Buscar

POR UMA NOVA EDUCAÇAO

Prévia do material em texto

POR UMA NOVA EDUCAÇAO . 
DISCENTES
Deysiane Carvalho
 
Douglas Silva
 
Ingridy Silva
 
Josélia Cunha 
INTRODUÇAO 
É preciso pensar com urgência sobre a educação escolar no Brasil 
Rumo desgovernado 
É importante salientar a importância da psicologia e da pedagogia
As tentativas de uniformizar professores e alunos, é marca de origem do projeto Educacional Republicano Brasileiro. 
Existem também os estudantes maquinas de Xerox .
Educação para o futuro- Psicanálise e educação, de Maria Cristina Machado Kupfer, insere-se com originalidade e pertinência nessa linha de contestação da escola, trazendo aspectos novos da questão que convidam ao dialogo os que querem instalar o sujeito do centro do cenário educacional pela via da razão reflexiva. 
Na distinção ente Educação e Pedagogia surgiu uma fresta... A teoria psicanalista podia ser instrumento de critica do objetivo de controlar o aprendiz que está no centro da pedagogia moderna e, assim, abrir espaço para transformação da Filosofia da Educação.
Mais recentemente, a criação da Pré-escola Terapêutica Lugar de Vida ampliou a reflexão. 
Um olhar atento às crianças que costumam ser chamadas de deficientes mentais poderá localizar entre elas algumas que escapam às características gerais dessa população. Estão ali inseridas por apresentarem grande retardo no desenvolvimento e por demonstrarem grande dificuldade em aprender. São, porém, crianças que apresentam graves distúrbios de comportamento: batem-se, mordem-se sem razão aparente, por vezes isolam-se em um canto, não conseguem manter uma conversação porque não respondem, embora algumas façam uma profusão de perguntas sem esperar respostas.
Marco Teórico 
Acontece ressignificaçoes fundamentais
No que consiste para Kupfer, a presença da Psicanálise na Educação ?
Não se trata, evidentemente, de apenas introduzir termos psicanalíticos no vocabulário dos educadores, pois de estereótipos verbais a linguagem escolar já está saturada .
Trata-se, antes, de FAZER SABER a teoria psicanalítica do sujeito aos que estiverem dispostos a conhecê-la. 
Os quatro exercícios 
Isto posto a autora faz quatro exercícios de educação para o sujeito.
Primeiro exercício.
É a reflexão sobre a dificuldades de escolarização no bojo do conceito de estilo.
Modelo sociológico de Patto.
Terceiro exercicio 
Precisamos de uma teoria que a supera dicotomia indivíduo sociedade , isto é considere que é impossível falar do primeiro sem levar em conta a presença da segunda na estrutura psíquica.Do ângulo lacaniano de educação para o futuro centro assim em cada criança em busca de seu modo particular de aprender ou seja de seu estilo próprio de carregar a marca de seu desejo.
Quarto exercicio 
Relação professor aluno 
O professor vem assumir o lugar de transmissão de conhecimentos dimensão que ao contrário do que pode parecer não passa em branco.
A presença da psicanálise na educação
Nesse contexto não se trata evidentemente de apenas entrou do sistemas psicanalítica no vocabulário tudo educadores, pôster estereótipos verbais a linguagem escolar já está saturado mais dizendo e outro modo pode ser oferecerá educadores que cientes de que perderam autoridade e tiveram procura de novos pontos de referência para o exercício de seu trabalho nessas condições o conhecimento da teoria sempre terá consequência.
: Nesse sentido alto mar conhecimento da existência do sujeito psicanalítica poderá aprender a considerado e abre mão do desejo de garantia qualquer preço que o conteúdo ensinado seja simulado da mesma forma por todos os alunos.O professor deverá adquirir condições de suportar o mistério contigo em cada um dos seus alunos e abre mão da vontade de domínio do significado que eles atribui ao conteúdo que lhes foi ensinado.
Conclusão 
Sendo assim a psicanálise não é mole escola como trânsito hora de cultura cabe ao professor transmitir conteúdos mesmo sabendo que não há objetos absolutos de conhecimento e que o aluno aprenderá sobretudo modos de manejar ideias e de estabelecer relação entre elas.
Obrigada!

Continue navegando