Buscar

aula 1 ciclo cardiaco

Prévia do material em texto

HOMEOSTASE
Manutenção das condições quase constantes de meio interno. O organismo tem que ter uma forma de se adaptar a aquilo que vem do meio ambiente pra ele. Ou seja, a homeostasia é como é que vou achar um equilíbrio dinâmico a tudo que acontece no meio interno relacionado ao meio externo. 
Sem homeostase não há vida. 
Homeostase é o equilíbrio dinâmico. 
Hemostasia = Parar sangramento. Faz parte do Homeostase. 
Hematose = Trocas gasosas. Faz parte da homeostase. 
 Sistema Circulatório:
Coração e vasos arteriais, venosos e suas ramificações e os linfáticos. 
Em repouso a dinâmica é de um jeito, em movimento a dinâmica é de outra forma. 
Quando se esta correndo, o músculo esta correndo, então tem que fazer nutrir com mais sangue os músculos, então o sistema circulatório tem que acelerar pra distribuir mais sangue. O sistema respiratório também esta envolvido nessa função, pois tem que captar mais oxigênio pra faze-lo chegar ate o músculo pelo sangue. 
Quando maior a demanda de metabolismo mais tem que chegar nutrientes, mais tem que chegar oxigênio.
Existe pra que tenha uma bomba central, o coração, que vai distribuir sangue ao redor do corpo, e captar o sangue trazendo de volta gás carbônico e metabólitos em geral. 
Faz o sangue circular para o pulmão, fazer hematose, e distribuir esse sangue novamente. 
Inspirar = Puxar ar. Expirar = soltar o ar. 
Na troca gasosa chega dentro do alvéolo ar enriquecido com oxigênio. E o ar cheio de gás carbônico passa para o alvéolo e é eliminado. 
Respiração é o ato de inspirar e expirar. 
O trato gastrointestinal: Serve para a captação de nutrientes e a partir do metabolismo isso passe para o sangue. Do sangue parte é usado para o metabolismo celular e parte entra em reserva.
Fígado e outras glândulas endócrinas: Fígado faz o metabolismo de primeira passagem. Individuo com cirrose, começa a acumular metabolitos não digeridos e começa a faltar nutrientes que ele não é capaz de absorver. Exemplo acumulo de amônia.
Sistema Músculo esquelético: Sustentação e movimentação, é necessário para assegurar a vida em uma adversidade (fuga, por exemplo se a casa pegar fogo). 
 Adendo: Alimentação Saudável
É necessário ter uma dieta rica em todos os nutrientes necessários para a vida. E diminuir a quantidade de alimentos que causam problemas para saúde do individuo. 
- Aumentar o consumo de frutas e vegetais
- Aumentar o consumo de grãos e fibras (mais fibras no organismo, ajuda a reter mais água e melhora o funcionamento do intestino, e reduz o trigliceris).
- Necessário comer o ômega 3 (gordura que melhora o colesterol bom) – aumentar o consumo de peixe (sardinha) e castanhas. Uma colher de azeite tem 4 cápsulas de ômega 3, e não é indicado o consumo de cápsulas de ômega 3.
- Diminuir o excesso de sal – hipertensão e o excesso de açúcar – diabetes. Estão relacionadas a obesidade. Mesmo assim são duas doenças que tem carga genética. 
Os rins: Individuo que não urina elimina liquido por onde? Não pode tomar água. Pois o suor não basta para eliminá-la. 
O rins são necessários para eliminar metabolitos. 
Não tem rim funcionando, tem que fazer hemodiálise – filtra do sangue os metabolitos. 
Sistema nervoso: Serve para comando. Sistema nervoso central: protegido pelo crânio ou pela coluna toda (protegido por osso) o periférico é o que sai daí pra fora. 
Sistema nervoso motor (promove contração de algum grupo muscular), sensitivo (tem um receptor periférico, chega um estimulo e esse sistema faz com que reconheça esse estimulo) e autônomo (controla os órgãos internos de maneira geral, controla aquilo que você não tem consciência de que esta acontecendo – controla tudo que é função básica de vida).
Hormônio: Outro comando do organismo é o endócrino. Substancia produzida num determinado local, e sua ação é em outro. Essa ação é de comando. 
Sistema imune: Responsável pela defesa as agressões ao organismo.
Pele: Defesa, bloqueio e controle de temperatura. Indivíduos com grandes áreas queimadas desidrata muito e não tem controle de temperatura.
Reprodução: Manutenção da vida. 
Estar doente é não conseguir que a linha de raciocínio seja seguida. Um sistema foi afetado e influenciou no outro. 
Mecanismo de controle:
-Regulação da pressão arterial: A pressão é diferente nas varias posições. Sistema barorreceptor controla a variação da temperatura nas mudanças de postura. 
Se tem uma hemorragia, o que mantem a pressão arterial é o Volume de sangue dentro do vaso e o calibre do vaso, se perde sangue a pressão diminui, vem os mecanismos feedback que tenta manter a pressão como vaso contrição e retenção de agua pelo rim.
Feedback:
É uma resposta.
Feedback positivo: indica que eu tive uma ação inicial, e por causa dessa ação veio uma resposta, sendo essa resposta favorável a minha ação inicial. Mecanismo de Coagulação é um feedback positivo, assim como o trabalho de parto, pois as ações estimulam as ações seguintes. O bebe vai descendo, e comprimindo a musculatura do útero, o útero se contrai, se contrai empurrando o bebe pra fora. As ações só cessam quando o bebe sai e acabou o estimulo. Ação e reação trabalham no sentido igual. O mecanismo de coagulação que trabalha para coagulação é a HEMOSTASE: todo mecanismo que existe para parar o sangramento.
Hematose e hemóstase fazem parte da homeostasia.
Feedback Negativo: tem um primeiro acontecimento e para controlar o mesmo gerando outra reação. Controle de glicemia. Glicose baixa no sangue, o pâncreas libera glucagon, a glucagon chega na reserva do fígado e quebra o glicogênio e normaliza a glicemia. Com o aumento da glicose no sangue, o estimulo é para que cesse a liberação de glucagon pelo organismo e libera insulina para controlar a quantidade de glicose no sangue.
Tem um estimulo inicial a resposta que vem é oposta, por ser oposta o estimulo deixa de existir. E na hora que essa resposta acontece, ela passa a ser o estimulo. 
99% das coisas que acontecem no organismo são controladas pelo feedback negativo.
A interação recíproca entre os sistemas proporciona a autonomia ao organismo. Quando não se tem essa interação, o organismo esta doente. 
O poder de recuperação do organismo chama-se homeostase, é a forma que o organismo consegue se recuperar na nova situação, ao novo estimulo. Quanto mais homeostase, mais o poder de recuperação. 
AULA 2
 ANATOMIA CARDÍACA
Pressão do sistema arterial é diferente do sistema venoso, sendo mais espesso a aorta e grande já a cava é grande mas não espessa. 
A tricúspide direita tem três e mitral duas. 
Visao anterior atrás do externo temos o ventrículo direito e átrio direito e auricula direta. A pulmonar é mais anterior, sai por tras e dessa na coluna. 
A válvula tricúspide esta ancorada nessa forma pois o sentido do fluxo do sangue deve abrir a válvula no meio para chegar no ventrículo direito. As cordas tendineas e o musculo papilar servem para segurar as válvulas no seu lugar, pois se não a válvula entraria para o átrio. Quem abre a válvula é a pressão. 
Quando o sangue bate e volta para valva mitral causa um sopro no átrio esquerdo. Existem os dois sulcos, o sulco interatrial e interinterventricular
 SISTEMA DE CONDUÇÃO DO IMPULSO Eletrico
O que faz o coração contrair: são os estímulos nervosos que chegam até a musculatura geral dos átrios e dos geral dos ventrículos. O marca passo fisiológico do coração é o nó sinosal ou sino atrial (é AUTONOMO), pois bate fora do peito e não precisa de nada ligado a ele, pois ele gera o próprio impulso que comanda o resto. 
O sistema de de condução cardíaca são células musculares modificadas para não contrair e sim conduzir o estimulo. O estimulo sai do NÓ sintoatrial feixes inter modais feixes de beckhan no átrio ventricular feixe de hiss --> ramo direito e esquerdo fibras de purkinje. 
O estimulo é gerado nos átrios e chega primeiro nos átrios. 
Qual frequencia cardíaca normal: 60 a 100, Frequencia de disparono átrio ventricular 30 a 40, nos ramos 20 a 30, sistema hiss purkinje 10 a 15.
 SARCÔMERO
Dentro das miofibrilas temos os sarcomeros. Que é a estrutura proteica que esta no citoplasma da miofibrila é responsável pela contração. 
Actina (espesso) 
Miosina (fino) tem a cabeça da miosina e esta no centro, são pazinhas que ligam na actina que estão na lateral e puxam ela.
O mecanismo é miosina contraindo actina. A tropomiosina recobre os sítios ativos da miosina, ela sai do músculo, quem sinaliza é o CA+ pois ele se liga parte C da troponina que muda a formação proteica que descobre o sitio da actina, descobrindo o mesmo a miosina liga desencadeia a contração. E para parar deve tirar o CA+.
O que gera a contração muscular é o cálcio ligado a troponina C. 
O sangue colhido é para ver se tem troponina na cicurlação pois se quebra tem lesão muscular. 
Para ter contração é necessário que o cálcio chegue, assim ele sai d citoplasma tem que sair de onde tem muito que é o meio extra celular ou RE so que são voltagem dependente ou seja é necessário mudar a voltagem, precisa ter o estimulo elétrico primeiro para depois ter a contração. 
Organização das miofibrilas: estão em sincício uma do lado da outra conectando elas. Quando é em séri vantagem é correr o estimulo elétrico, os discos intercalares são a membrana de uma e a membrana de outra (furando os discos) para aumentar a conexão tem as junções gap, quando mais junções gap mais fácil ion passar. O sincício existe para que seja organizado e rápido. As fibras de condução te muita junção gap, e no NÓ átrio ventricular tem pouca junção gap. 
Celulas elétricas
O que é o potencial de ação: é uma troca de cargas na membrana – corrente elétrica, para que tenha o canal de Calcio abr
É a mudança de cargas na membrana celular, de negativa para positiva. Correndo na membrana celular abre os canais de cálcio que são voltagem dependente.
 ciclo cardiaco 
continuação
Circulação coronária em cima da válvula aórtica sai duas coronária principais, se dividindo em direita e esquerda. Irrigam o próprio coração levando oxigênio a base de acido graxo. 
Sistema de condução serve para gerar ritmo cardíaco, no nó sobre o átrio direito onde sai a cava superior sai fibras que chegam no ventrículo são os feixes intermodais e partem outros feixes para o lado esquerdo que é o de beckman, divindo o hiss para dois ramos o lado esquerdo e direito tendo as fibras de purkinge. O nó sinusal mais todas as partes do sistema podem originar o impulso elétrico, podem originar em qualquer lugar do sistema de condução e tecido muscular .. 
Anel fibroso é um arcabouço de fibroblasto que não transmite impulso elétrico, ancora os as válvulas. 
Para o estimulo em cima não chegar para a musculatura rápido o átrio ventricular bloqueia, porque tem menos junções gap ou seja para ter estimulo rápido tem que ter canais iônicos e junções gap.
acoplamento excitação contração
Ocorre a abertura dos canais de cálcio que só abrem quando passa o estimulo elétrico. Chegou no citoplasma o cálcio se liga na porção c da troponina mudando a conformação da troponina mudando a conformação da tropomiosina, que descobre os sítios da actina a mesma vai ficar sensível a miosina ancora aos sítios e puxa. 
Para mudar as cargas os ions que existem no meio intra e extra celular são Ca, Na, e K. 
No meio extracelular: tem + muito cálcio ou no retículo, tem + sódio e muito pouco potássio 
No meio intracelular: tem + potássio. 
Só tem cargas positivas, ou seja se o meio intra é negativo em relação ao extracelular tem mais carga negativa no intra. -90mlv, se quero mudar a carga devo sair de -90ml para +20mlv. 
Canal de cálcio é voltagem dependente só abre se a carga tiver positiva
POTENCIAL DE AÇÃO
Serve para 
Despolarização: Fase 0
É a mudança de polo elétrico. Tenho sódio fora abro os canais de sódio e entra. Indo de -90mlv para +20mlv. 
Repolarização: reequilíbrio Fase 1
Inicial: Agora vou repolarizar tenho saída de potássio. Abrindo canal de potássio
Platô: Fase 2
Envolve cálcio só para célula muscular cardíaca, se quero manter o cálcio positivo ele entra. Potássio ta saindo e tem fluxo de cálcio para dentro, segurando. Fase onde tento manter a membrana celular positiva, para manter aberto os canais de cálcio e se negativou ele fecha. Na célula muscular cardíaca ele o platô serve para manter a célula mais tempo aberta
Repolarização final fase 3
É potencial do incio -90mlv
Hiperpolarização: fase 4
Chegar ao canal mais baixo, onde esta ´4 é o potencial de repouso
Bomba de sódio e potássio: ajuda na entrada de potássio e saída de sódio, se for trabalhar contra a concentração precisa de transporte ativo. Reequilibra a carga depois que fez todo o potencial de ação. Para manter o original precisa de bomba
Tem a mudança de carga, tem um potencial diferente e ativa os canais de cálcio que são voltagens dependentes. 
Bomba de cálcio: Para tirar o cálcio devolve-se o cálcio através da bomba, tem gasto de atp porque vai contra o seu fluxo. 
É mais difícil pro musculo relaxar do que contrair. Porque tem mais gasto energético para fazer a diástole do que a sístole se tem deficit de contração é disfunção sistólica se tem déficit de relaxamento é disfunção diastólica. Se tem disfunção sistólica o problema é contrair não ejeta e se tiver disfunção diastólica tem problema em encher o vetriculo pois não relaxa. Os dois geram menos débito no coração. 
ciclo cardiacio
Foi injetado no ventrículo esquerdo pressão ta alta –
 primeira fase da diástole – começa a relaxar a coluna de sangue na aorta tende a voltar fechando a válvula aórtica, não consegue abrir a mitral relaxamento isovolumétrico mantem o mesma quantidade no ventrículo esquerdo. 
A pressão intraventricular ficar menor, entra sangue despejado: enchimento rápido do ventrículo esquerdo passivo, 80 por cento. Contrai os átrios emurra o sangue pra baixo + 20 por centro na fase contração atrial
Acabei de ejetar começo a relaxar, a aorta fecha fase de relaxamento isovolumétri, e depois tem fase de enchimento rápido cont relaxando despolariza o átrio, com ventrículo cheio tem que contrair para ejetar, a mitral fecha mas não abre ainda a valva aórtica, fase de contração isovolumétrica e depois tem a ejeção ventricular fase aórtica
GRAFICO DO CICLO 
CURVA VERMELHA: cruva de pressão ventricula, esta contraindo primeiro – contração isovolumétrica, aumenta pressão e não muda o volume. Porque comecei a contrair fechei a mitral e não abri a aorta, venco a pressão, abro a valva aórtica, pressão primeiro aumenta e depois cai, pois não tem mais sangue demais. Tem duas fases: contração isovolumétrica abre a válvula aórtica, e tem o fecha a sístole 
PRIMEIRA BULHA SOM DO FECHAMENTO DAS VALVAS ATRIOVENTRICULARES. O som do fonocardiograma. O TUM, inicio da sístole. 
Agora deve entrar em diástole, primeira fase – fase de relaxamento isovolumétrico – porque comecei a relax o sangue começa a voltar, pressão alta e não abri a mitral ainda. Pressão caindo e volume não muda. 
A pressão dentro do ventrículo é pequena e esta enchendo o ventrículo
Fase de pressão no ventrículo sobe um pouco
começa de novo a contração isovolumétrica ejeção, relaxamento isovolumétrico, enchimento rápido e contração atrial
o volume que enche o ventrículo antes de começar a sístole no final da diástole é o volume diastólico final. É o máximo da capacidade que entra no coração, depende do tamanho e superfície mais normalmente 130ml. 
Volume ao redor de 50ml 
Tem ejetado 80ml
PRESSÃO ATRIAL:
A porção ejetada de sangue é 60% é a porcentagem de sangue que o ventrículo pode mandar para frente mínimo de 50 por cento do sangue que chega fração de ejeção do ventrículo esquerdo FEVE
ONDA A: É a onda do aumento de pressão dentro do átrio corresponde a contração atrial. Em seguida o átrio vai relaxar e começa contrair o ventrículo
ONDA C: onde de aumento da pressão do átrio, causada por fechamento dasátrio-ventriculares. Mitral fechada começa subir a pressão dentro do átrio até que tenha pressão mais alta 
ONDA V: onda de aumento de pressão do átrio, causada pelo enchimento do átrio. No momento que a pressão intra atrial tiver maior que a intra ventricular tem a abertura da valva átrio ventricular. Pressão baixa no átrio 
CURVA DE PRESSAO NA AORTA: o momento que a aorta tem mais pressão é no pico da sístole, quando o sangue tende a voltar e fecha encontra as coronárias, que são nutridas na diástole.
Linha pontilhada NO FECHAMENTO DA VALVA AORTICA: INCISURA DICRÓTICA a qual divide a fase ssitolica da diastólica. 
Pressão artérial sistólica : é no pico da sístole. A pressão arterial diastólica é o mínimo da pressão na raiz da aorta no final da diástole. 
Pressão arterial central na raiz da aorta
Pressão periférica é a pressão arterial
ELETROCARDIOGRAMA:
10 eletrodos no total gerando 12 derivações cardiográficas, formas de olhar o coração. O eletro ve com ondas que são padrão dele, 
ONDA P: onda de despolarização atrial. Porque a onda P no tempo na antes da onda A? porque precisa despolarizar para poder contrair 
TRS: ve a despolarização dos ventrículos. Porque ta antes da ejeção ventricular? Porque primeiro despolariza para depois gerar o fluxo de cálcio e depois contrai.
ONDA t: onda de repolarização ventricular. 
Obs: a onda atrial é a repolarização acontece no trs. 
Só ouve o som de fechamento das válvulas, ou seja a sístole incia com o fechamento da mitral e tricuspide e diástole inicia com o fechamento da aórtica e pulmonar
Primeira bulha: fechamento da mitral e tricuspide
Segunda bulha: fechamento da aórtica e da pulmonar
Terceira e quarta bulha: estão dentro da DIASTOLE, a b 3 e b4 exceto no recém nascido não deve ter.
CONCEITOS: 
Quantos ciclos cardíacos acontecendo se tenho 170bpm: 170 ciclos cardíacos, 170 diastoles, 170 sistoles. Se tenho 180 ciclos levo 1/3 de segundo. E ganho tempo na diástole, contraio e relaxo. O efeito é de diminuir o tempo de relaxamento, conceito de bater no ceco, tenho frequencia mas não tenho conteúdo. Efeito da frequencia cardiaca no ciclo: causando cefaleia, desmaio, cansaço e vômitos
 potencial de ação 
18/04
Deve garantir o potencial de repouso da célula: positivo para fora e negativo dentro. O que garante o potencial de respouse é a difusão de potássio e de sódio, o potássio que esta fora entra e o sódio que esta dentro sai geraria no intracelular -94. O potencial de difusão são as diferenças de concentração de sódio e potássio. A membrana é permeável a vários ions, a maior parte do cloro esta no meio intra e o que atravessa da membrana não da pra considerar o fluxo. -90mlv no meio intra em comparação ao meio extra celular, tenho mais sódio e cálcio fora do que potássio dentro e essa diferença de carga que da negativa. 
Para desenvolver o potencial de ação tenho que mudar a carga: o meio intracelular em positivo, fazendo entrar o fluxo de sódio e cálcio. Para garantir o potencial de repouso de -90 tenho bomba de sódio e potássio que age na membrana, ela existe e é feito por gasto enegético pelas bombas de sódio e potássio. Essa bomba solta 3 sódio para fora e 2 potassios para dentro = garantindo a diferença das cargas, tendo uma concentração maior fora do que dentro. E outros canais de vazamento fazem difusão o sódio e potássio circulam. 
o que é o potencial de ação: e a hora que inverto a carga. A bomba de sódio e potássio tem sódio saindo para o meio e extra e potássio entrando. O canal de vazamento tem um filtro de seletividade onde no canal de sódio só passa sódio, etc. além de não ter gasto energético trabalhando por difusão
 A potencial de repouso quem mantem é a bomba de sódio e potassio
 Despolarização -90 até +20 inverter a carga e fazer a membrana despolarizar (para musculo cardíaco o nó sinual dispara e corre por todo coração ate despolarizar a célula do musculo) – 
Abre canal de sódio para despolarizar tem que entra no meio intra o sódio (fase inical) entra por canais de vazamento. Em potencial de repouso o canal de vazamento esta inativo, quando despolariza a porta abre e o sódio vai do meio externo para o interno até chegar em +35 nervo e +20 musculo cardíaco.
Canal de potássio - No momento que fecha canal de sódio abre o canal de potássio que é ativado quando atinge +35 até -90.
 REPOLARIZAÇÃO Repolarização: canais de vazamento de potássio. 
PLATÔ E quem mantem o platô é a alteração do cálcio de canais de sódio e cálcio – o platô mantem por mais tempo entrando cálcio no musculo, aumentando a contração: melhorar o efeito
Se colocar potássio na veia causa a repolarização e se o nível tiver alto vai repolarizar muito chega a -110, ocorre o coração parando porque não tem despolarização
O potencial de repouso da membrana é -55mv sendo mais fácil sair para +20, a -55 os canais de sódio estão inativos, o que faz a subida do nó sinoatrial são os canais que .. frequencia normal nó sinoatril 60 a 100, assim mais baixo mais.. 
grafico de volume pressão
A área do gráfico é o trabalho. Ao final da sístole tem volume que sobrou para o coração – volume sistólico final. Então vou envher até o final – volume diastólico final. Primeira fase da sistole é de contração isso volumétrica onde não muda o volume mais aumenta a pressão, segunda fase da sístole é a ejeção, diminui o volume, a pressão cai e tem a diástole, primeira fase da diástole. A diferença entre os volumes final e inicial é o volume de ejeção. Volume diastólico final – o sistólico sobre o diastólico final. 120-50 sobre 120 
PRÉ CARGA
Esta relacionada com volume que enche os ventrículos. Tudo que retorna de sangue do sistema venoso, é aquela carga que o ventrículo tem que receber para ser efetivo no seu batimento. 
PÓS CARGA
Relacionada com a pressão na raiz da aorta que o ventrículo esquerdo tem que vencer tem que vencer para ejetar
Maior 
LEI DE FRANK STARLING: o coração aumentar o reflexo disso é o aumento de força de contração, e so aumenta até um certo ponto. Importante porque se recebsse 2litros de soro na veia iria para o pulmão, para podermos nos adaptar a um aumento aumenta a força e tira o excesso.

Continue navegando