Buscar

trabalho mkt 5

Prévia do material em texto

ANALISE AMBIENTAL 
 AMBIENTE ORGANIZACIONAL 
O Boticário começou a ser fabricado nos anos 1970, em uma farmácia de manipulação em Curitiba (PR). De lá para cá, a empresa se agigantou e, em 2010, foi fundado o Grupo Boticário. Hoje ele também é dono da linha Eudora, criada em 2011, "da quem disse, berenice" e da The Beauty Box, ambas lançadas em 2012. A holding tem mais de 3.900 lojas em 1.752 cidades brasileiras e outras 93 unidades internacionais. Ela ainda comercializa produtos via internet e venda direta (por meio de revendedores). A companhia emprega cerca de 7.000 pessoas em duas fábricas, dois centros de distribuição, escritórios administrativos e lojas próprias (que não são franqueadas) pelo país.
A unidade de negócio Eudora vem crescendo bastante desde o seu nascimento. 
A organização é bem definida com as suas áreas: marketing de produtos, comunicação (RP, guia, mídia, comunicação com a representante e etc), trade marketing, treinamento, comercial, celular de inícios (cuida das novas representantes), mercadológico (faz as mecânicas promocionais), financeiro, demanda. 
Dentro do marketing de produtos é dividido entre categorias: Maquiagem, perfumaria, corpo, rosto, acessórios. 
 
 MACRO AMBIENTE 
Fatores econômicos
Segundo Kotler e Keller (2006), para que existam mercados, é preciso que haja pessoas e poder de compra. Tal poder de compra depende da renda, dos preços, da poupança, do endividamento, da disponibilidade de crédito e da confiança do consumidor na economia.
Atualmente, o Brasil ocupa a 3ª posição no ranking mundial de consumo de produtos de beleza e a cada ano que passa se aproxima mais dos Estados Unidos e Japão, os dois líderes mundiais neste setor. Segundo pesquisas realizadas recentemente, o mercado brasileiro corresponde a 7,1% do consumo mundial, ocupando a 2ª posição nas categorias de produtos depilatórios, desodorantes, perfumes, produtos masculinos e de proteção solar, sendo assim a Eudora consegue fazer parte desta parcela, com perfumes, desodorantes, entre outros. Na 3ª posição estão os produtos de higiene, oral, infantis e para os cabelos, nesse caso a Eudora consegue entrar fortemente no mercado com produtos de cabelo, com uma linha de alta qualidade e grande potencial para o mercado. Em 4º, os produtos para banho e por último, em 5º as maquiagens, nesses dois últimos a Eudora representa grande parcela para o mercado, pois traz maquiagens de alta qualidade. Diante disso podemos perceber o crescimento do mercado de cosméticos no Brasil e juntamente o crescimento da marca como um todo e grande potencial para os próximos anos. 
Para o ano de 2018, é projetado um crescimento de cerca de 7,5% em seu faturamento, podendo chegar a R$ 118,2 milhões, impulsionado pela recuperação da economia após a forte crise. Entre as categorias em crescimento é possível citar perfumaria e cremes hidratantes, que seguem em destaque de vendas.
O consumidor ainda possui um comportamento tímido e é visto como um desafio para as marcas, porém, a melhora nas condições de crédito e a redução da inflação vêm influenciando de maneira positiva ao público, uma vez que os preços passaram a ser acessíveis e estar de acordo com a disponibilidade de renda cada um.
O ano de 2017 foi considerado um ano bastante difícil, mas que aos poucos foi evoluindo e acompanhando os indicadores econômicos. O reflexo da concorrência entre as marcas passou a ser visto com maior frequência e das promoções realizadas pelos fabricantes dos produtos nas lojas.
O cenário de crescimento do mercado de cosméticos para 2018 é positivo, e não pretende deixar que as eleições causem apreensão ou impactos no setor, mais uma vez. 
Com o crescimento do setor, as oportunidades também aumentam. Hoje já existem diversas opções de se tornar um revendedor de produtos de beleza. Cabe apenas a pessoa avaliar as propostas diferentes que o mercado oferece, analisar os riscos envolvidos, investimentos iniciais e assim tomar a decisão que mais adequada.
Com isso, a Eudora que trabalha também com venda direta, consegue ver grande potencial para crescimento nos próximos anos e promete ser uma marca cada vez maior no mercado brasileiro.
Fatores Ecológicos
Além de oferecer produtos inovadores e de alta qualidade para a beleza o Grupo Boticário como um todo também cativa a todos e cuida do meio ambiente através da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, uma instituição sem fins lucrativos e que evidencia todo seu respeito pelo patrimônio natural. O Grupo Boticário trabalha firmemente em prol da redução de impactos ambientas durante sua cadeia produtiva. A beleza só é bela quando todos contribuem.
Atualmente, foi implantada uma nova tecnologia usada na produção de cremes e loções hidratantes garantiu a diminuição de 71% do tempo de fabricação dos produtos, 70% do consumo de energia elétrica, 15% do custo de transformação e 10% do custo de matérias-primas. 
Fatores Sócio Culturais
No setor de cosméticos, os consumidores buscam cada vez mais, formas práticas de compra com baixo custo e alta qualidade, sendo assim, a tendência para a marca Eudora significa crescimento, pois traz novas oportunidades com a diversidade da marca para atrair o público através de venda direta, e-commerce e lojas físicas. 
Os consumidores estão mais exigentes, o que torna também um ponto favorável para a Eudora, pois os produtos são de alta qualidade com um preço justo. A necessidade de criação de diferenciais que agreguem valor ao produto, a fim de suprir novas necessidades aos consumidores se torna cada vez maior, porém para a empresa é algo que já é realizado constantemente. 
O grupo boticário como um todo não realiza testes em animais, atitudes como essas levam a ser a primeira empresa de cosméticos do Brasil a desenvolver a tecnologia de pele 3D. Recentemente foi adotada a tecnologia organs on a chip que simula um órgão humano para testarmos nossos produtos. 
Desde a prospecção de matérias-primas ao desenvolvimento de embalagens, a sustentabilidade está presente em todo o processo.
Fatores Políticos
Após alguns anos de incentivo ao consumo interno e ao crédito, o brasileiro se viu diante de um cenário de crescimento com melhora no seu bem-estar e em seu poder aquisitivo. Entretanto, a alta inflação, a retração do PIB, o desemprego crescente e um entorno político instável reverteram esse contexto, impactando diretamente o bolso e perspectivas do consumidor. A renda familiar brasileira encolheu em 2016 e o gasto retraiu acima da inflação, voltando ao patamar de cinco anos atrás. Para equilibrar essa balança, o consumidor foi obrigado a conter suas despesas, assumir menos riscos e focar nas decisões de compra.
O setor de beleza foi abalado com a desaceleração econômica, de janeiro a setembro de 2016, em comparação com o mesmo período de 2015, foi registrada uma queda de -2,5% em volume de vendas para os produtos desse mercado e 2,9 milhões de lares afirmam ter parado de ir ao salão de beleza durante essa fase de instabilidade.
Entretanto, esse contexto não significa que os brasileiros pararam de cuidar de si, pelo contrário. Eles começaram a buscar novas alternativas, trazendo os procedimentos para dentro de casa, como fazer a unha e pintar o cabelo. Os produtos de Beleza também podem ser uma forma de suprir a necessidade de se presentear ou de suprir a necessidade de indulgência (busca por produtos com maior valor agregado), uma vez que possuem desembolso mais barato, se comparado com roupas e outros tipos de serviços. É possível observar que, para os lares endividados, o crescimento com maquiagem, produtos para a pele e fragrâncias, por exemplo, foi superior à média Brasil (7,4% vs. 3,6% país). Mesmo em condições adversas, é possível aproveitar o momento e entender as oportunidades que surgem nas lacunas dos problemas.
Para o futuro se espera que os brasileiros após quitar todas as suas dívidas, 30,6% afirmam que pretendem fazer novas compras, mesmo que parceladas. Esse percentual é maior quando comparado com os 26,9%que declara que vai economizar dinheiro. Ou seja, há intenção por parte dos consumidores em voltar aos seus antigos hábitos, mesmo que de maneira mais cautelosa.
Como todo momento econômico é cíclico e que há previsões de melhora da economia em 2018, é importante ficar atento às tendências, compreender as necessidades do consumidor e ter a agilidade para aplicar a execução mais assertiva de curto prazo, mas sem deixar de consolidar a base de crescimento para o futuro.

Continue navegando