Buscar

discursiva Dificuldades de Aprendizagem Escolar e

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dificuldades de Aprendizagem Escolar
QUESTÃO A
 A Disgrafia é uma alteração da escrita normalmente ligada a problemas perceptivo-motores. Por definição, Disgrafia é o transtorno da escrita, de origens funcionais, que aparece nas crianças com adequado desenvolvimento emocional e afetivo, onde não há problemas de lesão cerebral, alterações sensoriais ou história de ensino deficiente do grafismo da escrita. As causas podem ser variadas: neurológica, psicológica, oftalmológica e /ou audiológica. (Fonte http://www.saudeatual.com.br/especialidades/psicologia/o-que-e-disgrafia Acesso em Julho/2015;)
É de extrema importância que o diagnóstico da disgrafia ocorra cedo, para que a criança possa receber intervenções ou instruções especializadas e adequadas em todas as habilidades relevantes que podem estar interferindo na aprendizagem da linguagem escrita. Tendo como base as videoaulas e o livro da disciplina, descreva as principais características e os principais fatores da Disgrafia. Sua resposta deve ser apresentada entre 10 e 15 linhas.
Disgrafia
A disgrafia é uma dificuldade relacionada ao desenvolvimento da escrita, onde a criança apresenta um traço diferente na letra, pois não consegue memorizar a ortografia correta. Este empecilho se apresenta de dois tipos diferentes, a Disgrafia Perceptiva - Não consegue fazer relação entre o sistema simbólico e as grafias que representam os sons, as palavras e frases; E a Disgrafia Motora (Discaligrafia) - A criança consegue falar e ler, mas encontra dificuldades na coordenação motora fina para escrever as letras, palavras e números.
Entre as características mais comuns dos disgráficos, pode-se observar: dificuldade para escrever; a escrita marcada por junção de letras maiúsculas e minúsculas; a mistura de letras do tipo bastão e cursiva; letras muito juntas ou incompletas; dificuldade ou lentidão para realizar cópias; troca de letras que se parecem sonoramente (faca, vaca); confusões de sílabas (encontraram / encontrarão); adições (ventitilador); fragmentações (em saiar, a noitecer); omissões (cadeira, cadera); inversões (pipoca, picoca); junções (nodiasiguinte, sairei maistarde).
Este problema atinge uma média de 4% da população com transtornos de aprendizagem. Portanto, é de suma importancia que se busque intervenções o mais precocemente possível de modo a amenizar o problema da caligrafia, tais como: iniciar tratamento psicopedagógico que dê enfoque à estimulação linguística global; atendimento individualizado complementar a escola; pais e professores devem evitar repreender a criança pelos problemas específicos.
	http://www.saudeatual.com.br/especialidades/psicologia/o-que-e-disgrafia 
QUESTÃO B
 
Ao iniciar o ano letivo, uma professora do 2º ano do Ensino Fundamental foi comunicada que receberia uma criança com deficiência visual. Sem maiores esclarecimentos, a professora, que não tinha conhecimentos e não havia tido nenhuma experiência para trabalhar com alunos com esta deficiência ficou muito preocupada com o atendimento para o aluno e com o processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, ela foi buscar maiores informações através de uma pesquisa e de cursos. O que é importante para a professora saber em relação ao aluno com deficiência visual?  Como ela deve proceder para atender esse aluno? Comente.
				Deficiência visual
	Deficiência visual caracteriza-se pela limitação ou perda da funções básicas do olho e do sistema visual. O deficiente visual pode ser a pessoa cega ou com baixa visão, encaixa-se no grupo de pessoas com necessidades educacionais especiais, devendo receber um atendimento à altura.
	Este aluno deve estar incluso em sala de aula como qualquer outro aluno. No entanto, é importante apresentar materiais didáticos em Braille, pois alunos com dificuldades visuais precisam de materiais específicos para conseguir acompanhar os demais alunos, e ter a preocupação e o discernimento de sempre explicar os conteúdos em alto e bom tom a todos os educandos.
	Na grande maioria dos casos, a equipe pedagógica da escola é necessária, pois além do professor regular, também será necessário um professor do Ensino Especial e o psicólogo escolar. Desta forma, o professor regular consegue juntar às estratégias que delineou para abordar determinado conteúdo, os aspectos e requisitos a ter em conta no caso do aluno portador de deficiência visual (tipo de material a utilizar, a luminosidade requerida - se se tratar de um amblíope...) e a análise da reacção do aluno.
https://brainly.com.br/tarefa/16266091#readmore
Avaliação Educacional
Questão A
 
Quando nos referimos as diferentes modalidades de avaliação logo destacamos três delas: Modalidade Diagnóstica, Formativa e Somativa, que estão presentes no processo de ensino e aprendizagem. Faz-se necessário sempre rever o processo de avaliação, as estratégias de ensino, as metodologias utilizadas, repensando sua atuação didática. Escreva um texto sobre a ideia principal da Modalidade Formativa e apresente duas vantagens que o professor terá quando fizer o uso dessa modalidade de avaliação em sua prática pedagógica.
 
A avaliação sempre foi uma pauta no setor educacional. Por um longo tempo um único método foi utilizado para numerar o conhecimento obtido pelo aluno, porém essa visão mudou. Ao se referir aos procedimentos utilizados pelos professores, para adaptar o trabalho docente aos progressos e necessidades do aluno, Scriven introduziu o termo “avaliação formativa”, em 1967. Esta modalidade de avaliação tem por finalidade detectar os pontos frágeis do processo de ensino-aprendizagem.
As vantagens da utilização da avaliação formativa são: permitir ao professor constatar se os educandos estão atingindo os objetivos propostos. Os resultados dessa avaliação permitem detectar e identificar deficiências na forma de ensinar, auxiliando na reformulação do seu trabalho didático. E fornece mais informações que permitem a customização do trabalho do professor com base nas necessidades do aluno. Esta modalidade também trás benefícios aos estudantes, pois contribui para que eles compreendam o seu próprio processo de aprendizagem.
Educador e educando devem estar sincronizados para que possam atingir os objetivos e devem estar abertos para as mudanças que poderão ser necessárias para alcançar o proposito final.
http://breltchat.wordpress.com/2012/05/17/resumo-avaliacao-continua-x-avaliacao-somativa-by-jossely-oliveira/
 
QUESTÃO B
 
Um professor entra na sala de aula para ministrar a disciplina de História com o tema: “Tribos indígenas que habitavam o Brasil na época da colonização”. Primeiro, ele entrega aos alunos um texto mimeografado e pede que eles realizem uma leitura oral. A cada palavra errada que a criança lê, o professor corrige em voz alta perante todos os alunos. Este professor também trouxe alguns objetos de produção indígena que ele apresentou aos alunos de sua mesa e guardou-os novamente. Depois, ele realizou um questionário com 10 perguntas sobre o texto para os alunos responderem. Se você fosse professor(a) desta disciplina, de que forma poderia tornar esta aula mais dinâmica e atrativa aos alunos utilizando os mesmos recursos apresentados? Relate.
	Como professora desta turma, eu iniciaria a aula com alguns vídeos, documentários e fotos dos indígenas no Brasil, é importante citar um autor muito importante que escreveu sobre os índios brasileiros, que é o Darcy Ribeiro. Um recurso que pode ser utilizado é a apresentação do trecho de um de seus documentários chamado O Povo Brasileiro, mais especificamente o trecho chamado "Matriz Tupi".
 Entregaria aos alunos um texto mimeografado e pediria que eles realizassem uma leitura oral. Caso ele erre, eu o corrigiria sim, pois a sala de aula é um lugar de aprendizado e de trocas de experiências. Apresentaria alguns objetos de produção indígena, passaria os objetos a todos os alunos e não os guardaria logo em seguida. Poderia fazer uma aula pratica, levando argila para a escola e pediria aos educandos que produzissem um objeto comoum vaso, panela, colher...
	Realizaria um trabalho para ser apresentado em grupo, com as curiosidades( cultura, população, comidas... ) sobre os indígenas. E para finalizar um questionário com 10 questões sobre o conteúdo para eles responderem.
https://brainly.com.br/tarefa/15916797#readmore