Buscar

Questões Parte Geral - NEGÓCIOS JURÍDICOS

Prévia do material em texto

Questões de Parte Geral
Eduardo comprometeu-se a transferir para Daniela um imóvel que possui no litoral, mas uma cláusula especial no contrato previa que a transferência somente ocorreria caso a cidade em que o imóvel se localiza viesse a sediar, nos próximos dez anos, um campeonato mundial de surfe. Depois de realizado o negócio, todavia, o advento de nova legislação ambiental impôs regras impeditivas para a realização do campeonato naquele local.
Sobre a incidência de tais regras, assinale a afirmativa correta. 
Daniela tem direito adquirido à aquisição do imóvel, pois a cláusula especial configura um termo. 
Prevista uma condição na cláusula especial, Daniela tem direito adquirido à aquisição do imóvel. 
Há mera expectativa de direito à aquisição do imóvel por parte de Daniela, pois a cláusula especial tem natureza jurídica de termo. 
Daniela tem somente expectativa de direito à aquisição do imóvel, uma vez que há uma condição na cláusula especial.
Em um bazar beneficente, promovido por Júlia, Marta adquiriu um antigo faqueiro, praticamente sem uso. Acreditando que o faqueiro era feito de prata, Marta ofereceu um preço elevado sem nada perguntar sobre o produto. Júlia, acreditando no espírito benevolente de sua vizinha, prontamente aceitou o preço oferecido. Após dois anos de uso constante, Marta percebeu que os talheres começaram a ficar manchados e a se dobrarem com facilidade. Consultando um especialista, ela descobre que o faqueiro era feito de uma liga metálica barata, de vida útil curta, e que, com o uso reiterado, ele se deterioraria.
De acordo com o caso narrado, assinale a afirmativa correta.   
A compra e venda firmada entre Marta e Júlia é nula, por conter vício em seu objeto, um dos elementos essenciais do negócio jurídico. 
O negócio foi plenamente válido, considerando ter restado comprovado que Júlia não tinha qualquer motivo para suspeitar do engano de Marta. 
O prazo decadencial a ser observado para que Marta pretenda judicialmente o desfazimento do negócio deve ser contado da data de descoberta do vício.
D)De acordo com a disciplina do Código Civil, Júlia poderá evitar que o negócio
Em  relação  aos  defeitos  dos  negócios  jurídicos,  assinale  a afirmativa incorreta. 
A)A emissão de vontade livre e consciente, que corresponda  efetivamente  ao  que  almeja  o  agente,  é  requisito  de  validade dos negócios jurídicos. 
b)O erro  acidental  é  o  que  recai  sobre  características  secundárias  do  objeto,  não  sendo  passível  de  levar  à  anulação do negócio. 
c)A simulação é causa de anulação do negócio, e só poderá  ocorrer se a parte prejudicada demonstrar cabalmente ter  sido prejudicada por essa prática. 
d)O objetivo da ação pauliana é anular o negócio praticado  em fraude contra credores. 
Mauro, entristecido com a  fuga das cadelinhas Lila e Gopi de  sua  residência,  às  quais  dedicava  grande  carinho  e  afeição,  promete uma vultosa recompensa para quem eventualmente  viesse  a  encontrá-las.  Ocorre  que,  no  mesmo  dia  em  que  coloca  os  avisos  públicos  da  recompensa,  ao  conversar  privadamente  com  seu  vizinho  João,  afirma  que  não  irá,  na  realidade, dar a recompensa anunciada, embora assim o tenha  prometido. Por coincidência, no dia seguinte, João encontra as  cadelinhas  passeando  tranquilamente  em  seu  quintal  e  as  devolve  imediatamente  a  Mauro.  Neste  caso,  é  correto  afirmar que 
Parte superior do formulário
a
a manifestação  de  vontade  no  sentido  da  recompensa  subsiste em relação a João ainda que Mauro tenha feito  a  reserva  mental  de  não  querer  o  que  manifestou  originariamente.  
b
a manifestação  de  vontade  no  sentido  da  recompensa  não  subsiste  em  relação  a  João,  pois  este  tomou  conhecimento  da  alteração  da  vontade  original  de  Mauro. 
c
a manifestação  de  vontade  no  sentido  da  recompensa  não mais  terá  validade  em  relação  a  qualquer  pessoa,  pois ela foi alterada a partir do momento em que foi feita  a reserva mental por parte de Mauro. 
d
a manifestação  de  vontade  no  sentido  da  recompensa  subsiste  em  relação  a  toda  e  qualquer  pessoa,  pois  a  reserva mental não tem o condão de modificar a vontade  originalmente tornada pública.
5)A condição, o termo e o encargo são considerados elementos acidentais, facultativos ou acessórios do negócio jurídico, e têm o condão de modificar as consequências naturais deles esperadas. A esse respeito, é correto afirmar que 
Parte superior do formulário
a
se considera condição a cláusula que, derivando da vontade das partes ou de terceiros, subordina o efeito do negócio jurídico a evento futuro e incerto.
b
se for resolutiva a condição, enquanto esta se não realizar, não vigorará o negócio jurídico, não se podendo exercer desde a conclusão deste o direito por ele estabelecido.
c
o termo inicial suspende o exercício, mas não a aquisição do direito e, salvo disposição legal ou convencional em contrário, computam-se os prazos, incluindo o dia do começo e excluindo o do vencimento.
d
se considera não escrito o encargo ilícito ou impossível, salvo se constituir o motivo determinante da liberalidade, caso em que se invalida o negócio jurídico.
6) A respeito do fato jurídico, assinale a opção correta.
Parte superior do formulário
a
A decadência extingue a pretensão e, por via oblíqua, o direito.
b
Pode haver renúncia à prescrição antes da consumação do respectivo prazo, desde que não haja prejuízo a terceiros.
c
Ato jurídico em sentido estrito é o que surge como mero pressuposto de efeito jurídico preordenado pela lei sem função e natureza de autorregulamento.
d
O negócio jurídico, ato independente da vontade humana, produz efeitos jurídicos, criando, modificando ou extinguindo direitos.
7)Considerando o que dispõe o Código Civil acerca das obrigações e dos institutos da prescrição e da decadência, julgue o item que se segue.
A prescrição pode ser alegada em qualquer grau de jurisdição e interrompida por qualquer interessado, na forma da lei.
Parte superior do formulário
Certo
Errado
8) Sobre a prescrição e a decadência, é correto afirmar:
Parte superior do formulário
a
contra os ébrios habituais, os viciados em tóxico e aqueles que, por causa transitória ou permanente, não puderem exprimir sua vontade, a prescrição e a decadência correm normalmente.
b
antes de sua consumação, a interrupção da prescrição pode ocorrer mais de uma vez; aplicam-se à decadência as normas que impedem, suspendem ou interrompem a prescrição, salvo disposição legal em contrário.
c
a prescrição e a decadência legal e convencional podem ser alegadas em qualquer grau de jurisdição, podendo o juiz conhecê-las de ofício, não havendo necessidade de pedido das partes.
d
é válida a renúncia à prescrição e à decadência fixada em lei, desde que não versem sobre direitos indisponíveis ou sobre questões de ordem pública ou interesse social.
e
os relativamente incapazes e as pessoas jurídicas têm ação contra os seus assistentes ou representantes legais que derem causa à prescrição ou não a alegarem oportunamente; no que se refere à decadência, a lei não prevê a referida ação regressiva.
9) Joias utilizadas como garantia de mútuo em contrato de penhor subscrito com instituição financeira foram furtadas. A contraprestação devida nos contratos de mútuo garantido por penhor é o pagamento do valor acordado para o empréstimo. Nesse caso, a prescrição para que o proprietário das joias, que pagou sua dívida, seja ressarcido pelo valor das mesmas é de
Parte superior do formulário
a
três anos, por se tratar de contrato de mútuo que não foi devidamente executado, de natureza estritamente civil.
b
três anos, por se fundamentar em causa de enriquecimento ilícito da instituição financeira. 
c
cinco anos, por se tratar da pretensão de cobrança de obrigações líquidas constantes de instrumento público ou particular.
d
dez anos, por não se enquadrar em nenhuma situação prevista emlei ou que gere o reconhecimento de um direito de consumidor.
e
cincos anos, por se tratar de reparação pelos danos causados por fato do produto ou do serviço.
GABARITO 1-D, 2-B, 3-C,04-B,5-D, 6-C, CERTO, 8-A, 9-E
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Continue navegando