Buscar

PROVA ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS 1º PERIODO EAD MAT

Prévia do material em texto

Avaliação: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Tipo de Avaliação: AV
Aluno: 
Professor: 	Turma: 
Nota da Prova:	Nota de Partic.: Av. Parcial Data: 
1a Questão (Ref.: 201804131614)	Pontos: 0,0 / 1,0
A incapacidade de conviver com o diferente; de achar que os seus valores, hábitos e costumes são superiores aos dos outros, expressa um fenômeno chamado de:
Relativismo social Vazão cultural Etnocentrismo Personalidade
 Socialismo
2a Questão (Ref.: 201803604235)	Pontos: 0,0 / 1,0
Vários movimentos contribuíram para a criação da Sociologia. Um deles que teve início no século XVIII entre os pensadores franceses e ideólogos da burguesia. Esse movimento elege a "razão" como o grande instrumento de reflexão capaz de melhorar e empreender instituições mais justas e funcionais. No entanto, se o homem não tem sua liberdade assegurada, a razão acaba sendo tolhida por entraves como o da crença religiosa ou pela imposição de governos que oprimem o indivíduo. A racionalização dos hábitos era uma das grandes ideias defendidas pelo iluminismo. Este movimento foi?
Iluminismo Feudalismo Imperialismo
 Teocentrismo Renascimento
3a Questão (Ref.: 201803264272)	Pontos: 1,0 / 1,0
O fato de o homem ver o mundo através de sua cultura tem como conseqüencia, a propensão para considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Essa tendência se denomina:
 heliocentrismo Eurocentrismo etnocentrismo
egocentrismo heterocentrismo
4a Questão (Ref.: 201803046895)	Pontos: 1,0 / 1,0
Segundo Durkheim, o controle social é fundamental para o funcionamento e o equilíbrio do sistema social, por isso, as sociedades apresentam uma estrutura de relações e vínculos recíprocos, que ele chamou de solidariedade.
26/06/2018
BDQ 
Prova
http://bquestoes.estacio.br/entrada.asp?
p0
=127560420&p1=201803028297&p2=4160400&p3=CEL0466&p4=103311&p5=AV&p6=25/05/2018&p… 
3
/3
(Sociologia da Educação. Alberto Tosi Rodrigues. Cap II: Sociedade, Educação e vida moral) As duas formas de solidariedade desenvolvidas por Durkheim são:
 Orgânica e individual Mecânica e relacional
 Coletiva e organizacional Mecânica e orgânica Individual e grupal
5a Questão (Ref.: 201803264754)	Pontos: 0,0 / 1,0
O alemão Karl Marx influenciou de modo significativo o pensamento ocidental, tanto no século XIX quanto no século
XX. Ao nos referirmos a ele como um dos clássicos do pensamento sociológico, o fazemos por reconhecer a forte influência que o seu trabalho exerce, ainda hoje, sobre as obras de muitos autores. Com a participação de seu amigo e colaborador Friedrich Engels, Marx tinha, como objeto de sua pesquisa, a sociedade capitalista do século
XIX. Suas teses e princípios teóricos eram baseados no:
 Dogmatismo Científico Naturalismo
Positivismo Funcionalismo Materialismo Dialético
6a Questão (Ref.: 201803908607)	Pontos: 0,0 / 1,0
Considerando o pensamento de Karl Marx é correto afirmar:
 O cientista social pode guardar distância de seu objeto de estudo e realizar análise objetiva.
A luta de classes é o motor da história, sendo a relação entre capitalistas e proletários uma relação de exploração. Na sociedade capitalista, a força de trabalho do assalariado se torna uma mercadoria e, ao final do mês, ele recebe salário correspondente às horas e ao lucro que gerou ao capitalista. O Estado, representante do povo, garante a inexistência da mais-valia.
Para Marx e Engels a educação escolar é uma importante ferramenta para perpetuar o processo de alienação e dominação existente na sociedade capitalista. Contudo, é igualmente possível que ela emancipe os trabalhadores de uma realidade de exploração.
 As contradições da sociedade capitalista fazem parte da própria essência desse sistema. Contudo, Marx concordava com Durkheim quanto à necessidade de manutenção do sistema capitalista, que necessitaria apenas de algumas mudanças para atender a todos.
 O capitalismo é essencialmente contraditório. Todavia, através da ideologia burguesa, tem-se a visualização concreta da realidade. Ou seja, a ideologia permite ao cidadão constituir uma real consciência da dinâmica intrínseca ao funcionamento social e capitalista.
7a Questão (Ref.: 201804151420)	Pontos: 1,0 / 1,0
Considerando a sociologia de Max Weber, podemos afirmar que: I- Pela frequência com que certas ações sociais se manifestam, o cientista pode conhecer as tendências gerais que levam os indivíduos, em dada sociedade, a agirem de determinado modo. II- A explicação do cientista sempre será parcial, pois um mesmo acontecimento pode ter causas econômicas, políticas e religiosas sem que nenhuma delas seja superior à outra em significância. III- Para realizar uma análise sociológica Weber utiliza um instrumento denominado ¿tipo ideal¿.
Todas estão corretas Todas estão incorretas
Apenas II e III estão corretas Apenas I e II estão corretas
 Apenas I e III estão corretas
8a Questão (Ref.: 201803657185)	Pontos: 0,0 / 1,0
"Antônio Conselheiro (1830-1897) foi um pregador religioso e líder social brasileiro, que liderou o movimento de Canudos, na Bahia. Sob sua orientação e liderança, milhares de pessoas morreram vítimas dos ataques de soldados do governo brasileiro. (...) Conselheiro fazia pregações místicas e dava conselhos por onde passava, conquistando uma multidão de fanáticos. Para muitos, Conselheiro era um profeta enviado por Deus." (fonte: http://www.e- biografias.net/antonio_conselheiro/)
Pensando nos três tipos de dominação legítima propostos por Max Weber, marque a ÚNICA opção que apresenta o conceito relativo à forma como a autoridade de Antônio Conselheiro era legitimada entre seus seguidores.
Dominação moral. Dominação tradicional. Dominação racional legal. Dominação sociológica. Dominação carismática.
9a Questão (Ref.: 201804202227)	Pontos: 1,0 / 1,0
A cultura legítima, referendada pelos exames e diplomas, vem a ser aquela pertencente às classes privilegiadas. Logo, para os filhos de camponeses, de operários, de empregados ou de pequenos comerciantes, a cultura escolar é aculturação. BOURDIEU, P.; PASSERON, J. Les héritiers: les étudiants et la culture. Paris: Minuit, 1964, p. 37 (com adaptações). No fragmento acima, Bourdieu e Passeron
 utilizam o conceito de aculturação como sinônimo do conceito de socialização.
 apontam para o fato de que a cultura legítima de uma sociedade é aquela que tem origem nas classes populares, especialmente entre os não escolarizados.
 ressaltam a centralidade e importância da cultura na sociedade contemporânea.
 enfatizam a importância da instituição escolar, que, com seus exames e diplomas, contribui para a manutenção da cultura.
sinalizam que, em uma mesma sociedade, existem diversas culturas, que são desigualmente valoradas em função dos recortes de classe social.
10a Questão (Ref.: 201804036895)	Pontos: 1,0 / 1,0
Sobre o papel das novas tecnologias na educação indique a opção correta:
 A educação à distância promove uma distância maior entre aluno e professor. A formação de indivíduos está desvinculada aos anseios do mercado capitalista.
As novas tecnologias causaram grande impacto em diferentes áreas estimulando o ensino à distância. No contexto da educação à distância o aluno é um sujeito menos potente.
 A sensação de distância é maior nos cursos a distância.
Período de não visualização da prova: desde 25/05/2018 até 18/06/2018.

Continue navegando