Buscar

ATV 3MACROECONOMIA

Prévia do material em texto

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DISCIPLINA: MACROECONOMIA
PROFESSOR: WILSON JOSÉ
ATIVIDADE 3: capítulos 5 e 6 
ALUNO: (16.2.6834) KELLY NAIARA SANTIAGO SANTOS
Questões:
Sobre inflação, quais os tipos e definições?
A inflação pode ser definida pela alta continua de dos preços que se estendem longos períodos, podendo atingir a todos ou quase todos através da economia, onde este um fenômeno monetário que envolve a mudança dos bens finais dos preços e dos fatores de produção. Podendo ser gerada por três tipos: demanda, custo e econômicos. 
A inflação de demanda ocorre quando os agentes econômicos, incluindo as famílias, as empresas, e os governos desejam comprar mais bens do que os vendem e capaz de produzir, um excesso de demanda para uma quantidade restrita de bens, fazendo com que os preços destes produtos tendem a subir. 
Inflação de custo acontece quando os fatores inesperados aumentam os custos da produção como: a quebra da safra agrícola, dificuldades com o transporte das mercadorias, novos empréstimos incidentes sobre a produção ou comercialização, quebra da produtividade das maquinas ou da produtividade de recursos humanos, aumento dos incidentes de produção.
Inflação inicial é quando não tem um fator disparador identificável pelo lado da demanda de custo: ela pode ser existir em decorrência do período passado, deixando os preços desalinhados. Um exemplo disso ocorreu no Brasil no inicio da década de 90 onde se tornou um habito fica remarcando os preços tornando-se uma cultura, ou seja, uma inercia.
Escreva e explique a equação de Fisher
Irving Fischer estabeleceu uma expressão simplificada para o calculo da taxa nominal de juros simplesmente somados as taxas de juros reais e a inflação. Ficando configurado dessa forma.
I=R + π
Em que,
 I = taxa nominal de juros. 
R = taxa real de juros.
π = taxa de inflação esperada.
Explique a curva de Philips e sua aplicação.
A curva de Phillips é uma relação matemática, que foi formulada originalmente para correlacionar o nível de aumento de salários ao maior ou menor emprego de recursos humanos na sociedade, mas, foi rapidamente associado que os aumentos de salários estavam ligados ao aumento do nível geral dos preços, ou seja, a inflação. A partir de então a curva de Phillips passou a ser associada à taxa de inflação da economia e no nível de emprego.
De todos os malefícios que podem advir da inconstância da política econômica os economistas costumam apontar três como sendo os mais pertinentes. São eles:
 A inconsistência temporal: a tentação para que as regras do jogo sejam mudadas ao longo do curso da sua ação pode ser muito grande e esta mudança pode, inclusive ser consensual, beneficiando a todos. E o caso do governo incentivar os empréstimos consignados dentro de uma politica geral de restrição de credito. Imagine por exemplo que o governo proponha uma política de restrição ao crédito, mas ceda a pressão do sistema bancário para aumentar o credito consignado.
O ciclo econômico politico: a condução da economia que se sujeite a questão das escolhas politicas de uma sociedade e ao processo de escolha dos dirigentes. Desta forma há um grande incentivo para que a economia seja utilizada de forma a temporariamente causar um bem-estar e melhorar as chances eleitorais dos partidos que estão no governo. Admite-se que mais a frente será necessário pagar por estes recursos econômicos e eleitorais, no entanto o calculo politico neste momento é o do que as funções politicas beneficiadas por estas discursões terão bastante tempo( ate as novas eleições) para rearranjarem a economia ou no pior dos casos estas será uma tarefa a ser resolvidos pelos adversários que ganham as eleições. 
A independência do banco central: além da área econômica a macroeconomia é conduzida pela a equipe do banco central, em particular por seu presidente. Eles são encarregados de encaminhar a fiscalização de juros. Comprar e vender títulos do governo no mercado e regular a taxa de cambio. 
Preencha a tabela seguir. Utilize os dados disponíveis no link da plataforma denominado “Histórico de Metas para Inflação no Brasil” 
	Meta inflacionária e inflação efetiva
	Ano
	Meta
	Efetiva IPCA
	1999
	8
	8,94
	2000
	6
	5,97
	2001
	4
	7,67
	2002
	3,5
	12,63
	2003
	4
	9,3
	2004
	5,5
	7,6
	2005
	4,5
	5,69
	2006
	4,5
	3,14
	2007
	4,5
	4,46
	2008
	4,5
	5,9
	2009
	4,5
	4,31

Continue navegando