Buscar

Aula I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
AULA I: “MATÉRIA, ENERGIA, TRANSFORMAÇÃO E SUBSTÂNCIAS”
Professor: Andreza Barbosa Pereira Menino Curso: Engenharia Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte - 2014-02
*
*
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Definir e diferenciar Matéria e Energia valorizando a atmosfera e biosfera como fonte de materiais úteis para o ser humano; conhecendo algumas utilidades cotidianas e algumas aplicações industriais de diversos materiais; compreendendo o significado do conceito de substâncias simples e compostas, mistura homogênea e heterogênea
*
*
CONTEÚDO:
A Química estuda as transformações que envolvem matéria e energia. Se prestarmos atenção a nossa volta iremos notar que um número imenso de transformações está ocorrendo a todo momento. Muitas são naturais, ocorrem sem que o homem tenha que interferir, como a digestão de um alimento em nosso corpo, o amadurecimento de uma fruta na árvore, a decomposição de um organismo morto, a formação do petróleo, o crescimento de um cristal em uma caverna. Outras transformações só ocorrem com a interferência do homem, como na produção de plásticos, fibras têxteis, papéis, tintas, aço e tantas outras coisas definitivamente incorporadas ao nosso dia-a-dia.
 Todas as transformações que modificam a natureza da matéria são por definição processos químicos, independentemente de serem naturais ou de serem controladas pelo homem.
*
*
DEFINIÇÃO DE MATÉRIA:
Denomina-se matéria tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço e, desse modo, possui volume. 
A ausência total de matéria é o vácuo. 
Denomina-se corpo qualquer porção limitada de matéria, por exemplo, uma tábua de madeira, uma barra de ferro, um cubo de gelo. 
Denomina-se objeto todo corpo que, devido à sua forma, se presta a determinada finalidade ou uso, como uma cadeira, uma faca ou um martelo. 
Uma sustância é uma forma pura, bem definida, bem definida de matéria.
A matéria pode ser caracterizada em suas propriedades gerais, funcionas e especificas.
*
*
PROPRIEDADES DA MATÉRIA
Propriedades gerais: Massa: é a grandeza que usamos como medida da quantidade de matéria de um corpo ou objeto.  Extensão: espaço que a matéria ocupa, seu volume.  Impenetrabilidade: é o fato de que duas porções de matéria não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo.
Divisibilidade: toda matéria pode ser dividida sem alterar a sua constituição (até um certo limite). Compressibilidade: o volume ocupado por uma porção de matéria pode diminuir sob a ação de forças externas. Elasticidade: se a ação de uma força causar deformação na matéria, dentro de um certo limite, ela poderá retornar à forma original.
*
*
PROPRIEDADES DA MATÉRIA
Propriedades específicas
São propriedades individuais de cada tipo particular de matéria.
Organolépticas: são aquelas capazes de impressionar as nossas sentidos, como a cor, que impressiona a visão, o sabor e o odor, que impressionam o paladar e o olfato respectivamente, e a fase de agregação da matéria, que pode ser sólida (pó, pasta), líquida ou gasosa e que impressiona o tato.  Químicas: são propriedades responsáveis pelos tipos de transformação que cada matéria é capaz de sofrer. Por exemplo, o vinho pode se transformar em vinagre; o ferro pode se transformar em aço, mas o vinho não pode se transformar em aço nem o ferro em vinagre.  Físicas: são certos valores constantes, encontrados experimentalmente, para o comportamento de cada tipo de matéria, quando submetida a determinadas condições. Essas condições não alteram a constituição da matéria, por mais adversas que sejam. Por exemplo: sob uma pressão de 1 atmosfera, a água passa de líquida para gasosa à temperatura de 100°C, sempre.
*
*
DEFINIÇÃO DE ENERGIA:
Denomina-se energia a capacidade de realizar trabalho e tudo que pode modificar a matéria, por exemplo, na sua posição, fase de agregação ou natureza química. Energia é também tudo o que pode provocar ou anular movimentos e causar deformações. Há várias formas de energia: a energia mecânica, que engloba as energias potencial (de posição) e cinética (de movimento), a energia elétrica, a energia química, a energia nuclear e assim por diante. A energia pode ser transmitida em forma de Calor (Q) ou de trabalho (W)
*
*
PROPRIEDADES DA ENERGIA
As propriedades fundamentais da energia são a transformação e a conservação.
1. A transformação
 Uma forma de energia pode se transformar em
 Uma queda d'água pode ser usada para transformar energia potencial em energia elétrica.
 A energia elétrica se transforma em luminosa quando acendemos uma lâmpada ou em energia térmica quando ligamos um aquecedor.
 A energia química se transforma em elétrica quando acionamos a bateria de um carro, e assim por diante.
2. A conservação
 A energia não pode ser criada ou destruída.
 A Lei da Conservação da Energia diz: sempre que desaparece uma quantidade de uma classe de energia, uma quantidade exatamente igual de outra(s) classe(s) de energia é (são) produzida(s). Quando Albert Einstein formulou a Teoria da Relatividade, mostrou que a massa (portanto a matéria) pode se transformar em energia e que a energia pode se transformar em massa (matéria). A relação entre essas duas grandezas é dada pela equação:
E=m.c²
onde:
c = velocidade da luz no vácuo ( =3,0x108m/s) E = energia que corresponde à massa m.
 
*
*
A determinação e a análise das propriedades específicas dos materiais do ambiente, são formas de se conseguir saber se uma determinada matéria é uma substância pura ou uma mistura. 
*
*
Substâncias puras simples: que são formadas pela combinação de átomos de um único elemento químico, como por exemplo o gás hidrogênio formado por dois átomos de hidrogênio ligados entre si; o ozônio formado por três átomos de oxigênio.
   
*
*
Substâncias puras compostas: que são formadas pela combinação de átomos de dois ou mais elementos químicos diferentes, como por exemplo a água formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio; ácido clorídrico (nome comercial ácido de muriático) formado por um átomo de hidrogênio e um átomo de cloro.
*
*
ATIVIDADES:
Descreva de forma objetiva o que se compreende por matéria.
Após o estudo de Energia e Matéria, relacione os dois tópicos e qual a grande importância para indústria destes conceitos.
Agora em uma atividade em dupla, discuta com seu colega, as suas respostas e a seguir escrevam um texto de no mínimo 23 linhas sobre o assunto: Matéria x Energia
*
*
BIBLIOGRAFIA:
ATKINS, Peter; JONES, Loretta. Princípios de Química. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2007
FELTRE, R.. Fundamentos da Química. 4ª ed. São Paulo: Moderna, 2005.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais