Buscar

jorge leal gestão de pessoas PROVA C

Prévia do material em texto

PROVA C
1-EXPLIQUE A MISSÃO DO RH E SUA RELAÇÃO COM UM DOS SUBSISTEMAS DO RH:
R. Promover o desenvolvimento das pessoas através do desenvolvimento das organizações, promover o desenvolvimento das organizações através das pessoas.
2-OBJETIVO FINAL DO TREINAMENTO
R. Mudar conceitos, habilidades e atitudes
3- ALIADA A TECNOLOGIA E A INFORMAÇÃO, A GLOBALIZAÇÃO QUEBROU PARADIGMAS, PRINCIPALMENTE NOS ASPECTOS RELACIONADOS À EXCETO
R. Menor concorrência no mercado, monópolio.
4- PROCESSO EM QUE A ORGANIZAÇÃO DESMOBILIZA PARTE DE SEUS RECURSOS HUMANOS EM FACE DE CONTENÇÃO DE GASTOS
R. Demissão
5- NO CONTEXTO DE GESTÃO DE PESSOAS TEMOS UMA NOVA VISÃO TIROU-SE O ENFOQUE DO CAPITAL FINANCEIRO, E VOLTOU-SE A ATENÇÃO PARA:
R. Capital intelectual
6-SUBSISTEMA RESPONSÁVEL PELO PROCESSO DE DIMENSIONAMENTO E REDIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO. APOIA-SE NO PLANEJAMENTO DE SUCESSÃO.
R. PERH
7-SUBSISTEMA RESPONSÁVEL PELO REGISTRO E CÁLCULO DA FOLHA DE PAGAMENTO
R. ADP
8-DECORRA SOBRE O CONCEITO DE CULTURA E SUA INFLUENCIA NO CLIMA ORGANIZACIONAL
R. É o conjunto de valores e crenças, orientadores conhecimento e modos de pensar, para os mesmos da mesma organização
9- EXPLIQUE COMO SE MANTÉM COMPETITIVO UM MERCADO DE CONSTANTES MUNDANÇAS E GRANDE IMPREVISIBILIDADE.APONTE PELO MENOS DUAS FERRAMENTAS QUE OS GESTORES PODEM USAR PARA OBTER INFORMAÇÕES NÃO COMPROMETENDO RESULTADOS DA EMPRESA
R. Aumentar a capacidade de criatividade, desenvolve um bom relacionamento com o cliente e capacidade cognitiva
PROVA B
1-EXPLIQUE AS NECESSIDADES QUE UM GESTOR TEM PARA CONHECER A TEORIA DE MASLOW E COLOCÁ-LA EM PRÁTICA NA SUA GESTÃO JUNTO AOS COLABORADORES:
R. Cada ser humano se esforça para satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais. Em que o nível mais baixo deve ser satisfeito antes do nível mais alto, cada individuo tem que realizar uma escala, hierarquia de necessidades para atingir sua plena auto-realização. Ex. Filosóficas-necessidades de horários flexíveis, conforto físico, intervalo de trabalho. Auto realização-desafios no trabalho autonomia. Segurança - estabilidade no emprego, bom salário. Sociais-boa relação com chefe, conquistas, amizades.
2- Aliada à tecnologia e à informação, a globalização quebrou paradigmas, principalmente nos aspectos relacionados às fronteiras, qual o elemento que provocou essa mudança nas organizações:
R. Comunicação
3- PROCESSO EM QUE A ORGANIZAÇÃO DESMOBILIZA PARTE DOS SEUS RECURSOS HUMANOS EM QUE FACE DE CONTENÇÃO DE GASTOS:
R. Demissão
4- DECORRA NOS 4 EIXOS: SOBRE A GLOBALIZAÇÃO E SUA INFLUENCIA NO COMPORTAMENTO DOS CLIENTES INTERNOS E EXTERNOS E DO PRÓPRIO MERCADO(CONCORRENTE) OU SEJA ESTABELECENDO MUDANÇAS NA AREA DE GESTÃO DE PESSOAS.
R. As empresas precisam ser flexíveis para que haja resposta imediatas as necessidades e desejos dos clientes com a globalização o grande desafio é fazer com que as empresas tenham capacidade de organizarem e se adaptarem as mudanças. Um dos aspectos chaves de pessoas de mudança organizacional é a adaptação através das várias posições de várias equipes. Com isso tem os 4 eixos: estratégia de RH , infra-estrutura, contribuição dos funcionários e mudança organizacional. 5 exemplos de mudanças: 
DE
1-operacional e burocrático, 2-curto prazo e imediato, 3- Foco na função
PARA
1-Estratégico
2-Longo prazo
3-Foco no negócio
5-NUM PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PODEMOS AFIRMAR: QUE O PRIMEIRO CONTATO DO CANDIDATO COM A EMPRESA É:
R. Currículo
6-RELAÇÃO TRABALHISTA E SINDICAL, CUIDA DE CUMPRIR AS LEIS TRABALHISTAS, CONTRATOS INDIVIDUAIS E ACORDOS COLETIVOS, COMO SUBSISTEMA DE RH
7-NOS MODELOS CONTEMPORÂNEOS DE GESTÃO DE PESSOAS ENFATIZA-SE:
R. As vantagens colaborativas
8- A IDENTIFICAÇÃO QUE EXPRESSA COM CLAREZA PORQUE ELA EXISTE E O QUE FAZ E, ALÉM DO PORQUÊ, EXPRESSA A ESSENCIA DA ORGANIZAÇÃO E DEVE SER ORIENTADA PARA O FUTURO, REFERE-SE A DEFINIÇÃO DE :
R. CULTURA
9-SE TRATADAS COMO RECURSOS, AS PESSOAS PRECISAM SER ADMINISTRADAS, PARA OBTER DELAS O MÁXIMO DE RENDIMENTO POSSÍVEL. CONSEQUENTEMENTE TENDEM A SER CONSIDERADAS PARTE DO PATRIMÔNIO DA ORGANIZAÇÃO. PROPÕEM, ENTÃO, OS CRÍTICOS QUE AS PESSOAS SEJAM TRATADAS COMO PARCEIRO DA ORGANIZAÇÃO. COMO TAIS PASSARIAM A SER RECONHECIDAS COMO FORNECEDORA DE CONHECIMENTO, HABILIDADES, CAPACIDADE E, SOBRETUDO, O MAIS IMPORTANTE APONTE PARA AS ORGANIZAÇÕES.
PROVA A
1-A IDENTIFICAÇÃO QUE EXPRESSA COM CLAREZA POR QUE ELA EXISTE O QUE FAZER, ALÉM DO PORQUE, EXPRESSA A ESSENCIA DA ORGANIZAÇÃO E DEVE SER ORIENTADA PARA O FUTURO, REFERE-SE À DEFINIÇÃO DE:
R. Missão
2-ALIADA A TECNOLOGIA E A INFORMAÇÃO, A GLOBALIZAÇÃO QUEBROU PARADIGMAS, PRINCIPALMENTE, NOS ASPECTOS RELACIONADOS À:
R. Estratégia
3-PROCESSO EM QUE A ORGANIZAÇÃO DESMOBILIZA PARTE DE SEUS RECURSOS HUMANOS EM FACE DE CONTENÇÃO DE GASTOS OU BAIXO RENDIMENTO, NO CASO DE COLABORADORES MAIS ANTIGOS. UMA EMPRESA QUE É CATEGORICA NESTE PROCESSO, TAMBÉM CHAMADO DE PDV:
R. IBM
4- NO CONTEXTO DA GESTÃO DE PESSOAS TEMOS ALGUNS TRATAMENTOS QUE SE REFERE AO DIFERENCIAL COMPETITIVO, APONTE O PRINCIPAL
R. Parceiro estratégico
5-SUBSISTEMA RESPONSÁVEL PELO CÁLCULO E ELABORAÇÃO DOS PAGAMENTOS DOS COLABORADORES:
R. ADP
6-SUBSISTEMA RESPONSÁVEL PELO CUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO
R. RTS
7-DECORRA SOBRE PROGRAMAS DE QUALIDADE DE VIDA. CLIMA ORGANIZACIONAL EM RELAÇÃO À CULTURA
R. A cultura organizacional é, ou deveria ser, a base para todos os processos, como, e talvez principalmente, o processo de seleção. O sucesso para uma menor rotatividade de colaboradores, geralmente está diretamente ligado a encontrar pessoas aderente a cultura da organização, emparelhando valores, ética, moral e hábitos, facilitando assim o entendimento, por parte do colaborador, das decisões e comportamento da empresa, assim como otimizando enormemente o processo de treinamento dos novos colaboradores, uma vez que, se os pormenores fazem sentido aos seus sensores perceptivos, o aprendizado e a aceitação dos porquês se tornam naturais.
______________________________________________________________________
8-CITE OS NÍVEIS GERENCIAIS E OS RESPECTIVOS RESPONSÁVEIS
R. 
Estratégico
O nível estratégico compreende os altos executivos da organização, responsáveis pela definição dos objetivos e planos da empresa, e tomada de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa, como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral 
Tático
O planejamento, no nível tático, é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais específicos. 
O principal desafio neste nível é promover um contato eficiente e eficaz entre o nível estratégico e o nível operacional.
Operacional
Já no planejamento operacional, o processo é de uma menor amplitude, onde o foco é trabalhar junto aos funcionários não administrativos, implementando os planos específicos definidos no planejamento tático

Continue navegando