Buscar

EMPREGABILIDADE atividade discursiva 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
 
EMPREGABILIDADE
Por que as pessoas estão optando pelo empreendedorismo e quais as principais características de um empreendedor?
Há tempos atrás, muitos eram instruídos a se capacitar, se especializar em determinada área, e buscar uma oportunidade em empresas conceituadas aonde há a possibilidade de desenvolver suas habilidades e poder obter um bom cargo nesta empresa então após uma determinada idade, e após ter adquirido experiência é que as pessoas pensavam em empreender.
Ainda existem sim, muitas pessoas que ainda tem este pensamento que, ao meu ver é muito importante também. Porém cada vez mais as pessoas estão optando pelo empreendedorismo, umas por ter a oportunidade e outras pela necessidade.
Os que empreendem por oportunidade são aqueles que encontram numa área ou em um produto em específico com a possibilidade de ser explorada e de se obter bons resultados.
Já quem empreende por necessidade são aqueles que devido à crise que estamos passando perderam seus empregos e sem um nova oportunidade, procuraram investir em seu próprio negócio para poderem se manter.
Acredito que esses são os principais fatores que estão levando o empreendedorismo a crescer cada vez mais.
Para que se possa empreender e obter sucesso é necessário ter algumas características como: Iniciativa, Perseverança, Capacidade de planejamento, Eficiência, um bom Network e ter instinto de Liderança.
 
 
 Conhecendo as competências requeridas para o século XXI, construa um texto dissertativo relacionando a aplicação de pelo menos duas dessas competências ao sucesso profissional
Diante de tantas exigências do mercado de trabalho ou do mundo de negócios, fica cada vez mais complicado dizer qual a competência e habilidade que mais se destaca ou que tenha mais importancia, mas podemos cito aqui a responsabilidade e a determinação como dois fatores marcantes.
Tanto para quem vai trabalhar com seu próprio negócio quanto pra quem vai se dispor a trabalhar em uma empresa privada é necessário ter responsabilidade com suas atitudes e decisões, para o bom desenvolvimento deste Negócio ou função. Assim como a determinação para traçar um objetivo e só se satisfazer quando tiver alcançado os objetivos.
Acredito que em especial para quem vai contratar um funcionário deve atentar-se para essas duas competências principalmente em cargos de grande importância para o desenvolvimento da empresa.
Existem alguns aspectos que devem ser observados para não se ter surpresas em uma entrevista de emprego. Leia as charges (carregadas de humor e exageradas) a seguir e analise o que elas trazem em comum e o que deve ser evitado em uma entrevista de emprego.
Após analisar as charges podemos constatar que, em todos os casos os entrevistados não se prepararam para entrevista.
Pois uma pessoa que está à procura de uma oportunidade, procura se qualificar e deve saber que quando se vai passar por uma entrevista estará falando com um gestor e não como um amigo, e que temos que analisar nossas falas e atitudes pois estamos sendo avaliados no processo como um todo.
Portanto devemos estar atentos desde a formulação do currículo (colocar todas as informações necessárias e importantes), no dia da entrevista temos que tomar cuidado com o que vestir, e principalmente tomar cuidado com o que diremos na entrevista para não falar demais e nem deixar de resaltar as habilidades e compêtencias.

Outros materiais