDIZAGEM E CONTROLE MOTOR
A adolescência é um período de transição no desenvolvimento entre a infância e a idade adulta que envolve mudanças físicas, cognitivas e psicossociais. O componente biológico da adolescência é reconhecido como PUBERDADE. Com base nos assuntos pertinentes às alterações biológicas desta fase da vida, assinale a alternativa que contém afirmações verdadeiras: I - O ganho de peso característico desta fase reflete em aumento da massa adiposa entre meninas e aumento da massa muscular entre meninos. II - A maturação sexual tende a ocorrer primeiro nos meninos (11-12 anos) e mais tarde entre as meninas (13-15 anos). III - A primeira menstruação (menarca) é um marco da maturação sexual feminina que ocorre entre 12 e 13 anos. IV - O estirão de crescimento é um indicador visual que marca o término da puberdade.
A alternativa I está correta.
As alternativas I e III estão corretas.
As alternativas II e IV estão corretas.
As alternativas I e IV estão corretas.
A alternativa III está correta.
A aprendizagem é a mudança de comportamento viabilizada pela plasticidade dos processos neurais cognitivos. Considerando que a aprendizagem motora é complexa e envolve praticamente todas as áreas corticais de associação, é necessário compreender o funcionamento neurofisiológico na maturação a fim de fornecer bases teóricas para a estruturação de um plano de ensino que considere as fases de desenvolvimento neural da criança, maximizando assim o aprendizado. Por esse motivo, podemos entender que quando falamos fases do desenvolvimento neural estamos falando ao mesmo tempo das fases do movimento. Marque em ordem sequencial as fases do movimento
Reflexo, Rudimentar, Fundamental e Especializado;
Rudimentar, Fundamental, Reflexo e Especializado;
Reflexo, Fundamental e Especializado;
Rudimentar, Especializado, Fundamental e Reflexo;
Especializado, Fundamental, Rudimentar, e Reflexo.
A aprendizagem motora, acontece por meio de uma combinação complexa de processos cognitivos e motores. Assim, podemos definir Aprendizagem Motora, enfatizando os seguintes aspectos: Marque a única opção FALSA:
a aprendizagem passa por fases como: motora, cognitiva, proficiência;
a aprendizagem resulta da prática ou da experiência;
as mudanças na aprendizagem são relativamente permanentes.
a aprendizagem não é diretamente observável;
a aprendizagem envolve um conjunto de processos no sistema nervoso central;
A Aprendizagem Motora está intimamente relacionada ao Controle e ao Desenvolvimento Motor. Juntos, constituem uma área integrada de estudos chamada de COMPORTAMENTO MOTOR (GO TANI, 2005). De acordo com o exposto acima marque a resposta CORRETA no que ser refere a aprendizagem motora, ao controle motor e ao desenvolvimento motor.
A modificação de um determinado movimento ou padrão de movimento envolve aprendizagem motora.
O controle motor não estuda como os movimentos são produzidos, apenas controlados e isso independe da ação do sistema nervoso central.
A aprendizagem motora estuda como o indivíduo se torna ineficiente nos movimentos.
O desenvolvimento motor estuda o movimento desde a adolescência até a terceira idade.
O desenvolvimento motor refere-se as mudanças no movimento durante a infância e adolescência.
A Aprendizagem Motora está intimamente relacionada ao Controle e ao Desenvolvimento Motor. Juntos, constituem uma área integrada de estudos chamada de COMPORTAMENTO MOTOR (GO TANI, 2005). De acordo com o exposto acima marque a resposta INCORRETA no que ser refere a aprendizagem motora, ao controle motor e ao desenvolvimento motor.
O controle motor estuda como os movimentos são produzidos, controlados e a ação do sistema nervoso central.
O desenvolvimento motor refere-se as mudanças no movimento durante a infância e adolescência.
A aprendizagem motora estuda como o indivíduo se torna eficiente nos movimentos do cotidiano e também nos movimentos esportivos.
O desenvolvimento motor estuda o movimento desde o nascimento, passando pela fase de bebê, criança, adolescência, idade adulta até a terceira idade.
A modificação de um determinado padrão de movimento envolve aprendizagem motora.
A construção de memórias acerca das habilidades motoras é desenvolvida através de um Esquema Geral, cujas condições iniciais são relevantes no processo de aquisição, desenvolvimento e aperfeiçoamento das ações motoras. Essa teoria da Aprendizagem é conhecida como:
Teoria do Esquema
Teoria do traço perceptual
Teoria do feedback
Teoria do circuito aberto
Teoria Ecológica
A criança desenvolve suas capacidades perceptivas entre os três e sete anos e meio, ou seja, na idade que antecede sua entrada para escola primária (Fonseca e Mendes, 1987). Baseando-se nesta informação marque V para verdadeiro e F para falso: ( ) A acuidade visual alcança sua maturidade dinâmica aos 12 anos de idade; ( ) São consideradas capacidades perceptivas visuais a acuidade visual, percepção figura-fundo, a percepção de profundidade e lateralidade. ( ) O comportamento perceptivo-motor relaciona-se com as consciências corporal, espacial, direcional e temporal. ( ) A lateralidade interfere diretamente na direcionalidade e na coordenação motora. ( ) A percepção é o processo de organização de informações recebidas junto com informações armazenadas, o que leva a uma padrão de resposta estereotipado.
V, F, V, F, V.
F, F, V, V, F.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, F.
V, F, F, V, F.
A criança-recém nascida dispõe de recursos para movimentar o seu corpo que não precisam ser aprendidos. Os dois tipos de movimentos que podem ser observados nesta criança são:
espontâneos e fundamentais
reflexos e desordenados
automáticos e desordenados
automáticos e espontâneos
fundamentais e desordenados
A criança recém-nascida realiza movimentos involuntários que estão intimamente ligados à sobrevivência e proteção do bebê. Logo em seguida esses movimentos servem de base para os primeiros movimentos voluntários. Os dois tipos de movimentos que podem ser observados nesta criança são:
espontâneos e desordenados
rudimentares e fundamentais
reflexos e fundamentais
fundamentais e automáticos
reflexos e rudimentares
A criança se distingue do adulto em vários aspectos fisiológicos. Assim, a prescrição do treinamento e o rendimento físico dependem do grau de maturação da criança e de características neuroendócrinas que influenciam o metabolismo. A este respeito assinale a afirmativa correta:
A maior taxa de crescimento da criança ocorre na primeira e na segunda infância e encontra-se associada a secreção de hormônio do crescimento que ter a secreção aumentada através de estímulos provenientes do exercício intenso
Jovens pré-púberes apresentam menor pressão arterial sistólica pois a força de contração ventricular ainda é menor do que do adulto e possuem menor pressão diastólica pois apresentam elevada resistência vascular periférica associada a vasoconstrição
A segunda infância é a fase mais importante para vivência de grande variedade de movimentos a fim de elaborar o esquema motor para todos os movimentos fundamentais a partir dos quais outros mais complexos poderão ser derivados
A idade da menarca da menina ocorre aos 12 anos de idade e independe dos níveis de energia corporais e estresse proveniente do treinamento físico
A presença do disco epifisário e a incapacidade do sistema nervoso em ativar completamente a produção de suor representam características de imaturidade que influenciam na prescrição do treinamento para o jovem pré-púbere
"A educação física na escola se caracteriza por buscar o desenvolvimento e o aprimoramento de habilidades motoras ( Böhme ,2011). O pleno desenvolvimento das habilidades motoras está veiculado a necessária aquisição das capacidades motoras. (Ré & Bojikian)". Apesar de diferentes, as habilidades e capacidades estão totalmente ligadas. Identifique nas situações abaixo "C" para capacidade motora e "H" para habilidade motora: ( )Flexibilidade ( )Correr ( )Girar ( )Força muscular( )Salto em distância ( )Agilidade
C, H, H, C, H, C
H, C, C, H, C, H
todas as situações representam habilidades motoras
C, C, H, C, H, C
H, H, C, H, C, H
A ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR (EDM) ROSA NETO AVALIA OS ELEMENTOS BÁSICOS DA MOTRICIDADE DE CRIANÇAS DE 2 A 11 ANOS DE IDADE. BASEANDO-SE NA PADRONIZAÇÃO DA ESCALA, ANALISE AS AFIRMATIVAS ABAIXO E MARQUE A OPÇÃO CORRETA: A. A EDM AVALIA A IDADE MOTORA GERAL A PARTIR DAS 6 IDADES MOTORAS: MOTRICIDADE FINA E GLOBAL, AGILIDADE, ESQUEMA CORPORAL, ORGANIZAÇÃO ESPACIAL E ORGANIZAÇÃO TEMPORAL. B. TODAS AS IDADES SÃO EXPRESSAS EM MESES. C. A IDADE MOTORA PODERÁ SER NEGATIVA, CASO A IDADE MOTORA GERAL SEJA MENOR QUE A IDADE CRONOLÓGICA. D. O ALUNO SERÁ TESTADO A PARTIR DA SUA IDADE CRONOLÓGICA OU SUPERIOR.
AS AFIRMATIVAS B E C ESTÃO CORRETAS
AS AFIRMATIVAS A E C ESTÃO CORRETAS
AS AFIRMATIVAS C E D ESTÃO CORRETAS
AS AFIRMATIVAS B E D ESTÃO CORRETAS
AS AFIRMATIVAS A E B ESTÃO CORRETAS
A fase do movimento fundamental é caracterizada sobre três aspectos. Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa incorreta.	
Estágio Inicial - O movimento é caracterizado por elementos que faltam ou que apresentam uma sequência imprópria, marcados pelo uso limitado ou exagerado do corpo e coordenação diferente.
Estágio Elementar - Os padrões de movimentos nesses estágio são ainda geralmente restrito ou exagerado (crianças de 3 ou 4 anos).
Estágio Maduro - Representado com maior controle e melhor coordenação rítmica dos movimentos.
Estágio Inicial - Representado pelas primeiras tentativas com objetivo de desempenhar uma habilidade fundamental (crianças com 2 anos)
Estágio Imaturo - É caracterizado por desempenho mecanicamente eficiente coordenados e controlados.
A fase mais indicada para o desenvolvimento de capacidades físicas é a puberdade, porque
as enzimas-chave da glicólise são significativamente menores nesta fase.
a capacidade de responder fisiologicamente ao treinamento físico se acentua.
a velocidade de maturação é acentuada.
a capacidade de responder fisiologicamente ao treinamento de habilidades se acentua.
é o período de estirão do crescimento.
A importância de se trabalhar o conteúdo brinquedos cantados com os alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental para evidenciar como este conteúdo é tão importante para o desenvolvimento integral dos alunos nas aulas de educação física. PORQUE O brinquedo cantado é uma forma lúdica que oferece à criança a possibilidade de brincar com o seu próprio corpo, seja através de música, expressão vocal, frases, palavras ou sílabas ritmadas, entoado tanto pelas crianças quanto pelos adultos, são cantigas que vieram de geração a geração, assim como as músicas contemporâneas e que se propagaram pela tradição oral, na maioria das vezes. Os Brinquedos Cantados falam à alma da criança e concorrem para uma intensificação dos sentimentos de amor, participação e respeito, conhecimento das partes do corpo, higiene corporal e outros. A respeito das informações supracitadas, pode-se concluir que
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
as duas afirmações são falsas.
a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
as duas as afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
A influência de experiências motoras anteriores no desenvolvimento de uma nova
habilidade está relacionada ao conceito de:
	
progressão pedagógica.
processo pedagógico.
atenção. 
transferência.
memória. 
A maturação psicomotora obedece a duas leis de desenvolvimento, que são:
cefalodistal e proximocaudal
cefalocaudal e proximodistal
neuronal e emocional
físico e neuronal
físico e emocional
À medida que se avança na idade adulta, experimenta-se uma série de alterações fisiológicas e físicas que afetam nosso comportamento. É correto afirmar que são algumas das alterações fisiológicas e físicas decorrentes do processo de envelhecimento:
Atrofia dos neurônios, aumento da elasticidade das paredes arteriais, aumento da densidade mineral óssea
Aumento da resistência muscular, aumento da flexibilidade, alta excitação dos neurônios
Encurtamento da estatura, redução da massa muscular, declínio da função pulmonar
Redução do tecido adiposo, aumento da capacidade auditiva, redução do equilíbrio e postura
Perda de água nos discos intervertebrais, nas vértebras, mau alinhamento da coluna, aumento da força muscular
A Metodologia preocupa-se em COMO se chega a alcançar os objetos da aprendizagem. A aprendizagem baseia-se na aquisição de algumas habilidades. Dependendo dos pré-requisitos oferecidos, as crianças poderão realizar as várias formas de aprendizagem.
A - Aprendizagem por imitação;
B - Aprendizagem por experimentação;
C - Aprendizagem por competição;
D - Afirmativa incompleta.
( ) Revelam que as crianças de 3 anos repetem e usam sequência de movimentos.
( ) As crianças de 3 anos já são capazes de comparar suas próprias performance com as outras, sem auxílio alheio.
( ) As crianças, muitas vezes, buscam brinquedos arriscados, se impõem tarefas.
( ) A criança precisa de liberdade e que sua fantasia seja estimulada.
C A B D
A C B D
D B A C
B C D A
A B C D
A obesidade é considerada, hoje, uma questão de saúde pública devido ao número de pessoas acometidas por esse mal. Ao tratar do assunto, é suficiente que o professor de Educação Física manifeste a seguinte atitude:
de advertência, uma vez que as informações veiculadas sobre a obesidade nas diversas mídias costumam ser equivocadas em sua grande maioria.
de censura, já que a obesidade é sempre resultado de comportamento indisciplinado das pessoas no que se refere aos alimentos que ingerem.
de censura, já que a obesidade é sempre resultado de comportamento inadequado das pessoas no que se refere à falta da prática de exercícios físicos.
de avaliação, realizando medições antropométricas e mantendo fichas atualizadas e individualizadas dos alunos.
de orientação, informando os fatores que determinam a obesidade, os comportamentos para preveni-la e combatê-la, promovendo reflexão pessoal sobre o assunto.
A obesidade tornou-se uma das grandes restrições à tarefa. No Brasil, cerca de 32% da população adulta apresentam algum grau de excesso de peso, sendo 25% casos mais graves. O número de crianças obesas chega a 20% no país. Quais as principais causas da obesidade?
Nível de instrução, alimentação desequilibrada, atividade física insuficiente e endocrinopatias.
Hereditariedade, atividade física insuficiente, endocrinopatias e alimentação desequilibrada.
Nível socioeconomico, endocrinopatias, atividade física insuficiente e nível de instrução.
Nível socioeconômico, hereditariedade, atividade física insuficiente e endocrinopatias.
Nível de instrução, alimentação desequilibrada, atividade física insuficiente e hereditariedade.
A otimização de um programa de educação física para crianças e jovens requer o conhecimento básico das características anatômicas e fisiológicas de diversas faixas etárias. Com relação à fase que compreende o início do período escolar até os 10 anos de idade é correto afirmar que:
As condições psicofísicas para o aprendizado motor nessa faixa etária devem ser utilizadas para o aumento de repertório de movimento e para melhoria da coordenação de alunos iniciantes.
Há uma reduzida capacidade de concentração dos alunos, devido a predominância de processos motores sobre os inibitórios.
O condicionamento físico deve situar-se no ponto central, com a coordenação motora sendo aprimorada de modo gradual.
A instabilidade emocional do aluno deve ser levada em consideração na dosagem dos estímulos (cargas de treinamento).
Deve ser aproveitada para consolidação das técnicas desportivas superficiais e, se possível, mais refinadas.
A principal característica dos estudos de desenvolvimento motor tem sido a descrição das mudanças motoras que vão ocorrendoao longo da vida do ser humano. Essas mudanças apresentam, sequencialmente, os seguintes movimentos:
Reflexos, fundamentais, rudimentares e especializados.
Rudimentares, reflexos, fundamentais e especializados.
Reflexos, rudimentares, fundamentais e especializados.
Rudimentares, reflexos, especializados e fundamentais.
Reflexos, rudimentares, especializados e fundamentais.
A prontidão para a aprendizagem de qualquer conteúdo, teórico ou prático, envolve aspectos biológicos, psicológicos e sociais, que se referem, respectivamente, a
flexibilidade, força e maturação.
talento inato, maturação e motivação.
maturação, socialização e flexibilidade.
motivação, socialização e maturação.
maturação, motivação e experiências anteriores.
A propriocepção é definida como o conjunto de informações aferentes oriundas das articulações, músculos, tendões e outros tecidos projetados para o sistema nervoso central para processamento, influenciando as respostas reflexas e o controle motor voluntário. As informações proprioceptivas são oriundas dos receptores musculares e tendíneos, denominados fuso muscular e órgão tendinoso de Golgi, e receptores localizados nos ligamentos, cápsula articular, meniscos e tecidos cutâneos. A este respeito assinale a afirmativa correta:
Os fusos musculares sofrem lassidão sempre que as fibras extra-fusais se contraem e portanto, nesta condição são incapazes de identificar sensorialmente o comprimento da fibra
O reflexo miotático de estiramento contribui para manutenção do tônus muscular, da postura e protege a fibra muscular contra estiramentos forçados
A principal diferença entre o fuso muscular e o órgão tendinoso de Golgi é que enquanto o fuso detecta a tensão muscular do músculo, o órgão tendinoso detecta seu comprimento relativo
O órgão tendinoso de golgi é um proprioceptor localizado nos tendões que monitora o grau de relaxamento do músculo e produz o reflexo miotático
Quando fibras de um músculo agonista são alongadas, a parte central de seus fusos sofrem semelhante estiramento capaz de ativar fibras sensoriais do tipo Ia que acionam arco de resposta reflexa que resulta no relaxamento do próprio agonista
A psicomotricidade é a ciência que estuda o homem em movimento, assim a educação e o aprimoramento dos movimentos motores, acontece através dos fatores psicomotoras. Segundo Fonseca (1995), esses fatores são:
Esquema corporal, equilíbrio, lateralidade, tônus, espaço, tempo, socialização, coordenação motora gera e fina;
Esquema corporal, equilíbrio, lateralidade, tônus, espaço, tempo, coordenação motora geral, coordenação motora fina;
Esquema corporal, equilíbrio, lateralidade, flexibilidade, ritmo, espaço, tempo, coordenação motora geral, e velocidade;
Esquema corporal, equilíbrio, lateralidade, ritmo, percepção auditiva, espaço, tempo, socialização, coordenação motora geral;
A psicomotricidade é uma ciência que tem como objeto de estudo o ser humano por meio de seu corpo em movimento em relação ao seu mundo interno e externo bem como suas possibilidades de perceber, atuar, agir com os outros, com os objetos e consigo mesmo estando intrinsecamente associada ao processo de aprendizagem. Neste sentido, o esquema corporal representa uma das bases para o desenvolvimento da personalidade, aprendizado e de outras estruturas psicomotoras. A este respeito assinale a afirmativa correta:
Problemas de aprendizagem na escrita e leitura dependem exclusivamente de estímulos gráficos e treinamento gramatical e não possuem correlação com o desenvolvimento das qualidades psicomotoras
A asomatognosia representa transtorno do esquema corporal capaz de prejudicar o equilíbrio e a coordenação resultando em deficiências na linguagem
O desenvolvimento do esquema corporal e de manifestações cognitivo-sociais são independentes da percepção proprioceptiva
Crianças com problemas no tônus e no equilíbrio apresentam aumento da atenção que contribue para hiperatividade, sofisticada comunicação interpessoal e independência excessiva
As dispraxias e os transtornos de lateralidade frequentemente contribuem para o fracasso do raciocínio lógico-matemático
A respeito da coordenação motora e suas distinções, assinale a afirmativa correta.
A coordenação motora parcial se refere à destreza para realizar movimentos espacialmente restritos, que requerem o emprego de grande quantidade e intensidade de força sem necessidade de precisão e velocidade.
Habilidades motoras como caminhar, saltar e correr são atividades ligadas à coordenação motora fina ou específica.
A coordenação motora grossa ou geral se caracteriza não pela amplitude dos movimentos, mas pela capacidade de contração isolada de grandes grupos musculares.
A coordenação motora fina baseia-se na utilização harmoniosa dos grandes grupos musculares esqueléticos, de forma a adaptar o corpo ao ambiente.
A coordenação motora fina se refere à destreza na realização de movimentos bastante específicos, intimamente relacionados com as capacidades perceptivas e sensoriais.
A respeito dos papéis dos gânglios da base e do cerebelo no controle do movimento, assinale a afirmativa correta:
Os gânglios da base são estruturas estritamente associadas ao controle motor fino e não exercem influencias sobre aspectos cognitivos e afetivos nem tampouco sobre o equilíbrio o qual depende exclusivamente das influencias cerebelares
A disfunção do núcleo subtalâmico encontra-se associada a movimentos hipocinéticos enquanto que lesões na substância nigra encontra-se associadas a hipercinesina
As funções do cerebelo permitem que ele ajuste o movimento pretendido com o que está sendo executado, antecipe o próximo evento motor e suavize as transições entre os movimentos regulando a atividade dos músculos agonistas e antagonistas
Enquanto o cérebro-cerebelo é responsável pelo controle do equilíbrio e da postura, o vestíbulo-cerebelo responsabiliza-se pela coordenação global
Os gânglios da base e o cerebelo são estruturas intimamente associadas com a organização do movimento voluntário e contribuem com o mesmo através de influencias medulares diretas
A tática do jogo de handebol se sustenta na antecipação e na leitura de jogo e, portanto, as tomadas de decisão desde o primeiro momento do jogo até o ultimo são extremamente importantes para a conquista da vitória. Para a iniciação ao handebol utiliza-se o mini-handebol, que de acordo com (CASTRO; BÔSCOLO; LOFFREDO 2008), consiste de aulas que não ficam apenas restritas ao domínio dos fundamentos do handebol, mas são planejadas para proporcionar a prática de forma muito mais lúdica do que competitiva, envolvendo a combinação de diferentes habilidades motoras. Neste sentido, quais são os estágios do processamento da informação?
Identificação do estímulo, reflexão do situação e tomada de decisão.
Foco de atenção, memória de longo prazo e decisão.
Identificação do estímulo, seleção da resposta e programação da resposta.
Memória de longo prazo, memória de curto prazo e memória sensorial
Análise ambiental, escolha da decisão e decisão.
A teoria que retrata o aprendizado por condicionamento (PAVLOV, 1927) apresenta que o aprendizado ocorre por duas vias: a Clássica e a Operante. Sobre a discussão do condicionamento operante:
Explica por si só, como o desenvolvimento da criança acontece.
Ajuda a explicar como mudanças comportamentais são moldadas pelas consequências dos próprios comportamentos.
O comportamento é a principal forma de desenvolvimento do bebê.
As mudanças nos comportamentos acontecem pelo próprio desenvolvimento biológico apenas.
O desenvolvimento ocorre no momento em que o bebê opera os objetos a tua volta.
A variedade de experiências aumenta a capacidade da pessoa desempenhar a habilidade praticada. Diante disso, se faz necessário conhecer a diferença entre APTIDÃO FÍSICA, ATIVIDADE FÍSICA.
I - APTIDÃO FÍSICA: capacidade de realizar trabalho muscular de forma satisfatória.
II - ATIVIDADE FÍSICA: qualquer movimento corporal que resulte em consumode energia.
III - APTIDÃO FÍSICA : ideia de aproximação do grau de satisfação encontrado na vida.
IV - ATIVIDADE FÍSICA: condição humana em três dimensões: física, social, psicológica.
II E III ESTÃO CORRETAS
II E IV ESTÃO CORRETAS
I E II ESTÃO CORRETAS
I E IV ESTÃO CORRETAS
I E III ESTÃO CORRETAS
Alterações quantitativas em inúmeras habilidades motoras têm sido objeto de estudo nas últimas décadas. Dessa forma, existe abundância de informações sobre as capacidades de desempenho de homens e de mulheres, da infância à idade adulta. O desempenho na habilidade motora de salto horizontal, tendo como base de análise o salto em distância, comparando o desempenho de crianças e adolescentes do sexo masculino e feminino, na faixa etária entre 5 e 17 anos de idade., SENDO QUE A PARTIR DOS 13 ANOS OS MENINOS TEM UM DESEMPENHO MUITO MELHOR PARA ESSE ANÁLISE. Avalie as afirmações a seguir. I.	A dinâmica do desempenho de ambos os sexos apresenta similaridade até os 12 anos de idade. II.	O desempenho na faixa etária de 16 a 17 anos de idade apresenta ascensão nas marcas masculinas e queda nas marcas femininas. III. O desempenho feminino apresenta uma nítida alteração, coincidente com a fase de puberdade. É correto o que se afirma em
I, II, III
I, apenas.
II, apenas
II, III apenas
I, III apenas
Ana Maria, profissional de Educação Física, trabalha em uma academia que oferece aulas de ginástica localizada. Uma de suas turmas é composta por alunos iniciantes e, para atendê-los de maneira eficiente, são utilizados alguns princípios do treinamento desportivo, fundamentados em pressupostos teóricos da aprendizagem motora e adaptados a ginástica localizada. Com base nessa situação, a profissional deve priorizar em seu planejamento
I. a variabilidade, pois evita a monotonia e possibilita a variação de grupamentos musculares a cada aula.
II. a individualidade, pois permite maior adequação dos exercícios, de acordo com os objetivos de cada aluno.
III. a sobrecarga, pois permite o equilíbrio entre a carga aplicada e o tempo de recuperação, possibilitando uma descompensação.
IV. a adaptação, pois o trabalho deve iniciar com a utilização de carga mais baixas de exercícios a serem gradativamente aumentadas.
É correto o que se afirma em
I, II e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
Analise as asserções a seguir:
 
Ao dar instruções acerca das habilidades motoras necessárias para a execução de um salto mortal, o profissional de educação física deve utilizar o método global de ensino
 
porque
 
o salto mortal é um movimento de baixa complexidade - poucas partes - e alta organização - partes muito correlacionadas.
 
Assinale a opção correta acerca dessas afirmações.
	
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Analise as asserções a seguir.
 
Ao ensinar um novo passo do frevo, um profissional de educação física capaz de gerir situações didáticas eficazes, deve excluir a utilização dos praticantes mais habilidosos como modelo a ser observado
porque
o uso do modelo pode tanto implicar a imposição de um padrão técnico de movimento como oferecer uma noção geral a partir da qual se constrói um projeto pessoal de movimento.
 
Assinale a opção correta acerca dessas afirmações.
	
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
Analise as asserções a seguir Os meninos, durante a puberdade é necessário considerar, além das experiências anteriores, o estágio de maturação biológica para interpretar adequadamente os fatores relacionados ao desempenho esportivo. PORQUE As meninas têm melhores condições de desenvolver a coordenação motora antes da menarca para, após a menarca, o treinamento da força, velocidade e resistência poder ocupar um lugar de maior destaque Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições falsas.
Analise a questão a seguir Na criança, nem o hipotálamo é capaz de produzir respostas tão rápidas para ativar o sistema simpático colinérgico, tampouco este último possui axônios completamente mielinizados resultando em menor produção de suor durante o exercício. PORQUE Mesmo assim, não existem evidências de que a capacidade limitada em dissipar calor promova prejuízos à prática de exercícios na infância. Marque somente a afirmativa correta
as duas as afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira
a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
as duas afirmações são falsas
a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira
Analise as asserções a seguir relativas à atividades físicas executadas por idosos.
O uso de uma tabela de percepção subjetiva de esforço (PSE) por idosos ativos com uma experiência esportiva anterior é essencial para diminuir o risco de fadiga precoce
 
porque
 
o idoso, com o auxílio de recursos que ampliem a percepção do próprio corpo, desenvolve estratégias de autocontrole da intensidade de uma atividade física aeróbica.
 
Assinale a opção correta acerca dessas afirmações.
 
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são falsas.	
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição é falsa. 
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
Analise as asserções a seguir, relativas à prática maciça e à prática distribuída.
 
Para iniciantes, sessões de prática mais curtas e mais distribuídas são mais eficientes do que sessões longas e agrupadas
porque
são menos cansativas para os aprendizes.
 
Assinale a opção correta acerca dessas afirmações.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
Analise atentamente a atividade abaixo, indicada para a faixa etária de 5 a 6 anos e responda: 
Qual componente psicomotor trabalhado? 
Qual o objetivo da atividade?
Material: pedras ou objetos pequenos
Tempo para a atividade: 15 min
Distribuição: em duplas. uma criança ficará deitada no chão com os olhos fechados e a outra sentada ao lado com quatro cubos lógicos a sua disposição.
Desenvolvimentos: a criança que está sentada coloca suavemente os cubos em diferentes pontos do corpo do colega (que está deitado). O colega (que está deitado) vai adivinhar onde as pedras ou objetos estão situados.
A medida que vai acertando,vai tirando os cubos. Quando não acertar, os objetos permanecerão no lugar. Ao final, com os olhos abertos, serão retirados identificando os lugares (partes do corpo) que não foram percebidos. Depois alternam os papéis.
Marque a resposta correta.
Estruturação espacial, cooperação
Socialização, esquema corporal
Dominância, lateralidade.
esquema corporal e estruturação espacial
Esquema corporal, socialização
Ao desenvolver a noção de regras do jogo de futebol, Ferraz (1997) observou que:
meninas e meninos não apresentam diferenças quanto à compreensão das regras do jogo.
aulas separadas por sexo permitem que as meninas desenvolvam melhores performances motoras que os meninos.
meninas e meninos não apresentam diferenças quanto à performance motora.
aulas separadas por sexos acentuam as dificuldades das meninas em relação à compreensão das regras do jogo.
meninos desenvolvem padrões motores e cognitivos superiores às meninas em todas as faixas etárias.
Após um período em que um professor ministra aulas de voleibol num colégio, ele diz que seus alunos aprenderam a executar o toque e a manchete. O professor diz isso pensando que ocorreram:
Alterações internas temporárias no indivíduo que dependem da prática.
Alterações internas relativamente permanentes no indivíduo que não dependem da prática.
Alterações no desempenho do indivíduo que dependem da prática.
Alterações no desempenho do indivíduo que não dependem da prática.
Alterações internas relativamente permanentes no indivíduo que dependem da prática.
As crianças desenvolvem ao longo do tempo segundo as relações entre a pessoa, a tarefa e o ambiente. Neste sentido, a aprendizagem, conceituada como mudanças relativamente estáveis no comportamento, é resultado da interação dos três aspectos citados anteriormente. Quando a criança atinge o sétimo ano de vida, ela inicia a fase dos movimentos especializados. Contudo, o progresso de uma fase para outra não é uma proposta de tudo ou nada. De acordo com o exposto acima, pode-se afirmar que:
A fase dos movimentos fundamentais é caracterizada por movimentos reflexos e sempre ocorrerá antes da fase especializada.
A criança pode estar na fase dos movimentos especializados sem apresentar todas as habilidades fundamentais no estágio maduro.
A criança apenas para a fase dos movimentos especializados após ter atingido o estágio maduro das habilidades na fase dos movimentos fundamentais.
O desenvolvimento da criança é dependente apenas dos processos maturacionais e o desenvolvimento motor na fase dos movimentos especializados são determinados apenas por fatores genéticos.
A criança, para estar na fase dos movimentos especializados, é obrigatório estar no estágio maduro das habilidades chutar, receber, correr, saltar e arremessar.
As diferenças antropométricas entre os gêneros surgem na puberdade. Tais alterações melhoram o rendimento dos meninos em todas as habilidades motoras e manifestações esportivas e, ao contrário, deteriora o das meninas. Identifique abaixo, que essas alterações são representadas por:
Células ossos tendões cartilagens.
Hormônios tendões células hemácias.
Crescimento desenvolvimento - células.
Ossos tendões cartilagens fibras musculares.
Peso - altura massa muscular.
As Habilidades Motoras especializadas são padrões motores maduros, refinados e combinados para formar habilidades esportivas, específicas e complexas. Baseados na afirmativa, marque a opção correta e em seguida exemplifique com uma atividade.
I - O aprendizado das habilidades motoras acontecem em níveis, os quais identificamos como: transição, aplicação e utilização permanente.
II - As habilidades motoras são usualmente classificadas em 7 grupos, o grupo classifica-se de acordo com a complexidade da tarefa.
III - As habilidades motoras discretas, acontecem naturalmente e por isso não percebemos seu término.
IV - O nível intermediário de aprendizagem das habilidades motoras está relacionado com a ênfase do processo e não com o desempenho.
estão corretas I e IV
estão corretas III e IV
estão corretas I e a III
estão corretas II e IV
estão corretas I e II
As habilidades motoras fundamentais se desenvolvem no período da infância (2 a 10 anos). Diversos são os fatores que favorecem o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais no período da infância, são eles:
	
Taxas de crescimento mais lentas e estáveis e aumento em massa adiposa.
Surto de crescimento adolescente e aparecimento das características sexuais secundárias.
Maturação neural e aparecimento das características sexuais secundárias.
Surto de crescimento adolescente, aumento da massa óssea e maturação neural.
Maturação neural, taxas de crescimento mais lentas e estáveis, aumento em massa muscular.
As habilidades motoras fundamentais também são conhecidas como habilidades motoras básicas. Na infância elas compreendem o período de 2 a 7 anos. Esta fase divide-se em três estágios: (1) Inicial, (2) Elementar e (3) Maduro. São características de cada um desses estágios, respectivamente:
( ) envolve um maior controle e coordenação rítmica dos movimentos fundamentais e melhor orientação temporal espacial
( ) caracterizado pela eficiência mecânica, coordenação e execuções controladas dos movimentos fundamentais
 
( ) a orientação espacial e temporal do movimento é pobre, marcada pelo uso restrito ou exagerado do corpo com pouca coordenação e ritmo.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
3, 2 e 1
1, 3 e 2
1, 2 e 3
2, 3 e 1
3, 1 e 2
As Habilidades Motoras podem ser classificadas de acordo com a importância relativa dos elementos motores e cognitivos. De acordo com essa classificação, estão corretos os itens:
I Para a Habilidade Motora, o principal determinante do sucesso do movimento é a qualidade do próprio movimento. Menor ênfase é dada aos aspectos perceptivos e de tomada de decisão da tarefa.
II Para a Habilidade Cognitiva, a natureza do movimento é menos importante para o sucesso do que é a precisão ou a estratégia sobre qual movimento realizar.
III No Início do aprendizado de uma determinada Habilidade Motora o componente motor-execução automática do movimento entra em ação. Após um treinamento considerável o componente cognitivo pensar mais no que fazer tem um aspecto mais relevante.
I
II e III
I e III
I, II e III
I e II
As habilidades motoras podem ser classificadas quanto ao nível de organização da tarefa em discreta, seriada e contínua. Assinale a afirmativa que resuma as principais características e exemplos de habilidades seriadas:
Início e fim não distintos, escovar os dentes e levantar-se da posição sentada
Início e fim distintos, arremessar um dardo e estalar os dedos
Ações discretas conectadas, martelar um prego e enfaixar o tornozelo
Início e fim não distintos, pular corda e remar;
Ações discretas conectadas, andar de skate e pedalar
As habilidades motoras podem ser classificadas de acordo com o ambiente em aberta e fechada, qual a diferença entre as duas classificações?
Habilidade aberta são aquelas em que são realizadas dentro de um meio ambiente previsível e por iniciativa do indivíduo e habilidade fechada a ação só é realizada pelo indivíduo após o estímulo do meio ambiente, sendo o movimento imprevisível.
Habilidade fechada são aquelas em que são realizadas dentro de um meio ambiente previsível e por iniciativa do indivíduo e habilidade aberta a ação só é realizada pelo indivíduo após o estímulo do meio ambiente, sendo o movimento imprevisível.
Habilidade motora fechada é realizada somente sem a utilização de material e a habilidade motora aberta é realizada com e sem material.
Não existe diferença entre habilidade motora fechada e habilidade motora aberta.
As Habilidades Motoras são classificadas tendo como referência:
Organização das Tarefas, Previsibilidade do Meio Ambiente e Tamanho do Grupamento Muscular envolvido;
O cerebelo é responsável pela memorização de movimentos ordenados.
Estágio deseleção de resposta e Estágios de programação da resposta;
Crescimento e Desenvolvimento, Aprendizagem motora e Desenvolvimento motor;
Obtenção, melhora e automatização de movimentos voluntários;
As habilidades, segundo a aprendizagem motora, podem ser classificadas da seguinte forma: A Habilidade Fechada. B Habilidade Cognitiva. C Habilidade Contínua. D Habilidade Discreta. E Habilidade Aberta. F Habilidade Seriada. G Habilidade Motora. Estas podem ser definidas como: 1 Ação breve que tem início e fim bem definido. 2 Várias ações distintas realizadas em sequência. 3 Ação que não apresenta início e fim bem definidos, sendo realizada de forma contínua/repetitiva. 4 Habilidade no qual o principal aspecto determinante é a qualidade do movimento. 5 Habilidade no qual o principal aspecto determinante é a qualidade da tomada de decisão. 6 Habilidade executada ema ambiente imprevisível. 7 Habilidade executada ema ambiente previsível. Qual opção abaixo relaciona, de forma correta, a classificação da habilidade com a sua definição?
1-f; 2-c; 3-g; 4b; 5-e; 6-a; 7-d
1-g; 2-f; 3-e; 4-d; 5-c; 6-b; 7-a
1-c; 2-d; 3-e; 4-a; 5-b; 6g; 7-f
1-a; 2-b; 3-c; 4-d; 5-e; 6-f; 7-g
1-d; 2-f; 3-c; 4-g; 5-b; 6-e; 7-a
As operações mentais normalmente desencadeadas entre a captação de um estı́mulo ambiental e sua respectiva resposta motora ocorrem de acordo com o seguinte esquema sequencial:
vias sensitivas ‑ sistema nervoso central ‑ órgãos do sentido ‑ sistema muscular ‑ vias motoras.
sistema muscular ‑ vias motoras ‑ sistema nervoso central ‑ vias sensitivas ‑ órgãos do sentido.
orgãos do sentido ‑ vias motoras ‑ sistema nervoso central ‑ vias sensitivas ‑ sistema muscular.
vias sensitivas ‑ órgãos do sentido ‑ sistema nervoso central ‑ sistema muscular ‑ vias motoras.
orgãos do sentido ‑ vias sensitivas ‑ sistema nervoso central ‑ vias motoras ‑ sistema muscular.
As principais funções dos Núcleos da Base são:
I - Definir a sequência do movimento;
II - Auxiliar na regulação do tônus muscular
III - Auxiliar na regulação da força muscular
IV - Auxiliar na seleção e inibição de sinergias motoras específicas
V - Identificar e analisar os sons.
 
Somente I, III e IV são corretas.
Somente I, II, III, IV são corretas;
Somente I e IV são corretas.
Somente I; IV e V são corretas;
Somente II, III, IV e V são corretas;
As tarefas motoras podem ser classificas em três categorias de movimento de acordo com Gallahue & Ozmun (2005):
 
(1) Estabilizadoras
(2) Locomotoras
(3) Manipulativas
 
Considerando essas três categorias de movimento, classifique as habilidades motoras apresentadas a seguir:
 
( ) corrida
( ) chutar uma bola
( ) equilibrar-se em um pé
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
2,3,1
3,1,2
1,2,3
1,3,2
2,1,3
AS UNIDADES NEUROFUNCIONAIS PROPOSTAS POR LÚRIA SÃO INTEGRADAS E FUNCIONAM EM CONJUNTO ORGANIZADAMENTE. BASEANDO-SE NESTA INFORMAÇÃO, ANALISE AS AFIRMATIVAS ABAIXO E MARQUE A OPÇÃO CORRETA: A. A I UNIDADE FUNCIONAL LOCALIZA-SE NO TRONCO CEREBRAL, DO DIENCÉFALO À MEDULA, E NO CEREBELO. UMA DE SUAS FUNÇÕES É A REGULAÇÃO DO TÔNUS CORPORAL, PERCEBIDA PELO EQUILÍBRIO E MANUTENÇÃO DA POSTURA. B. A II UNIDADE FUNCIONAL LOCALIZA-SE NO LOBO FRONTAL E É RESPONSÁVEL PELO CONTROLE VOLUNTÁRIO, OU SEJA, PELA ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE CONSCIENTE, PROGRAMAÇÃO, DECISÃO E EXECUÇÃO DO MOVIMENTO. C. A III UNIDADE FUNCIONAL LOCALIZA-SE NOS LOBOS PARIETAL, TEMPORAL E OCCIPITAL E É RESPONSÁVEL PELA CODIFICAÇÃO, PELO PROCESSAMENTO E PELO ARMAZENAMENTO DE INFORMAÇÕES EXTRA E INTRA CORPORAIS.
A AFIRMATIVA A ESTÁ CORRETA
AS AFIRMATIVAS A E B ESTÃO CORRETAS
A AFIRMATIVA B ESTÁ CORRETA
AS AFIRMATIVAS B E C ESTÃO CORRETAS
TODAS AS AFIRMATIVAS ESTÃO CORRETAS
Assinale a alternativa correta acerca do tempo de reação
Tempo de reação e reflexo são a mesma coisa.
Tempo de reação é dividido em: Tempo de reação pré-motor, Tempo de reação motor
Tempo de reação é Involuntário
Tempo de reação não é treinável
Tempo de reação é dividido em: Tempo de reação pré-motor, Tempo de reação motor e tempo de reação pós-motor
Assinale a alternativa que apresenta a definição correta dos termos crescimento físico e desenvolvimento motor, respectivamente.
Crescimento físico é o aumento da massa óssea / Desenvolvimento motor é o aumento da adiposidade.
Crescimento físico é quando a pessoa fica maior / Desenvolvimento motor é quando executa com mais rapidez.
Crescimento físico é o aumento da dimensão corporal / Desenvolvimento motor é a mudança na capacidade de movimento ao longo da vida.
Crescimento físico é o aumento do tamanho dos segmentos / Desenvolvimento motor corresponde somente ao desaparecimento dos movimentos reflexos.
Crescimento físico é a mudança no corpo ao longo do ciclo da vida / desenvolvimento motor corresponde ao aparecimento das características sexuais secundárias.
Assinale a alternativa que contém a frase correta a respeito da aparência corporal.
Uma pessoa com 12 anos de idade, que é considerada gorda, tende a ser gorda pelo resto de sua vida, mesmo se exercitando.
Qualquer criança ou jovem obeso pode atingir o peso ideal apenas se exercitando bastante.
Meninas adolescentes estão mais preocupadas em exibir um corpo aprovado pela sociedade do que, propriamente, com sua saúde.
Uma pessoa que apresenta um corpo magro sempre pode ser identificada como uma pessoa saudável.
As pessoas que são magras deve-se, unicamente, ao fato de terem aprendido a se alimentar corretamente.
Assinale a alternativa que contém afirmações corretas sobre a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) proposta por Rosa Neto (2002).
Para a aplicação da EDM necessita-se de equipamentos sofisticados e de difícil acesso.
A EDM é composta por tarefas motoras para a faixa etária de 2 a 11 anos de idade e atribui uma idade motora à criança avaliada.
A criança deve realizar todas as tarefas motoras propostas pela EDM, independentemente de sua idade cronológica e desempenho nas tarefas.
A EDM utiliza apenas a idade cronológica da criança para classificar o nível de desenvolvimento motor.
O cálculo da Idade Motora leva em consideração o resultado dos testes de lateralidade.
Assinale a seqüência correta das fases de desenvolvimento motor.
Reflexiva, especializada, rudimentar e fundamental.
Reflexiva, rudimentar, fundamental e especializada
Reflexiva, rudimentar, especializada e fundamental
Rudimentar, reflexiva, fundamental e especializada.
Rudimentar, reflexiva, especializada e fundamental
Baseado nas características e necessidades da criança, identifique as caracterísiticas ( C ) e as necessidades (N ).
I - pode apresentar dificuldades com o controle visual.
II - manter atividades dentro do nível maturacional.
III - a prontidão para apresentar habilidades motoras grossas e finas.
IV - começa a desenvolver agilidade no movimento.
N N C C
C N C N
C N N C
N C N C
C C N N
Com o intuito de desenvolver algumas estruturas psicomotoras em crianças, um profissional de Educação Física propôs as seguintes atividades: I - esculturas com massinha de modelar II - A criança deve bater a bola no chão e apanhá-la com as duas mãos, e depois bater novamente a bola no chão e apanhá-la ora com a mão direita, ora com a mão esquerda. III - batendo a mão sobre a carteira, durante um certo tempo, a criança apenas escuta, depois reproduz o rítmo executado pelo professor, batendo a mão sobre a carteira também. Variar o ritmo: Lento, normal e rápido.; IV ¿ O profissional diz os nomes das seguintes partes do corpo: cabeça, peito, barriga, braços, pernas, pés, explorando uma parte por vez. A criança mostra em si mesma a parte mencionada pelo profissional, respeitando o nome que designa. Assinale a opção correta para as estruturas psicomotoras desenvolvidas nas atividades aplicadas.
Coordenação viso motora / Motricidade Fina / Esquema Corporal / Organização Temporal
Motricidade Final / Coordenação Viso motora / Organização Temporal / Esquema Corporal
EsquemaCorporal / Esquema Corporal / Organização Temporal / Coordenação motora Ampla
Motricidade Final / Coordenação Viso motora / Esquema Corporal / Organização Temporal
Coordenação Motora Ampla / Esquema Corporal / Motricidade Fina / Organização Temporal
Componentes PSICOMOTORES são funções psicomotoras que, agindo de forma integrada permitem a atuação harmônica da criança no mundo. Identifique a opção correta.
esquema corporal - através do movimento que se consegue o controle e consciência do corpo e percepção do espaço.
estruturação espacial - corresponde à dados neurológicos mas, também é influenciada por certos hábitos sociais.
capacidades físicas - pode ser estática, dinâmica, viso motora.
estruturação espacial - noções de duração, intensidade e deslocamento rítmicos
equilíbrio - proporciona corpo sadio, com funcionamento eficaz.
Conjunto de habilidades motoras através das quais se estabelece contato entre si e os objetos e entre si e o próprio espaço. (reptar, quadrupedar, correr, saltitar, marchar, saltar e trepar), este conceito é pertinente a:
Estabilização.
Cognição.
Locomoção.
Manipulação.
Recepção e propulsão.
Considerando a sequência do desenvolvimento motor, a fase da combinação dos movimentos fundamentais compreende os alunos da seguinte faixa etária:
a partir de 12 anos.
1 a 2 anos.
2 a 7 anos.
7 a 12 anos.
do nascimento ao primeiro ano de vida.
Considerando a sequência do desenvolvimento motor, a fase onde os padrões motores fundamentais maduros que foram refinados e combinados para formar habilidades esportivas específicas e habilidades motoras complexas, correspondem aos alunos na seguinte faixa etária:
a partir dos 7 anos
dos 7 aos 12 anos
1 a 2 anos
2 aos 7 anos
do nascimento ao segundo ano de vida
Considere as afirmações abaixo: I. Os movimentos reflexos, tais como o reflexo de Moro e o de Babinski, são exemplos de reações involuntárias que ocorrem devido a estímulos externos. II. Os movimentos voluntários surgem devido a uma evolução dos movimentos rudimentares. III. Os movimentos rudimentares envolvem as seguintes classes de movimentos: manipulação, estabilização e locomoção. IV. São exemplos de movimentos fundamentais: saltar, correr, andar, arremessar e receber V. As habilidades fundamentais se constituem na primeira forma de movimentos voluntários que um indivíduo executa. A fase referente a esses movimentos possui dois estágios, que são: estágio de inibição de reflexos e estágio de afirmação dos reflexos. Estão corretas as afirmativas:
I e II
I, II e IV
III, IV e V
I, III e IV
II e IV
Consideremos que você esteja sentado e deseja ficar de pé. A parte do encéfalo que toma a decisão de movimentar (ficar de pé) e a captação da ação desejada e a análise do estado atual do seu corpo, como base nas informações (estímulos sensoriais) seriam funções respectivas do:
receptores cutâneos e aparelho vestibular
aparelho vestibular e córtex pré-motor
córtex motor primário e cerebelo
cerebelo e fusos musculares
gânglios da base e órgãos tendinosos de golgi
Crescimento e maturação são os fatores responsáveis pelas mudanças no desenvolvimento motor das crianças. No entanto, programas de atividades físicas que visam o desenvolvimento motor na pré-escola, também contribuem para seu desenvolvimento. São três fatores essenciais, de acordo com Sandra Curtiss, que devem constar em um plano de trabalho:
Direcionalidade, coordenação e movimentação.
Individualidade, descoberta e integração dos sistemas nervoso e muscular.
Fisiológicos, ambientais e cognitivos.
Sinestesia, equipamentos e tempo.
Neuromotor, perceptivo-motor e aptidão física.
Crianças pré-púberes realizam atividades que envolvem suspensões ou sustentação do peso corporal com maior facilidade do que crianças pós-púberes ou adultos, porque apresentam
maior plasticidade neuromotora.
maior consumo de oxigênio em relação ao peso corporal.
menor densidade óssea devido à presença de cartilagem de crescimento.
maior superfície em relação à massa corporal.
maior quantidade de fibras vermelhas.
David Gallahue e John Ozmun (2005), caracterizam o estágio transitório e de aplicação, como fases de movimentos especializados. Considerando-se as definições abaixo relacionadas, marque os conceitos referentes ao estágio de Aplicação:
O objetivo principal do treino, deve ser o de estimular as crianças a melhorar o controle motor.
Período que ocorre a sofisticação cognitiva, em que as crianças já conseguem tomar decisões sobre o aprendizado e combinar numerosos padrões motores.
Etapa para refinar as habilidades mais complexas em jogos avançados.
Estratégias cognitivas crescente e certa base ampliada de experiências tornam o indivíduo capaz resolver muitos fatores da tarefa, individuais e ambientais.
Começa a combinar e aplicar habilidades motoras fundamentais ao desempenho de habilidades especializadas no esporte.
David Gallahue e John Ozmun caracterizam o estágio transitório, uma das fases de movimentos especializados, como um período agitado em que as crianças se acham ativamente envolvidas na descoberta e na combinação de numerosos padrões motores e, com muita frequência, ficam admiradas com a rápida expansão de suas habilidades motoras. Considerando-se essa definição e os aspectos a ela relacionados, é correto afirmar que, para que os alunos apresentem melhor rendimento nessa fase, os educadores devem buscar
aumentar o controle motor e a competência motora, por meio de atividades diversificadas.
aumentar as repetições e diminuir a diversificação dos movimentos, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento corporal
especializar as crianças, principalmente em esportes individuais, tonando-as mais competentes nessas modalidades.
As cartilagens se transformam em ossos num ritmo mais lento e melhoras contínuas das habilidades motoras grossas.
reduzir a ânsia das crianças em relação ao descobrimento de novas possibilidades motoras.
De acordo com a abordagem desenvolvimentista, o desenvolvimento motor ocorre a partir de fases que envolvem, sequencialmente, os movimentos
perceptivos, específicos, analíticos e axiais e a combinação destes com movimentos determinados experiencialmente.
reflexos, rudimentares, fundamentais e a combinação de movimentos fundamentais e movimentos determinados culturalmente.
reflexos, automáticos, pedagogizados e a combinação de movimentos pedagogizados e movimentos determinados socialmente.
rudimentares, de ação e reação, reflexivos e naturais.
axiais, reflexivos, rudimentares e fundamentais.
De acordo com a abordagem desenvolvimentista, para o professor lidar melhor com os problemas de erro do aluno é necessário:
I - o conhecimento das etapas da aquisição básica das habilidades motoras;
II - o reconhecimento do erro por meio de observação sistemática das fases de aquisição;
III - o reconhecimento das fases de aquisição das habilidades motoras de acordo com a faixa
etária.
Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):
 
I, II e III.
I e III, apenas.
I, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
De acordo com a afirmativa: Estudos analisaram a relação entre competência motora percebida e habilidades motoras, parecendo haver suporte empírico que aponta no sentido de que a alta competência motora está associada a um maior envolvimento em atividades motoras. Pode-se afirmar que:
A maturação das crianças encontra-se diretamente relacionada com o envolvimento em atividades físicas, sendo que crianças mais maduras tendem a envolver menos neste tipo de prática
As crianças que são mais ativas sempre são mais magras
As crianças que apresentam um baixo desenvolvimento motor, envolvem-se menos com as atividades físicas apenas por questões maturacionais
Crianças mais ativas e que passam mais tempo em atividades motoras apresentam melhor proficiência motora.
As crianças praticam apenas as atividades essenciais ao desenvolvimento
De acordo com a teoria do circuito aberto a sequência de movimentos de uma açãoé representada centralmente e não requer feedback periférico de um movimento anterior para desencadear o próximo. Esse conceito pode ser utilizado como norteador de práticas que interferem em programas de aprendizagem motora, mas sofre algumas críticas, das quais não podemos citar:
Pouco interfere na capacidade de memória
O movimento é executado partindo do programa motor gravado
As condições ambientais, em constante mudança, são interferências importantes
Não possui feedback, portanto, o movimento que começa errado permanecerá errado
Apresenta pouca novidade
De acordo com as alternativas abaixo marque apenas alternativa(as) VERDADEIRA (AS).
I ¿ As tarefas motoras discretas são aquelas que possuem inicio e fim bem definido.
II - As tarefas motoras discretas são aquelas que não possuem inicio e fim definidos.
III ¿ As tarefas motoras continuas são aquelas que possuem uma organização.
IV ¿ As tarefas motoras continuas são aquelas que não possuem uma organização com inicio e fim bem definidos.
Estão verdadeiras:
	
I, II e III
Todas estão verdadeiras
I, III e IV
I e IV
II e III
De acordo com Gallahue(2013) o conceito "mudanças qualitativas que possibilitam a uma pessoa progredir para níveis mais altos de funcionalidade" refere-se a:
Desenvolvimento
Ontogênese
Maturação
Aprendizagem Motora
Crescimento
De acordo com Gallahue e Ozmun (2003), sobre a classificação do movimento, pode-se afirmar que:
A fase motora rudimentar está relacionada com os movimentos da infância, que são influenciados pela maturação, com ênfase no transporte do corpo de um ponto a outro.
Na fase motora especializada, a tarefa motora de manipulação está relacionada com o reflexo palmar de agarrar.
Na fase motora especializada, são exemplos de atividades de estabilidade defender um chute a gol ou realizar um exercício sobre a barra de ginástica.
A fase motora rudimentar é caracterizada por movimentos involuntários controlados subcorticalmente no útero e na primeira infância.
A fase motora reflexiva é caracterizada pelo controle da cabeça e do pescoço.
De acordo com Gallahue e Ozmun (2005) o conceito de desenvolvimento motor compreende a contínua alteração no comportamento motor ao longo da vida. Essa contínua alteração é proporcionada pela:
A tarefa, o ambiente e estímulos.
A experiência, o aprendizado e fatores extrínsecos.
O indivíduo biológico, o ambiente e experiência.
O ambiente, o indivíduo biológico e a tarefa.
A hereditariedade, o aprendizado e fatores mecânicos.
De acordo com MAGILL (1989) existem duas categorias de tipos de feedback aumentado: o conhecimento de resultado (CR) que é a informação relativa ao resultado de desempenho de uma habilidade ou sobre a realização do objetivo de desempenho, e o conhecimento de desempenho (CD) que é a informação sobre as características motoras que conduziram ao resultado do desempenho. Identifique nas situações práticas abaixo, o feedback aumentado do tipo CD:
Um instrutor de golfe diz ao aluno: " Sua tacada foi parar na grama alta".
Um personal treiner diz ao seu aluno que está se reabilitando pós cirurgia: "Hoje você caminhou 4 metros a mais que ontem".
O professor de ginástica artística diz ao aluno: "Você já consegue ficar três segundos imóvel nas argolas".
Um instrutor de autoescola diz ao aprendiz: "Você não consegue estacionar o carro pois está fazendo o giro da direção de forma exagerada".
Em um treino de basquete o professor fala ao aluno: "Das dez tentativas, você acertou 3 na cesta, 2 no aro e errou as demais".
De acordo com Magill (2000) a execução de movimentos apresenta diferenças dependendo da atividade a ser realizada. Nesta perspectiva, a habilidade que exigem movimentos diferentes e que tenham ponto inicial e final; a habilidade onde há a execução de diversos movimentos em uma série ou sequência e, a habilidade que são constituídas por movimentos repetitivos, são, respectivamente:
Habilidade motora contínua; discreta e serial
Habilidade motora discreta; serial e contínua.
Habilidade motora contínua; serial e discreta.
Habilidade motora discreta; contínua e serial
Habilidade motora serial; discreta e contínua
De acordo com Schmidt e Wrisberg (2001), a cada repetição o indivíduo fortalece o esquema e tem condições de correção, a partir das diferenças entre o movimento desejado e o executado , analisadas pelo feedback. De acordo com a afirmativa acima, os autores estão conceituando atividades de:
Todas as afirmativas são falsas
Circuito de resultado
Circuito aberto
Circuito de processo
Circuito fechado
Dentro da sequencia (etapas) de desenvolvimento das habilidades motoras,que passam pelos movimentos reflexos- rudimentares - básicos- básicos combinados e específicos ,é correto afirmar que :
Esta sequencia segue uma ordem variável
Esta sequencia segue uma progressão invariavel
Todas as sequencias estão corretas
Esta sequencia segue uma ordem invariável e uma progressão variável
Esta sequencia segue uma ordem incorreta, porém é a única a ser utilizada
Diversos termos na literatura sobre habilidade motora estão relacionados aos termos: aprendizagem, performance, proficiência e capacidades motoras. Cada termo é utilizado de um modo específico. Marque abaixo a opção que define corretamente um desses conceitos.
as capacidades motoras são características individuais e inatas, que podem ser sujeitas a um desenvolvimento, e que, em conjunto, determinam a aptidão física de um indivíduo
a performance motora não é observável, mas é sempre influenciada por muitos fatores ambientais.
a proficiência motora está relacionada ao inicio da aprendizagem uma habilidade, ou seja, é necessário um bom desempenho cognitivo.
a aprendizagem motora pode ser definida como uma ação motora observável, que deve ser ensinada do mais simples para o mais complexo.
Durante a realização de uma determinada atividade motora, o professor informou aos alunos os resultados alcançados, com a finalidade de revisarem suas habilidades. Esta ação pedagógica caracteriza o momento de
	
emprego de reforço. 
adequação da comunicação.
condução ao fechamento. 
organização do contexto.
realização do feedback.
Durante o processo de envelhecimento humano algumas das alterações fisiológicas que ocorrem no organismo são a diminuição massa muscular (sarcopenia) e da força (redução de cerca de 15% por década). Podemos afirmar que as consequências causadas por essas alterações são:
equilíbrio precário e redução da incidência de acidentes, quedas e fraturas
aumento da fadiga e melhoras no equilíbrio
aumento da fadiga e aumento da incidência de acidentes, quedas e fraturas
diminuição da densidade óssea e diminuição da fadiga
equilíbrio precário e melhoras na marcha
É a representação relativamente global, científica e diferenciada que a criança tem de seu próprio corpo (DE MEUR & STAES). Este conceito é correlato a:
Lateralidade.
Organização temporal.
Organização espacial.
Esquema corporal.
Coordenação global.
É conhecido que o desenvolvimento das capacidades coordenativas é importante para a aprendizagem de novos movimentos e o aperfeiçoamento de técnicas já aprendidas. São determinadas principalmente em função do sistema nervoso central, de orientação e regulação dos movimentos e são vistas num âmbito qualitativo. Neste sentido, assinale a alternativa que apresenta apenas capacidades coordenativas:
Agilidade, ritmo e equilíbrio.
Resistência, lateralidade e percepção espacial.
percepção temporal, velocidade e força.
Ritmo, velocidade e equilíbrio.
Força, equilíbrio e lateralidade.
É correto afirmar sobre o desenvolvimento na infância até 11 anos que:
As habilidades são estabelecidas na primeira infância.
O controle motor refinado ainda não está totalmente estabelecido.
Apresentam habilidades totalmente precisas.
Suas habilidades perceptivo motoras estão totalmente desenvolvidas com precisão.
Apresentamdesde o inicio um tempo de reação super rápido.
É o conjunto dos processos de transformação dos organismos. Consiste numa relação entre a Maturação e a Aprendizagem, expressa numa motricidade mais elaborada e num melhor ajustamento do comportamento às características circunstanciais do envolvimento. Este conceito defini:
Maturação
Crescimento
Habilidade Motora
Habilidade motora grossa
Desenvolvimento
É um processo dinâmico resultante do aumento do número e tamanho das células e que vai resultar num aumento da estatura e peso. Assinale a opção correta.
Habilidades motoras
Fase motora Rudimentar
Movimentos voluntários
Desenvolvimento motor
Crescimento motor
É um tipo particular de adaptação, consistindo numa alteração durável da resposta como conseqüência da prática. É uma aquisição de competências devido à prática. Este conceito está de acordo com qual dos itens abaixo?
Aprendizagem
Maturação
Crescimento
Desenvolvimento
Habilidade cognitiva
Em relação à aprendizagem motora, seus componentes e características, assinale a alternativa correta.
O estágio autônomo da aprendizagem motora pressupõe a ocorrência de pouquíssimos erros na execução de uma tarefa e a capacidade de identificar e corrigir os próprios erros.
Nos contextos educativos formais, devem prevalecer o ensino e aprendizagem das habilidades motoras parciais e isoladas, típicas da abordagem baseada na resolução de problemas.
Habilidade motora se refere à qualidade de uma ação, voluntária ou involuntária, do corpo ou de um segmento seu.
Em relação à organização da tarefa, uma habilidade discreta se refere a uma ação breve sem identificação clara do seu início e/ou fim.
Em relação ao ambiente, uma habilidade motora aberta se refere a uma ação executada em um ambiente estável e previsível.
Em relação à automatização do controle na execução dos movimentos, é correto afirmar que:
A repetição pura e isenta de atenção favorecerá o aluno motivando sua permanência na prática de uma determinada atividade por tempo suficiente para que ocorram os efeitos fisiológicos decorrentes da referida prática.
É necessário que o professor procure automatizar, quanto mais cedo, a maior quantidade possível de gestos. Neste momento, o volume de exercícios deverá ter prioridade, ficando a preocupação com qualidade na execução dos fundamentos técnicos em segundo plano.
O processo ensino-aprendizagem deverá contemplar simultaneamente, o automatismo e a atenção. O aluno deverá ser estimulado a executar um movimento ou uma sequência de movimentos o maior número de vezes, devendo o professor criar solicitações adequadas para que essa experiência ocorra da forma mais automática possível.
A quantidade elevada de repetições é justificada pela necessidade de alimentar funcionalmente os sistemas de controle dos movimentos, o que, num primeiro momento, irá acarretar um esforço adaptativo para que a criança execute e coordene os movimentos, mas, em seguida, essa realização poderá ser exercida e repetida com maior facilidade e prazer funcional, facilitando a manutenção do aprendizado e o aperfeiçoamento.
A repetição pura e simples, mesmo realizada de forma desatenta e estereotipada, permitirá ao aluno permanecer praticando uma determinada atividade por tempo suficiente para que ocorram os efeitos fisiológicos decorrentes da referida prática.
Em relação ao controle motor do movimento assinale a afirmativa correta
O circuito do arco reflexo envolve receptor, fibra sensorial primária, interneurônio, neurônio motor e órgão muscular
Os neurônios medulares do grupo medial contém motoneurônios que inervam os músculos distais dos membros ao passo que os do grupo lateral contém outros que inervam os músculos axiais do tronco e os apendiculares proximais
Na somatotipia do homúnculo motor cerca de 20% do córtex motor encontra-se relacionado ao controle das mãos e dos músculos da fala
Atos reflexos são respostas motoras complexas, voluntárias e estereotipadas, que foram provocadas por estímulos específicos e cuja manifestação não depende de experiência prévia
Os três níveis funcionais da hierarquia motora são representados pela medula, cerebelo e proprioceptores e cada um possui circuitos neuronais distintos paralelamente organizados que influenciam diretamente os motoneurônios
Em relação ao desenvolvimento motor da criança nas diferentes épocas da vida, assinale a afirmativa correta:
Segundo Galahue, o desenvolvimento motor das habilidades locomotoras, estabilizadoras e manipulativas, aumentam em complexidade de acordo com a vivência e maturação e seguem a sequência de fase fundamental, rudimentar, especializada e reflexa, esta última altamente especializada e fruto do alto treinamento
Os movimentos fundamentais evoluem do estágio inicial aonde o movimento caracteriza-se por incoordenação, sequencias impróprias e uso restrito do corpo, para alcançar depois de passar pelo estágio elementar, o estágio maduro aonde o movimento é eficiente e coordenado
As qualidades psicomotoras devem começar a ser estimuladas já na puberdade juntamente com os movimentos fundamentais e incluem tonicidade, equilíbrio, esquema corporal, coordenação, lateralidade e organização espaço-temporal
No desenvolvimento motor do primeiro ano de vida existe uma sequência fixa e pré-determinada para aquisição da habilidade de caminhar que obrigatoriamente deve incluir o engatinhar de joelhos com oposição de pernas e braços
A maturação do sistema nervoso determina o desenvolvimento motor e depende da nutrição e do sono, sofrendo pouca influência dos estímulos motores provenientes do ambiente
Em relação ao desenvolvimento motor durante a infância e puberdade proposta por Galahue, assinale a sequência correta das fases de movimentos
cognitivo, associativo e autônomo
Rudimentares simples, rudimentares complexos, reflexos e automatização
fundamentais (iniciais, intermediário e maduro), rudimentares, combinados, culturalmente determinados, especializados e reflexos
reflexos, rudimentares, fundamentais (iniciais, intermediário e maduro), combinados e especializados ou culturalmente determinados
Reflexos e voluntários
Em relação as fases de desenvolvimento humano, cada uma apresenta estágios específicos os quais apresentam associação com a idade cronológica da criança. Em específico a Fase Motora Especializada, compreende-se quais Estágios?
Transitório; Aplicação; Permanente.
Inibição de Reflexos; Pré-controle.
Codificação de Informações; Decodificação de Informações.
Nenhuma das sequências anteriores.
Inicial; Elementar; Maduro.
Em relação às técnicas e caracteristicas do processo de aprendizado motor, assinale a afirmativa correta:
Atrasar as imitações de um modelo no momento da aprendizagem prejudica a retenção do plano de movimento na memória sendo considerada uma dificuldade indesejável
A sensação depende da atenção e consiste na formação de imagens sensoriais correspondentes ao estímulo sendo imprescindivel ao aprendizado motor e distinta da percepção, comum no recém-nascido e relacionada a informação na sua forma elementar e incompleta sem significado
A prática em sessões longas e agrupadas são mais eficientes para aprendizagem de movimentos complexos do que as breves e distribuídas
A prática em bloco é mais eficiente para o aprendizado a longo prazo enquanto a prática randômica é mais eficiente para o rendimento motor ao final da sessão de treinamento
Os estágios de aprendizagem motora podem ser divididos em cognitivo (tentativa e erro), associativo (acertando) e autônomo (livre e fácil);
Em situações de aprendizagem existe um número elevado de variáveis que tem influência efetiva em todo o processo. Pode-se citar a maturação fisiológica do indivíduo, as capacidades inatas e a experiência prévia. Além destes, quais dos fatores abaixo também podem ser considerados como base para a aprendizagem motora:
Atenção, improvisação e equilíbrio.
Memória, atenção e motivação.
Equilíbrio, memória e sensação.
Força explosiva, improvisaçãoe atenção.
Postura, sensação e percepção.
Em uma competição de judô, o profissional de Educação Física surpreendeu-se com os resultados de sua equipe, pois praticantes bem sucedidos nos treinamentos técnicos apresentaram baixo rendimento nas lutas e alguns foram eliminados precocemente. Pouco adiantou o incentivo da torcida com seus gritos e palavras de ordem. Nessa situação, para aumentar o rendimento da equipe, qual é a forma adequada de intervenção desse profissional?
Evitar a manifestação de torcida durante os treinos, favorecendo o exercício da concentração e a manutenção de um ambiente com a menor ansiedade possível.
Treinar habilidades táticas de combate por meio de situações problematizadoras nas quais os atletas tenham de tomar decisões acerca de quando fazer o que.
Aumentar a exigência da preparação física, garantindo, com isso, que a equipe estará em condições psicológicas para render o melhor possível.
Substituir o modelo de treinamento de forma que todas as habilidades sejam executadas somente em situações equivalentes à de competição.
Reforçar o treinamento dos fundamentos técnicos, aumentando tanto a complexidade dos movimentos quanto o número de repetições executadas.
Embora intimamente correlacionados crescimento e desenvolvimento são fenômenos distintos. Analise as afirmativas abaixo I. Crescimento se refere ao aumento físico do corpo como um todo ou em partes. II. Desenvolvimento significa aumento da capacidade do indivíduo na realização de funções cada vez mais complexas. III. O crescimento pode ser verificado pela melhoria das capacidades físicas. IV. O desenvolvimento está relacionado aos aspectos corporais quantitativos. V. O crescimento e o desenvolvimento da criança ocorrem tanto no plano físico quanto no psicológico, pois um depende do outro. Assinale a alternativa que contém somente afirmativas verdadeiras:
I, II e III
I, II e V
II, IV e V
III, IV e V
II, III e IV
Especialistas defendem que o crescimento não e um processo independente, e que fatores ambientais podem desempenhar papel importante na extensão dos limites do crescimento estabelecidas pela variável
hereditariedade.
origem socioeconômica.
raça.
estação sazonal de nascimento.
sexo.
Esquemas motores são:
habilidades adquiridas logo após o nascimento.
padrões de movimento.
movimentos realizados por crianças ao nascer.
organizações de movimentos construídos pelo sujeito que dependem de recursos biológicos, psicológicos e das condições do meio ambiente.
conjunto de habilidades desenvolvidas através de recursos psicológicos
Estudos recentes mostraram que o declínio do desempenho humano durante o envelhecimento é determinado, de forma seletiva, pelo desuso das funções sensório-motoras e que esse desempenho mantém-se relativamente estável quando essas funções são estimuladas, com o avançar da idade, por meio da continuidade da prática de determinadas tarefas. Outros estudos demonstraram que, após um programa orientado de atividades corporais, indivíduos idosos apresentaram melhora no desempenho de tarefas praticadas com regularidade. Considerando esses estudos, o que o profissional de educação física deveria propor no atendimento a uma clientela de idosos?
Atividades corporais que exercitem funções sensório-motoras já dominadas, pois a inclusão de novas aprendizagens é desaconselhável no trabalho corporal com idosos.
Atividades de treinamento somente para indivíduos idosos que apresentaram grande melhora no desempenho.
Atividades físicas de baixa intensidade, pois o processo de envelhecimento afeta todas as funções corporais e diminui o desempenho dos indivíduos idosos.
Atividades corporais diferentes a cada semana, pois a mudança de rotina contribui para a melhora do desempenho dos indivíduos idosos.
Atividades físicas sistemáticas, uma vez que a diminuição do desempenho relaciona-se mais com o desuso das funções corporais.
Existem vários tipos de habilidades, porém devemos compreender e utilizar cada um deles corretamente, todas as habilidades motoras visa um determinado objetivo, devemos saber que reflexos não são considerados habilidades, pois uma habilidade motora requer movimento do corpo ou dos membros para atingir as metas determinadas isso indica que para se realizar uma habilidade motora antes é necessário que ela seja aprendida para que a pessoa consiga atingir com sucesso os objetivos da habilidade. Neste contexto, podemos definir a habilidade discreta como:
Habilidade que possui início e fim definidos e que normalmente começa e termina rapidamente.
Não possuem início e fim bem definidos
Requerem um tempo maior e exigem um foco individual para o combinado, tornando-se um movimento único e suava
Continuam por muitos minutos, além de apresentarem uma duração determinada por uma barreira temporal
São repetitivas e cíclicas.
Gallahue e Ozmun(2013) afirmam que a fase motora fundamental de desenvolvimento motor segue uma progressão que pode ser dividida em estágios. Em qual estágio desta fase a criança apresenta uma melhora na integração espaço temporal e um maior controle motor?
Transição
Inicial
Elementar
Decodificação
Maduro
Há uma série de princípios sobre os processos de aprendizagem nos quais as diferentes correntes psicológicas estão de acordo. As aprendizagens dependem das características singulares de cada aprendiz; correspondem, em grande parte, às experiências que cada um viveu desde o nascimento; a forma como se aprende e o ritmo da aprendizagem variam segundo as capacidades, motivações e interesses de cada aluno, enfim, a maneira e a forma como se produzem as aprendizagens são o resultado de processos que sempre são singulares e pessoais. Dessas conclusões decorre um enfoque pedagógico
pragmático do processo de ensino.
superficial de aprendizagem.
propedêutico do processo de ensino.
profundo de aprendizagem.
voltado à diversidade dos alunos.
Habilidades motoras complexas são mais fáceis de ser aprendidas se forem
ensinadas de forma globalizada e, na sequencia, reduzidas em partes.
interagindo indistintamente quanto as formas simples e complexas.
ministradas apenas as formas complexas.
reduzidas a formas simples e gradativamente ficarem mais complexas.
ensinadas apenas as formas simples.
Habilidades motoras especializadas são padrões de movimentos maduros que foram refinados e combinados para formar habilidades esportivas específicas e habilidades motoras complexas. Durante a aprendizagem, são papéis do professor, exceto:
fornecer encorajamento, motivação e apoio positivo.
fornecer demonstrações visuais.
estabelecer ambiente de treino compatível.
permitir diferenças individuais.
focalizar a atenção nos pequenos detalhes e não na habilidade total.
História da sucessão de transformações que ocorrem no indivíduo, desde a fecundação até a maturidade plena, refere-se à :
diferenciação
estágios pubertários
filogenese
ontogênese
desenvolvimento
Marque dentre as fases do movimento descritas abaixo qual é involuntária
Fase Especializada
Fase Reflexiva
Fase Fundamental
Fase Profissional
Fase Rudimentar
Na adolescência ocorrem alterações físicas, como:
diminuição da capacidade reprodutiva e aumento do perímetro encefálico.
aumento da estatura e massa muscular para os meninos e aumento da estatura, massa muscular e massa adiposa para as meninas.
maturação reprodutiva e diminuição da massa muscular.
a maturação neural e o diminuição da massa óssea.
aparecimento das características sexuais secundárias e estabilização do crescimento da estatura.
Na fase de habilidades motoras especializadas, o desempenho bem-sucedido da mecânica da habilidade motora depende de movimentos:
Locomotores e filogenéticos.
Fundamentais maduros.
Estabilizadores.
Isométricos.
Técnicos esportivos.
Na perspectiva metodológica e desenvolvimentista de Go Tani. A Educação Física.
Trataria do estudo e da aplicação do movimento; as aulas deveriam propiciar condições para a aprendizagem de movimentosdentro de padrões sugeridos pelas fases determinadas biologicamente.
Não trataria do estudo e da aplicação dos movimentos as crianças, e não haveria a necessidade de contextualizar as atividades uma vez que a criança trás em sua carga genética estas habilidades.
Trataria do estudo e da aplicação dos movimentos através de jogos e situações contextualizadas para a aprendizagem de movimentos dentro de padrões sugeridos pelas fases determinadas fisiologicamente.
Trataria do estudo e da aplicação dos movimentos as crianças, com grande repetitividade para a automatização de gestos esportivos e formação de futuros atletas
Não trataria do estudo e da aplicação dos movimentos as crianças, sabendo que a formação intelectual, cognitiva e de conteúdos sociais e afetivos são de grande valia para sua formação como Ser Humano
Na teoria dos estágios cognitivos de Jean Piaget, podemos afirmar que suas principais características são: 
 
I- No estágio sensório-motor (nascimento até os dois anos): o bebê gradualmente torna-se capaz de organizar atividades em relação ao ambiente. Aprende mediante atividade sensória e motora.
II- No estágio pré-operacional (dois aos sete anos): a criança desenvolve um sistema representacional e usa símbolos tais como palavras para representar pessoas, lugares e eventos.
III- No estágio das operações concretas (dos sete aos doze anos): a criança desenvolve o pensamento lógico sobre coisas concretas; compreensão das relações entre coisas e capacidade para classificar objetos; superação do egocentrismo da linguagem; aparecimento das noções de conservação de substância, peso e volume.
 
Marque a alternativa correta:
I, II e III
III
I
I e II
II
Nas crianças, o controle motor grosso é desenvolvido rapidamente e, em geral, antes do controle motor fino. Uma atividade que pode ser utilizada para trabalhar o controle motor fino é:
Empilhar pequenos blocos de montar.
Saltar de diferentes alturas.
Correr entre obstáculos.
Saltitar em diferentes ritmos.
Caminhar em diferentes direções.
Níveis elevados de força e de potência são impossíveis se a criança não tiver alcançado a maturidade neurológica. PORQUE A mielinização de uma grande parte dos nervos motores é incompleta até a maturidade sexual e, deste modo, o controle neurológico fica limitado até esse momento. A esse respeito, pode-se concluir que
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são falsas.
a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
No contexto do conhecimento Ginástica, o professor planejou um conjunto de aulas sobre o tema ¿rebater a bola com as mãos¿. Na primeira aula ele propôs a execução de diferentes tarefas, com graus diferenciados de dificuldade, tendo constatado a seguinte situação: um grupo constituído por alunos co grande dificuldade e execução das tarefas, cometendo erros frequentes e grosseiros; um segundo grupo, evidenciando maior domínio na execução das tarefas, embora cometessem erros eventuais; e um terceiro grupo com satisfatório domínio das tarefas propostas, demonstrando capacidade para detectar seus erros e corrigi-los. Estes três grupos exemplificam, respectivamente, os seguintes estágios de aprendizagem motora:
Associativo, cognitivo e não-verbal.
Associativo, autônomo e não-verbal.
Não-verbal, cognitivo e autônomo.
Cognitivo, associativo e autônomo.
Cognitivo, autônomo e associativo.
No desenvolvimento físico de crianças, existem alguns componentes da aptidão física relacionados à saúde. Assinale a opção correta que se refere a esses componentes.
Resistência aeróbia cardiovascular, força muscular, potência, agilidade e flexibilidade
Coordenação, potência, agilidade, força e equilíbrio
Resistência aeróbia cardiovascular, força muscular, coordenação, composição corporal e flexibilidade
Resistência aeróbia cardiovascular, força muscular, resistência muscular, flexibilidade e composição corporal
Resistência aeróbia cardiovascular, força muscular, resistência muscular, agilidade e potência.
No ensino médio, a educação física deve apresentar características próprias e inovadoras, que considerem a nova fase cognitiva e afetiva social atingida pelos adolescentes. Tal dever não implica em perder de vista a finalidade de integrar o aluno na cultura corporal de movimento. Pelo contrário, no ensino médio pode-se proporcionar ao aluno o usufruto dessa cultura, por meio das práticas que ele identifique como significativo para si próprio. (BETTI, M. e ZULIANI, L. R. Educação física escolar: Uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte ¿ 2002, 1(1):73-81.) De acordo com o texto, analise as afirmativas. I - O desenvolvimento do pensamento lógico e abstrato, a capacidade de análise e de crítica já presente nos alunos do ensino médio permite uma abordagem mais complexa de aspectos teóricos. II - As abordagens dos aspectos socioculturais e biológicos são requisitos indispensáveis para a formação do cidadão capaz de usufruir, de maneira plena e autônoma, a cultura corporal de movimento. III - A aquisição de um conjunto de conhecimentos deverá ocorrer na vivência de atividades corporais dos alunos do ensino médio, com objetivos vinculados ao lazer, saúde/bem-estar e competição esportiva. IV - A sistematização de conceitos teóricos sobre a cultura corporal de movimento não busca associação entre a vivência e o conhecimento, nem a inter-relação com outras matérias como a história e estudos sociais. Estão corretas as afirmativas
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.
No estágio inicial do processo de aprendizagem de uma habilidade motora o indivíduo:
apresenta movimentos eficientes e fluentes
dispende pouca energia e busca soluções para corrigir seus movimentos
realiza movimentos imprecisos e comete muitos erros
pensa e se preocupa pouco com os aspectos do movimento
necessita de correções e executa os movimentos com proficiência
No estudo das Habilidades Motoras, verificamos que as mesmas são usualmente classificadas em sete grupos. De acordo com essa classificação, marque adequadamente a resposta certa.
I de acordo com a precisão do movimento, são aquelas em que, para a correta execução de um movimento, o corpo deve se transformar num sistema mecânico de eixos de movimento e de alavancas.
II de acordo com a forma de execução, podem ser divididas em 3 formas: discretas, seriadas e contínuas.
III de acordo com a complexidade do movimento, são aquelas em que, para a correta execução de um movimento, o corpo deve se transformar num sistema mecânico de eixos de movimentos e de alavancas.
IV de acordo com o grau de estruturação da tarefa, são classificadas segundo a quantidade de massa muscular que deve ser controlada na execução de uma habilidade motora.
II e III estão corretas
II e IV estão corretas
I e III estão corretas
III e IV estão corretas
I e IV estão corretas
No estudo das Habilidades Motoras, verificamos que as mesmas são usualmente classificadas em sete grupos. De acordo com essa classificação, marque adequadamente a resposta certa.
de acordo com a precisão do movimento, são aquelas em que, para a correta execução de um movimento, o corpo deve se transformar num sistema mecânico de eixos de movimento e de alavancas.
de acordo com o grau de estruturação da tarefa, são classificadas segundo a quantidade de massa muscular que deve ser controlada na execução de uma habilidade motora.
de acordo com a complexidade do movimento são aquelas em que, para a correta execução de um movimento, o corpo deve se transformar num sistema mecânico de eixos de movimento e de alavancas.
de acordo com a forma de execução, podem ser divididas em 3 formas:discretas, seriadas e contínuas.
No estudo do comportamento motor é possível identificar que fatores ambientais e individuais interferem de forma positiva ou negativa na aquisição de padrões motores maduros. Nesse aspecto é correto afirmar que:
Não é possível atingir novos padrões motores sem que a criança tenha atingido 14 anos pois é nessa fase da vida que acontece a maturação biológica, indispensável nesse processo
o Estagio de Aplicação é alcançado a partir dos 14 anos, independente se os sujeitos vivenciaram experiências diversas de habilidades motoras
Somente atingem padrões motores maduros os sujeitos que experimentaram todas as formas possíveis de se movimentar na fase dos movimentos rudimentares
Fase dos movimentos fundamentais é dividida em: Estágio cognitivo, elementar e de sofisticação motora
A fase dos movimentos fundamentais é primordial na aquisição desses novos padrões uma vez que a partir dos 7 anos as crianças tem pleno potencial para atingir o estágio de combinação de movimentos vivenciados na fase anterior
No processo de Aprendizagem Motora, vários modelos foram propostos. Fitts & Posner (1967) propõem 3 fases. Marque a opção correta.
Inicial, intermediária e avançada.
Fundamental, associativa e especializada.
Cognitiva, associativa e autônoma.
Nenhuma das respostas está correta.
Fundamental, intermediária e especializada.
No processo ensino-aprendizagem de habilidades desportivas, a busca de resultados de forma apressada leva o professor a
enfatizar o processo, levando em consideração o produto.
respeitar o ritmo de execução dos alunos.
considerar o que possibilitou ao aluno realizar a tarefa.
respeitar os erros de execução dos alunos.
dar excessiva ênfase ao produto e pouca consideração ao processo.
No processo ensino-aprendizagem de habilidades motoras, de acordo com a abordagem desenvolvimentista, a grande importância da participação do professor está no fato de que ele deve
considerar a natureza socioeconômica do aluno ao avaliar seus erros.
evitar o feedback para não desestimular o aluno frente à turma.
mostrar ao aluno a forma correta de realizar as tarefas.
mudar a atividade quando o aluno não consegue evitar os erros.
oferecer feedback com relação aos erros de performance dos alunos.
Num orfanato de Teerã, verificou-se que os bebês e crianças viviam num ambiente restrito e recebiam pouca estimulação. A maioria das crianças de dois anos não sentavam sem ajuda e as de quatro não andavam sozinhas. (Dennis, 1960 citado por Tani et alii, 1988). Este estudo evidencia que:
aprendizagem e desenvolvimento são processos sem relação.
a maturação e as experiências atuam no desenvolvimento.
a fase dos movimentos culturalmente determinados foi transposta .
apenas as experiências atuam no desenvolvimento.
apenas a maturação atua no desenvolvimento.
O aparecimento da puberdade é regulado pela hereditariedade e pode ser influenciado pela nutrição, doenças, clima e pelo estresse emocional e estar relacionado a um nível crítico de peso. Dentre as diversas alterações ocorridas durante este período, qual alternativa abaixo marca o primeiro indicador visual do início da puberdade?
Incrementos significativos na potência muscular.
Aparecimento dos caracteres sexuais secundários;
Liberação de hormônios gonadotróficos pela hipófise;
Redução da massa corporal;
Estirão de crescimento;
O aumento no número e no tamanho das células e as transformações funcionais que ocorrem nos diferentes sistemas do organismo correspondem, respectivamente:
ao crescimento e à aprendizagem.
ao desenvolvimento e à aprendizagem.
à maturação e à aprendizagem.
ao crescimento e ao desenvolvimento.
à aprendizagem e ao desenvolvimento.
O cerebelo é responsável por 10% do volume total do encéfalo e contém cerca de metade dos neurônios do cérebro. A respeito deste importante órgão no controle motor, assinale a afirmativa correta:
A dismetria (erros na força) e a disdiadococinesia (dificuldade de realizar movimentos rápidos e alternados) decorrem de lesões no vestíbulo-cerebelo
O cerebelo funciona a nível consciente e dedica-se a serviço da motricidade voluntária ou involuntária iniciando os movimentos através de estímulos sobre os núcleos motores do tronco cerebral
A zona lateral do cerebelo se comunica com as áreas pré-motora e motora suplementar auxiliando na elaboração do plano motor que será enviado para área motora primária
Lesões no cerebelo provocam paralisia mas são capazes de gerar alterações da motricidade como incoordenação dos movimentos, atonia muscular e desequilíbrio postural
A zona média e intermédia do cerebelo, também conhecida como espino-cerebelo é responsável pela manutenção da postura e do equilíbrio corporal
O comportamento motor é a área que estuda o movimento humano, seu aprendizado e suas alterações durante o desenvolvimento. Depende da interação entre:
coordenação motora, condições do ambiente e saúde do indivíduo.
força muscular, coordenação motora e equilíbrio.
natureza da tarefa, condições ambientais e características do indivíduo.
tipo de chão, temperatura e saúde do indivíduo.
atividade física, alimentação e sono.
O conceito de capacidade motora pode ser caracterizado como:
A forma como o movimento corporal é organizado de acordo com a previsibilidade do ambiente.
Características dos indivíduos que estão sujeitas a mudanças como um resultado da prática e que representam o potencial da pessoa para exceder na performance de uma tarefa.
A capacidade de um indivíduo executar tarefas altamente habilidosas e com alto grau de coordenação.
Potencialidade para produzir um resultado de performance com máxima certeza, mínimo de energia e tempo mínimo, desenvolvida como resultado da prática.
Traços estáveis e duradouros, que na sua maior parte são geneticamente determinados e que embasam a performance habilidosa dos indivíduos.
O conceito "mudanças qualitativas que possibilitam a uma pessoa progredir para níveis mais altos de funcionalidade" refere-se a
minimização
ontogênese
diferenciação
crescimento
maturação
O conceito "um tipo de adaptação, consistindo numa alteração durável da resposta como consequência da prática" refere-se à:
aprendizagem
maturação
desenvolvimento motor
adaptação
crescimento
O conhecimento do nível de desenvolvimento motor do aluno por parte do professor de educação física pode permitir-lhe vantagens no momento de seu planejamento educacional. Embora o desenvolvimento esteja relacionado à idade, ele não é dependente dela. Neste sentido, uma orientação adequada pode ser feita pela idade biológica, permitindo ao professor um registro do índice do progresso do aluno em direção à maturidade. A idade biológica pode ser determinada, medindo-se as idades:
morfológica, óssea, sexual, ou orgânica.
morfológica, óssea, dental, ou sexual.
visceral, morfológica, óssea, ou sexual.
visceral, óssea, dental, ou sexual.
morfológica, orgânica, dental, ou sexual.
O conhecimento e utilização de vocabulário específico da área da Educação Física é de suma importância para a atuação profissional. De acordo com as afirmações abaixo, identifique a sequência correta; ( ) O genótipo do indivíduo controla o surgimento a duração e a intensidade do estirão de crescimento enquanto o seu fenótipo influencia o potencial do crescimento. ( ) A sequencia do desenvolvimento motor infantil é imprevisível, mas o ritmo é variável. ( ) O progresso na fase de habilidades de movimento especializado depende do desenvolvimento das habilidades de movimento fundamental. ( ) O estirão do crescimento na adolescência marca o início da fase adulta.
F F F V
F F V F
V F V F
F V V F
V F F V
O conhecimento sobre os componentes da aptidão física é fundamental para o planejamento das atividades físicas elaboradas pelos profissionais de Educação Física. A aptidão física pode ser dividida em dois grandes componentes: Aptidão Física relacionada a Saúde e Aptidão Física relacionada a Performance ouDesempenho motor. Dessa forma, marque a resposta CORRETA quando nos referimos aos componentes da APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA A SAÚDE.
Coordenação.
Agilidade.
Equilíbrio.
Força.
Velocidade.
O crescimento e o desenvolvimento correspondem, respectivamente:
ao aumento da capacidade de adaptação como resultado da prática e melhora na forma como o movimento é organizado.
ao aumento da estatura durante o período da infância e melhoras verificadas em tecidos, órgãos e sistemas.
à melhoras na capacidade de se movimentar devido ao aumento da idade cronológica e resposta de um organismo a determinada variação das condições exógenas.
ao aumento no tamanho do corpo de um indivíduo causado pela multiplicação ou aumento das células e as alterações no nível de funcionamento de um indivíduo ao longo do tempo.
à melhora permanente no desempenho de uma ação motora e melhora nos movimentos corporais em função do processo de maturação.
O crescimento físico e o desenvolvimento motor possuem definições diferenciadas. Assinale a alternativa que apresenta a definição correta desses termos, respectivamente:
O crescimento físico é o aumento no tamanho do corpo causado pela multiplicação ou aumento das células e o desenvolvimento motor refere-se à alterações progressivas do comportamento motor ao longo da vida.
O crescimento físico é o aumento das estruturas ósseas e o desenvolvimento motor é a capacidade que o organismo possui de responder a determinadas variações das condições exógenas.
O crescimento físico é o aumento total de células no organismo (tamanho e superfície) e o desenvolvimento motor é o conjunto de transformações sucessivas verificadas em tecidos, órgãos ou sistemas, na direção de um estágio maduro.
O crescimento físico é o aumento da adiposidade e massa magra do indivíduo e o desenvolvimento motor é o aumento da idade cronológica.
O crescimento físico é o aumento nas estruturas corporais totais e o desenvolvimento é o aumento nas estruturas corporais como resultado da prática.
O desenvolvimento das habilidades motoras pode ser classificado em uma série de fases relacionadas à idade, mas não dependentes dela, que por sua vez são constituídas de estágios identificáveis de aquisição de habilidades motoras. Identifique as fases dos movimentos correspondentes a faixa etária de 2-7 anos dentro do desenvolvimento motor, fazendo a relação com os estágios apropriados.
( 1 ) Fase do movimento reflexo
( 2 ) Fase do movimento rudimentar
( 3 ) Fase Motora Especializada
( 4 ) Fase Motora Fundamental 
( ) Estágio inicial, elementar e maduro;
( ) Estágio de codificação e decodificação;
( ) Estágio de pré-controle;
( ) Estágios de transição, específico e especializado.
a sequencia correta é 3124
a sequencia correta é 4321
a sequencia correta é 1324
a sequencia correta é 2143
a sequencia correta é 1234
O desenvolvimento de habilidades motoras e a qualidade de suas manifestações, dependem da maturação do sistema nervoso e dos estímulos provenientes do ambiente. Em relação aos tipos de habilidadees motoras e ao grau de eficiência de sua execução, assinale a afirmativa correta:
Como a ansiedade interfere na atenção e resgate das informações na memória, as práticas de ensino de habilidades motoras com crianças devem ser realizadas em ambiente organizado com regras explícitas que punam com severidade os erros motores
A primeira área mielinizada no lobo frontal é o córtex pré-frontal e a última, a área motora primária, que permite a execução de movimentos habilidosos
Do ponto de vista organizacional, as habilidades motoras são divididas em abertas, fechadas, randômicas ou em blocos
O comportamento habilidoso permite atingir o resultado final com o máximo de certeza, mínimo dispêndio de energia e no menor tempo possível
Habilidades motoras fechadas são aquelas aonde existe uma grande imprevisibilidade ambiental que dificultam a identificação dos estímulos (sinais) e associação de respostas motoras adequadas
O desenvolvimento de habilidades motoras especializadas é altamente dependente de oportunidades para a prática do encorajamento e do ensino de qualidade. Em relação às habilidades motoras, é correto afirmar:
A uniformidade do potencial físico de indivíduos, particularmente nos anos pré-adolescente e no início da adolescência.
Aos três anos de idade, a maioria das crianças tem potencial para executar bons desempenhos no estágio maduro de grande parte dos padrões motores fundamentais.
As crianças devem ser encorajadas à refinar suas habilidades em um esporte o ais cedo possível.
Habilidades motoras especializadas são padrões motores fundamentais maduros que foram refinados e combinados para formar habilidades especificas e habilidades motoras complexas.
O progresso das habilidades motoras especializadas não depende na fase motora fundamental.
O desenvolvimento motor é um processo que começa na concepção e cessa apenas com a morte. Com base nessa afirmação, avalie as afirmações a seguir: I ¿ O desenvolvimento é estudado como um ¿processo¿ e não como um ¿produto¿. II ¿ Consiste em uma mudança interna resultante da prática. III ¿ Refere-se basicamente aos movimentos realizados durante a fase reflexiva. IV ¿ Sofre maior influência da maturação nos primeiros anos de vida e em maior intensidade das experiências conforme os anos vão passando. São características do desenvolvimento motor apenas:
I e III.
III e IV.
II.
I e IV.
II, III e IV.
O desenvolvimento motor harmonioso da criança depende de uma série de fatores, dentre os quais se destacam a oportunidade para a prática, o encorajamento e o ensino em ambiente propício ao aprendizado. Embora relacionados à idade, há numerosas variações entre as crianças e entre os padrões de movimento no desempenho de tarefas fundamentais. Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A sequência de progressão no desenvolvimento motor ao longo dos estágios inicial, elementar e maduro é a mesma para a maioria das crianças, embora o ritmo varie, dependendo de fatores ambientais e hereditários. PORQUE II. Crianças na mesma faixa etária podem estar no estágio inicial em algumas tarefas motoras e, em outras, no estágio elementar ou no estágio maduro. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II uma proposição verdadeira
O desenvolvimento motor harmonioso da criança depende de uma série de fatores, dentre os quais se destacam as oportunidades para a prática, o encorajamento e a prática em ambiente propicio ao aprendizado. Embora relacionadas a idade, há numerosas variações entre as crianças e entre os padrões de movimentos. Por isso, precisamos respeitar as fases de movimentos para que este processo de desenvolvimento se transforme no comportamento e finalize com a aprendizagem. Marque a opção que apresenta a ordem adequada das fases de movimento durante o desenvolvimento motor:
Reflexa, Rudimentar, Especializada e Fundamental.
Reflexa, Rudimentar, Fundamental e Especializada.
Especializada, Fundamental, Rudimentar e Reflexa.
Fundamental, Rudimentar, Especializada e Reflexa.
Rudimentar, Reflexa, Fundamental e Especializada.
O desenvolvimento motor humano, refere-se a uma melhoria de uma determinada função respeitando as suas mudanças gradativas. Assinale o que for correto.
Desenvolvimento integral
Mudanças quantitativas
Senescência
Senilidade
Mudanças qualitativas
O estudo das diferentes fases de desenvolvimento psicomotor permitiu que fossem distinguidos três níveis de organização do comportamento:
sensoriomotor, da estruturação perceptiva e da representação mental.
da estruturação, da simbolizaçãoe da representação mental.
da representação mental, da representação social e coordenativo.
sensoriomotor, perceptivo sensorial e coordenativo.
da simbolização, da representação social e perceptivo motor.
O feedback extrínseco é uma informação útil para a melhor aprendizagem dos seus alunos porque:
É uma informação sensorial relacionada ao movimento que deve ser dada antes da sua execução e que pode ser fornecida pelo professor.
É uma informação sensorial relacionada ao movimento que não deve ser dada antes da sua execução e que não pode ser fornecida pelo professor.
É uma informação sensorial relacionada ao movimento que deve ser dada após a sua execução e que pode ser fornecida pelo professor.
É uma informação sensorial relacionada ao movimento que deve ser dada após a sua execução e que não pode ser fornecida pelo professor.
É uma informação sensorial relacionada ao movimento que deve ser dada antes da sua execução e que não pode ser fornecida pelo professor.
O feedback intrínseco consiste no feedback sensorial disponível durante ou depois de a pessoa desempenhar uma habilidade, e que é uma parte da própria situação de desempenho da habilidade que ocorre naturalmente. Podemos dividí-lo em:
visual, tátil, proprioceptivo e auditivo
tátil, auditivo e conhecimento de resultado
proprioceptivo, conhecimento de resultado e conhecimento de desempenho
visual, proprioceptivo e coordenativo
conhecimento de resultados e conhecimento de desempenho
O Feedback Intrínseco é subdividido em:
De resultados e de desempenho;
Visual, auditivo, proprioceptivo e tátil;
Auditivo, proprioceptivo e de resultados;
Visual, auditivo, de resultados e de desempenho;
Ordenado, comandado, impositivo e coordenativo.
O gráfico abaixo mostra o pico de velocidade em peso e o pico em velocidade em altura. Sobre esta fase do crescimento pode-se afirmar que:
Durante esta fase deve-se trabalhar as capacidades condicionantes da criança conforme sua limitação, sabendo-se que a flexibilidade não apresentará melhoras no desempenho
O pico de velocidade em peso ocorre antes do pico de velocidade em altura
Não deve-se realizar exercícios de velocidade durante o pico de velocidade em altura
Durante o pico de velocidade em altura a criança deve realizar atividades de flexibilidade
A flexibilidade deve ser treinada de forma exaustiva, auxiliando no processo de crescimento e contribuindo para que a criança atinja níveis superiores de estatura
O grande número de habilidades motoras que o profissional de Educação Física precisa conhecer levou os pesquisadores da área de Aprendizagem Motora a agruparem as habilidades de acordo com as suas características. Isso facilita a atuação do profissional na sua correção enquanto o aluno executa a tarefa. Dois exemplos disso são a cortada do voleibol e a parada de mãos na ginástica. Pode-se então dizer que elas são, respectivamente:
Habilidade contínua e habilidade de circuito aberto.
Habilidade de circuito fechado e habilidade discreta.
Habilidade aberta e habilidade de circuito fechado.
Habilidade discreta e habilidade fechada.
Habilidade fechada e habilidade continua.
O Indivíduo passa por 3 (três) estágios para processar as informações:
 
(1) Identificação do estímulo
(2) Seleção da resposta
(3) Programação da reposta
 
Cada um desses estágios corresponde a:
 
( ) Decisão
( ) Percepção
( ) Ação
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1, 3 e 2
3, 1 e 2
2, 1 e 3
1, 2 e 3
3, 2 e 1
O jogo é uma característica importante do desenvolvimento humano, podendo-se utilizá-lo para definir a própria infância e como se comportam as crianças. Esse conhecimento pode ser a base para o estabelecimento de conteúdos e conhecimentos didático-pedagógicos mais adequados para a Educação Física escolar. A pesquisa de Ferraz (1997) que tinha como objetivo identificar, entre sujeitos de quatro a dezenove anos de idade, os níveis de desenvolvimento da noção das regras que compõem o jogo de futebol, teve seus resultados coerentes com os níveis de desenvolvimento propostos por Piaget (1932) e concluiu, sobre a prática das regras, que:
I - no nível motor individual as primeiras ações com uma bola são independentes de qualquer estrutura de regras, pois criança e bola realizam um jogo puramente motor;
II - no nível da cooperação nascente, a prática se caracteriza pela reprodução das ações dos jogadores e já está presente a regra, o que permite reiniciar o jogo depois de toda ação que não seja própria do jogo;
III - no nível de codificação da regra, a principal característica é a formulação comum e consensual das regras básicas do jogo, desconsiderando as ações puníveis;
IV- no nível egocêntrico, cada sujeito joga seu próprio jogo, sem se interessar pelo que os outros estão fazendo, pois a ideia que as crianças têm do jogo consiste no que elas observam, numa atitude imitativa.
Estão corretas as afirmativas:
I e IV, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
O movimento humano é uma importante forma de interação com o ambiente. Diante dessa afirmativa e sabendo que o movimento é influenciado por três fatores, assinale a alternativa INCORRETA:
O meio ambiente é fator intrínseco ao desenvolvimento do movimento.
O movimento é influenciado pela genética, meio ambiente e complexidade da tarefa.
A genética é um fator individual que influencia o movimento.
Os fatores intrínsecos se referem a biologia e a genética do indivíduo.
Os movimentos intencionais dependem de um objetivo.
O movimento voluntário é controlado pela complexa interação de estruturas corticais capazes de influenciarem direta ou indiretamente os neurônios motores e induzir contrações de grupamentos musculares específicos. Em relação ao controle motor, assinale a afirmativa correta:
Os neurônios medulares do grupo medial contém motoneurônios que inervam os músculos distais dos membros ao passo que os do grupo lateral contém outros que inervam os músculos axiais do tronco e os apendiculares proximais
O córtex motor primário tem a função de iniciar o movimento voluntário e as áreas pré-motora e motora suplementar estão predominantemente relacionadas com o seu planejamento
Na somatotipia do homúnculo motor cerca de 20% do córtex motor encontra-se relacionado ao controle das mãos e dos músculos da fala
Enquanto lesões no córtex pré-motor são mais discretas, as que envolvem o córtex motor primário apresentam deficiências motoras graves proporcionando as apraxias que incapacitam a realização de tarefas coordenadas
No tronco cerebral, os tratos rubro-espinhal e retículo-espinhal pertencem a via medial e o vestíbulo-espinhal e o teto-espinhal a via lateral
O organismo é capaz de perceber estímulos por meio de receptores que registram o toque, a dor e as alterações da temperatura. Essas informações são enviadas ao sistema nervoso central (SNC). Quando uma pessoa encosta a mão em um ferro quente, ela reage imediatamente por meio de um reflexo. Neste reflexo o neurônio efetuador (motor) leva o impulso nervoso para:
O encéfalo
As terminações sensoriais de dor na ponta dos dedos
Os músculos flexores do braço
A medula espinhal
As terminações sensoriais de calor na ponta dos dedos
O período de 2 a 6 anos também é conhecido por "segunda infância". Nesta fase as crianças passam por alterações em suas dimensões corporais e competência motora. Assinale a alternativa que melhor representa esta fase em termos de crescimento e desenvolvimento:
Velocidade acelerada de ganhos na estatura e diminuição da capacidade respiratória e circulatória refletindo em menor resistência física.
Velocidade das mudanças físicas é mais lenta e melhoras contínuas das habilidades motoras como correr, saltar e arremessar.
O crescimento muscular e esquelético tornam as crianças mais fortes e apresentam ganhos lentos em habilidades motoras finas.
As cartilagens se transformam em ossos num ritmo mais lento e melhoras contínuas das habilidadesmotoras grossas.
Começam a aumentar suas formas arrendondadas e definem a preferência pela mão esquerda ou direita.
¿O período de tempo da adolescência é afetado inicialmente pela biologia (início da maturação sexual) e posteriormente pela cultura (independência financeira e emocional da família). Como resultado, os anos adolescentes veem sendo alongados no decorrer do tempo¿ (GALLAHUE, 2005). Baseando-se no texto acima é correto afirmar que:
Meninos e meninas são considerados adolescentes quando há o surgimento dos pelos pubianos.
Em relação as características sexuais primárias e secundárias, meninos só podem ser considerados adultos quando moram sozinhos.
Meninos e meninas são considerados adolescentes quando há o aumento dos testículos e o surgimento do broto mamário, respectivamente.
A menina entra na adolescência quando ocorre a menarca.
O menino entra na adolescência quando ocorre a poligarca.
O pico máximo de força é atingido por volta dos 25 a 30 anos; ocorre estabilização dos níveis de força até aproximadamente os 40 anos; e um declínio gradual até aproximadamente 70 anos, seguido por um declínio maior de força nos anos que se sucedem. Assinale a alternativa que apresenta a causa correta para a diminuição dos níveis de força com o processo de envelhecimento.
Compressão dos discos intervertebrais.
Perda da massa muscular - dismorfia.
Diminuição da massa muscular - sarcopenia.	
Redução da densidade mineral óssea.
Declínio na função pulmonar - DPOC.
O primeiro período de vida da criança, que vai do nascimento até o surgimento da linguagem, do ponto de vista da inteligência, é denominado por Piaget como sensório-motor. Nesse período, Piaget identificou três estágios, nomeados, respectivamente, como:
dos reflexos, da organização das percepções e hábitos, da inteligência propriamente dita.
dos reflexos, do pré-operatório, do corpo vivido.
das crises motoras, do corpo submisso, da inteligência propriamente dita.
do pré-operatório, do corpo vivido, da inteligência propriamente dita
de latência, do operatório concreto, da inteligência propriamente dita.
O processo contínuo que se inicia na concepção e cessa com a morte, incluindo todos os aspectos do comportamento humano, é denominado de:
maturação
desenvolvimento
Feedback extrínseco
experiência
crescimento
"O processo do Desenvolvimento motor revela-se basicamente por alterações no comportamento motor. O comportamento motor observável de um indivíduo fornece uma "janela" para o processo de desenvolvimento motor, assim como indicações para os processos motores subjacentes". (Gallahue, 2005)
Movimentos manipulativos, de aplicação e de utilização permanente.
Movimentos culturais, locomotores e estabilizadores.
Movimentos estabilizadores, locomotores e manipulativos.
Movimentos estabilizadores, manipulativos e elementares.
Movimentos locomotores, elementares e transitórios.
O professor constatou que, em consequência do trabalho sistematizado desenvolvido nas aulas de educação física, seus alunos estão executando o ¿passe¿ com adequado nível de eficiência (processo) e sem haver expressiva variabilidade de resultado (eficácia). Constatou também que a qualidade da execução e do resultado pouco varia independentemente do intervalo de dias sem ocorrer a prática desta habilidade motora. Essa situação ilustra o conceito de:
Padrão motor.
Desempenho motor.
Aprendizagem motora.
Desenvolvimento motor.
Controle motor.
O professor deve se preocupar sempre em, ao ministrar sua aul,a identificar características dos seus alunos e tentr sempre passar o mesmo conteúdo de maneiras diferentes, pois estará atendendo a uma das características do processo de aprendizagem que é:
Pessoal
Integrativo
Global
Composto
Gradativo
O professor ensinou a bandeja do basquetebol para os seus alunos, usando as diversas variáveis envolvidas no processo de aprendizagem (demonstração, feedback, instrução verbal, estabelecimento de metas). Contudo, depois de um período de prática, eles ainda apresentam erros no AJUSTE do salto. Ao pensar nos resultados das pesquisas, a melhor forma de melhorar o desempenho dos alunos é:
Não demonstrar como é feita a bandeja, mas explicar detalhadamente a execução.
Deixar os alunos explorarem mais ainda a bandeja e, após isso, dar algumas dicas verbais.
Pedir para os alunos prestarem mais atenção na aula.
Demonstrar como é feita a bandeja e explicar detalhadamente a execução.
Demonstrar como é feita a bandeja, e não explicar.
O progresso pelos estágios da fase das habilidades de movimento especializado depende da base formada pelas habilidades estabelecidas antes, na fase do movimento fundamental. A fase especializada é representada por três estágios separados, porém sobrepostos e dependentes de fatores neuromusculares, cognitivos e afetivos inerentes ao próprio indivíduo. São características do segundo estágio desta fase (¿Estágio de Aplicação¿):
Período ideal para explorar os mais variados esportes já que necessita definir quais habilidades básicas ainda não atingiu a proficiência.
Habilidades perceptomotoras em pleno desenvolvimento, porém dificuldades em tarefas que exigem esquema corporal, temporal e espacial.
Melhor performance e seleção de esportes preferidos com base nas experiências anteriores bem sucedidas;
Redução da abrangência de suas buscas esportivas;
Início da tentativa de combinação dos movimentos fundamentais em brincadeiras, jogos e em situações da vida diária;
O reconhecimento consciente da posição de certas partes do corpo em relação a outras, assim como da amplitude do movimento dos membros, é possível graças a três principais dispositivos sensoriais, denominados:
interneurônios, motoneurônios, nervo sensorial.
órgãos tendinosos de Golgi, fusos musculares e quimiorreceptores musculares
terminações nervosas livres, receptores tipo Golgi e corpúsculos de Pacini.
corpos celulares, fusos musculares e termoceptores.
corpos celulares, dendritos e axônios
O reflexo é uma resposta motora que visa uma proteção ou adaptação do organismo sendo originado de um estímulo e correspondente a atividade de um efetor (músculo, glândula, etc.) que possa ser provocada de maneira regular pela estimulação natural ou experimental de receptores ou pelas fibras nervosas aferentes que lhe correspondem¿ (Pieron, 1969). Neste contexto, assinale a afirmativa correta:
Atos reflexos são respostas motoras simples e estereotipadas, involuntárias e que foram provocadas por estímulos específicos e cuja manifestação não depende de experiência prévia
O circuito do arco reflexo envolve receptor, fibra sensorial primária, córtex sensorial, área associativa, área pré-motora, área motora primária, neurônio motor e órgão muscular
O ato reflexo envolve o recrutamento de circuitos neurais de forma consciente sendo desencadeado por estímulos sensoriais específicos e dependente do envolvimento de áreas associativas corticais motoras
Movimentos reflexos são complexos e intencionais e uma vez aprendidos podem ser repetidos automaticamente gerando respostas rápidas aos estímulos ambientais
Os reflexos primitivos representam importante manifestação motora presente na vida do ser humano desde o nascimento até a vida adulta
O Sistema Nervoso Central pode ser considerado como responsável por:
I - Ajuste do organismo ao ambiente;
II - Recepção de estímulos;
III - Processamento e programação de respostas.
IV - Envio das respostas
V - Pelo Arco Reflexo Simples 
Assinale a opção correta.
	
Somente as afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, III, IV e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
O Sistema Nervoso é o responsável pela execução e controle dos movimentos corporais. Para a realização de um movimento corporal, o sistema nervoso executa uma sequência de ações:
I- Inicialmente o sistemanervoso capta informações sobre o ambiente e sobre o próprio corpo do indivíduo por meio dos órgãos sensoriais (visual, vestibular, somatossensorial).
II- Em seguida, ocorre o que é chamado de processamento da informação: há a tomada de decisão sobre qual movimento realizar e então o sistema nervoso elabora um plano de ação, ou seja, programa a resposta motora.
III- E por fim impulsos elétricos contendo as informações da programação motora são enviados à medula espinhal e músculos, resultando na execução de uma ação motora.
Estão corretos os itens:
Todos os itens estão incorretos.
I e II.
II e III.
I, II e III.
I e III.
O tempo de reação é extremamente importante para o sucesso nas atividades esportivas. Sabe-se que quanto menor o tempo de reação, melhor o desempenho esportivo, em sua maioria. Sabendo disso, quais são os fatores que não influenciam o tempo de reação?
Número de estímulos
Compatibilidade da resposta
Tempo de reação de escolha
Tempo de prática
Predisposição genética para a resposta.
O tempo de reação mede a velocidade e a eficácia da tomada de decisão. São considerados fatores que influenciam o tempo de reação:
quantidade de força produzida pelos músculos, orientação do corpo no espaço e postura.
número de alternativas estímulo-resposta, compatibilidade estímulo-resposta e quantidade de prática.
quantidade de informações memorizadas, posição das articulações e quantidade de prática.
respiração , estagio da aprendizagem e organização do movimento.
estreitamento perceptivo, memória e relaxamento.
O termo aprendizagem motora está relacionado:
Ao aumento da massa corporal e estatura durante o período da infância.
À melhora permanente no desempenho de uma ação motora como resultado da prática.
Às mudanças no comportamento motor que ocorrem ao longo da vida.
À melhora que ocorre nos movimentos corporais em função do processo de maturação.
À melhora na capacidade de se movimentar que ocorre com o aumento da idade cronológica.
Os cinco componentes da Aptidão Física relacionados à Saúde são mais importantes para a saúde pública que os componentes relacionados à capacidade atlética. Assim sendo, esses cinco componentes contribuem igualmente, ou estão em equilíbrio, para a totalidade da Aptidão Física relacionada à Saúde (American College of Sports Medicine). Selecione a opção que se refere somente aos 5 componentes da Aptidão Física relacionados à Saúde.
Resistência Muscular, Resistência Aeróbia Cardiovascular; Força, Flexibilidade e Agilidade.
Resistência Muscular; Resistência Aeróbia Cardiovascular; Força; Flexibilidade e Composição Corporal.
Resistência Muscular, Resistência Aeróbia Cardiovascular; Força, Composição Corporal e Agilidade.
Resistência Muscular, Resistência Aeróbia Cardiovascular; Coordenação, Flexibilidade e Equilíbrio.
Resistência Muscular, Resistência Aeróbia Cardiovascular; Potencia, Coordenação e Agilidade.
Os movimentos especializados são padrões motores fundamentais maduros que foram refinados e combinados para formar habilidades esportivas específicas e habilidades motoras complexas. Cada vez mais a criança - adolescente aprimora força, resistência, tempo de reação, velocidade do movimento, coordenação e assim por diante. Em relação aos movimentos especializados é correto afirmar que:
 
I - Inicia-se por volta dos 7 anos de idade e se aprimora pelo resto da vida
II - As habilidades motoras especializadas são aplicadas no esporte, na recreação, ou em situações da vida diária
III- Nesta fase, meninos e meninas começam a desenvolver as habilidades motoras básicas.
 
Estão corretos os itens:
I e II
I e III
I, II e III
I
II e III
Os músculos estriados esqueléticos contêm vários tipos de receptores sensoriais que fazem parte do Sistema Nervoso Periférico. Eles incluem os quimiorreceptores e alguns mecanorreceptores como os fusos musculares e os orgãos tendinosos de golgi (OTG). Desta forma, responda como são estimulados os fusos musculares e os orgãos tendinosos de golgi respectivamente
Por encurtamento e contração.
Por estiramento e encurtamento.
Por tensão e estiramento.
Por tensão e alongamento.
Por alongamento e tensão.
Os profissionais do movimento podem auxiliar os aprendizes no direcionamento do foco de atenção para as fontes mais relevantes de informação da tarefa. Responda a afirmativa correta
a atenção no efeito pretendido da ação é denominado "foco externo" e tende a injetar processos conscientes lentos e desajeitados na ação
em habilidades abertas aonde o ambiente é estável e previsível, aprendizes podem se beneficiar do foco interno
o foco interno é aquele que se baseia na informação que é consequência da ação que está sendo produzida
o foco externo melhora o rendimento de habilidades contínuas e prolongadas
o foco interno baseia-se na informação associada com o movimento do corpo na produção da ação
Ozmun & Gallahue (2003) definem o desenvolvimento motor como: Alterações progressivas do comportamento motor, no decorrer do ciclo da vida, realizadas pela interação entre as exigências da tarefa, a biologia do indivíduo e as condições do ambiente. De acordo com a definição, podemos dizer que as fases do desenvolvimento motor ocorrem respectivamente na seguinte sequência:
fase motora reflexa, fase motora inibitória, fase motora fundamental, fase motora rudimentar
fase motora reflexa, fase motora inicial, fase motora intermediária, fase motora especializada.
fase motora reflexa, fase motora rudimentar, fase motora fundamental, fase motora especializada.
fase motora reflexa, fase motora fundamental, fase motora rudimentar, fase motora especializada.
fase motora reflexa, fase motora rudimentar, fase motora inibitória, fase motora especializada.
Para a realização de tarefas motoras, o aluno tende a desempenhar as seguintes operações: 1 - escolha do que vai executar e os meios para a consecução do objetivo
2 - execução do movimento
3 - organização e controle mental do movimento, acionando os grupamentos musculares adequados
4 - captação dos estímulos através dos órgãos sensoriais
5 - reflexão e avaliação do que foi executado.
A alternativa que apresenta a seqüência correta das operações realizadas é:
4,1,3,2 e 5
1,2,3,4 e 5
1,4,2,5 e 3
4,5,1,2 e 3
4,3,2,1 e 5
Para Fittts e Posner (1967), A aprendizagem motora ocorre em três estágios. Identifique cada estágio abaixo com as letras: (CO) coginitivo (AS) associativo e (AU) autônomo ( ) resposta direta aos estímulos. Liberdade e facilidade na execução do movimento ( ) atividade intelectual / cognitiva muito grande para encontrar resposta ao estímulo (tentativa e erro do movimento) ( ) menor atividade intelectual / cognitiva para encontrar resposta ao estímulo (execução correta do movimento) Marque a alternativa correta:
autônomo, associativo e cognitivo
autônomo, cognitivo e associativo
cognitivo, associativo e autônomo
associativo, cognitivo e autônomo
associativo , cognitivo e autônomo,
Para Gallahue e Ozmun (2003), o desenvolvimento de habilidades motoras especializadas depende significativamente de oportunidades para a prática, pois essas nada mais são do que:
Padrões motores fundamentais, refinados e combinados para formar habilidades motoras complexas e específicas.
Padrões motores básicos determinados maturacionalmente e pouco influenciados pela tarefa e por fatores ambientais.
Formas básicas de movimentos voluntários determinados de modo maturacional.
Formas específicas de movimento involuntários, refinados e combinados para formar habilidades motoras complexas.
Reações de natureza involuntária, controladas subcorticalmente, que formam a base para o desenvolvimento posterior.
Para Gallahue e Ozmun (2003), o período da infância entre 6 a 10 anos de idade é caracterizado por aumentos lentos, porém estáveis, na altura e no peso. Representa uma fase de alongamentos e de preenchimento, antes da puberdade, além de um progresso na organização dos sistemas sensório-motores. Essefato torna-se benéfico para a criança porque:
O fenótipo do indivíduo terá influência marcante no alcance do potencial do sistema perceptivo.
Os ganhos de peso na adolescência acompanham as curvas para a altura, embora o peso seja mais afetado por fatores ambientais.
Permite ajudá-la a encontrar seu ponto de equilíbrio, servindo como de base de preparação nos esportes de contato.
Os ganhos de força na infância não são lineares: a força aumenta mais rapidamente do que o tamanho muscular.
Permite acostumar-se ao seu corpo e melhorar a coordenação e o controle motor e, ao mesmo tempo, ter rápidos ganhos em aprendizado, com níveis crescentes e maduros de desempenho esportivo.
Para Galahhue & Ozmun (2013), as habilidades motoras especializadas são padrões motores fundamentais maduros que foram refinados e combinados para formar habilidades esportivas específicas e habilidades motoras complexas. Marque a opção que contenha somente características do Estágio de Aplicação das habilidades motoras especializadas.
Primeiras tentativas de combinar e refinar padrões motores maduros; A habilidade e a competência são limitadas; Melhora da performance
Primeiras tentativas de combinar e refinar padrões motores maduros; A habilidade e a competência são limitadas; Aumento de interesse nos esportes
Reconhecimento do potencial motor; A habilidade e a competência são limitadas.
Reconhecimento do potencial motor;Melhora da performance;Aumento de interesse nos esportes.
Para o desenvolvimento dos padrões motores da criança, não se pode prescindir da análise do processo cognitivo. Este aspecto foi exaustivamente estudado por Piaget, que considera a existência de quatro pontos cruciais:
 
1 - surgimento das conceitualizações sobre os objetos concretos
2 - desenvolvimento do raciocínio abstrato
3 - aparecimento da linguagem e das funções simbólicas
4 - desenvolvimento da inteligência sensório-motora
 
A ordenação cronológica desses pontos é
4, 3, 1 e 2.
4, 1, 3 e 2.
1, 4, 2 e 3 . 
3, 4, 1 e 2. 
4, 3, 2 e 1.
Para se entender como os movimentos corporais são controlados, deve-se inicialmente conhecer as funções das diversas estruturas que compõem o sistema nervoso e que estão envolvidas no controle de movimentos. Uma dessas estruturas é o cerebelo, que tem como função:
I- Manutenção do tônus muscular, postura e equilíbrio.
II- Auxiliar no controle dos movimentos finos.
III- Regular sequências de movimentos.
IV- Recepção inicial de informações somatossensoriais.
Estão corretos os itens:
II e III.
I e II.
I, II e IV.
I e IV.
II, III e IV.
Pela distinguibilidade de movimentos a classificação unidimensional das habilidades motoras ocorre pelas seguintes formas:
Habilidade motora grossa, fina e fechada.
Habilidade motora serial , fechada e aberta.
Habilidade motora discreta, serial e continua.
Habilidade motora continua , serial e grossa.
Habilidade motora discreta, global e fechada
Performance pode ser mais precisamente considerada como sendo
resultados de treinamentos específicos.
um comportamento observável.
a ontogênese respaldada pela filogênese.
aprendizagem de certos comandos motores condicionantes.
uma aptidão para atividades esportivas de alto nível.
Puberdade corresponde ao período de transição da infância para a adolescência no qual ocorrem alterações físicas, como:
A maturação neural e o aumento da massa óssea.
A maturação reprodutiva e o aumento acelerado no perímetro cefálico.
O aparecimento das características sexuais secundárias e o aumento acelerado do perímetro cefálico.
O aparecimento das características sexuais secundárias e o aumento acelerado da estatura.
A diminuição da massa muscular e a estabilização do crescimento da estatura.
Quais os domínios que interferem diretamente na aprendizagem?
Afetivo; Motor; Manipulativo
Motor; Manipulativo; Afetivo.
Cognitivo; Afetivo; Motor.
Cognitivo; Amoroso; Motor.
Amoroso; Cognitivo; Perceptivo.
Qual a função do órgão sensorial proprioceptor encontrado dentro do músculo e articulações?
Receber e estabilizar as informações provenientes do Sistema Nervoso Central.
Receber e estabilizar as informações provenientes do Sistema Nervoso Periférico.
Conduzir informações para o Sistema respiratório.
Nenhuma das alternativas anteriores.
Conduzir informações ao Sistema Nervoso Central.
Qual o nome da fase do desenvolvimento motor nas crianças entre 7 e 12 anos?
Fase Motora Fundamental.
Fase Motora Especializada.
N.D.A
Fase Motora Reflexiva.
Fase Motora Rudimentar.
Quais as funções do Feedback?
motivação, reforço, visual, proprioceptivo e dependência;
Transferência neutra, de controle e experimental;
Motivação, reforço, punição, informação e dependência;
visual, auditivo, proprioceptivo, de desempenho e de resultados;
reforço, punição, de desempenho, de resultados e dependência;
Quais as habilidades motoras que são baseadas na maturação, aparecendo e desaparecendo em sequência bastante rígida, desviando-se apenas na frequência de sua aparição?
Complexas e generalizadas.
Parciais e globais.
Fundamentais e elementares.
Reflexivas e rudimentares.
Especializadas e esportivas.
Quais são as categorias de movimentos dentro das habilidades motoras?
Movimentos estabilizadores; Movimento locomotor; Movimento manipulativo.
Movimento acomodado; Movimento estabilizadores; Movimento locomotor.
Movimento corporal; Movimento global; Movimento rotatório.
Movimento perceptivo; Movimento locomotor; Movimento estéril.
Movimento manipulativo; Movimento motor; Movimento perpendicular.
Quando entramos na vida adulta vivenciamos uma série de mudanças fisiológicas e físicas que afetam o nosso comportamento (Gallahhue). Dentre as alterações, encontramos a sarcopenia ou atrofia da massa muscular e consequente redução na força muscular. Registre (V) verdadeiro e (F) falso para as afirmações abaixo: ( ) o pico de força muscular ocorre entre 25 a 35 anos ( ) de 50 a 70 anos ocorre um declínio gradual da força muscular ( ) as mulheres após os 40 anos apresentam uma perda de 35% da força muscular ( ) os homens apresentam uma perda de 20% da força muscular após os 55 anos
F, V, V, F
V, V, V, F
V, V F, F
todas as alternativas são verdadeiras
V, V, F, V
Quando o assunto é o desenvolvimento de uma criança e adolescente, torna-se pertinente aos professores de Educação Física e Desporto conhecerem as suas fases constitutivas, para lhes fornecer corretos estímulos. As crianças são, quanto ao seu desenvolvimento, imaturas e, por isso, é necessário estruturar experiências motoras significativas apropriadas para seus níveis de desenvolvimento particulares (GALLAHUE, 2003, p. 63). Dessa forma, podemos dividir as fases e estágios do desenvolvimento motor da criança e adolescente em seis estágios, segundo Gallahue (2003). Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira: a. Movimentos especializados b. Movimentos fundamentais c. Movimentos rudimentares d. Movimentos reflexos e. Movimentos estabilizadores f. Movimentos locomotores g. Movimentos manipulativos ( ) Passar, receber, arremessar, rebater, chutar, "embaixadinha" ( ) Girar, puxar, empurrar, virar-se ( ) Sucção, agarramento palmar, agarramento plantar ( ) Andar, correr, saltar, rolar ( ) Andar, correr, saltar, arremessar, quicar, chutar ( ) "Cortada", "bandeja", salto triplo, "elástico", "bicicleta", "pedalada" ( ) Controle do pescoço e do tronco, alcançar, agarrar, soltar ( ) Direção auditiva, direção ótica, nadar
b, f, g, a, c, e, d, d.
g, e, d, f, b, a, c, d.
e, g, f, d, a, d, c, a.
a, g, d, f, e, a, d, c
f, b, g, a, c, e, d, e.
Rosa Neto (2002) propõe uma escala de desenvolvimento motor composta por uma bateria de testes para avaliar o desenvolvimento motor de crianças de 2 aos 11 anos de idade. São considerados componentes necessários para avaliarmos a motricidade:
I- Amotricidade fina refere-se à capacidade de controlar um conjunto de atividades de movimento de certos segmentos corpo, com emprego de força mínima, a fim de atingir uma resposta precisa à tarefa como, por exemplo, enfiar a linha na agulha. A motricidade global envolve a habilidade de controlar as contrações dos grandes músculos corporais na geração de movimentos amplos como saltar sobre uma corda estendida no chão.
II- O equilíbrio é a capacidade de o organismo assumir e sustentar qualquer posição contra a força da gravidade, de forma que todas as forças que agem sobre este corpo são anuladas como, por exemplo, equilíbrio em um pé.
III- O esquema corporal refere-se à capacidade de discriminar com exatidão as partes corporais e organizar as partes do corpo na execução de uma tarefa como imitar movimentos das mãos e dos braços. A organização espacial e temporal também fazem parte desses componentes.
Estão corretos os itens:
II e III
I e II
Todos os itens estão incorretos
I e III
I, II e III
Sabe-se que a melhora do desempenho motor na infância e na adolescência está fortemente associada aos processos de crescimento e maturação, assim como depende de aspectos do crescimento físico e das idades cronológica e biológica. Os indivíduos em estágios maturacionais mais avançados apresentam massa corporal e estatura significativamente superiores em comparação com os que estão em estágios mais tardios. Por isso, equipes e clubes que trabalham com atletas profissionais têm submetido muitas crianças e muitos adolescentes, cada vez mais precocemente, a exercícios intensos e duradouros, pois acreditam que, com isso, haverá maior probabilidade de encontrarem novos talentos. Considerando essas informações, avalie as afirmações a seguir. I.	O treinamento para uma modalidade esportiva específica pode favorecer um desequilíbrio funcional pré-existente, prejudicando o desempenho e ocasionando lesões musculares. II.	II. Programas de fortalecimento e reeducação muscular para crianças podem promover melhora no desempenho na maioria das modalidades esportivas, por favorecer a dinâmica e a precisão dos movimentos. III.	Treinamentos esportivos que exigem chutes, saltos e corridas podem ocasionar o desenvolvimento da doença da doença do crescimento que entende-se como um crescimento desordenado da tuberosidade da tíbio por excesso de sobrecarga sobre a estrutura ossea. IV.	Considerando-se que indivíduos jovens apresentam maior plasticidade muscular, os efeitos deletérios do treinamento intenso de força são anulados pela realização de exercícios de alongamento. É correto apenas o que se afirma em
II, III e IV
I e III.
I e II.
I, III e IV.
II e IV.
São características dos níveis do padrão das habilidades motoras fundamentais: I. INICIAL: aquisição dos elementos temporais e espaciais do movimento; MADURO: aprimorar a sincronização dos elementos. II. ELEMENTAR: aquisição dos elementos temporais e espaciais do movimento; MADURO: aquisição do padrão motor eficiente. III. ELEMENTAR: aprimorar a sincronização dos elementos; MADURO: aquisição do padrão motor eficiente. IV. INICIAL: aquisição dos elementos temporais e espaciais do movimento; ELEMENTAR: aprimorar a sincronização dos elementos. Somente são afirmações corretas:
I e II
I e IV
III e IV
II e III
I e III
São consideradas como funções motoras do cerebelo:
 
I - manutenção do equilíbrio e postura
II - detectar a quantidade de força produzida por um músculo
III - controle do tônus muscular
IV - produzir reações motoras reflexas
 
Estão corretos os itens:
I e IV
I, III e IV
I, II e III
I e II
I e III
Schimidt (1975) teoriza que, sempre que um indivíduo executa um movimento, quatro fatores são abstraídos da resposta e armazenados na memória, mesmo que por um período curto. Estes fatores são:
	
padrão de resposta, correlatas cognitivas, especificação da resposta e preferência ambiental.
organização sensorial, correlatas ambientais, especificações da resposta e resultado da ação.
condição inicial, especificação da resposta, consequências sensoriais e resultado da resposta.
lógica especial, consequências sensoriais, conhecimento semântico e parâmetros cognitivos.
condição inicial, especificação da resposta, consequências sensoriais e conhecimentos semânticos.
# Segundo Borges a consciência do próprio corpo, de suas partes, da sua postura e atitudes, tanto em repouso como em movimento é denominado como:
Orientação temporal
Orientação espacial
Esquema Corporal.
Equilibrio
Lateralidade
Segundo Freire, a autoconcentração é a marca característica do aluno na fase
de primeira infância.
de segunda infância.
da pré-adolescência.
da adolescência.
pós-púbere.
Segundo Gallahue (2001), no desenvolvimento perceptivo, crianças de aproximadamente dois anos de idade apresentam o aparato visual maduro. Isso significa que todos os aspectos anatômicos e fisiológicos do olho estão completos.
Porém, uma criança nessa faixa etária é incapaz de interceptar uma bola arremessada com qualquer grau de controle. Isso acontece porque:
as habilidades perceptivas ainda se encontram incompletas e necessitam de refinamentos.
o sistema sensorial não é capaz de ser estimulado de forma suficiente.
as indicações de profundidade binoculares necessitam processar as informações perceptivas.
a acuidade visual estática ainda não começou a ser desenvolvida na criança.
crianças nessa faixa etária não conseguem fazer uso da coordenação mão-olho.
Segundo GALLAHUE E OZMUN (2005), o modelo da ampulheta é útil para conceituar e explicar o processo de desenvolvimento motor. Assinale a alternativa que indique as fases da ampulheta em ordem cronológica:
fase motora rudimentar, fase motora reflexiva, fase motora fundamental, fase motora especializada.
fase motora reflexiva, fase motora especializada, fase motora rudimentar, fase motora fundamental 
fase motora reflexiva, fase motora rudimentar, fase motora fundamental, fase motora especializada.
fase motora fundamental, fase motora rudimentar, fase motora reflexiva, fase motora especializada.
fase motora rudimentar, fase motora fundamental, fase motora especializada, fase motora reflexiva.
Segundo Grego, 1998, estes movimentos já dominados passam a ser integrado em um contexto maior, que logo permitirão o domínio dos componentes básicos da técnica inerente ao jogo esportivo, na sua situação do modelo ideal, orientado ao movimento gradual, realizando-se, desta forma, o processo de ensino-aprendizagem-treinamento do esporte. Considerando a ideia do texto acima, assinale a opção correta.
Metodologia Global
Metodologia Parcial
Método recreativo
Método Situacional
Método Misto
Segundo Gulthrie (1952) o comportamento habilidoso possui as seguintes características:
Capacidade adquirida de atingir algum resultado final com o máximo de certeza (1), um mínimo de dispêndio de energia (2) num tempo reduzido (3).
Cada uma dessas características pode ser definida como:
( ) O tempo mínimo é a meta final.
( ) A eliminação de movimentos não desejados ou desnecessários.
( ) A máxima de certeza de alcance de meta de performance ou resultado final (habilidade é diferente de sorte).
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
2, 3 e 1.
1, 2 e 3.
3, 1 e 2.
3, 2 e 1.
1, 3 e 2.
Segundo Le Boulch, no plano do desenvolvimento funcional, a aula cujos embasamentos são as teorias psicomotoras deve atingir dois grandes grupos de funções que são de
conhecimento e de compreensão.
conhecimento e de ajustamento.
ajustamento e de percepção.
ajustamento e de satisfação.
percepcao e de satisfação.
Sobre a Aprendizagem Motora podemos afirmar:
I- Não há demanda mental para a realização da tarefa;
II- Pode ser estimada em relação à performance;
III- É um processo interno;
IV- Gera mudança temporária no indivíduo;
V- Pode não ser observável.
II; III e V apenas.
I; IV e V apenas.
I; II e V apenas.
II; III e IV apenas.
I; III e V apenas.
Sobre a Escalade Desenvolvimento Motor proposta por Rosa Neto (2002) é correto afirmar que:
Esta Escala de Desenvolvimento Motor permite avaliar o nível de desenvolvimento motor da criança de acordo com a idade cronológica
A Escala de Desenvolvimento Motor tem como principal objetivo determinar o nível de avanço que a criança apresenta naquele aspecto avaliado, independentemente de sua idade cronológica e nível maturacional
A Escala do Desenvolvimento Motor propõe tarefas diferenciadas para meninos e meninas devido às diferenças na sequência da aquisição de habilidades motoras
Esta Escala de Desenvolvimento Motor compreende testes motores nos seguintes componentes: motricidade fina, equilíbrio, agilidade, imagem corporal, tempo de reação
Esta Escala de Desenvolvimento Motor procura avaliar os componentes quantitativos envolvidos no processo de aprendizagem da criança nos primeiros anos de vida
Sobre a importância do jogo no processo de aprendizagem e comportamento motor podemos avaliar a importância do "jogo e suas implicações no desenvolvimento e aprendizagem das crianças", analise as afirmativas e assinale a alternativa correspondente. I- O jogo constitui um veículo educacional muito importante. É um fenômeno cultural e biológico; constitui atividade livre, alegre, que encerra um sentido e uma significação por isso, quando planejado pode contribuir no desenvolvimento não apenas motor e também cognitivo. II- O jogo deve ser proposto como uma forma de ensinar, educar e desenvolver no estudante o seu crescimento cognitivo, afetivo-social e psicomotor, facilitando e permitindo a interação com o grupo. III- A prática dos jogos competitivos na educação física escolar, leva o educando a harmonizar conflitos, crises e confrontos, aperfeiçoando a habilidade de viver em sociedade, criando solidariedade, cooperação e companheirismo. IV- O jogo favorece o desenvolvimento corporal; estimula a vida psíquica e a inteligência; contribui para a adaptação ao grupo, preparando a criança para viver em sociedade.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Sobre o condicionamento operante (PAVLOV, 1927), o desenvolvimento humano pode ocorrer por duas formas, o Reforço e a Punição. Neste aspecto, estes elementos ocorrem, respectivamente:
Somente quando a criança é recompensada pelo comportamento realizado e mesmo punindo, o comportamento tende a ocorrer novamente.
Quando não se existe gesto motor e eliminado pelo comportamento inapropriado.
No momento do nascimento da criança e cessa após a realização de uma tarefa.
Através da repetição do comportamento levando a recompensa e abandonariam o comportamento que o leve à punição.
Dentro do ambiente escolar, durante a realização de atividades, e no ambiente do lar, onde os pais apresentam a repreensão de determinados comportamentos da criança.
¿Talvez não se tenha atentado para o fato de que jogos como amarelinha, pegador e cantigas de roda tenham exercido, ao longo da história, importante papel no desenvolvimento da criança¿. (J B. Freire, 1989) Considerando a visão do autor, é correto afirmar que:
Tenta-se mobilizar o interesse a atenção das crianças para o folclore infantil, mas é o aprendizado desportivo que realmente as motiva.
Pode-se garantir um bom desenvolvimento das habilidades motoras incorporando a cultura infantil às aulas de Educação Física.
Deve-se procurar definir maneiras corretas de movimentação das crianças dentro das atividades por ela escolhida.
Pode-se conseguir um pequeno desenvolvimento das habilidades motoras com tais atividades, mas é no aspecto afetivo que ocorrerão mudanças observáveis.
Tendo-se a Educação Física como disciplina auxiliar no universo escolar, é possível trabalhar atividades que façam parte do mundo da criança fora da escola, mas que tragam bons resultados.
Tempo de Reação é:
O tempo decorrido entre o estímulo e o fim da resposta;
O tempo decorrido entre o estímulo e a ação muscular;
Um estímulo neuro-motor.
O tempo decorrido entre um estímulo e o início da resposta;
O movimento executado da forma mais rápida possível;
Tomando como referência a primeira etapa do desenvolvimento humano e observando que nesta fase os recursos utilizados são exclusivamente sensório-motores, é correto afirmar que:
o ato de sugar será sempre reflexo.
as atividades mentais que sucedem esta fase não dependem de uma rica atividade motora enquanto fonte primária.
o ritmo e o processo de desenvolvimento infantil não sofrem influência das diferenças sociais, étnicas e culturais de diversas populações.
os movimentos intencionais só dependem de estímulo para serem realizados em forma de expressão motora.
os reflexos passam a constituir, numa próxima etapa, movimentos intencionais.
Um aprendiz executa uma série de tentativas durante uma sessão de prática, tendo assim a chance de buscar alternativas para solucionar o problema motor. A repetição desses processos gera uma gama de soluções, cabendo ao indivíduo orientar-se para a resposta mais apropriada a aquele problema motor e repetí-la sempre que deparar com a mesma situação (UGRINOWITSCH; MANOEL, 1996). Para Lage (2005) a busca pela seleção de respostas adequadas leva à aquisição de experiência, a qual auxilia o aprendiz a executar a mesma tarefa ou habilidades que apresentem elementos perceptivos, motores e cognitivos similares, em contextos futuros. A prática leva ao aprimoramento dos programas motores generalizados que são responsável pelas características invariantes do movimento, como por exemplo, tempo relativo, força relativa e seqüenciamento. Neste sentido, o que pode-se afirmar sobre os programas motores generalizados:
O programa motor generalizado se refere a uma representação na memória para uma classe de movimentos que apresenta características invariantes, ao qual são adicionados os parâmetros representados pelas características variantes do movimento.
O programa motor generalizado pode ser aprimorado segundo o tipo de prática. Neste sentido, as práticas realizadas em ambientes que variam de forma aleatória e permitem a execução motora segundo as suas variação, oportunizam a melhora dos parâmetros força absoluta, tempo total e seleção muscular que compõem o programa motor generalizado.
O Programa motor generalizado é responsável pelas características variáveis do movimento, tais como o tempo absoluto, força absoluta e seleção de grupos musculares.
A prática aleatória maximiza o aprendizado dos programas motores generalizados, enquanto que a prática constante visa o aprimoramento dos parâmetros motores.
O programa motor generalizado é responsável por diferenciar a força aplicada durante o movimento, automaticamente se relacionando com o sucesso na prática esportiva.
Um professor de Educação Física é responsável por uma turma do 1o ciclo do Ensino Fundamental cuja média de idade é de 8 anos. De acordo com a sequência do desenvolvimento motor apresentada por Tani et alii (1988), seu programa de ensino deve contemplar
os movimentos reflexos, apenas.
as habilidades esportivas específicas.
os movimentos reflexos e os movimentos naturais.
os movimentos rudimentares.
a combinação de movimentos fundamentais.
Um professor decide prescrever exercícios funcionais para seus alunos idosos em atividades ao ar livre. Para isso ele opta por estratégias que melhorem o equilíbrio, a força e densidade mineral óssea (DMO). Desta maneira, são opções de treinamento e de acordo com uma justificativa plausível:
 
I - Exercícios que atuem o desequilíbrio para estimular as estratégias de equilíbrio tornozelo, quadril e passo;
II - Exercícios que gerem impacto moderado a intenso e de curta duração, pois somente assim haverá vibração suficiente para aumento da DMO;
III - Alongamentos são suficientes para promover melhora das variáveis funcionais;
IV - Exercícios em ambiente fluídicoe líquido geram controle de impacto, logo melhores para o estresse ósseo e aumentam a força;
V - Reduzir o impacto, treinamento de força moderado e flexibilidade ao final do treino são suficientes para melhora da funcionabilidade.
 
II e III
I, II e III 
I e II 
I, IV e V 
IV e V
Um profissional de Educação Física sabia que o cerebelo exerce uma influência reguladora sobre a atividade muscular, que ele recebe impulsos originados em receptores das articulações, tendões, músculos, pele e também de órgãos terminais do sistema visual, auditivo e vestibular e que esses impulsos não são conscientes, mas são estímulos essenciais para o controle do movimento. Como o profissional de educação física percebeu que um de seus clientes apresentava dificuldade de equilíbrio e de manutenção da postura durante as atividades, passou a indagar-se sobre que partes do cerebelo (vestibular, espinhal e cerebral) são responsáveis pelas funções de equilibrar e manter a postura dos indivíduos e que poderiam estar afetando o desempenho de seu cliente. Considerando as funções das partes do cerebelo, avalie as afirmações a seguir:
I. A manutenção do equilíbrio e da postura se faz basicamente pelo cerebelo vestibular.
II. O cerebelo vestibular promove a contração dos músculos axiais e proximais dos membros, mantendo o equilíbrio e a postura normal.
III. A participação do cerebelo na manutenção do equilíbrio corporal e postura corporal se faz por intermédio do tracto espino-cerebral.
IV. A manutenção do equilíbrio e da postura se faz basicamente pelo cerebelo espinhal, cerebelo cerebral e pela zona medial.
V. A influência é transmitida aos neurônios motores pelos tractos vestibulo-espinhal e reticulo-espinhal.
É correto apenas o que se afirma em:
II, III e IV
I, III e V
I, II e IV
I, II e V
III, IV e V
Uma das bases para aprendizagem de qualquer tarefa e também da aprendizagem motora é a MEMÓRIA. Diante dessa afirmativa e sabendo que o movimento é influenciado pela memória de curto e longo prazo, assinale a alternativa CORRETA:
Para formação da memória de longo prazo é necessário que o indivíduo repita a tarefa até a exaustão, só assim os neurônios fazem novas sinapses codificam o movimento.
Para formação da memória de longo prazo é necessário que o indivíduo repita a tarefa exaustivamente e com variações.
Para formação da memória de longo prazo é necessário que o indivíduo repita a tarefa moderadamente e preferencialmente sem variações, assim ocorre melhor fixação do movimento.
A memória de curto prazo não precisa ser estimulada pois o que importa é a memória de longo prazo.
Para formação da memória de longo prazo e melhor aprendizado é necessário que o indivíduo repita a tarefa moderadamente e de preferência com variações.
Uma série de técnicas, incluindo avaliações púberes, esqueléticas e dentárias, mede o progresso de determinada parte do corpo ou sistema no caminho da maturidade. A idade cronológica é a medida de maturidade usada com maior frequência. Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A avaliação da maturidade é um meio de determinar até que ponto o indivíduo já progrediu no curso da maturidade física. PORQUE I I. As escalas de avaliação da maturidade oferecem dispositivos confiáveis e válidos para uniformizar atletas, limitando o treinamento e reduzindo lesões. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta. Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da primeira
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições falsas.
Utilizamos informações sensoriais exteroceptivas, proprioceptivas e interoceptivas no controle dos movimentos. Em movimentos lentos e voluntários utilizamos um tipo de controle que envolve o uso de feedback e a atividade dos processos de detecção e correção do erro para manter o estado desejado. Tais sistemas de controle são chamados de:
Controle de circuito fechado
Reação disparada
Controle de circuito aberto
Controle de efetor
Programa motor generalizado
Vários autores descreveram alguns princípios de desenvolvimento. Corbim definiu o principio da Especificidade. Qual das alternativas abaixo refere-se a este conceito?
O desenvolvimento ocorre em todos os seus aspectos, simultaneamente, que são: intelectual, motor, social e emocional.
O desenvolvimento é diferente para cada pessoa, respeitando suas características e experiências.
Apesar de ser global, desenvolvendo sempre todos os aspectos (motor, intelectual, social, emocional), o desenvolvimento será enfatizado em um aspecto em cada situação.
O desenvolvimento reflete continuidade e descontinuidade em seu processo.
O desenvolvimento não ocorre de forma rápida. É um processo longo e lento, porém está sempre em evolução.
Vários autores descreveram alguns princípios de desenvolvimento. Corbim definiu o principio da Progressividade. Qual das alternativas abaixo refere-se a este conceito?
O desenvolvimento não ocorre de forma rápida. É um processo longo e lento, porém está sempre em evolução.
Apesar de ser global, desenvolvendo sempre todos os aspectos (motor, intelectual, social, emocional), o desenvolvimento será enfatizado em um aspecto em cada situação.
O desenvolvimento reflete continuidade e descontinuidade em seu processo.
O desenvolvimento ocorre em todos os seus aspectos, simultaneamente, que são: intelectual, motor, social e emocional.
O desenvolvimento é diferente para cada pessoa, respeitando suas características e experiências.
Vários autores descreveram alguns princípios de desenvolvimento. Corbim definiu o principio da Totalidade. Qual das alternativas abaixo refere-se a este conceito?
O desenvolvimento reflete continuidade e descontinuidade em seu processo.
Apesar de ser global, desenvolvendo sempre todos os aspectos (motor, intelectual, social, emocional), o desenvolvimento será enfatizado em um aspecto em cada situação.
O desenvolvimento é diferente para cada pessoa, respeitando suas características e experiências.
O desenvolvimento ocorre em todos os seus aspectos, simultaneamente, que são: intelectual, motor, social e emocional.
O desenvolvimento não ocorre de forma rápida. É um processo longo e lento, porém está sempre em evolução.
Vários autores descreveram alguns princípios de desenvolvimento. Rice conceituou e definiu os princípios como:
O desenvolvimento ocorre em todos os seus aspectos, simultaneamente, que são: intelectual, motor, social e emocional.
Fatores genéticos, ambientais e sociais influencia o desenvolvimento humano; o desenvolvimento reflete continuidade e descontinuidade em seu processo.
O desenvolvimento não ocorre de forma rápida. É um processo longo e lento, porém está sempre em evolução.
O desenvolvimento é diferente para cada pessoa, respeitando suas características e experiências.
Apesar de ser global, desenvolvendo sempre todos os aspectos (motor, intelectual, social, emocional), o desenvolvimento será enfatizado em um aspecto em cada situação.

Mais conteúdos dessa disciplina