exercicios aprendizagem 1ao 10 psicologia social I 2014
19 pág.

exercicios aprendizagem 1ao 10 psicologia social I 2014


DisciplinaPsicologia Social6.927 materiais208.376 seguidores
Pré-visualização7 páginas
1a Questão (Ref.: 201407128955)
	1a sem.: métodos de investigação
	
	A Psicologia Social é uma ciência que utiliza suas descobertas na resolução de problemas específicos. Para a produção de conhecimento, assim como outras ciências, são utilizados métodos de pesquisa dentre os quais podemos destacar a "pesquisa de levantamento", que se caracteriza por:
		
	
	Oferecer ao pesquisador a possibilidade de criar à vontade a situação que melhor testará a relação porventura existente entre as variáveis de seu interesse.
	
	Obtenção de medidas de duas ou mais variáveis e no estabelecimento, através do método estatístico adequado, da relação existente entre elas.
	
	Ser restritiva permitindo ao pesquisador um exame mais aprofundado do tópico da pesquisa. O estudo é conduzido num ambiente determinado no qual ocorre o fenômeno psicossocial cujo estudo constitui o objeto da pesquisa.
	
	Fornecer informações acerca de uma população através do exame de uma amostra representativa desta população.
	
	Permitir ao pesquisador a manipulação da variável independente cujo efeito pretende verificar.
		Gabarito Comentado.
	
	
	2a Questão (Ref.: 201407188284)
	1a sem.: Introdução à Psicologia Social: Conceito, Método, Características e Aplicações
	
	Um estudante de psicologia está atuando em um CRAS ¿ Centro de Referência da Assistência Social e, antes de oferecer propostas de atuação e projetos a serem desenvolvidos, deseja conhecer a comunidade em que está localizado o CRAS, estudando como se dá o convívio entre as pessoas, quais as principais necessidades, quais são as principais regras de convívio e quais são as consequências do processo de interação social dentro da comunidade. Ele está atuando conforme a:
		
	
	Psicologia Laboratorial
	
	Psicologia Executiva
	
	Psicologia Animal
	
	Psicologia Hospitalar
	
	Psicologia Social
		
	
	
	3a Questão (Ref.: 201407253377)
	sem. N/A: introdução à psicologia social
	
	A Psicologia Social é uma área de pesquisa que estuda a influência recíproca entre as pessoas e o processo cognitivo gerado por esta interação social. Essa área de estudo possui algumas características específicas que à caracterizam, considerando o que foi visto na aula 1 acerca dessa questão, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.
		
	
	O principal objeto de estudo da psicologia social é o funcionamento social sem considerar a história de constituição do fenômeno estudado, essa característica é denominada de pragmatismo. 
	
	Os conhecimentos produzidos na área de psicologia social através de métodos científicos devem ser aplicados à problemas práticos. A essa característica da psicologia social denominamos Paradigma. 
	
	A psicologia social se caracteriza por possuir uma teoria abrangente que pode ser generalizada, essa característica é denominada de microteorização.
	
	Uma das características da psicologia social é o cognitivismo porque ela tem como objeto de estudo os processos cognitivos pelo qual formamos impressões em relação ao mundo social em que vivemos.
	
	Podemos dizer que uma das características da psicologia social é o historicismo porque ela considera os processos históricos no estudo dos fatos.
		
	
	
	4a Questão (Ref.: 201407126669)
	1a sem.: Introdução à Psicologia Social
	
	A Psicologia Social, enquanto campo de conhecimento científico tem por objeto de estudo, EXCETO: 
		
	
	A influência recíproca entre pessoas na interação social.
	
	O mesmo objeto de estudo da Sociologia.
	
	A influência da presença das pessoas sobre a apresentação de outras pessoas.
	
	A influência que a mera expectativa da presença das pessoas apresenta sobre os comportamentos humanos.
	
	O processo cognitivo gerado pela interação social.
		
	
	
	5a Questão (Ref.: 201407129052)
	1a sem.: sujeito e objeto de estudo em psicologia social
	
	Identifique o tipo de pesquisa que está sendo utilizado na descrição a seguir: ¿Muitas pessoas percebem os obesos como lerdos, indolentes e relaxados. Essas atitudes geram discriminação? Na esperança de descobrir, psicólogos sociais americanos estudaram 370 obesos de 16 a 24 anos. Quando tornaram a estuda-los, sete anos depois, dois terços das mulheres ainda eram obesas, e estas tinham menos probabilidades de casar e ganhar altos salários do que um grupo de comparação de cerca de 5.000 outras mulheres. Mesmo depois de compensar as diferenças na pontuação em testes de aptidão, ração e rendimentos parental, os rendimentos das mulheres obesas ficam 7.000 dólares por ano mais baixo que a média. Embora a compensação de determinados outros fatores faça parecer que a discriminação pode explicar a correlação entre obesidade e status mais baixo ainda não se pode ter certeza. Por isso foi pedido a 76 estudantes do sexo masculino da Universidade de Minnesota que mantivessem uma conversa telefônica com uma de 76 estudantes do sexo feminino. A cada homem foi mostrado uma foto, dizendo-se que era sua parceira na conversa. A metade viu a foto de uma mulher obesa (não a parceira da foto); a outra metade, a de uma mulher de peso normal. Em parte do experimento, pediu-se aos homens que formulassem uma impressão das características da mulher. Uma análise posterior apenas do lado da conversa das mulheres revelou que elas, ao serem avaliadas, falavam de uma forma menos efusiva e feliz se havia a suposição de que eram obesas. De uma maneira inequívoca, as convicções dos homens induziam-nos a comportar-se de um jeito que levava as parceiras supostamente obesas a confirmar a ideia de que eram indesejáveis. O preconceito e a discriminação tinham um efeito¿. Myers, D. Psicologia Social. 6ª ed. Artmed, 2000. Pag 14 
		
	
	Pesquisa experimental
	
	Estudo de caso
	
	Distribuição aleatória
	
	Pesquisa correlacional
	
	Pesquisa por amostragem 
		
	
	
	6a Questão (Ref.: 201407129104)
	1a sem.: psicologia social
	
	Identifique, dentre as opções abaixo, o objetivo da Psicologia Social:
		
	
	Estudo científico do desenvolvimento cognitivo do indivíduo e a forma como ocorre o processamento da informação.
	
	Estudo científico da maneira das características evolutivas do ser humana com a finalidade de compreender as influências evolucionárias sobre o comportamento atual da população.
	
	Estudo científico da maneira como nos comportamos e a análise objetiva das contingências que influenciam tal comportamento a fim de prever a emissão futura de tal comportamento.
	
	Estudo científico da maneira como pensamos, influenciamos e nos relacionamos uns com os outros, objetivando compreender como nossa subjetividade é formada a partir da interação com o meio no qual estamos inseridos.
	
	Estudo científico das principais psicopatologias que acometem o ser humano a fim de classifica-las auxiliando assim no processo psicodiagnóstico. 
	1a Questão (Ref.: 201407188295)
	2a sem.: Percepção Social e Comportamento Social
	
	Quando estamos em um ambiente com ar condicionado podemos sentir frio, mas a interpretação do frio é subjetiva, uma vez que cada pessoa tem uma experiência diferente com o frio. A isso denomina-se:
		
	
	Denominação
	
	Exultação
	
	Percepção
	
	Exploração
	
	Fascinação
		
	
	
	2a Questão (Ref.: 201407245146)
	sem. N/A: Percepção social
	
	Discutindo e refletindo a respeito do corpo na relação interpessoal de uma enfermeira e o paciente, SILVA (1998) indica como primeiro passo para o cuidar na Enfermagem, perceber o corpo, nosso e do outro, no caso o paciente, para podermos descobrir os sentimentos mais verdadeiros e profundos destas relações. Considerando tais reflexões, passamos a relacioná-las, quando, muitas vezes, usamos o corpo, o olhar, os gestos, o modo de falar como instrumentos
Drielly
Drielly fez um comentário
1a Questão (Ref.: 201407245165)
0 aprovações
Carregar mais