Buscar

Questionários e Tele Aula História da Educação

Prévia do material em texto

Questionário 1
PERGUNTA 1
As alternativas abaixo referem-se à educação, sociedade e cultura entre os povos primitivos, nômades e caçadores. Leia e assinale a alternativa correta: 
	
	a.
	Entre os nômades, povo caçador e coletor por excelência, é muito provável que a educação dos filhos tenha sido bem livre, sem rigidez e praticamente sem disciplina.
	
	b.
	Estes povos viviam em comunidades tribais de forma coletiva, ou seja, não conheciam a propriedade privada nem riquezas particulares; não conheciam a guerra; não dominavam a escrita. Não conhecendo a guerra, também não conheciam a necessidade da disciplina imposta pela mesma.
	
	c.
	Estes povos não conheciam a guerra, talvez por isso falte-lhes disciplina em outros aspectos da vida, tal como na educação, que se faz pela transmissão oral de tudo que é considerado importante para a preservação do grupo.
	
	d.
	Entre estes povos, a educação não era direcionada nem intencional, mas, sim, uma forma de reter valores; uma forma de aprender maneiras de ser, fazer e agir próprios da sociedade onde nasceram e onde iriam viver.
	
	e.
	Todas as alternativas estão corretas.
 
PERGUNTA 2
As alternativas abaixo referem-se às possíveis contribuições dos estudos de história da educação. Leia e assinale a alternativa correta: 
	
	a.
	Estudar a história da educação é a melhor maneira de contribuir com a melhoria da educação atual, pois através deste estudo, podemos conhecer os percalços enfrentados com as reformas já realizadas, as armadilhas das ideias ilusórias e irrealizáveis e da resistência antidemocrática que as ideias inovadoras possam ter enfrentado.
	
	b.
	Através da história da educação, podemos perceber o modelo educacional desenvolvido em diferentes sociedades e em diferentes momentos, percebendo o modelo desenvolvido para os trabalhadores e o modelo desenvolvido para as elites.
	
	c.
	O estudo da história pode nos auxiliar a compreender as relações de poder e os mecanismos de exclusão e inclusão que são produzidos e reproduzidos em determinados contextos sociais e que podem servir de inclusão ou de exclusão educacional.
	
	d.
	O estudo de história da educação revela-se extremamente importante à medida que possibilita aos estudiosos a ampliação do raciocínio, a clareza de idéias e a reflexão crítica.
	
	e.
	Todas as alternativas estão corretas.
PERGUNTA 3
As alternativas abaixo referem-se às possíveis relações entre educação e sociedade. Leia e assinale a alternativa correta: 
	
	a.
	Não podemos deixar de perceber que o significado de educação está intimamente ligado à visão de mundo, de sociedade e de homem que são adotados e que permeiam determinada sociedade em determinado tempo.
	
	b.
	A educação pode estar comprometida com as relações de poder e dominação de uma sociedade e, portanto, pode colaborar para a preservação de uma sociedade injusta, que promove e aprofunda as desigualdades.
	
	c.
	Podemos afirmar que existe uma relação de reciprocidade entre educação e sociedade, ou seja, a educação pode interferir nos rumos de uma sociedade e uma sociedade pode interferir nos rumos da educação.
	
	d.
	Podemos afirmar que a educação pode influenciar a sociedade, no entanto, o contrário não é verdadeiro, ou seja, a sociedade não pode interferir nos rumos da educação, que deve ser autônoma e independente de qualquer sociedade.
	
	e.
	As alternativas “a”, “b” e “c” estão corretas e se complementam para melhor explicar a questão proposta.
 
PERGUNTA 4
As alternativas abaixo tratam de pontos fundamentais acerca das contribuições da história da educação, exceto: 
	
	a.
	Sem os estudos de história da educação, não conseguimos entender os processos educacionais atuais.
	
	b.
	O estudo da história deve possibilitar a compreensão das relações de poder e os mecanismos de exclusão que se produzem e reproduzem em determinados contextos sociais.
	
	c.
	O estudo de história da educação possibilita aos estudiosos a ampliação do raciocínio, a clareza de idéias e a reflexão crítica.
	
	d.
	Os estudos de história da educação são os únicos que nos possibilitam entender os processos políticos de dominação e subordinação envolvidos nas diferentes tendências religiosas existentes no mundo.
	
	e.
	Todas as alternativas estão corretas.
 
PERGUNTA 5
As proposições abaixo referem-se à distinção entre cultura e civilização. Leia e assinale a alternativa correta:
	
	a.
	Não podemos confundir “cultura” com “civilização”. Cultura é algo pertencente a toda humanidade, está presente entre todos os grupos humanos, sejam eles considerados primitivos ou civilizados.
	
	b.
	A cultura é este todo intrincado que comporta arte, religião, moral, valores, costumes, crenças, linguagem, ciência, instituições (Estado, escola, família etc.), que nos fornece a rede de significados com a qual damos sentido ao mundo que nos cerca.
	
	c.
	Podemos entender civilização como um determinado estágio de desenvolvimento cultural em que se encontra determinado povo ou sociedade. Este desenvolvimento é, normalmente, representado pelo grau alcançado pela tecnologia, economia, arte, ciência.
	
	d.
	O desenvolvimento da escrita, a construção de cidades, o desenvolvimento de artefatos, o desenvolvimento da arte e da ciência etc. caracterizam o surgimento de uma civilização.
	
	e.
	Todas as alternativas estão corretas.
 
PERGUNTA 6
As proposições abaixo referem-se à educação entre os povos primitivos. Leia e assinale a alternativa correta:
I - Entre os povos nômades, não existia nenhum tipo de educação. Eles eram primitivos e grotescos. Não sabiam ler nem escrever e aprendiam muito mais através de gestos do que de palavras. Este tipo de aprendizagem é conhecido como educação informal.
II- Em termos de educação, o que existe entre os povos nômades é a educação informal, que existe entre todos os povos e sociedades em todos os tempos e é um processo que acontece diariamente e sem planejamento específico. Não é um processo direcionado nem conduzido, de tal forma que todos os momentos da vida podem apresentar situações de aprendizagem.
III - Em termos de educação, o que existe entre os povos nômades é apenas a educação informal ou socialização primária, ou seja, um processo pelo qual o indivíduo aprende a ser membro de determinada sociedade, internalizando suas regras, costumes, hábitos, crenças, moral etc.
IV - Em termos de educação, o que existe entre os povos nômades não é educação formal nem informal, mas, sim, educação primitiva, ou seja, um processo pelo qual os membros do sexo masculino aprendem todos os segredos das antigas guerras tribais. 
	
	a.
	Apenas I e II estão incorretas.
	
	b.
	Apenas II e IV estão corretas.
	
	c.
	Apenas I e III estão corretas.
	
	d.
	Apenas II e III estão corretas.
	
	e.
	Apenas I, II e III estão corretas.
PERGUNTA 7
As proposições abaixo referem-se às características fundamentais dos povos primitivos. Leia e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I - A designação “povos primitivos” refere-se muito mais às características sócio-culturais destes povos do que à sua localização no tempo.
II - A designação “povos primitivos” refere-se tanto às características sócio-culturais exclusivas destes povos quanto à sua localização no tempo, ou seja, povos primitivos existiram apenas na pré-história.
III - Os “povos primitivos” existiram na pré-história e existem ainda hoje. A diferença é que na pré-história toda humanidade era formada por “povos primitivos”, enquanto hoje estão quase extintos.
IV - Como exemplo de “povos primitivos” na atualidade, podemos citar as tribos indígenas no Brasil e diversas comunidades tribais na África e na Oceania, que são consideradas primitivas em função de sua organização social.
	
	a.
	Apenas a I está correta.
	
	b.
	Apenas III e IV estão corretas.
	
	c.
	Apenas II e III estão corretas.
	
	d.
	Apenas a II está correta.
	
	e.Apenas I, III e IV estão corretas.
PERGUNTA 8
Leia as proposições abaixo e, em seguida, responda a questão proposta:
I - Cada época e cada sociedade possuem um tipo de educação, cujo objetivo é atender as necessidades sociais de cada período histórico.
II - A educação vai se modificando de acordo com a organização social, de acordo com as novas exigências da vida em sociedade, de acordo com as novas conjunturas históricas.
III - Enquanto a natureza provê o homem de seu próprio sustento; enquanto não há distinção de classes nem comércio, a educação permanece no nível da socialização primária, é uma educação universal e integral.
IV - O significado de educação está intimamente ligado à visão de mundo, de sociedade e de homem que são adotados e que permeiam determinada sociedade em determinado tempo.
V – A educação pode influenciar nos rumos e destinos de uma sociedade, no entanto o contrário não é verdadeiro, ou seja, a sociedade não pode interferir nos rumos e destinos da educação, que deve ser independente e autônoma.
Questão - Todas as proposições abaixo se referem corretamente às relações entre educação e sociedade, exceto:
	
	a.
	I.
	
	b.
	II.
	
	c.
	III.
	
	d.
	IV.
	
	e.
	V.
PERGUNTA 9
Leia o texto a seguir e, em seguida, assinale a alternativa que responda corretamente a questão proposta:
“Cada época e cada sociedade possuem um tipo de educação cujo objetivo é atender as necessidades sociais de cada período histórico. A educação vai se modificando de acordo com a organização social, de acordo com as novas exigências da vida em sociedade, de acordo com as novas conjunturas históricas. Enquanto a natureza provê o homem de seu próprio sustento; enquanto não há distinção de classes nem comércio, a educação permanece no nível da socialização primária, é uma educação universal e integral”. (NABÃO, Maria Teresa Papa. Textos para fins didáticos)
Tendo o texto como referência, examine as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I - O significado de educação está intimamente ligado à visão de mundo, de sociedade e de homem que são adotados e que permeiam determinada sociedade em determinado tempo.
II – Podemos perceber, pelo texto, que existe uma reciprocidade entre sociedade e educação. Assim, a educação de uma sociedade em uma determinada época busca suprir as necessidades e exigências vividas.
III – A leitura do trecho acima nos conduz à reflexão de que se há uma reciprocidade entre educação e sociedade, então, se a educação estiver comprometida com as relações de poder e dominação, pode colaborar para a preservação de uma sociedade injusta, que promove e aprofunda as desigualdades.
	
	a.
	Apenas I e II estão incorretas.
	
	b.
	Apenas a I está correta.
	
	c.
	Apenas II e III estão corretas.
	
	d.
	Apenas I e III estão corretas.
	
	e.
	Todas as proposições estão corretas.
 
PERGUNTA 10
Os parágrafos abaixo podem se referir a diferentes formas de educação. Leia-os com atenção e, em seguida, assinale a alternativa correta:
 
Parágrafo I: Este tipo de educação caracteriza-se por ser um processo contínuo, não institucionalizado nem direcionado de aquisição das regras, costumes, hábitos, crenças, moral, enfim, de conhecimentos e habilidades pertinentes a uma sociedade.
 
Parágrafo II: Este tipo de educação caracteriza-se por ser um processo planejado intencionalmente, estruturado, organizado, sistematizado e ocorre em lugares especialmente organizados para tal.
 
Parágrafo III: Este tipo de educação é uma educação para sobrevivência, natural, espontânea e por imitação; acontece no seio da família ou em espaços informais; os procedimentos educacionais são frouxos, com muita liberdade e pouca disciplina.
 
Parágrafo IV: Este é um tipo de educação importante para a sobrevivência, portanto é natural, espontânea e por imitação; acontece preferencialmente no seio da família; os procedimentos educacionais são frouxos, com muita liberdade e pouca disciplina.
	
	a.
	O parágrafo I refere-se à educação formal, enquanto o II e o III à educação informal, e o IV à educação profissionalizante.
	
	b.
	O parágrafo I refere-se à educação profissionalizante, enquanto o II e o III à educação formal, e o IV à educação informal.
	
	c.
	Os parágrafos I, III e IV referem-se à educação informal, enquanto o parágrafo II refere-se à educação formal.
	
	d.
	Os parágrafos I e II referem-se à educação formal, enquanto o III à educação profissionalizante, e o IV à educação informal.
	
	e.
	Os parágrafos I e IV referem-se à educação tradicional, enquanto o II e o III referem-se à educação moderna.
Questionário 2
PERGUNTA 1
As alternativas abaixo referem-se aos diferentes modelos educacionais presentes em Esparta e Atenas. Leia e assinale a alternativa correta: 
	
	a.
	Na sociedade espartana, a educação, em conformidade aos ideais sociais, era essencialmente militar, embora os esportes e a música também fossem incentivados.
	
	b.
	Muito diferente de Esparta é o modelo de educação que se estabelece em Atenas. Enquanto Esparta se preocupou com a formação do patriota guerreiro, Atenas se preocupa com a formação do homem livre.
	
	c.
	Atenas é considerada o berço da democracia. Este tipo de governo e sociedade, embora não prescinda de uma formação militarista, tem outros anseios e outras necessidades, muito diferentes dos anseios e necessidades de uma sociedade fortemente militarista.
	
	d.
	As preocupações da sociedade ateniense são voltadas para o desenvolvimento artístico e cultural de seu povo, o que leva à formação de uma civilização de forte tendência intelectual, artística e cultural.
	
	e.
	Todas as alternativas referem-se adequadamente aos modelos educacionais de Esparta e Atenas.
 
PERGUNTA 2
As alternativas abaixo referem-se aos principais valores culturais gregos que influenciaram diretamente a educação. Assinale a correta:
	
	a.
	Descobrimento do valor humano independente de autoridade religiosa ou política; reconhecimento da razão, da inteligência crítica fora de dogmas.
	
	b.
	Criação da vida cidadã, do Estado, da organização política.
	
	c.
	Criação da liberdade individual e política dentro da lei e do Estado.
	
	d.
	Reconhecimento do valor decisivo da educação na vida social e individual.
	
	e.
	Todas as alternativas estão corretas.
PERGUNTA 3
As proposições abaixo referem-se à educação, sociedade, cultura e trabalho no Antigo Egito. Leia e, em seguida, assinale a alternativa correta:
 
I - A literatura disponível acerca do Antigo Egito nos informa que, entre eles, a ideia de trabalho manual era pouco considerada. De forma geral, este trabalho era percebido como menor, inferior e desgastante em contraposição ao trabalho intelectual, muito bem considerado, tido como superior.
II - A literatura disponível acerca do Antigo Egito nos informa que, entre eles, a idéia de trabalho manual era muito importante e considerada, pois deste trabalho dependia a vida de todos.
III - A profissão de escriba, como a de guardador de cavalos, apesar de muito importante (o cavalo era o único meio de transporte), era desvalorizada e inferiorizada, pois era uma profissão cujo trabalho era manual e, portanto, percebido como menor e inferior.
IV - O escriba do Antigo Egito era um perito na escrita e mestre dos filhos das castas dominantes, dos filhos dos reis e faraós. Como trabalho intelectual, a profissão de escriba se apresentava aos jovens e à sociedade em geral como extremamente promissora e vantajosa e, portanto, era claramente uma forma de ascensão social.
V - Em uma sociedade como a egípcia, fortemente marcada pelas desigualdades sociais e com pouca mobilidade social, o domínio da escrita e do conhecimento eram formas de ascender socialmente. O escriba era um sábio, um intelectual, que detinha o conhecimento e era, portanto, diferenciado em relação aos demais.
VI - O escriba do Antigo Egito era um escravo, pronto para atenderaos desejos de seu amo e senhor. Perito na arte de domar cavalos, o escriba era responsável pela limpeza dos estábulos, e por prender o estribo à sela. Apesar de manual, este trabalho era o único considerado superior, apresentando-se aos jovens e à sociedade em geral como uma profissão promissora.
	
	a.
	Apenas a I, a III e a IV estão corretas.
	
	b.
	Apenas a VI está correta.
	
	c.
	Apenas a I, a II e a VI estão corretas.
	
	d.
	Apenas a V está correta.
	
	e.
	Apenas a I, a IV e a V estão corretas.
 
PERGUNTA 4
Assinale a alternativa que demonstre as principais características da educação no Antigo Egito:
	
	a.
	A educação no Antigo Egito era, essencialmente, uma educação livre e informal. Baseada na literatura sapiencial, era feita de conselhos práticos para as mais diversas situações da vida diária, desde a religião até a guerra. Normalmente, era realizada pelos anciões, que eram severamente combatidos e não tinham prestígio, pois eram associados àqueles que poderiam desencaminhar a juventude.
	
	b.
	A educação no Antigo Egito era elitista, repetitiva, baseada na escrita e na literatura sapiencial. A princípio, era transmitida autoritariamente do pai para o filho e, com o tempo, através de um encarregado pela educação (escriba ou sacerdote).
	
	c.
	A educação no Antigo Egito era bastante informal, flexível e acessível a todos. Era baseada na escrita e transmitida apenas de pai para filho. Primava pelo desenvolvimento da arte da guerra e da agricultura, tudo isto dentro de um regime que não conhecia a disciplina nem a punição e o castigo.
	
	d.
	A educação no Antigo Egito era essencialmente uma educação patriótica/faraônica, baseada no amor à pátria e ao faraó, cujo objetivo principal era introduzir os iniciantes na arte da magia e da feitiçaria.
	
	e.
	A educação no Antigo Egito era essencialmente uma educação para a guerra. Muitas tribos rivais queriam o domínio do Egito e, com isto, a educação voltava-se exclusivamente para fomentar o espírito guerreiro, muito valorizado na literatura sapiencial, na qual a educação se baseava. Os encarregados pela educação eram guerreiros de confiança do faraó.
 
PERGUNTA 5
Durante o período arcaico na Grécia Antiga, ocorre um alargamento do ideal educativo “areté”, que passa a ser denominado “kaloskagathia”. Assinale a alternativa que contemple corretamente o significado de “kaloskagathia”: 
	
	a.
	O ideal educativo denominado “kaloskagathia” busca alcançar, além de honra e glória, excelência física e moral, sendo que os atributos que o homem deve procurar realizar são: a beleza (kalos) e a bondade (kagatos), Para isto, a educação implica dois elementos fundamentais: a ginástica, para o desenvolvimento do corpo, e a música (aliada à leitura e ao canto), para o desenvolvimento da alma.
	
	b.
	O ideal educativo denominado “kaloskagathia” busca alcançar,
exclusivamente, a virtude da alma, sendo que, para isto, os atributos que o homem deve procurar realizar são: a contemplação (kalos) e a clemência (kagatos). Para isto, a educação implica um único elemento fundamental: os extenuantes exercícios espirituais para a alma.
	
	c.
	O ideal educativo denominado “kaloskagathia” busca alcançar,
unicamente, a virtude física, sendo que os atributos que o homem deve procurar realizar são: a beleza (kalos) e a força (kagatos). Para isto, a educação implica um único elemento: a ginástica, em todas as suas formas e modalidades, para o desenvolvimento amplo e geral do corpo.
	
	d.
	O ideal educativo denominado “kaloskagathia” busca alcançar os
benefícios advindos da glória, sendo que os atributos que o homem deve procurar realizar são: a beleza (kalos) e a força (kagatos). Para isto, a educação implica três elementos fundamentais: a meditação, os exercícios espirituais para a alma e a ginástica, para o desenvolvimento do corpo.
	
	e.
	O ideal educativo denominado “kaloskagathia” busca alcançar a
virtude da alma e o combate ostensivo dos prazeres do corpo, sendo que, para isto, os atributos que o homem deve procurar realizar são: a contemplação (kalos) e a inclemência (kagatos). Para isto, a educação implica dois elementos fundamentais: os extenuantes exercícios espirituais para a alma e exercícios de flagelação do corpo.
PERGUNTA 6
Em relação ao significado da educação na Grécia Antiga, leia as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que contenha corretamente o significado de “educação heróica ou cavalheiresca”, presente no Período Homérico:
 
I - No Período Homérico, a sociedade grega é uma sociedade de tempos heróicos e guerreiros, portanto o significado de educação neste período, chamada heróica ou cavalheiresca, é fortemente alicerçado nos conceitos de honra e valor, no espírito de luta e sacrifício, bem como nas capacidades e feitos individuais.
II - No Período Homérico, a sociedade grega é uma sociedade de tempos oníricos e sonhadores, portanto o significado de educação neste período é chamada de heróica ou cavalheiresca, porque é baseada nos contos de fada de heróis e cavalheiros.
III - No Período Homérico, a sociedade grega é uma sociedade dominada pelos heróis e guerreiros da Macedônia, que submete o povo a muita crueldade, portanto o significado de educação neste período, chamada heróica ou cavalheiresca, é fortemente alicerçada nos ideais de revanche, luta e vitória sobre os dominadores.
	
	a.
	Apenas a I está correta.
	
	b.
	Apenas a I e a II estão corretas.
	
	c.
	Apenas a II e a III estão corretas.
	
	d.
	Apenas a II está correta.
	
	e.
	Apenas a I, a II e a III estão corretas.
PERGUNTA 7
Em relação à literatura sapiencial, em que a educação egípcia era baseada, assinale a alternativa correta:
	
	a.
	A literatura sapiencial é um tipo de literatura proverbial de sabedoria que tem uma finalidade basicamente didática.
	
	b.
	A literatura sapiencial é um tipo de literatura colonial de sabedoria rural que tem uma finalidade prática para o dia a dia.
	
	c.
	A literatura sapiencial é um tipo de literatura sagrada que tem uma finalidade basicamente religiosa.
	
	d.
	A literatura sapiencial é um tipo de literatura trágica de sabedoria popular que tem uma finalidade basicamente lúdica.
	
	e.
	A literatura sapiencial é um tipo de literatura mitológica, própria dos faraós, que tem uma finalidade basicamente de dominação.
 
PERGUNTA 8
Em relação à religião entre os antigos egípcios, assinale a alternativa correta:
	
	a.
	Politeístas, os egípcios acreditavam na vida após a morte, e a prática religiosa era composta por muitas cerimônias e rituais com grande destaque, valor e influência na sociedade.
	
	b.
	O poder político no Egito era fundamentado no poder religioso, portanto, a religião era indissociável da vida política e cotidiana dos egípcios.
	
	c.
	O dia a dia era uma expressão da vontade divina e os faraós eram considerados e adorados como deuses encarnados.
	
	d.
	Os egípcios eram monoteístas, bastante religiosos; suas práticas místicas influenciaram a elaboração do cristianismo.
	
	e.
	As alternativas “a”, “b” e “c” estão corretas e se complementam para explicar corretamente a religião entre os antigos egípcios.
PERGUNTA 9
Leia e responda: É possível perceber, no Egito Antigo, elementos que nos mostram que o sábio, o intelectual ou aquele que detém o conhecimento é sempre diferenciado em relação aos demais. Percebemos também que deter conhecimentos é uma forma de exercer o poder sobre os outros. No Egito Antigo, qual profissão está intimamente ligada a esta questão?
	
	a.
	Sofistas.
	
	b.
	Faraós.
	
	c.
	Escribas.
	
	d.
	Copistas.
	
	e.
	Filósofos.
PERGUNTA 10
Os sofistas da Grécia antiga foram bastante criticados por Sócrates e seus seguidores. As alternativas abaixo referem-se aos motivos de discordância entre eles. Leia e assinale a alternativa correta:
	
	a.
	Ao contrário dos sofistas, Sócrates não concordavaque a educação fosse uma profissão remunerada, utilitária.
	
	b.
	Para Sócrates, a educação não deveria ser de caráter prático nem de proveito pessoal, mas deveria, antes, ser de tipo espiritual e moral.
	
	c.
	Os sofistas usavam o diálogo em seus ensinamentos para impor ideias ou para fins egoístas. Sócrates, ao contrário, usava o diálogo para conduzir à descoberta da verdade.
	
	d.
	Os sofistas não se preocupavam com as idéias morais, enquanto para Sócrates, a moral, a virtude e a ética deveriam ser o cerne da educação e da vida. 
	
	e.
	Todas as alternativas estão corretas.
QUESTIONÁRIO 3
PERGUNTA 1
A Revolução Francesa legou ao mundo ideias fundamentais acerca da vida, da sociedade, da educação e dos direitos humanos que praticamente todos os povos ocidentais adotaram ou se esforçam, ainda, para adotar. Assinale a alternativa que contenha as idéias advindas da Revolução e que foram fundamentais para consolidar o ideal de educação pública, gratuita e estatal:
	
	a.
	A participação popular pelo voto, O serviço militar generalizado e os direitos da cidadania.
	
	b.
	A igualdade dos filhos perante a herança e de todos perante a lei; a abolição das torturas e dos castigos físicos; a extensão da cidadania aos judeus.
	
	c.
	Instrução pública, laica, Estatal e gratuita.
	
	d.
	Os primórdios da emancipação feminina levada a diante por Théroigine de Méricourt.
	
	e.
	Todas as alternativas estão corretas.
 
PERGUNTA 2
As alternativas abaixo referem-se às características da educação durante o Iluminismo. Leia e, em seguida, assinale a alternativa correta: 
	
	a.
	Desenvolvimento da educação estatal; início da educação nacional; princípio da educação universal, gratuita e obrigatória, no grau de escola primária, que fica estabelecida em linhas gerais.
	
	b.
	Iniciação do laicismo no ensino com a substituição do ensino de religião pela instrução moral e cívica; organização da instrução pública em unidade orgânica, da escola primária à universidade.
	
	c.
	Acentuação do espírito cosmopolita, universalista, que une pensadores e educadores de todos os países.
	
	d.
	Primazia da razão, crença no poder racional dos indivíduos e dos povos; ao mesmo tempo, reconhecimento da natureza e da intuição na educação.
	
	e.
	Todas as alternativas estão corretas.
 
PERGUNTA 3
As alternativas abaixo referem-se às principais características do feudalismo. Assinale a correta:
	
	a.
	Poder descentralizado (nas mãos de vários senhores feudais).
	
	b.
	Economia baseada na agricultura e utilização do trabalho dos servos.
	
	c.
	Praticamente ausência de mobilidade social e forte mentalidade religiosa.
	
	d.
	Forte influência e poder de decisão do clero (Igreja) em todos os setores da vida humana.
	
	e.
	Todas as alternativas estão corretas.
 
PERGUNTA 4
As proposições abaixo referem-se às características da educação durante o Renascimento. Leia as afirmações e, em seguida, assinale a alternativa verdadeira:
I - A sociedade renascentista tem um apreço muito grande pela educação. Há um tremendo crescimento e difusão de colégios e obras dedicadas a alunos e professores. A educação passa a ser uma questão fundamental para esta sociedade.
II - A sociedade renascentista não tem um apreço muito grande pela educação. Pelo contrário, é uma sociedade preocupada com o renascimento do comércio e da economia, que pouco se importa com as questões educacionais. 
III - Em relação à educação dos mais necessitados, do povo em geral, não há nenhuma preocupação definida. A estes cabe a educação profissionalizante, ou seja, a aprendizagem de um ofício.
IV - O ideal de educação laica ou leiga não é muito fácil de ser cumprido por estes tempos, uma vez que a religião e as ordens religiosas são as grandes detentoras do ensino. Mas algumas iniciativas particulares, por parte de leigos, começam a estabelecer escolas mais adequadas ao espírito dos ideais deste momento. 
	
	a.
	Apenas a II está correta.
	
	b.
	Apenas II e III estão corretas.
	
	c.
	Apenas III e IV estão corretas.
	
	d.
	Apenas a IV está correta.
	
	e.
	Apenas I, III e IV estão corretas.
PERGUNTA 5
As proposições abaixo referem-se às características da educação na Idade Média. Leia as afirmações e, em seguida, assinale a alternativa verdadeira:
I - A educação na Idade Média é orientada por critérios que se apoiam na concepção da existência humana (física, material, econômica, política) como decorrente da vontade divina.
II - As relações entre fé e razão são contraditórias, portanto, deve-se respeitar o princípio da autoridade, que exige humildade para consultar os grandes sábios e intérpretes, autorizados pela Igreja, sobre a leitura dos clássicos e dos textos sagrados.
III – Predomina a visão teocêntrica, a de Deus como fundamento de toda a ação pedagógica e finalidade da formação do cristão.
IV - Quanto às técnicas de ensinar, a maneira de pensar rigorosa e formal cada vez mais determina os passos do trabalho escolar (escolástica).
	
	a.
	Apenas a I está correta.
	
	b.
	Apenas a II e III estão corretas.
	
	c.
	Apenas a III e a IV estão corretas.
	
	d.
	Apenas a IV está correta.
	
	e.
	Todas as proposições estão corretas.
 
PERGUNTA 6
Assinale a alternativa que contenha dogmas religiosos que não poderiam ser contrariados pelo conhecimento científico: 
	
	a.
	Entre os dogmas que não poderiam ser contestados, estavam: a existência de Deus; a existência das bruxas; o magnetismo e o etnocentrismo.
	
	b.
	Entre os dogmas que não poderiam ser contestados, estavam: o monoteísmo, o dogmatismo; o geocentrismo e o etnocentrismo.
	
	c.
	Entre os dogmas que não poderiam ser contestados, estavam: o politeísmo dos hereges; o monoteísmo dos crentes; o dogmatismo dos bruxos; o etnocentrismo do povo.
	
	d.
	Entre os dogmas que não poderiam ser contestados, estavam: o politeísmo dos hereges; o magnetismo dos bruxos; o monoteísmo dos crentes, o dogmatismo dos infiéis; o etnocentrismo dos bárbaros.
	
	e.
	Entre os dogmas que não poderiam ser contestados, estavam: o geocentrismo (Terra - centro do universo); o teocentrismo (Deus é o centro de todas as explicações; a teocracia (todo poder do rei emana de Deus).
PERGUNTA 7
Em relação ao entendimento adequado acerca de “educação patrística”, assinale a alternativa correta: 
	
	a.
	A educação patrística está ancorada na filosofia patrística, que foi uma filosofia cristã elaborada pelos padres da igreja que, em busca de argumentos para conter pagãos e hereges, se apoiam em textos filosóficos gregos, especialmente em Platão.
	
	b.
	A educação patrística tem inspiração platônica e expõe a necessidade de uma rigorosa ética moral e de controle racional das paixões.
	
	c.
	A educação patrística caracteriza-se por sua intenção apologética (defesa da fé e conversão os pagãos), mas procede de uma forma racional na exposição da doutrina cristã, preocupando-se, principalmente, em tentar equilibrar as relações entre fé e ciência, entre fé e razão, para poder entender a natureza de Deus e da alma.
	
	d.
	A educação patrística está ancorada nos antigos conhecimentos egípcios e foi elaborada pelos padres da Igreja para conter a proliferação das bruxas da Idade Média.
	
	e.
	As alternativas “a”, “b” e “c” estão corretas e se complementam para explicar adequadamente o entendimento da educação patrística.
 
PERGUNTA 8
Leia e responda a questão proposta: Rousseau foi um pensador que muito influenciou os rumos da educação na modernidade.  Autor de uma importantíssima obra no campo da filosofia, da política e até da literatura, incluindo: “Discurso sobre as ciências e as artes”, “Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens”, “A nova Heloísa” e “Do Contrato social”. Mas a obra de maior influência nos rumos da educação é “O Emílio ou Da Educação”. (NABÃO, Maria Teresa Papa. Textos para fins didáticos).Assinale a alternativa que contenha os princípios essenciais da educação para Rousseau: 
	
	a.
	Humanismo; naturalismo; liberdade; aprendizado pela experiência; reconhecimento da infância como fase distinta com características próprias; educação como um desenvolvimento natural de dentro para fora e não o contrário.
	
	b.
	Humanismo; individualismo; disciplina; aprendizado pela teoria; infância como fase distinta, mas sem características próprias; a educação deve ser conduzida pelo mestre de fora para dentro.
	
	c.
	Humanismo; pedagogismo; disciplina; controle; aprendizado pela experiência; reconhecimento da infância como fase distinta com características próprias; educação como um processo social, deve ser conduzida pela sociedade de fora para dentro.
	
	d.
	Humanismo; sensualismo; modernismo; liberdade; aprendizado pelas sensações; não reconhecimento da infância como fase distinta; educação como um desenvolvimento natural de dentro para fora, e não o contrário.
	
	e.
	Humanismo; naturalismo; disciplina; punição e castigo; aprendizado pela teoria; reconhecimento da sensação e da intuição como fontes de conhecimento; educação como fonte de felicidade.
 
 
PERGUNTA 9
Leia e, em seguida, assinale a alternativa correta em relação à questão proposta: “O Iluminismo trouxe consigo grandes avanços que, juntamente com a Revolução Industrial, abriram espaço para a profunda mudança política determinada pela Revolução Francesa. O precursor desse movimento foi o matemático e filósofo francês René Descartes (1596-1650), considerado o pai do racionalismo. “O discurso do método” foi o manifesto do movimento racionalista, que se iniciava ali com ele, registrando o que percebera antes de todos os outros. Ou seja, Descartes percebeu que, no momento em que vivia, estava acontecendo a exaustão do pensamento tradicional, herdeiro da escolástica medieval.”
As alternativas abaixo referem-se aos ideais do racionalismo. Assinale a alternativa correta: 
	
	a.
	Descartes, de certo modo, queria resgatar para o racionalismo moderno a tradição dos grandes geômetras antigos da Grécia Clássica, como Euclides e Zenão, trazendo o rigor e a exigência deles para reforçar as capacitações da mente humana, entravadas pela superstição e pelas seduções da fé.
	
	b.
	A partir do Renascimento e do Iluminismo, percebemos que a sociedade vai se desenvolvendo de tal forma que, entre os séculos XVII e XVIII, o triunfo da razão e da ciência será consolidado.
	
	c.
	O racionalismo deposita toda confiança na ciência e na utilização adequada dos métodos de investigação científica como sendo capazes de desvendar as leis do mundo natural, físico, biológico e social.
	
	d.
	A mentalidade científica que, no Renascimento, estava começando a se tornar laica, definitivamente se desvincula das questões sagradas para se definir como científica.
	
	e.
	Todas as alternativas estão corretas.
PERGUNTA 10
Leia e, em seguida, assinale a alternativa correta: “Neste período, o poder e influência da Igreja Católica permearam tanto a vida política e econômica como a vida intelectual. A produção de conhecimento tinha seu centro e elite no seio das hierarquias estabelecidas pela Igreja”. O período a que o texto se refere é o: 
	
	a.
	Período Homérico.
	
	b.
	Período Renascentista.
	
	c.
	Período Iluminista.
	
	d.
	Período Arcaico.
	
	e.
	Período Feudal.
 
QUESTIONÁRIO 4
PERGUNTA 1
As alternativas abaixo referem-se ao Manifesto dos Pioneiros. Assinale a alternativa correta: 
	
	a.
	O potencial de renovação e mudanças contido no manifesto, bem como a literatura disponível sobre o assunto, nos mostra que o mesmo gerou profundas mudanças na estrutura educacional de nosso país, alterando os rumos da educação e colaborando para o estabelecimento de uma sociedade mais justa e democrática.
	
	b.
	O potencial de renovação e mudanças contido no manifesto, bem como a literatura disponível sobre o assunto, nos mostra que o mesmo foi responsável pela revolução de 1932 que se notabilizou, entre outros feitos, pelas mudanças na educação.
	
	c.
	O potencial de renovação e mudanças contido no manifesto gerou atrasos na organização educacional do Brasil, pois este potencial veio acompanhado de muita violência para estabelecer as mudanças propostas e acabou resultando num efeito contrário ao pretendido.
	
	d.
	O potencial de renovação e mudanças contido no manifesto não foi plenamente realizado, pois a ditadura militar assumiu o controle do país, impedindo que ocorresse qualquer tipo de mudança, fosse na educação, na economia ou na política.
	
	e.
	Apesar de muitos dos princípios do Manifesto não terem sido incorporados às escolas, o mesmo influenciou muito em sua organização, mas não a ponto de gerar as mudanças que seus idealizadores tanto almejaram.
 
PERGUNTA 2
As proposições abaixo referem-se às características da educação estabelecida pelos jesuítas no Brasil. Leia e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I - A educação estabelecida pelos jesuítas no Brasil tinha prioridades no nível secundário, visando à formação humanista. Não sendo de interesse geral, a educação era elitista e tinha um caráter mais de erudição e ornamento, pois era literária, abstrata e alheia aos interesses materiais e utilitários.
II - A educação estabelecida pelos jesuítas no Brasil tinha prioridades religiosas, visando exclusivamente à formação de religiosos. Consideravam a formação de padres como sendo de interesse geral, portanto a educação era utilitária e destinada a todos.
III - A educação estabelecida pelos jesuítas no Brasil era voltada para a prática profissional seja de padres ou outros ofícios. Portanto, dedicava-se ao desenvolvimento de diversas práticas profissionais e tinha um caráter utilitário e de atenção aos interesses da sociedade.
IV - A educação estabelecida pelos jesuítas no Brasil tinha prioridades em todo o processo educativo do ser humano, da infância à idade adulta. Por ter um caráter religioso, as escolas jesuítas formavam padres com maior frequência, mas também podiam ser advogados, professores ou médicos.
V- A educação estabelecida pelos jesuítas no Brasil tinha prioridades no nível superior, visando à formação de padres e advogados. Não sendo de interesse geral, a educação era elitista, abstrata e alheia aos interesses materiais e utilitários. 
	
	a.
	Apenas a II está correta.
	
	b.
	A II e a III estão corretas.
	
	c.
	A III e a IV estão corretas.
	
	d.
	Apenas a V está correta.
	
	e.
	Apenas a I está correta.
 
PERGUNTA 3
Assinale a alternativa que exponha corretamente o sentido do princípio da igualdade contido no liberalismo:
	
	a.
	O princípio da igualdade contido no liberalismo não se refere à igualdade de condições sociais e materiais, pois o liberalismo entende que os homens são diferentes em talentos e capacidades. A igualdade no liberalismo refere-se, principalmente, à igualdade perante as leis, como por exemplo, igualdade de direitos, igualdade civil.
	
	b.
	O princípio da igualdade contido no liberalismo refere-se exatamente à igualdade de condições sociais e materiais, pois o liberalismo entende que todos os homens são iguais e, portanto, devem ter direitos iguais.
	
	c.
	O princípio da igualdade contido no liberalismo refere-se à igualdade de condições sociais e materiais, além de igualdade de oportunidades, pois o liberalismo entende que só pelo princípio da igualdade poderemos fazer justiça entre os homens, que são naturalmente diferentes
	
	d.
	O princípio da igualdade contido no liberalismo não se refere à igualdade perante as leis, pois deve haver leis diferentes para os diferentes. Portanto, refere-se à igualdade de condições sociais e materiais.
	
	e.
	Todas as alternativas estão incorretas.
 
PERGUNTA 4
Leia e assinale a alternativa que responda corretamente a questão proposta: “Os jesuítas permaneciam um determinado período nas tribos realizandoa “pregação” e batismos e, para dar continuidade ao trabalho, logo seguiam para outra tribo. Mas acabaram percebendo que esta maneira não estava surtindo os efeitos necessários de conversão que eles esperavam. Para que as conversões fossem realmente consolidadas, foram criadas as “missões” ou “reduções”. Do século XVI ao XVII, os jesuítas desenvolveram a catequese através do confinamento indígena nas missões ou reduções.” Tendo o texto como referência, analise as proposições abaixo em relação ao significado de missões ou reduções e, em seguida, assinale a alternativa correta:
 
I - As missões ou reduções foram povoamentos ou aldeias criadas pelos jesuítas. Foram construídas casas para cada família, pois os jesuítas se surpreenderam com o fato de 200 famílias morarem numa mesma oca.
II - As missões ou reduções possuíam uma organização bem definida que podia reunir várias etnias.
III - A catequese nas missões, reduções, povoamentos ou aldeias era mais eficiente.  Os jesuítas ensinavam regras de higiene e saúde, técnicas e práticas agrícolas. Nas missões, os jesuítas tinham uma ação ampla de conversão religiosa, educação e trabalho.
IV - As missões ou reduções são termos que indicam a forma missionária como os padres agiam em relação aos índios, ou seja, praticavam uma missão cujo núcleo era o amor, a compreensão e o respeito pelas crenças indígenas. 
	
	a.
	Apenas a I está correta.
	
	b.
	A II e a III estão corretas.
	
	c.
	A III e a IV estão corretas.
	
	d.
	Apenas a IV está correta.
	
	e.
	A I, a II e a III estão corretas.
 
PERGUNTA 5
Leia e responda:  O Manifesto dos Pioneiros foi lançado em março de 1932, redigido por Fernando de Azevedo e assinado por 26 intelectuais brasileiros dedicados à educação; entre eles, Anísio Teixeira, Lourenço Filho, Sampaio Dória, Paschoal Lemme, Mário Casassanta, Cecília Meireles (poetisa e educadora). O manifesto representa muito do pensamento educacional brasileiro daquele momento, bem como reflete os desejos de mudanças. (NABÃO, Maria Teresa Papa. Textos para fins didáticos). Quais as principais ideias que permeiam o conteúdo do manifesto? Assinale a correta: 
	
	a.
	A escola deve ser única, ou seja, a mesma para todos e não uma educação de classes; ensino leigo e obrigatório, educação como direito de todos e, por isto mesmo, o Estado deve garantir que escola seja pública e gratuita.
	
	b.
	A escola deve ser específica para cada necessidade social, ou seja, aos trabalhadores, educação para o trabalho; o ensino pode ser leigo, mas é necessária a inclusão da religião como disciplina obrigatória. A educação deve ser entendida como direito de todos, mas o Estado não deve se responsabilizar por isto sozinho, os empresários precisam ajudar.
	
	c.
	A escola deve ser específica para cada necessidade social, ou seja, aos trabalhadores, educação para o trabalho; o ensino deve ser leigo, e deve ser proibida a inclusão da religião como disciplina obrigatória; O Estado deve garantir que a escola seja pública e gratuita.
	
	d.
	A escola deve ser única, ou seja, a mesma para todos, e não uma educação de classes; o ensino deve ser leigo, e deve ser proibida a inclusão da religião como disciplina obrigatória; o Estado deve garantir que a escola seja pública e gratuita e fiscalizar para que não haja ensino particular.
	
	e.
	Todas as alternativas contêm graves incorreções.
 
PERGUNTA 6
Leia e responda: As correntes de pensamento inovador sobre os rumos, objetivos e sentidos da educação iniciam-se no chamado mundo culto, ou seja, Europa e Estados Unidos, e foram agudamente aprofundadas sob o impacto e inquietação causados pela Primeira Guerra e pela Revolução Russa, que pelo grau de violência, aventaram a possibilidade da humanidade voltar ao estado de barbárie. Assim, a educação passou a ser o centro das preocupações dos intelectuais que pretendiam contribuir para com o processo de estabilização social, levando-os a refletir sobre os resultados da pedagogia tradicional, e não demoraram a declarar a insuficiência desta pedagogia perante as exigências do mundo moderno, capitalista, concluindo que as instituições escolares deveriam ser atualizadas de acordo com a nova realidade social. O movimento de renovação educacional que surge neste momento, especialmente nos Estados Unidos, como oposição à educação tradicional denominou-se “escola nova.” (NABÃO, Maria Teresa Papa. Textos para fins didáticos). Quais os elementos fundamentais acerca do entendimento de educação e processo educativo contidos nos princípios da escola nova? Assinale a alternativa correta: 
	
	a.
	Educação integral (intelectual, moral, física); prioridade outorgada ao Estado para a manutenção do ensino; ensino leigo; educação ativa; educação prática com obrigatoriedade de trabalhos manuais; exercícios de autonomia; coeducação dos sexos.
	
	b.
	Os métodos para atingir as propostas de educação da escola nova são: ênfase nos processos de conhecimento; atividades centradas no aluno; criação de laboratórios, oficinas, hortas e até imprensa.
	
	c.
	Para ultrapassar a escola tradicional, com sua tendência intelectualista, a escola nova valoriza jogos e exercícios físicos em geral para o desenvolvimento da motricidade e da percepção. Além disto, também levam em conta os estudos de psicologia da criança a fim de encontrar métodos adequados que possam estimular o interesse sem privar a criança da espontaneidade.
	
	d.
	Educação parcial (divisão entre a dimensão intelectual, moral, física); prioridade outorgada às empresas para a manutenção do ensino; ensino leigo; pouca atenção à educação prática e aos trabalhos manuais e foco nos aspectos intelectuais.
	
	e.
	As alternativas “a”, “b” e “c” trazem elementos fundamentais acerca do entendimento de educação e processo educativo para a “escola nova”; portanto, estão corretas e se complementam para melhor explicar a questão proposta. 
PERGUNTA 7
Leia e responda: As reformas pombalinas que levaram à expulsão dos jesuítas impõem no Brasil a realidade educacional da metrópole e sua educação europeizada torna-se o centro e o modelo da educação brasileira, mergulhando nosso ensino numa profunda aristocratização. Temos uma sociedade dividida em duas classes sociais: uma pequena classe de dirigentes que tinha acesso a uma educação refinada, e o restante da nação, aqueles que eram dirigidos e que não tinham acesso a nenhuma educação. Este estado de coisas começa a mudar já um pouco antes da independência do Brasil, mais precisamente com a chegada da família real em 1808. A persistência dos velhos padrões coloniais vira-se, pela primeira vez, seriamente ameaçada, abrindo novos horizontes e perspectivas para a sociedade e para a educação. (NABÃO, Maria Teresa Papa. Textos para fins didáticos)
O texto acima faz referência a alguns acontecimentos, como a chegada da família real, que vão contribuir para a abertura de novos horizontes e perspectivas para a sociedade e para a educação. As alternativas abaixo se referem a estes acontecimentos. Assinale a alternativa correta: 
	
	a.
	As ideias democratizantes de Rousseau e da Revolução Francesa parecem contaminar o ambiente político brasileiro, iniciando um discurso em favor da educação popular.
	
	b.
	A independência do Brasil pode ser entendida como o fator principal e determinante de profundas mudanças na educação e na sociedade brasileira.
	
	c.
	Foram importantes para as modificações na sociedade e educação as idéias dos filhos da aristocracia, que vão estudar na Europa e que trazem para o Brasil os ventos profícuos das mudanças. O contato com o ambiente iluminista da Europa os faz voltar com idéias liberalizantes e democratas.
	
	d.
	Segundo Sérgio Buarque de Holanda, a abolição da escravidão é um acontecimento decisivo para a mudança de rumos da sociedade brasileira. A abolição é um marco divisório entre duas épocas, assinalando o declínio do predomínio agrário, sendo este um fator decisivo para provocar a hipertrofiaurbana.
	
	e.
	As alternativas “a”, “c” e “d” estão corretas e se complementam para melhor explicar a questão proposta
 
PERGUNTA 8
Leia e responda: “Os debates travados sobre educação, apoiados nos ideais iluministas, repercutiram imediatamente sobre as atividades educacionais dos jesuítas, pois os mesmos detinham o monopólio da educação superior em Portugal e da educação nas colônias portuguesas espalhadas pelo mundo. Os jesuítas eram considerados os defensores de uma educação tradicional, abstrata, sem fundamento utilitário, portanto inadequada para a realidade do momento. Assim, a reforma pombalina conduziu a expulsão dos jesuítas do Brasil”. Em relação às conseqüências das reformas pombalinas para a educação no Brasil, leia as alternativas abaixo e assinale a correta: 
	
	a.
	Há certo consenso entre os estudiosos da história da educação no Brasil em afirmar que a reforma pombalina na educação brasileira foi algo desastroso, fazendo com que adentrássemos o século XIX com uma educação caótica.
	
	b.
	Segundo Fernando de Azevedo, a reforma pombalina significou a destruição do único sistema de ensino existente no país, o jesuítico, e foi a primeira grande e desastrosa reforma de ensino no Brasil, atingindo muito superficialmente a vida escolar brasileira,imprimindo na educação meio século de decadência e transição.
	
	c.
	A reforma pombalina na educação brasileira significou a vitória dos ideais iluministas na educação e o triunfo de uma educação de qualidade, pautada pela organização, modernidade e eficiência. 
	
	d.
	Há certo desacordo entre os estudiosos de história da educação no Brasil. Enquanto alguns consideram que as reformas pombalinas foram extremamente eficazes para a qualidade do ensino, outros consideram que a reforma foi desastrosa.
	
	e.
	As alternativas “a” e “b” estão corretas e se complementam para melhor explicar as conseqüências das reformas pombalinas.
 
PERGUNTA 9
Leia e, em seguida, responda a questão proposta:
“O tipo de colonização estabelecida no Brasil foi centrado numa ocupação do território de modo a viabilizar a produção agrícola de interesse para o mercado europeu, ou seja, nossa economia era baseada num modelo agrário-exportador dependente. Assim, a economia brasileira se expandiu em torno do engenho de açúcar e prosperou através do trabalho dos índios, inicialmente, e dos escravos. Portanto, nossa economia desenvolveu-se centrada no latifúndio, na escravatura e na monocultura. A educação e o ensino que se estabeleciam carregavam estas marcas.” (NABÃO, Maria Teresa Papa. Textos para fins didáticos). A partir desta realidade social, como podemos perceber, que tipo de educação se estabelece no Brasil? Assinale a alternativa correta: 
	
	a.
	Com esta realidade social, podemos perceber que a educação não era primordial, pois as atividades agrícolas não exigiam formação especial.
	
	b.
	Numa sociedade agrária e escravista, o interesse pela educação é quase nulo, portanto a quantidade de analfabetos era muito grande.
	
	c.
	Não havia interesse na educação para o trabalho. Esta era realizada de maneira informal no próprio ambiente de trabalho, sem nenhuma regulamentação nem organização.
	
	d.
	Com esta realidade social, podemos perceber que a educação é restrita, elitista, destinada à erudição das classes dirigentes, sem compromisso com o mundo do trabalho; portanto, a educação e o ensino se fazem no sentido de valorizar a literatura e a retórica e desprezar as ciências e as atividades manuais.
	
	e.
	Todas as alternativas estão corretas e se complementam para melhor responder a questão proposta.
 
PERGUNTA 10
Quais as principais modificações na educação brasileira realizadas pela reforma pombalina?
	
	a.
	Criação das aulas régias ou avulsas, autônomas e isoladas, com professor único de latim, grego, filosofia e retórica.
	
	b.
	Criação da figura do diretor geral dos estudos, para nomear e fiscalizar a ação dos professores.
	
	c.
	Implantação do subsídio literário, imposto colonial para custear o ensino.
	
	d.
	Estabelecimento da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
	
	e.
	As alternativas “a”, “b” e “c” estão corretas.
ATIVIDADE TELE AULA 1
PERGUNTA 1
As proposições abaixo referem-se à distinção entre cultura e civilização. Leia e assinale a alternativa correta:
	
	a.
	Cultura e civilização têm o mesmo sentido, são patrimônios da humanidade, pertencem a todas as sociedades e estão presentes entre todos os grupos humanos, sejam eles considerados primitivos ou civilizados.
	
	b.
	A cultura é algo pertencente a toda humanidade, está presente entre todos os grupos humanos e comporta arte, religião, moral, valores, costumes, crenças, linguagem, ciência, instituições (Estado, escola, família) etc. 
	
	c.
	Civilização refere-se a um determinado estágio de desenvolvimento cultural em que se encontra determinado povo ou sociedade. Este desenvolvimento pode ser representado pelo grau alcançado pela tecnologia, economia, arte, ciência.
	
	d.
	Cultura, como o próprio termo diz, refere-se ao grau cultural de uma pessoa ou de um povo. Países com mais escolas são mais cultos.
	
	e.
	As alternativas b e c estão corretas. 
PERGUNTA 2
As proposições abaixo referem-se à educação entre os povos primitivos. Leia e assinale a correta:
	
	a.
	Entre os povos primitivos não existe tipo algum de educação, pois não sabem ler nem escrever.
	
	b.
	Em termos de educação, o que existe entre os povos primitivos é a educação formal presente entre todos os povos e sociedades em todos os tempos.
	
	c.
	Em termos de educação, o que existe entre os povos primitivos é apenas a educação informal ou socialização primária, ou seja, um processo pelo qual o indivíduo aprende a ser membro de determinada sociedade, internalizando suas regras, costumes, hábitos, crenças, moral etc. 
	
	d.
	Em termos de educação, o que existe entre os povos nômades não é educação formal nem informal, mas sim educação primitiva, que proporciona aos membros do sexo masculino a aprendizagem dos segredos das guerras. 
	
	e.
	Entre os povos primitivos, a educação deve contribuir para com que aprendam a fazer cultura.
PERGUNTA 3
Em relação ao sentido e significado de história, leia as alternativas abaixo e assinale a correta:
	
	a.
	O sentido e significado de história não podem ser corretamente compreendidos apenas a partir da memorização de narrativas cronológicas.
	
	b.
	Por meio da reflexão histórica, entendemos como as diferentes sociedades se formam e se transformam.
	
	c.
	A história não é simples relato de fatos passados, mas se refere a uma forma específica de reflexão e análise.
	
	d.
	A reflexão e a análise histórica nos faz interpretar melhor a realidade, aguçando o espírito crítico.
	
	e.
	Todas as alternativas estão corretas. 
PERGUNTA 4
Por que é importante o estudo de História da Educação? Assinale a alternativa correta:
	
	a.
	Porque possibilita melhor entendimento dos processos educacionais atuais.
	
	b.
	Porque contribui para a melhora da educação atual.
	
	c.
	Porque possibilita entendermos a relação entre Estado e sociedade e o papel do Estado na elaboração do modelo educacional para trabalhadores e para elites.
	
	d.
	Porque possibilita aos estudiosos a ampliação do raciocínio, a clareza de ideias, a reflexão crítica.
	
	e.
	Todas as alternativas estão corretas. 
ATIVIDADE TELE AULA 2
PERGUNTA 1
As alternativas abaixo se referem aos diferentes modelos educacionais presentes em Esparta e Atenas. Leia e assinale a alternativa correta.
	
	a.
	Na sociedade espartana a educação em conformidade aos ideais sociais era essencialmente militar, embora os esportes e a música também fossem incentivados.
	
	b.
	Muito diferente de Esparta é o modelo de educação que se estabelece em Atenas. Esparta se preocupou com a formação do patriotaguerreiro e Atenas com a formação do homem livre.
	
	c.
	Atenas é considerada o berço da democracia e tinha outros anseios e necessidades, além dos militaristas.
	
	d.
	A sociedade ateniense se preocupa com o desenvolvimento artístico e cultural de seu povo, o que leva à formação de uma civilização de forte tendência intelectual, artística e cultural.
	
	e.
	Todas as alternativas se referem adequadamente aos modelos educacionais de Esparta e Atenas. 
PERGUNTA 2
As proposições abaixo se referem à educação, sociedade, cultura e trabalho no Antigo Egito. Assinale a alternativa correta:
	
	a.
	Em uma sociedade como a egípcia, fortemente marcada pelas desigualdades sociais e com pouca mobilidade social, o domínio da escrita e do conhecimento eram formas de ascender socialmente. 
	
	b.
	A educação no Antigo Egito era bastante informal, flexível e acessível a todos.
	
	c.
	A educação era realizada pelos escribas anciões que eram severamente combatidos e não tinham prestígio.
	
	d.
	O trabalho manual era muito importante e considerado, portanto, a educação tinha como objetivo preparar mão de obra qualificada.
	
	e.
	Como guardador de cavalos a profissão de escriba apesar de muito importante (o cavalo era o único meio de transporte) era desvalorizada e inferiorizada. 
PERGUNTA 3
Em relação às características da educação no Período Helenístico, assinale a alternativa correta:
	
	a.
	Nesse período diminui a importância do papel do pedagogo com a criação do ensino privado e a desarticulação das universidades.
	
	b.
	Diminuição da importância dos aspectos intelectuais e valorização da educação física e dos aspectos estéticos.
	
	c.
	A educação passa a ser especializada exigindo conhecimento profundo em um único assunto, mas com destaque para os aspectos físicos e estético.
	
	d.
	Nesse período eleva-se a importância do papel do pedagogo com a criação do ensino privado e o desenvolvimento da escrita, leitura e do cálculo.
	
	e.
	O interesse acontece apenas em relação ao conteúdo das disciplinas humanistas (gramática, retórica e dialética). 
PERGUNTA 4
Quais as necessidades pedagógicas da Grécia no período clássico e o que os sofistas ensinavam? Assinale a alternativa correta:
	
	a.
	A necessidade pedagógica era a habilidade na escrita e os sofistas ensinavam caligrafia.
	
	b.
	A necessidade pedagógica era a habilidade na leitura e os sofistas ensinavam a arte de ler em público.
	
	c.
	A necessidade pedagógica era a habilidade na política e os sofistas ensinavam retórica, a arte de falar em público, e a arte da persuasão.
	
	d.
	A necessidade pedagógica era o desenvolvimento de alguma habilidade voltada para o trabalho e os sofistas ensinavam técnicas de esculturas em mármore.
	
	e.
	A necessidade pedagógica era o desenvolvimento de alguma habilidade voltada para a música e os sofistas ensinavam o uso da flauta. 
ATIVIDADE TELE AULA 3
PERGUNTA 1
Assinale a alternativa correta quanto às características da educação na sociedade renascentista:
	
	a.
	A sociedade renascentista desvalorizava a educação.
	
	b.
	A educação no Renascimento legitimava as tradições medievais.
	
	c.
	A educação no Renascimento buscava tornar-se cada vez mais laica para divulgar os ideais humanistas e burgueses.
	
	d.
	A educação no Renascimento estava voltada para as necessidades do povo em geral.
	
	e.
	A educação no Renascimento tinha uma preocupação definida: a educação infantil. 
 
PERGUNTA 2
Assinale a alternativa que contenha as principais ideias de Pestalozzi para a educação:
	
	a.
	Ideia da educação social, de escola popular e de educação profissional subordinada à educação geral.
	
	b.
	Ideia da educação individualizada, de escola particular, contra a concepção socialista da educação.
	
	c.
	Ideia da educação profissional para trabalhadores sem necessidade de educação geral.
	
	d.
	Ideia da educação comunista e da escola comunitária.
	
	e.
	Ideia da educação patriarcal e da escola doméstica. 
PERGUNTA 3
Assinale a alternativa que contenha dogmas religiosos que não poderiam ser contrariados pelo conhecimento científico:
	
	a.
	A existência de Deus, o magnetismo e o etnocentrismo.
	
	b.
	O geocentrismo e o etnocentrismo.
	
	c.
	O politeísmo, o teocentrismo e o etnocentrismo.
	
	d.
	O politeísmo, a teocracia e o dogmatismo.
	
	e.
	O geocentrismo, o teocentrismo e a teocracia. 
PERGUNTA 4
Leia e assinale a alternativa correta. “Economia europeia agrária, sociedade estamental e mentalidade com forte influência da religiosidade” são características fundamentais do:
	
	a.
	Anglicanismo.
	
	b.
	Catolicismo.
	
	c.
	Feudalismo.
	
	d.
	Comunismo.
	
	e.
	Capitalismo. 
ATIVIDADE TELE AULA 4
PERGUNTA 1
A reflexão em torno dos resultados da pedagogia tradicional mostra sua insuficiência perante as exigências do mundo moderno, conduzindo à seguinte conclusão:
	
	a.
	A educação não tem relação com as exigências do mundo moderno.
	
	b.
	O mundo moderno necessita de trabalhadores disciplinados e obedientes e a educação tradicional pode promover estes valores.
	
	c.
	As instituições escolares deveriam ser atualizadas de acordo com a nova realidade social.
	
	d.
	A educação não pode servir aos interesses do mundo moderno.
	
	e.
	As exigências do mundo moderno devem ser revistas,pois a educação não pode mudar cada vez que a realidade social se transformar. 
PERGUNTA 2
Assinale a alternativa correta com relação ao entendimento de “educação para a liberdade”, de Paulo Freire.
 
	
	a.
	É um tipo de educação ideal que existe apenas no campo das ideias.
	
	b.
	É uma educação revolucionária que deve ser utilizada por países em guerra.
	
	c.
	É uma educação revolucionária que deve ser usada por países que estão sob o comando de tiranos e/ou ditadores.
	
	d.
	É um tipo de educação para a paz que deve ser usada no mundo todo.
	
	e.
	É uma educação que deve privilegiar o exercício da compreensão crítica da realidade e possibilitar não só a leitura da palavra, mas também a leitura do contexto e do mundo.
PERGUNTA 3
Em relação à educação estabelecida pelos jesuítas no Brasil, assinale a alternativa correta.
	
	a.
	A educação dos jesuítas priorizava o nível secundário e a formação humanista. Tinha um caráter erudito, era literária e alheia aos interesses materiais e utilitários.
	
	b.
	A educação dos jesuítas priorizava o ensino religioso, pois visava exclusivamente à formação de religiosos.
	
	c.
	A educação dos jesuítas era voltada para a prática profissional, formando padres e vários outros profissionais.
	
	d.
	A educação dos jesuítas priorizava todo o processo educativo do ser humano, da infância à idade adulta.
	
	e.
	A educação dos jesuítas priorizava o nível superior, formando apenas padres e advogados.
 
PERGUNTA 4
Em relação às consequências das reformas pombalinas para a educação no Brasil, assinale a alternativa correta. 
	
	a.
	A reforma pombalina na educação brasileira foi fundamental, estendendo a educação para todos.
	
	b.
	A reforma pombalina foi desastrosa e imprimiu na educação meio século de decadência.
	
	c.
	A reforma pombalina significou o triunfo de uma educação de qualidade.
	
	d.
	A reforma pombalina significou o triunfo da classe trabalhadora, que clamava por educação profissionalizante.
	
	e.
	A reforma pombalina significou o triunfo das ideias jesuíticas na educação.

Outros materiais