Buscar

resumo e resenha dialogo inter religioso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FABAD - FACULDADE BÍBLICA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS
.
RESUMO DO TEXTO: DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO:
O dialogo inter-religioso é a conversa entre as religiões de todo mundo, supõe que a paz mundial tem como base a paz entre as religiões, mas as desavenças e a violência so têm aumentado em nome da religião.
O ser humano é formado por grupos sociais e cada grupo social é diferente, fazendo com que cada indivíduo seja diferente do outro, e o dialogo inter-religioso faz essa comunicação entre grupos sociais religiosos diferentes, com o propósito de troca de informações e etc. não tem o propósito de fundir as religiões ou mescla-las se tem o repeito nas convicções de cada religião e a esta sempre aperto para ver a chamada “verdade”, esta disposto a aprender sobre a outra religião e suas verdades sem restrições mentais no propósito que no encontro com o outro abrase a possibilidade de captar dimensões inusitadas da verdade. Esse dialogo é um ato religioso, espiritual, aonde se tem total liberdade e deposição de ouvir, compreender e repeitar os interlocutores em função do mistério da acolhida da diferença irrevogável. 
Uma das bases para esse dialogo é estar firme o bastante nas próprias convicção para estender o entendimento a outras convicções sem perde a identidade religiosa e nem função das mesmas. Conhecer e avaliar realmente outra religião implicar em romper com uma perspectiva e se colocar na pele do outro, calçar seus sapatos, ver o mundo, de certo modo, como o outro vê e isso requer uma capacidade de compreensão e de empatia muito alta. 
Sobre a buscada verdade, antes monopolizada pela Igreja Romana Apostólica Católica fez que ocorre se muitos conflitos e guerras em nome dessa verdade o que impossibilitou o dialogo inter-religioso, a ideia de alcançar a verdade através de outra religião sem perder a identidade foi analisada. Deve se ter em mente que uma verdade baseada na fé de um interlocutor não pode ser aplicada a outro interlocutor, e nem ser usar como base pra negar outra fé. O cristianismo tem como base a ideia de ter uma única verdade, se faz necessária uma hermenêutica conciliar.
A igreja tem sido mais flexível com relação a outras religiões nos dias de hoje, tendo uma grande colaboração as igrejas que atuam na Ásia, surgindo uma igreja com a chamada “realidade vivente” que seria um entendimento que a simbologia do reino não é exclusiva do cristianismo, sendo o cristianismo somente um modo de chegar ao chamado reino, onde o importante não é a mudança de religião, mas a mudança de perspectiva de vida. 
Os teólogos da libertação mostraram que a teologia é sempre quem segundo lugar e em primeiro é sempre a vivencia do interlocutor, sem esta pré-condição a teologia não pode se firma. Mas a igreja ainda se firma na fé de ser a única religião verdadeira e verdadeiramente sobrenatural e sem um dialogo com as outras religiões chamadas de “religiões naturais”, assim retrógadas nas suas ideias precisando com urgência de uma atualização da sua teologia cristã. 
FABAD - FACULDADE BÍBLICA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS
.
RESENHA DO TEXTO: DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO:
O artigo publicado na Revista Perspectiva Teológica em 2002 com o tema “Diálogo Inter-Religioso: O Desafio Da Acolhida Da Diferença”, feito por Faustino Teixeira graduado em Filosofia e Ciência da Religião e doutorado e pós-doutorado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma) especialista no campo de Diálogo Inter-religioso e da Mística Comparada das Religiões, vem com o propósito de explicar e explanar sobre o dialogo inter-religioso.
Texto com seis tópicos onde aborda as dificuldades do chamado diálogo inter-religioso que é a conversa entre as religiões, no primeiro tópico chamado “O Diálogo inter-religioso e suas condições” apresenta as condições para que se tenha uma boa conversa entre as religiões, no segundo apresenta a empatia que é requerida para um bom entendimento da religião do outro interlocutor e o abrir os horizontes e a visão para se colocando no lugar do outro, no terceiro apresenta a acolhida do pluralismo e da diversidade que se é necessária nos dias de hoje, no quarto é apresentado a questão da “verdade” e quem a contem, no quinto diz respeito a dialógica da eclesiologia que é bem como o diálogo da igreja, sexto tópico levanta a questão da interpretação da teologia e uma conclusão sobre. 
O artigo foi bem feito e escrito, de entendimento não tão fácil, mas possível de se entender, cheio de fontes e argumentos o autor busca mostra o contexto geral de um diálogo inter-religioso sua evolução e dificuldades com o passar do tempo, mostra a necessidade de uma nossa visão e os erros que uma visão desatualizada pode causar. Possivelmente algumas pessoas com a fé cristã não olham o texto com bons olhos, pois uma das bases para esse diálogo entre as religiões é ter a possibilidade de haver alguma verdade em outra religião e uma das bases do cristianismo é que só há verdade em Cristo Jesus, isso é um impasse muito forte, porque mesmo que um cristão ouça o que outro interlocutor de uma determinada religião tem a dizer sobre ela segundo a sua fé cristã nada pode ser reaproveitado porque não há verdade nela, pois nela não tem Jesus. 
Um assunto muito polemico e de grande repercussão que é apresentado de uma perspectiva de uma pessoa que está por dentro do assunto e com conhecimento necessário para mostra essa visão, não é um assunto simples pois ele diz sobre identidade de um grupo , grupos sócias, etnias e culturas, mas um bom texto para o entendimento de quem quer conhecer mais sobre.

Continue navegando