Buscar

pratica IV agravo Aula 13

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR PRESIDENTEDO TRIBUNAL DE JUSTIÇA MG
JOAO, brasileiro,solteiro, professor, portador da carteira de identidade no..., expedida pelo..., inscrito no CPF sob o no..., residente (endereço completo, inclusive CEP), e-mail eletrônico,vem por seu procurador in fine assinado, inconformado com a decisão interlocutória de fls ..., proferida pelo juiz de direito 2º Vara Civil da Comarca de Juiz de Fora, MG, nos autos da ação ..., movida em face de PEDRO, brasileiro, solteiro, jogador de futebol profissional, portador da carteira de identidade RG nº. ..., inscrito no CPF sob o no..., e-mail eletrônico, pelas razões de direito a seguir expostas, interpor.
1
AGRAVO DE INSTRUMENTO COM PEDIDO DE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA
Requerendo à Vossa Excelência que se digne em recebe-lo e processa-lo, distribuindo o presente a uma das Colendas Câmaras desse Egrégio Tribunal, apresentado as razões, em anexo.
Seja recebido o presente recurso no efeito devolutivo com a concessão do efeito suspensivo nos moldes do art 946 do CPC
Para cumprimento do ártico 107, inciso I do CPC, o recurso segue com cópia dos seguintes documentos:
Informa, para fiel cumprimento do artigo 1.016, inciso iv, do CPC, o nome... e endereço ..., do advogado do agravado e do agravante.
Requer a juntada da guia de preparo devidamente recolhida
Neste Termos,
Pede Deferimento,
advogado
 OAB/UF
EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
AGRAVANTE: JOAO
AGRAVADO:PEDRO
PROCESSO Nº ...
I - DA TEMPESTIVIDADE E DO CABIMENTO
O recorrente foi intimado da decisão e protocolizou o presente recurso portanto, dentro do prazo de 10 dias previsto em lei.
No caso em pauta trata-se de decisão interlocutória que reveste-se de urgência. Quando se trata de despejo. Pode causar dano de difícil reparação, portanto cabível, no caso, agravo de instrumento com fundamento ao artigo 1015, parágrafo único do CPC
BREVE RELATOS DOS FATOS 
Cabe esclarecer que,o apelante antes de adquirir uma cobertura sem autorização da Secretaria Municipal de Urbanismo para aumento da área construída, formula consulta a administração Municipal sobre a possibilidade de ampliação da área construída, e recebe, como resposta, a informação de que na ausência de lei, o município não pode opor a ampliação da área. 
 Então, decide o apelante,compra uma cobertura, na orla, e inicia as obras de aplicação do apartamento.
Inicialmente cabe esclarecer que a lei 1234, do Munícipio x vedava a ampliação da área construída nos apartamentos do tipo cobertura, localizados na orla da cidade.
É sabido que o agravante celebrou em 1º de outubro de 2012, contrato por escrito de locação com agravado, que é proprietário legitimo do imóvel situado em Juiz de Fora, MG. Ficando acordado que o valor do aluguel seria de R$ 3.000.00 (três mil reais). 
inclusive,o agravante cumpriu ate momento diversas obrigações imposta, como : não deveria o agravante não dar destinação diversa do residencial. Ofertando fiador idôneo.
Nesse momento,após um ano de locação do imóvel, o agravante passa por dificuldade financeiras.
Pasmem,depois de 4 meses sem pagar os alugueis do agravado, recebeu intimação de despejo acumulada cobrança de aluguéis do juízo aquo que logo foi deferida a medida pleiteada liminarmente, concedendo o prazo de 72 horas para o agravante desocupar o imóvel, sob pena de multa diária de R$ 2.000.00 (dois reais.
 Além do mais,diante de todos os fatos narrados, requerque Vossa Excelência conceda nos efeitos previstos em leis, isto é, suspensivo.
DOS FUNDAMENTOS
Apresente pretensão está respaldada e fundamentada nos dispositivos legais constantes no art.62 II lei 8.245-91. Prazo para purgar a mora antes da ocorrência seu despejo de 15dias efetuando o pagamento por parta do agravante e o fiador poderão evitar a rescisão da locação.
Sendo que o agravante tem direito ampla defesa, o que foi prontamente sucumbindo, uma vez que, o prazo na contestação autorizando para pagamento de debito atualizado.
O direito abarca o locador, é inegável o descumprimento aos preceitos legais que a locatária persiste em recair com suas atitudes, o que por si só impossibilita sua permanência no imóvel. Portanto, com fulcro no artigo 5º da Lei de Locação impetra o locador a presente.
Ademais, descumpre a requerida suas obrigações pecuniárias, não se preocupando com o básico de qualquer relação comercial que, além da conduta de urbanidade, impõe a necessidade de quitação de suas obrigações. Desta forma, torna-se imprescindível o resguardo do direito que abarca o locatário e demais locadores, ora pleiteado pelo requerente.
DA TUTELA ANTECIPADA
Na situação fática, faz-se a aplicabilidade do artigo 294 a 311 do Código de Processo Civil, no que se refere ao pedido de despejo por descumprimento contratual, já que prejuízos econômicos são sistematicamente vivenciados pelo agravante, sendo inviável que a atual situação permaneça inalterada por mais um dia sequer. Ressalta-se a aplicabilidade de tal instituto na presente demanda, neste sentido o acórdão a seguir transcrito:
Doutrinadores são unânimes ao assertivamente afirmarem que é função da tutela antecipada tornar a prestação jurisdicional efetiva, sendo tendência ao longo do tempo, principalmente nos últimos 30 anos de criar meios para que os processos possam gerar resultados o mais rapidamente possível, já que o tempo de trâmite do processo pode inviabilizar o atendimento das necessidades do litigante.
O direito no caso em questão é patente e precisa ser resguardado, há a verrossimilhança, as provas são cabais e vem o agravante sofrendo diariamente perdas irreparáveis. Além do desgaste emocional que se depara cotidianamente, sofrendo inclusive com as ameaças que são proferidas dentro de seu estabelecimento comercial.
Neste sentido vem entendendo Jurisprudência do Egrégio Tribunal.
TJ-SP - Agravo de Instrumento : AI 22693868020158260000 SP 2269386-80.2015.8.26.0000
AGRAVO DE INSTRUMENTO – DESPEJO POR FALTA DE PAGAMENTO – PURGAÇÃO DA MORA – CUSTAS E HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS – QUESTÃO REGULADA CONTRATUALMENTE – FIXAÇÃO DE TAIS VERBAS EM JUÍZO PELO VALOR PREVISTO CONTRATUALMENTE – ART. 62, II, D, DA LEI Nº 8.245/91
Processo
AI 22693868020158260000 SP 2269386-80.2015.8.26.0000
Orgão Julgador
30ª Câmara de Direito Privado
Publicação
10/03/2016
Julgamento
9 de Março de 2016
Relator
Maria Lúcia Pizzotti
Ementa
AGRAVO DE INSTRUMENTO – DESPEJO POR FALTA DE PAGAMENTO – PURGAÇÃO DA MORA – CUSTAS E HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS – QUESTÃO REGULADA CONTRATUALMENTE – FIXAÇÃO DE TAIS VERBAS EM JUÍZO PELO VALOR PREVISTO CONTRATUALMENTE – ART. 62, II, D, DA LEI Nº 8.245/91
- Existindo previsão contratual expressa convencionando o valor das custas e honorários advocatícios, inviável a fixação de tais verbas em 10% do montante devido, vez que o art. 62, II, d, da Lei nº 8.245/91 é expresso no sentido de que os honorários são fixados em 10% do montante devido, tão somente quando não constar disposição diversa. AGRAVO PROVIDO.
Neste sentido é a doutrina:
É da lavra do eminente Ministro Marcos Aurélio a definição sobre a essência da prestação jurisdicional a que impõe a CF.
“ A garantia constitucional abusiva ao acesso ao judiciário engloba a entrega da prestação jurisdicional de forma completa, emitido o estado-juiz entendimento explicito sobre as matérias de defesa veiculada pelas partes. Nisto esta a essência da norma iserta no inciso n XXXV, do art 5º da carta republica”. (STF, Rel. Min. Marco Aurélio, 2º T, RE nº 172.084 – DJ de 3/03/95, pg 4.111).
Em sentido irrecusável esclareceu Celso Bastos
“Isto significa que a lei poderá auto excluir – se apreciação do Poder Judiciairo quanto a sua constitucionalidade, nem poderá dizer que ela seja invocável pelo interessado perante ao poder judiciário para resolução das controvérsias que sujam da sua aplicação ”. (Celso, Curso de direito constitucional,Ed Saraiva, 18º, ed, pg 214)
DOS PEDIDOS
Diante do exposto, requer:
requer que seja recebido o presente recurso atribuído o efeito suspensivo, a concessão de tutela provisória para reforma a decisão interlocutória proferia pelo juízo aquo, dando provimento total ao recurso.
Condenando o agravado ao ônus de sucumbência
Neste Termos,
Pede Deferimento,
Local e data .... 
Nome do advogado
				OAB/UF

Continue navegando