Buscar

teoria da aprendizagem significativa

Prévia do material em texto

Aula 16: Principais abordagens teóricas em aprendizagem: a teoria da aprendizagem significativa (Ausubel)
Influenciado por Piaget, desenvolveu uma teoria da aprendizagem humana em sala de aula, em uma época em que o estudo da aprendizagem escolar acontecia a partir de leis e pesquisas realizadas em laboratórios. Pesquisou a aprendizagem de caráter cognitivo: a integração dos novos conteúdos às estruturas cognitivas previamente existentes no sujeito. Defendia a abolição da aprendizagem repetitiva e baseada em memorização.
A APRENDIZAGEM PARA AUSUBEL
 A teoria de Ausubel busca explicar como ocorre a aprendizagem de um corpus organizado de conhecimentos no ambiente escolar.
Nas palavras do próprio Ausubel “(...) o fator isolado mais importante influenciando a aprendizagem é aquilo que o aluno já sabe; determine isso e ensine-o de acordo”. O autor fala de três tipos de aprendizagem: por recepção, por descoberta e significativa.
Na aprendizagem por recepção, o professor simplesmente apresenta ao aluno a generalização do que é o conteúdo e exige que ele aprenda e se recorde dela. Na aprendizagem por descoberta, o conteúdo a ser aprendido deve ser descoberto pelo aluno. Tanto na descoberta como na recepção, o aluno age sobre a informação, e este agir do aluno caracterizará a aprendizagem significativa ou mecânica. 
Ausubel propõe quatro combinações possíveis para as dimensões da aprendizagem: significativa, mecânica, receptiva e por descoberta. Vamos sistematizá-las em um quadro:
	Aprendizagem
	Significativa
	Mecânica
	Receptiva
	O professor apresenta uma forma final do conhecimento, generalizada, e o aluno a relaciona com a estrutura cognitiva que possui
	O professor apresenta uma forma final do conhecimento, generalizada, e o estudante simplesmente a memoriza
	Por descoberta 
	O próprio estudante formula a generalização do conteúdo da aprendizagem e relaciona-a à sua estrutura cognitiva
	O aluno chega à generalização do conhecimento por si mesmo e memoriza-a
Moreira e Masini (1982) afirmam que, para que a aprendizagem significativa ocorra, são necessárias duas condições:
 a) O aluno precisa ter motivação para aprender
b) O conteúdo escolar a ser aprendido tem de ser lógica e psicologicamente significativo
Aprender significativamente traz para o indivíduo três grandes vantagens:
O conhecimento adquirido de maneira significativa é retido e lembrado por mais tempo.
A aprendizagem significativa aumenta a capacidade de aprender outros conteúdos de uma maneira mais fácil
 Ela facilita a aprendizagem seguinte
A IMPORTÂNCIA DOS ORGANIZADORES PRÉVIOS
 Já dissemos que, para Ausubel, um conhecimento torna-se significativo pela interação com alguns conhecimentos prévios relevantes, que já existem na mente de quem aprende. No decorrer da aprendizagem significativa, os conceitos subsunçores modificam-se e desenvolvem-se, fortalecendo as possibilidades de aprendizagens significativas. 
A principal função do organizador é estabelecer uma ponte cognitiva entre o que o aluno já sabe e aquilo que ele precisa saber. Para Ausubel, há dois tipos de organizadores prévios: o expositivo, utilizado quando o conteúdo é inteiramente desconhecido pelo aluno, e o comparativo, usado quando o conjunto de informações a ser transmitido não é completamente novo.
TIPOS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Ausubel fala de três tipos de aprendizagem significativa: 
1. A aprendizagem de representações: consiste na aprendizagem de símbolos, em geral palavras, ou o que eles representam. 
2. Aprendizagem de proposições: refere-se a relação entre ideias. A proposição ou sentença a ser aprendida é relacionada com as ideias já existentes na estrutura cognitiva. 
3. Aprendizagem de conceitos: dois tipos principais de aquisição de conceitos: a formação de conceitos (5 a 6 anos, intervêm processos psicológicos como a discriminação, a generalização, o levantamento e a comprovação de hipóteses) e a assimilação de conceitos (6 ou 7 anos, dos adolescentes e dos adultos, que aprendem novos significados conceituais quando lhes são apresentados atributos dos conceitos e quando relacionam estes atributos com ideias já estabelecidas em suas estruturas cognitivas). 
Segundo Ausubel, a aprendizagem significativa pode se apresentar de três formas diferentes: 
a) Aprendizagem subordinada (principal): novas ideias são subordinadas às ideias relevantes, de maior nível de abstração, generalidade e inclusividade.
b) Aprendizagem superordenada: o novo conhecimento a ser aprendido é mais geral que as ideias relevantes que o indivíduo já possui.
c) Aprendizagem combinatória: a nova informação não é suficientemente ampla para absorver os subsunçores, mas também é muito abrangente para ser absorvida por eles.
PRINCÍPIOS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
1º) Diferenciação progressiva: este princípio propõe que, na programação de um conteúdo, as ideias e os conceitos devem ser preferencialmente trabalhados em uma ordem crescente de especificidade, dos mais gerais para os mais específicos.
2º) Reconciliação integrativa: este princípio propõe que, na apresentação de um conteúdo, o professor procure tornar claras as semelhanças e diferenças entre ideias, quando estas são encontradas em vários contextos.

Continue navegando