prova
4 pág.

prova

Disciplina:Administração do Sistema de Informações8 materiais20 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1a Questão

	

	
	

	Pedro Casemiro e Antonio Pereira, amigos de longa data que praticavam o surfe, um esporte marítimo considerado radical, e após acidente sofrido por Pedro e a sua recuperação, mas impedido de praticar o seu esporte preferido, resolveram abrir uma loja de material esportivo, com ênfase em prancha de surfe e outros materiais associados a esse esporte. Essa ideia de abrir um negócio de material esportivo, fruto do seu vasto conhecimento nessa área, e seu círculo de conhecimento de praticante desse esporte, formado ao longo do tempo, constitui:

		

	
	Necessidade dos consumidores

	
	Aperfeiçoamento de negócio.

	 
	Exploração de hobbies.

	 
	Novo negócio com base em conceito existente.

	
	Novos negócios com base em novo conceito.

	

Explicação:
É preciso analisar o texto e, como o texto explicita, Pedro e o amigo praticavam o surfe como hobbie e, por conta do acidente de Pedro, ele não pôde mais praticá-lo. Sendo assim, resolveu abrir um negócio, baseado no seu conhecimento sobre o esporte, como praticante que o era. Desta forma esta foi a ORIGEM DA SUA IDÉIA.
Opção correta -  negócio baseado na exploração de hobbies.
Novos negócios com base em novo conceito. INCORRETA – não é um novo conceito, pois existem lojas similares no mercado.
Novo negócio com base em conceito existente. INCORRETA – esta não foi a origem da idéia.
Necessidade dos consumidores – INCORRETA – em nenhum momento isto foi citado no enunciado e não é algo novo.
Aperfeiçoamento de negócio. - INCORRETA –  ele não tinha nenhum negócio

	

	 

	Ref.: 201604113731
		

	

	 2a Questão
	

	

	
	

	O padrão e a qualidade de vida na sociedade contemporânea atual dependem dos esforços conjuntos das pessoas, das empresas, do governo e das organizações de um modo geral. Toda realização humana surgiu inicialmente na mente de alguém que teve atitude e vontade suficientes a fim de colocar aquilo em prática, identificando alguma oportunidade no ambiente. Essas pessoas são conhecidas como:

		

	
	Especialistas.

	 
	Empreendedores.

	
	Aventureiros.

	
	Gestores.

	
	Autônomos.

	

Explicação:
O empreendedor é aquele que inicia algo novo, que enxerga novas oportunidades, é viosionário e ao mesmo tempo realizador. Está sempre pensando em novas soluções para atender diferentes demandas. O empreendedor busca a autorrealização, assim como o reconhecimento da Sociedade. Na maioria das vezes o empreendedor é um líder que está sempre em busca do seu autodesenvolvimento.

	

	 

	Ref.: 201603980330
		

	

	 3a Questão
	

	

	
	

	Com a Globalização associada à Tecnologia da informação são eliminadas as barreiras entre os países, diminuindo os espaços entre as nações. No entanto, os concorrentes de outras nações parecem vir de nenhum lugar e abocanham participação de mercado. Baseado no entendimento sobre Globalização assinale a alternativa INCORRETA:

		

	 
	A globalização gera uma competição cada vez menos acirrada.

	
	A globalização exige um diferencial competitivo das empresas.

	
	A globalização gerou a queda das barreiras entre os países.

	 
	A globalização gera margens de lucros menores em função do aumento da concorrência.

	
	A globalização gerou uma maior diversidade de produtos e serviços.

	

Explicação:
A reposta é incorreta porque a globalização acirra ainda mais a competição, já que hoje as empresas e consumidores finais conseguem comprar produtos de fornecedores espalhados por todo mundo, de forma rápida e prática.  Hoje a concorrência chega de todos os lados.
 

	

	 

	Ref.: 201604108074
		

	

	 4a Questão
	

	

	
	

	As organizações, em seus contextos de atuação, interagem com o macroambiente e com o microambiente. É fundamental que todo bom gestor esteja sempre atento às relações de sua organização com os diversos componentes destes dois ambientes mencionados. Estas relações demandam análises e estratégias diferenciadas que variam de acordo com as mais diversas contingências. Diante do exposto, podemos afirmar que fazem parte do microambiente:

		

	
	variáveis sociais; variáveis tecnológicas; variáveis culturais; agências reguladoras.

	 
	concorrentes; clientes/consumidores; fornecedores; agências reguladoras.

	
	fornecedores; variáveis tecnológicas; variáveis sociais; agências reguladoras.

	
	fornecedores; variáveis tecnológicas; clientes/consumidores; agências reguladoras.

	 
	concorrentes; variáveis culturais; fornecedores; variáveis sociais.

	

Explicação:
O microambiente é composto pelas forças e agentes que estão próximos à empresa e podem afetar o seu desempenho no mercado. Fazem parte do microambiente de uma organização: política interna da empresa, fornecedores, prestadores de serviço, clientes concorrentes, consumidor final e etc.

 

	

	 

	Ref.: 201604120113
		

	

	 5a Questão
	

	

	
	

	A Globalização aumenta a competição entre as organizações e surgem oportunidades e ameaças. Baseado nas consequências da Globalização assinale a alternativa INCORRETA.

		

	
	Necessidade de busca de diferencial competitivo.

	
	Menor espaço para erros.

	 
	Mercados menos exigentes.

	
	Maior diversidade de produtos e serviços.

	
	Margens de lucros mais apertadas.

	

Explicação:
A globalização significa o rompimento das barreiras entre países, facilitando o tráfego de mercadorias, serviços, tecnologias e cultura entre os países. Desta forma, os clientes (Mercado) ficam mais exigentes, pois terão mais acesso a novos produtos, serviços e muitas informações.

	

	 

	Ref.: 201603673884
		

	

	 6a Questão
	

	

	
	

	No ambiente externo à empresa encontram-se os seguintes fatores, exceto:

		

	
	econômicos

	 
	colaboradores

	
	demográficos

	
	sociais

	
	sindicais

	

Explicação:
Uma vez que o que está sendo questionado  é o que não faz parte do ambiente EXTERNO, a única alternativa cabível é que menciona os colaboradores, que fazem parte integrante do ambiente INTERNO da empresa. Todas as outras opções dizem respeito a fatores de fora da organização (externos).

	

	 

	Ref.: 201604120120
		

	

	 7a Questão
	

	

	
	

	Identificar os principais concorrentes e seus diferenciais, avaliar a ameaça de entrada de novos competidores e pressão de produtos substitutos são ações de analise do:

		

	
	Macroambiente.

	 
	Ambiente interno.

	
	Ambiente maior.

	 
	Ambiente de tarefa.

	
	Ambiente geral.

	

Explicação:
O ambiente de tarefas é formado pelos clientes, concorrentes, fornecedores, agências reguladoras e parceiros estratégicos. O ambiente de tarefas é aquele mais imediato, no qual uma organização deve operar. Por isso a análise dos principais concorrentes e seus diferenciais, assim como a avaliação de possíveis ameaças de novos competidores e pressão de produtos substitutos são ações próprias do ambiente de tarefa.

	

	 

	Ref.: 201603673889
		

	

	 8a Questão
	

	

	
	

	dos fatos listados abaixo, qual é aquele que não tem relação com a globalização?

		

	
	ampliação de mercados e produtos

	
	maior diversidade de serviços

	
	Rompimento das barreiras entre países

	 
	diminuição da oferta de produtos

	 
	maior competição entre as empresas

	

Explicação:
Globalização é o processo de aproximação entre as diversas sociedades e nações existentes por todo o mundo, seja no âmbito econômico, social, cultural ou político. Porém, o principal destaque dado pela globalização está na integração de mercado existente entre os países.
O processo de globalização se constitui pelo modo como os mercados de diferentes países e regiões interagem entre si, aproximando mercadorias e pessoas.
Sendo assim, se há o rompimento