Buscar

Prática macarrao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prática
Produção de Pães, Bolos e Massa Alimentícia.
1. Introdução 
Macarrão é um tipo de massa alimentícia com o formato de tubos curtos, em que se incluem os penne, ravióli e os cotovelos. “No entanto, existem lugares no Brasil em que se usa o termo para se referir a qualquer tipo de massa alimentícia, desde o espaguete às letras e outras formas usadas em vários cozinhados e sopas.” 
O trigo utilizado para elaboração de massas alimentícias é o Tri ticum durum, a farinha feita com este trigo é a sêmola, ela apresenta uma coloração amarelada em função de pigmentos carotenoides, uma granulometria mais grossa e proporciona um glúten com alta elasticidade, ideal para este produto.
A farinha integral é obtida pela moagem dos grãos de trigo inteiro ou farinha comum adicionada de farelo de trigo, por isso ela apresenta uma coloração escura, é rica em fibras, ideal para pessoas que necessitam de uma dieta especial. Esta farinha possui uma vida de prateleira reduzida por apresentar alta atividade enzimática, presença de insetos, fungos e bactérias, o que dificulta seu armazenamento e conservação.
2. Objetivo 
 Colocar o aluno em contato com as técnicas de produção de pães, bolos e massa alimentícia, e testar a qualidade da rede de glúten pela força observada nas massas.
3. Metodologia
Macarrão
Ingredientes – 3 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 400 g), 4 ovos, 3 colheres (chá) de sal;
Modo de preparo - Misture a farinha ao sal e adicione os ovos previamente mexidos. Misture até formar uma massa homogênea. Cubra com papel filme e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos. Polvilhe a bancada de trabalho com farinha e abra a massa, diversas vezes, até que fique com espessura média de 2 mm Corte a massa no formato de sua preferência e coloque em água fervente por 7 min. Escorra a água e sirva-se! 
Macarrão integral
Ingredientes - 1 copo de farinha de trigo integral (obtida no moinho do laboratório de Bromatologia da UniFai), 2 colheres (sopa) de farinha de trigo branca, 2 ovos, 1 pitada de sal;
Modo de preparo – repita os procedimentos do macarrão produzido com farinha branca;
Compare a textura das massas obtidas e discuta os resultados.
4. Resultado e Discussão

Outros materiais