Buscar

Sólidos_Farmacotécnica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sólidos
Força deligação entre as moléculas Forças intermoleculares intensidade da interação entre duas moléculas é determinada pelos átomos individuais que formam a sua estrutura; pontes de hidrogênio ou forças de van der Waals (Forças dipolo-dipolo – Keesom, Dipolo-dipolo induzido – Debye e dipolo-dipolo induzido – London);
Sólido – moléculas, átomos e íons se mantem em grande proximidade pelas forças intermoleculares, interatômicamente ou iônicamente; os átomos podem oscilar apenas em torno de posições fixas; Aumento de temperatura, energia suficiente para romper o arranjo ordenado de rede e passar para forma líquida. 
Solidos a matéria resite à deformação... dentro de um sólido os átomos ou as moléculas estão relativamente próximas, ou rígidas. Mas isto não evita que o sólido se deforme ou comprima. Na fase sólida da matéria, os átomo tem uma ordenação espacial fixa, mas uma vez que toda a matéria tem alguma energia cinética, até os átomos do sólido mais rígidos movem-se ligeiramente, num movimento invisível. Os sólidos quando submetidos a altas temperaturas, passam para a fase líquida quando alcançam o ponto de fuão, que é variável dependendo do material e através da sublimação é possível que passem direto para a fase de vapor. As forças de coesão a (agrupamento) são maiores que as forças de repulsão em suas moléculas. As partículas possuem apenas energia cinética vibracional, apenas vibram em posições fixas, definidas. 
Materiais cristalinos
Materiais cujo constituintes são dispostos em um padrão regular são conhecidos como cristais. Em sólidos cristalinos as partícula estão em um padrão de regularidade ordenada, repetitivas. Há muitas estruturas cristalinas diferentes, e da mesma substâncias pode ter mais de uma estrutura (ou fase sólida), por exemplo, o gelo tem quinze estruturas cristalinas conhecidas ou 15 fases sólidas, que exstem em várias temperaturas e pressões. Um das características dos sólidos é a organização das moléculas que compõem o material, pois estão de forma organizada, logo, outros materiais como o vidros, plásticos e outros, que não possuem essa organização, são denominados sólidos amorfos. 
Sólidos Cristalinos Padrões geométricos fixos, redes ou retículos... Formas definidas;.... Arranjo ordenado de unidade... Dificuldade ou impossibilidade de compressão... pontos de fusão definidos. 
Cristalização dispostas em uma ordem definida que se repete indefinidamente ao longo de toda a partícula; Obtenção Indução de alterações do estado liquido para o estado solido existindo dois métodos (a -resfriamento de uma amostra fundida abaixo do seu ponto de fusão; b – promover uma alteração no sistema de uma solução da substancia de tal forma que leve a obtenção de um sólido);
Vão interferir no processo de formação (forma e estabilidade): 1- temperatura (agiação molecular); 2-Pressão; 3- Solvente; 4- Pdrão de arranjo cristalino; 5- Velocidade de formação.
A energia de coesão em um cristal depende das forças de ligação dominantes entre esses átomos ou molçeculas. A classificação dos sólidos cristalinos são: Solidos cristalinos iônicos, sólidos cristalinos covalentes, sólidos cristalinos moleculares e sólidos metálicos;
Iônicos: nos sólidos iônicos a rede cristalina é formada poríons positivos e negativos. Por causa das forças eletrostáticas relativamente internsas entre os íons, os sólidos iônicos são geralmente duros, frágeis e tem um elevado ponto de fusão. Por não terem elétrons livres sua condutividade elétrica é muito baixa. Os sólidos iônicos podem ser solúveis, ou mesmo, muito solúveis pos por exemplo, em conato com a água, os ions dispersam-se no liquido. Possuem energia de vibração da rede menor que a dos sólidos covalentes. Os exemplos deste tipo de sólidos são o cloreto de sódio e o cloreto de césio.
Solidos Cristalinos Covalentes: Nos sólidos covalente ocorre o compartilhamento de pares de elétrons de valência entre os átomos, formando ligações covalentes. Cada elétron está ligado de forma que não há elétrons livres. Por isso esses sólidos possuem baixa condutividade elétrica. Esses sólidos também possuem a característica de serem duros e difíceis de deformar. As energias de vibração da rede são elevadas, da mesma forma são as frequências geradas. Um exemplo típico deste tipo de sólidos é o diamante. 
Solidos cristalinos Moleculares: Esses sólidos são constituídos por moléculas apolares, ou sejam os elétrons encontram-se emparelhados e não formam ligações covalentes, suas moléculas estão ligadas pela forças e van der Waals. Esses sólidos possuem baixa condutividade elétrica, sçao altamente compressíveis e deformáveis e apresentam um ponto de fusão baixo, por que as ligações intermoleculares que unem as suas molecuasl são relativamente frágeis quebrando-se com alguma facilidade. 
SOLIDOS AMORFOS
Não possuem uma ordenação interna uniforme, carecem de uma rede de cristalização, aliás, sua estrutura interior se assemelha mais aos líquidos com disposição interna em grande parte aleatória. Os sólidos amorfos são por exemplo, os plásticos, os vidros, os sabões, as parafinas e muitos outros compostos orgânicos e inorgânicos. Em muitos amorfos as partículas possuem uma liberdade para vaguear pelo material. Isso é evidenciado, por exemplo, na elasticidade da borracha, na tendência do vidro fluir quando sujeito a tensões por longos períodos de tempo. 
Os sólidos amorfos também são chamados de sólidos vítreos.
POLIMORFISMO
DEFINIDO COMO A CAPACIDADE DE UMA MOLECULA EXISTIR EM MAIS DE UMA FORMA OU ESTRUTURA CRISTALINA.
A identificação, caractriação e controle eficiente da formas solidas de um fármaco é conhecimento estratégico para garantir a qualidade dos medicamentos e proteger a propriedade intelectual. Este tema vem ganhando espaço no Br.
A principal técnica para a caracterização de polimorfos é a cristalografia de raios X. 
O controle da forma ou da estrutura cristalina de sólidos é muito importante na indústria farmacêutica. Há bem pouco tempo o polimorfismo era um mistério para os farmacêuticos. Embora com composição qumica idênticas, os polimorfos apresentam propriedades físico-quimicas distintas como solubilidade, taxas de dissolução estabilidade química cor e ponto de fusão. 
A grande importância do controle do polimorfismo no desenvolvimento de compostos bioativos de utilidade terapêutica está principalmente relacionada às suas diferenças de solubilidade, as quais podem afetar diretamente a biodistribuição e, portanto, sua eficácia. Um dos exemplos mais conhecidos dos problemas causados pelo polimorfismo na indústria farmacêutica é o do rotonavir um fármaco utilizado como inibidor da protease do vírus da HIV e usado no tratamento da SIDA. Apesar dos grandes investimentos feitos pela indústria farmacêutica ainda não é possível prever todos os polimorfos estáveis de um composto farmacêutico ativo. Esta dificuldade se deve a conversão de polimorfos menos estáveis termodinamicamente em polimorfos mais estáveis e menos solúveis. 
Polimorfismo (Slide)
Cristalização sob diferentes hábitos, dependendo das condiçlõe de cristalização...
Quando cristalizam-se de forma diferente, ocorre um empacotamento distinto no retículo cristalino, ou diferenças nasua orientação ou conformação em diferentes sítios do retículo. Estas variações causam diferenças nos difratograma de raios x (método mais utilizado para detectar a existência de polimorfos).
Podem ter diferentes estabilidade; Conversão espontânea para uma forma metaestável; 
Diferentes: Pontos de fusão, Padrões cristalinos de raios X e de difração; Solubilidade; Dissoluções; Moagem e compactação... Exemplos de ativos farmacêuticos Citrato de tamoxifeno; carbamazepina; Estrogênios; antiinflamatorios;
Solvatos: Um aduto é o resultado da combinação direta de duas ou mais moléculas distintas resultando em produto cristalino cuja estrutura é formada por todos os componentes, mas com sua integridade individual preservada. Quando moléculas de solvente fazem parte do retículo cristalino, esses adutos são denominadosde solvatos. Solvatos cujo solvente de cristalização é a água são denominados de hidratos. Os solvatos também podem ser chamados de pseudopolimorfos. O cloridrato de mefloquina é um exemplo de fármaco que tem diversos solvatos. Apesar da indústria farmacêutica utilizar normalmente formas anidras, este agente antimalárico pode formar solvatos com etanol, acetenona, isopropanol, metil etilcetona, THF e água. 
Propriedades elétricas e opticas, dureza, P.F., Press. Vap., solubilidade, densidade, grau de higroscopicidade, reatividade no estado sólido, estabilidade física, química, e comportamento térmico são exemplos de características que podem apresentar divergências em formas cristalinas diferentes de um mesmo composto. 
Difração: fenômeno tipicamente ondulatório... o desvio sofrido pela luz ao passar por um obstáculo, sendo a abertura deste obstáculo da ordem de comprimento de onda da luz, tal como as bordas de fenda em um anteparo. 
P.F. Temperatura na qual em sólido passa para o estado líquido... é também P. de congelamento solido puro e em equilíbrio.
Calor de Fusão energia absorvida quando1,0 g de sólido funde ou o calor liberado quando o líquido solidifica... Calor latente de fusão... 
Para H2O (0°C = 80 cal/g 1436 cal/mol 
Equação de Claypeyron Delta T / Delta P = T((VI – VS) / DeltaHf)

Outros materiais