A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
PENAL 1

Pré-visualização | Página 1 de 1

PENAL - QUESTOES EXTRAS 1
1. No que pertine às excludentes da antijuricidade ou da ilicitude, quais são as teorias admitidas? E, por uma ou por outra, quando o agente ou sujeito ativo do delito, estará acobertado pela excludente da legítima defesa ou do estado de necessidade?
R.
 
 
2. Conceitue a figura do erro de tipo e do erro de proibição, exemplificando-os em seguida.
R.
 
3. Cite dois exemplos de excludentes: da antijuridicidade, tipicidade e culpabilidade.
4. A legítima defesa, o estado de necessidade, o estrito cumprimento do dever legal e o exercício regular de direito são excludentes da antijuridicidade ou da ilicitude. No tocante às excludentes da ilicitude, o estado subjetivo do agente é ou não importante? Pois, bem! Uma pessoa que atira e mata a pessoa, que o espera próximo ao portão da sua casa, pensando tratar-se de um oficial de justiça que iria lhe prender, no entanto se tratava de uma pessoa que o esperava para assaltá-lo, estará o autor do disparo escudado pela legitima defesa?
R.
 
5. Para a prática de um crime de homicídio, três pessoas, em conluio, matam “A”. Diante desta situação, tem-se um crime plurissubjetivo ou não? Por que?
6. A legítima defesa, o estado de necessidade, o estrito cumprimento do dever legal e o exercício regular de direito são excludentes da antijuridicidade ou da ilicitude. No tocante à legitima defesa, o estado subjetivo do agente é ou não considerado?
a. (   ) para a teoria objetiva não;
b. (   ) para a teoria subjetiva sim;
c. (   ) para teoria subjetiva não, porém, para a teoria objetiva sim;
d. (  ) as questões “a” e “b” estão corretas.
01) Para a caracterização da excludente da legítima defesa é necessário que o agente tenha ou não em mente a consciência de que está se defendendo de uma agressão injusta e atual ou iminente a direito seu ou de outrem?
R.
 
02) No crime de quadrilha ou bando, de bigamia, bem como no de rixa, tem-se a aplicação da norma de extensão prevista no art. 29 do Código Penal ou não? Por que?
R.
05) Se “A” é preso às 23:59 horas de uma sexta-feira, devendo cumprir uma pena privativa de liberdade de 03 dias. Quando “A” deverá ser colocado em liberdade? E, se “A” for intimado para apresentar a sua defesa preliminar, no prazo de 03 dias, sendo intimado na sexta-feira. Quando vencerá o seu prazo, ou seja, até quando poderá apresentar a sua defesa, via de seu advogado?
R.
 
06) O concurso de pessoas implica na simples cooperação desenvolvida entre mais de uma pessoa na busca do cometimento de uma conduta típica. Pois, bem! O ajuste, a determinação ou instigação e o auxílio são figuras típicas ou atípicas, se o crime não chega, ao menos, a ser tentado? Independentemente de sua assertiva, há ou não exceção. Exemplifique.
R.