Buscar

Avaliando Fis. Exercicio30

Prévia do material em texto

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
	Avaliando Aprend.: 
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	07/04/2018 11:00:47 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201404816340)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Após corrida de 200 metros e duração de 1 minuto e 19 segundos. O sujeito encontra-se:
		
	
	Com um nível de ácido lático em torno de 10 mg por 100ml de sangue .
	
	Utilizando a creatinafosfato como principal fonte de energia.
	
	Utilizando muito oxigênio nesse trabalho para formar ATP.
	 
	Utilizando ATP formado pela via glicolítica lática.
	
	Utilizando a via glicolítica oxidativa para obter energia durante atividade.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201404816317)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	PARA A REALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO FÍSICO É IMPORTANTE QUE O SISTEMA NERVOSO ESTEJA ÍNTEGRO; COM BASE NESSA AFIRMAÇÃO , ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
		
	
	PARA QUE A SINAPSE OCORRA DO TELODENDRO - PORÇÃO TERMINAL DO AXÔNIO, PARA O ÓRGÃO EFETUADOR, O ESTÍMULO SEGUE DA VESÍCULA PÓS -SINÁPTICA PARA A VESÍCULA PRÉ- SINÁPTICA
	
	QUANDO O IMPULSO TEM DIREÇÃO MÚSCULO- SNC DENOMINA-SE ESTÍMULO DESCENDENTE
	
	É NO CORPO CELULAR QUE HAVERÁ A SINAPSE
	 
	QUANDO O IMPULSO NERVOSO SEGUE DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL PARA ÓRGÃO EFETUADOR É DENOMINADO DESCENDENTE
	
	O IMPULSO NERVOSO TEM EFEITO SALTATÓRIO PELA AUSÊNCIA DA BAINHA DE MIELINA
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201404816238)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Miguel e Marina estão se preparando para competições em seus esportes favoritos, ciclismo e levantamento de peso, respectivamente. Sobre o metabolismo energético envolvido nos esportes praticados por estes atletas, analise as afirmativas abaixo: I. Na prática do ciclismo, Miguel utiliza as reservas corporais de macronutrientes (carboidratos, lipídeos e proteínas) para obtenção de energia por metabolismo anaeróbico e aeróbico. II. A energia gerada pelo organismo de Marina no momento da prática esportiva é proveniente do metabolismo do ATP-CP, glicólise anaeróbica e glicólise aeróbica. III. Durante uma prova de ciclismo com duração de 1h, a energia produzida pelo organismo de Miguel é proveniente de reações como Ciclo de Krebs, glicólise anaeróbica e fosforilação oxidativa. IV. Durante a prática esportiva de Miguel e Marina, há participação dos transportadores NAD e FAD para manutenção do equilíbrio ácido-base nas reações de obtenção de energia. Assinale a alternativa que representa as afirmativas corretas:
		
	 
	I, III
	
	III,IV
	
	I,IV
	
	I,II,III
	
	II,III,IV
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201404816379)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O trifosfato de adenosina (ATP) é frequentemente denominado doador universal de energia e serve para acoplar a energia liberada pela quebra dos nutrientes numa forma de energia utilizável necessária a todas as células. O exercício requer um suprimento constante de ATP para fornecer a energia necessária à contração. Sobre as vias metabólicas capazes de produzir ATP analise: I. A formação de ATP pela degradação do fosfato de creatina constitui-se no método mais simples e consequentemente mais rápido de produção de ATP envolvendo a doação de um grupo de fosfato e de sua ligação energética do fosfato de creatina para o ADP, formando o ATP. II. Uma segunda via metabólica capaz de produzir ATP rapidamente, sem o envolvimento de O2, é denominada glicólise. A glicólise envolve a degradação de glicose ou do glicogênio para formar duas moléculas de ácido pirúvico ou de ácido lático. III. A produção anaeróbia de ATP ocorre no interior das mitocôndrias e envolve a interação de duas vias metabólicas cooperativas sendo estas o ciclo de Krebs e a cadeia de transporte de elétrons. Estão corretas as proposições:
		
	 
	Somente I e II.
	
	Somente II e III.
	
	I,II e III.
	
	Somente I e III.
	
	Nenhuma das alternativas está correta.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201404816432)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Apesar do conjunto de polimorfismos associados a melhoria do rendimento aeróbico, não ter ainda sido revelado, vários estudos indicam que a combinação de duas importantes alterações na sequencias de genes que codificam para proteínas que influenciam o fluxo sanguineo e a função dos sarcômeros, se mostram presentes em grande parcela da elite destes esportes. São elas, os polimorfismos da
		
	
	CRHR1 e FKBP5
	 
	ECA e ACTN-3
	
	ADRB2 e BDKRB2
	
	PPAR e PGC-1α
	
	5-HTTLPR e BDNF
	Avaliando Aprend.: SDE0096_SM_
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	03/05/2018 16:42:33 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201404815959)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Durante o seu programa de exercícios físicos, um atleta/paciente realizou como processo de treinamento/reabilitação uma sequência de 5 corridas de intensidade máxima com duração de 20segundos, dentro da piscina.
Assinale a alternativa que corresponde ao substrato energético predominante na geração de energia para o exercício, e o tempo de recuperação necessário para ressíntese deste substrato entre as corridas.
		
	
	Glicose / 240 segundos.
	
	Gordura / 180 segundos.
	 
	Fosfocreatina / 180 segundos.
	
	Fosfocreatina / 60 segundos.
	
	Glicose / 30 segundos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201404815915)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise a figura e responda:
		
	
	O número 1 representa o déficit de oxigênio ocasionado no início do exercício, o número 2 representa o consumo do oxigênio em estado não estável e o número 3 representa o EPOC (excesso do consumo de oxigênio pós exercício).
	 
	O número 1 representa o déficit de oxigênio ocasionado no início do exercício, o número 2 representa o consumo do oxigênio em estado estável e o número 3 representa o EPOC (excesso do consumo de oxigênio pós exercício).
	
	O número 1 representa o consumo do oxigênio em estado não estável, o número 2 representa o déficit de oxigênio ocasionado no final do exercício e o número 3 representa o EPOC (excesso do consumo de oxigênio pós exercício).
	
	O número 1 representa o alto consumo de oxigênio ocasionado no início do exercício, o número 2 representa o deficit do oxigênio em estado não estável e o número 3 representa o EPOC (excesso do consumo de oxigênio pós exercício).
	
	O número 1 representa o EPOC (excesso do consumo de oxigênio pós exercício), o número 2 representa o déficit de oxigênio ocasionado no início do exercício e o número 3 representa consumo do oxigênio em estado não estável .
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201404815947)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre o EPOC é possivel afirmar que:
		
	
	Ocorre nos exercício de predominância aeróbia.
	
	Ocorre nos exercício de predominância anaeróbia.
	 
	Pode proporcionar uma redução de gordura corporal em indivíduos que treinam em alta intensidade.
	
	É definido pelo consumo de oxigênio pré-exercício.
	
	Ele é inversamente proporcional a intensidade do exercício.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201404815957)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O glicogênio é um carboidrato, formado por unidades do açúcar simples conhecido como glicose, que se mantêm ligadas formando uma cadeia ramificada. Sendo armazenado em nosso organismo como reserva de energia.
Quais os principais locais de armazenamento do glicogênio?
		
	 
	Músculos e fígado.
	
	Músculos e sangue.
	
	Músculos e pâncreas.
	
	Fígado e pâncreas.
	
	Fígado e sangue.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201404815923)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Avalie as seguintes asserções: O consumo de oxigênio pós exercício pode se manter elevado por horas PORQUE neste período ocorre restauração dos estoques de oxigênio na hemoglobina e na mioglobina e ressíntese de fosfocreatina. Com base nas asserções acima, assinale a opção correta:
		
	
	As duas asserções são verdadeiras,e a segunda é uma justificativa correta da primeira
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira
	 
	As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa
	
	As duas asserções são falsas
	
	
	1a Questão (Ref.:201404816093)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O conhecimento sobre as formas de produção de energia no corpo humano é essencial para a atuação do profissional de Educação Física e do Fisioterapeuta. Desta forma, a principal enzima limitadora da cadeira de transporte de elétrons e do ciclo do ácido cítrico são respectivamente
		
	
	Isocitrato desisdrogenase e Fosfofrutokinase.
	
	Isocitrato desisdrogenase e Citocromo oxidase.
	 
	Fosfofrutokinase e Isocitrato desisdrogenase.
	
	Creatina kinase e Fosfofrutokinase
	 
	Citocromo oxidase e Isocitrato desisdrogenase.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201404816048)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A bioenergética nos mostra que existem duas VIAS de produção de energia: AERÓBIA e ANAERÓBIA. Sendo que a anaeróbia divide-se em anaeróbia lática e alática. Na via aeróbia temos o sistema oxidativo de produção de energia. Em relação à seguinte sequência de atividades físicas, classifique-as em relação à via de produção de energia e ao sistema energético predominante em cada uma, RESPECTIVAMENTE: Corrida de 100 metros rasos, uma maratona, levantamento de peso olímpico, carregar um botijão de gás de cozinha por 5 segundos, corrida de 10 min, subir correndo a escadaria do térreo ao sexto andar de um prédio.
		
	
	Mante-lo próximo ao calor
	
	Anaeróbia alática (sistema oxidativo), Aeróbia (sistema glicolítico), Anaeróbia alática (sistema oxidativo), Anaeróbia alática (sistema oxidativo), Anaeróbia lática (sistema fosfagênio), Anaeróbia lática (sistema fosfagênio).
	 
	Aeróbia (sistema oxidativo), Anaeróbia alática (sistema fosfagênio), Anaeróbia alática (sistema fosfagênio), Anaeróbia alática (sistema fosfagênio), Anaeróbia lática (sistema glicolítico), Aeróbia (sistema oxidativo).
	 
	Anaeróbia alática (sistema fosfagênio), Aeróbia (sistema oxidativo), Anaeróbia alática (sistema fosfagênio), Anaeróbia alática (sistema fosfagênio), Anaeróbia lática (sistema glicolítico), Anaeróbia lática (sistema glicolítico).
	
	Anaeróbia alática (sistema glicolítico), Aeróbia (sistema oxidativo), Anaeróbia alática (sistema glicolítico), Anaeróbia alática (sistema glicolítico), Anaeróbia lática (sistema fosfagênio), Anaeróbia lática (sistema fosfagênio).
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201404815907)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os músculos estriados esqueléticos contém vários tipos de receptores sensoriais. Eles incluem os quimiorreceptores e alguns mecanorreceptores como os fusos musculares e os orgãos tendinosos de golgi.
Responda como são estimulados os fusos musculares e os orgãos tendinosos de golgi respectivamente.
		
	
	Por encurtamento e contração.
	
	Por estiramento e flexionamento.
	
	Por encurtamento e alongamento.
	 
	Por estiramento e encurtamento.
	
	Por alongamento e flexionamento.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201404815937)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação em que predomina a utilização de cada sistema de energia e os esportes apresentados abaixo:
I - ATP-PC ;
II - Glicolítico;
III - Oxidativo.
A- Boxe; B- Voleibol; C- Corrida de 100 m rasos; D- Corrida de 1500 m e E - Salto triplo.
		
	
	I- ATP-PC: salto triplo, corrida de 100 m rasos; II - Glicolítico: boxe, corrida de 1500m; III - Oxidativo: voleibol.
	
	I- ATP-PC: corrida de 100 m rasos; II - Glicolítico: boxe, voleibol; III - Oxidativo: corrida de 1500m, salto triplo;
	
	I- ATP-PC: salto triplo, corrida de 100 m rasos; II - Glicolítico: boxe; III - Oxidativo: voleibol; corrida de 1500m;
	 
	I- ATP-PC: salto triplo, corrida de 100 m rasos; II - Glicolítico: boxe; III - Oxidativo: corrida de 1500m.
	
	I- ATP-PC: salto triplo; II - Glicolítico: boxe, corrida de 100 m rasos; III - Oxidativo: voleibol, corrida de 1500m.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201404816594)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A taxa metabólica corresponde a taxa em que o corpo gasta energia em repouso e durante o exercício. Em relação a taxa metabólica, analise as afirmativas abaixo e assinale a única opção correta: I. É medida pelo consumo de O2 do corpo inteiro e seu equivalente calórico. II. Para garantir a energia mínima necessária para nossas funções fisiológicas essenciais, consumimos em repouso o equivalente a 3,5 ml.kg-1.min-1 de oxigênio. III. Quanto menor for a massa livre de gordura, maior será a taxa metabólica basal de um indivíduo.
		
	
	As alternativas I e III estão corretas.
	
	Somente a alternativa III está correta.
	 
	Somente a alternativa II está correta.
	
	Somente a alternativa I está correta.
	 
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	
	1a Questão (Ref.:201404816472)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	"Quando as unidades motores contraem, o fazem estimuladas por um impulso elétrico do motoneurônio. Se o impulso não atinge um limiar mínimo sensível pela fibra muscular ela permanece relaxada, mas se o estímulo atinge valor igual ou maior ao do limiar ela contrai de forma máxima." A asserção acima refere-se:
		
	
	Ao Princípio do Tamanho
	
	Ao Princípio da Especificidade
	 
	À Lei do Tudo ou Nada
	
	Ao Princípio da Reversibilidade
	
	Ao Princípio da Sobrecarga
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201404815881)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa correta. São os fatores determinantes para a capacidade cardiorrespiratória:
		
	
	Idade, aptidão física, massa corporal e genética.
	
	Sexo, aptidão física e massa corporal.
	
	Estatura, sexo, idade, aptidão física e genética.
	 
	Sexo, idade, aptidão física e genética.
	
	Estatura, sexo, idade, aptidão física.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201404815884)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A fotossíntese e a respiração representam bons exemplos de conversão de energia nas células vivas. Sendo o processo de conversão de energia vital para a vida humana, considere as afirmações abaixo:
I) As reações exergônicas da respiração são o inverso da fotossíntese, pois a energia armazenada da planta é recuperada para o trabalho biológico.
II) A energia não utilizada nos processos biológicos é liberada sob forma de calor.
III) A energia solar acoplada à fotossíntese aciona o mundo animal com alimento e oxigênio.
É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	II, III
	 
	I, II, III
	
	I
	
	III
	
	II
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201404816594)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A taxa metabólica corresponde a taxa em que o corpo gasta energia em repouso e durante o exercício. Em relação a taxa metabólica, analise as afirmativas abaixo e assinale a única opção correta: I. É medida pelo consumo de O2 do corpo inteiro e seu equivalente calórico. II. Para garantir a energia mínima necessária para nossas funções fisiológicas essenciais, consumimos em repouso o equivalente a 3,5 ml.kg-1.min-1 de oxigênio. III. Quanto menor for a massa livre de gordura, maior será a taxa metabólica basal de um indivíduo.
		
	
	Somente a alternativa III está correta.
	 
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	Somente a alternativa II está correta.
	
	Somente a alternativa I está correta.
	
	As alternativas I e III estão corretas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201404816002)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São os fatores responsáveis mobilização dos sistemas e fontes de energia:
		
	
	O volume do exercício.
	
	O volume, a intensidade e aptidão física.
	
	A intensidade do exercício.A dieta e o descanso.
	 
	O volume e a intensidade do exercício.

Continue navegando