Buscar

AV 2.. Questoes INTERNACIONAL

Prévia do material em texto

1..PRESENTES EM TODOS OS CONTINENTES, AS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS (ONGS) DESEMPENHAM IMPORTANTE PAPEL NA DEFESA DE CAUSAS DE INTERESSE COMUM DA HUMANIDADE. ASSIM, NÃO OBSTANTE SUAS PECULIARIDADES JURÍDICAS, O GREENPEACE, ALÉM DE TER ATUADO COMO PARTE NAS NEGOCIAÇÕES DO PROTOCOLO DE QUIOTO, FIRMOU E RATIFICOU O REFERIDO TRATADO. JULGUE A AFIRMAÇÃO E FUNDAMENTE SUA RESPOSTA.
RESPOSTA: ERRADO.PARA ESTA TEORIA, É EVIDENTE QUE A SOCIEDADE INTERNACIONAL JÁ NÃO TEM MAIS NOS ENTES ESTATAIS E NOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS SEUS ÚNICOS ATORES RELEVANTES. COM ISSO, UMA DOUTRINA MAIS RECENTE VEM ADMITINDO A EXISTÊNCIA DE OUTROS SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL, QUE SÃO O INDIVÍDUO, AS EMPRESAS E AS ORGANIZAÇÕES- NÃO-GOVERNAMENTAIS (ONGS), QUE PODEM INVOCAR NORMAS INTERNACIONAIS E QUE DEVEM CUMPRI-LAS, DISPONDO, ADEMAIS, DA FACULDADE DE RECORRER A CERTOS FOROS INTERNACIONAIS. ENTRETANTO, CABE DESTACAR QUE NENHUMA DAS NOVAS PESSOAS INTERNACIONAIS DETÉM TODAS AS PRERROGATIVAS DOS ESTADOS E ORGANISMOS INTERNACIONAIS, COMO A CAPACIDADE DE CELEBRAR TRATADOS, CONTANDO, OUTROS SIM, COM POSSIBILIDADES MUITO RESTRITAS DE RECORRER A MECANISMOS INTERNACIONAIS DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS. POR CONTA DESSAS LIMITAÇÕES, PARTE DA DOUTRINA CLASSIFICA OS INDIVÍDUOS, EMPRESAS E ONGS COMO “SUJEITOS FRAGMENTÁRIOS 1”DO DIREITO DAS GENTES E, PELOS MESMOS MOTIVOS, HÁ QUEM NÃO RECONHEÇA SUA PERSONALIDADE INTERNACIONAL.
2..NO DIREITO INTERNACIONAL, HÁ NECESSIDADE DE PREVISÕES NORMATIVAS PARA OS PERÍODOS PACÍFICOS E PARA OS PERÍODOS TURBULENTOS DE CONFLITOS E LITÍGIOS. A CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS E OUTRAS CONVENÇÕES INTERNACIONAIS PROCURAM TRATAR DOS MECANISMOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS, BEM COMO DISCIPLINAM A ÉTICA DOS CONFLITOS BÉLICOS E A EFETIVA PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM OCASIÕES DE CONFLITOS EXTERNOS OU INTERNOS. A ONU DEVE EXERCER PAPEL RELEVANTE NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS, PODENDO, INCLUSIVE, PRATICAR AÇÃO COERCITIVA PARA A BUSCA DA PAZ. FUNDAMENTE:
RESPOSTA:ERRADO. LEVANDO EM CONSIDERAÇAO O PODER QUE É DADO A ONU QUE DEVE SEMPRE PROCURAR EM PRIMEIRO LUGAR PELA PAZ, TODAVIA SE NÃO FOR POSSIVEL DE CONSEGUIR, DEVE PARTIR PARA MECNAISMOS MAIS COERCITIVOS, QUE SÃO AUTORIZADOS PELO CONSELHO DA ONU. DE ACORDO COM OS ARTIGOS 41 E 42 DA CARTA DA ONU, A ONU TEM LEGITIMIDADE PARA ATUAR DE MANEIRA SANONATORIA QUANDO A PAZ MUNDIAL ESTIVER SENDO AMEAÇADA. LOGO, NO PRIMEIRO MOMENTO HAVERÁ A NOTIFICAÇÃO, CASO A PRATICA CONTINUE VIRÁ UMA SANÇAO, E SE A REINCINDENCIA PREVALACER HAVERÁ INTERVENÇAO ARMADA, TUDO ISSO LEVANDO EM CONTA AS PRESERVAÇOES DE DIREITO RESGUARDADOS PELO ART. 2 DA CARTA DA ONU.
3..É CORRETO AFIRMAR QUE O TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL TEM COMPETÊNCIA PARA JULGAR OS CRIME, EXCETO: 
DE TERRORISMO
4.. QUAIS OS ELEMENTOS QUE CARACTERIZAMOS ESTADOS MODERNOS COMO SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL:
POPULAÇAO, TERRITORIO E SOBERANIA
5.. ACERCA DOS TRIBUNAIS INTERNACIONAIS E DA SUA REPERCUSSÃO, ASSINALE A OPÇÃO CORRETA:
O ESTATUTO DE ROMA, QUE CRIOU O TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL, ESTABELECE UMA DIFERENÇA ENTRE ENTREGA E EXTRADIÇÃO, OPERANDO A PRIMEIRA ENTRE UM ESTADO E O MENCIONADO TRIBUNAL E A SEGURANÇA, ENTRE ESTADOS.
6.. JOHN E NICK, ESTRANGEIROS, VIERAM AO BRASIL COM DE ESTUDANTE PARA PERMANÊNCIA DE 24 MESES. DOZE MESES APÓS SEU INGRESSO NO TERRITÓRIO BRASILEIRO, JOHN E NICK, SE ENTREGARAM /AO MENDICÂNCIA. NESSA HIPÓTESE....
EXPULSAO
7.. COM BASE NA CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS, ASSINALE A AFIRMATIVA CORRETA:
A ASSEMBLEIA GERAL PODE EXPULSAR UM ESTADO MEMBRO QUE TENHA PERSISTEMENTE VIOLADO OS PRINCÍPIOS DA CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS
8.. QUESTÃO DA COMISSAO E CORTE INTERAMERICANA
RESPOSTA: A COMISSÃO E A CORTE SÃO COMPOSTAS POR 7 MEMBROS RESPECTIVAMENTE, QUE ATUAM INDIVIDUALMENTE, SEM ESTAREM VINCULADOS A GOVERNOS ESPECÍFICOS. ELES SÃO NOMEADOS E ELEITOS PELOS ESTADOS NA ASSEMBLÉIA GERAL DA OEA, DE ACORDO COM O ESTABELECIDO NA CONVENÇÃO AMERICANA. A DURAÇÃO DO MANDATO DOS MEMBROS DA COMISSÃO É DE 4 ANOS E QUE PODEM SER REELEITOS POR UMA SÓ VEZ. OS MEMBROS DA CORTE ATUAM POR PERÍODOS DE SEIS ANOS E TAMBÉM PODEM SER REELEITOS POR UMA VEZ. OS MEMBROS DOIS DOS ÓRGÃOS TRABALHAM POR TEMPO PARCIAL. A COMISSÃO E A CORTE REÚNEM-SE EM PERÍODOS DE SESSÕES DURANTE O ANO NOS PAÍSES NOS QUAIS TEM SEDE, ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (WASHIGTON) E COSTA RICA (SAN JOSÉ), RESPECTIVAMENTE. GERALMENTE TAIS ÓRGÃOS TÊM DOIS OU TRÊS PERÍODOS DE SESSÕES ORDINÁRIAS QUE ESTENDEM-SE POR APROXIMADAMENTE TRÊS SEMANAS, HAVENDO OCASIÕES DE SESSÕES EXTRAORDINÁRIAS. A COMISSÃO E A CORTE ATUAM DE ACORDO COM AS FACULDADES OUTORGADAS POR DISTINTOS INSTRUMENTOS LEGAIS, DEVIDO À PARTICULAR EVOLUÇÃO DO SISTEMA INTERAMERICANO. A COMISSÃO DESENVOLVE A SUA FUNÇÃO TUTELAR DE DIREITOS HUMANOS PREVIAMENTE À ENTRADA EM VIGOR DA CONVENÇÃO AMERICANA. DE FATO, A PRÁTICA DA COMISSÃO ANTECEDE À DA CORTE EM MAIS DE VINTE ANOS.

Continue navegando