Buscar

Estagio Gestão Escolar

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL 
UNINTER
APOLÔNIA SCANDOLARA DAROS SALVADOR	Comment by Arlete: Prezada Aluna,O seu trabalho está bom, porém, você deveria ter se aprofundado mais no assunto côo um todo.A formatação do seu trabalho está “estranha”, não está de acordo com o solicitado no "MANUAL – ORIENTAÇÕES ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – GESTÃO ESCOLAR - EaD".Por exemplo, as medidas das margens não seguem ao solicitado no material de apoio. Medidas corretas:Esquerda e superior – 3cmDireita e inferior – 2cmAs observações de melhorias que estou fazendo em seu relatório devem ser realizadas e como dica para próximos estudos, porém, não é necessário postar o trabalho novamente.Trabalho aprovado com nota 70!
RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE GESTÃO ESCOLAR
SÃO JOÃO DO SUL
2016
APOLÔNIA SCANDOLARA DAROS SALVADOR 
RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE GESTÃO ESCOLAR
Relatório de Estágio Supervisionado de Gestão Escolar apresentado a UTA Organização Escolar do curso de pedagogia do Centro Universitário Internacional - UNINTER.
SÃO JOÃO DO SUL
	2016	
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	4
2 CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL	4
2.1 A ESCOLA ESTAGIADA	4
3 PLANO DE AÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR	7
3.1 TEMA	7
3.2 JUSTIFICATIVA	7
3.3 OBJETIVOS	7
3.4 PROPOSTA DE TRABALHO	8
CONSIDERAÇÕES FINAIS	9
REFERÊNCIAS	10
ANEXOS	11
1 INTRODUÇÃO
	O presente relatório foi construído por meio de observação diretamente com os profissionais da (C.E.I.) Instituição Centro de Educação Infantil Paraíso da Criança. O estágio supervisionado é uma oportunidade de observar a vivência e o exercício da profissão, nos prepara, fazendo com que futuramente tenhamos uma atuação transformadora na realidade escolar auxiliando no processo da gestão escolar.
	A teoria apresentada durante as aulas do curso de pedagogia proporciona ao estágio um olhar científico da realidade escolar, proporcionando assim compreender a relação entre a teoria e a pratica no trabalho de um pedagogo. À docência e a gestão têm como caminho de integração as extensões da gestão democrática do método ensino-aprendizagem. O presente trabalho trata-se de um relato da observação da gestão escolar, sobretudo no que se refere ao modelo de gestão centrado na gestão democrática. Isto quer dizer que este padrão de gestão, atende a legislação em vigor exigindo um novo perfil do gestor. Compreender a importância de um gestor escolar democrático, Os elementos norteadores da ação do pedagogo nas unidades escolares: reuniões pedagógicas, formação continuada, hora- atividade, planejamento de ensino, organização dos espaços, discutirem o trabalho do pedagogo frente às possibilidades oferecidas pela escola; Observar o exemplo de planejamento e organização das rotinas do trabalho do pedagogo no tempo escolar; O estágio nos da à chance de participar e conhecer a realidade do pedagogo.
2 CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
2.1 A ESCOLA ESTAGIADA
	O estágio supervisionado foi realizado na Unidade Escolar: Centro de Educação Infantil Paraíso da Criança está situado na Avenida Nereu Ramos, 386, Centro. Cidade: São João do Sul, SC, CEP: 88970-000, Fone: 3539-0060. O seu atendimento se dá permanecendo das 7:30h até 18:00h. No turno da manhã foi observado várias crianças de 1 ano e 2 meses até 2 anos (Jardim 1 integral), 2 anos a 3 anos (Jardim 2 integral) 3 anos a 4 anos (jardim 3 integral) de 4 a 5 anos (pré-escolar 1 integral) e de 5 a 6 anos (pré-escolar matutino e vespertino), sendo acompanhadas por 12 professores; 1 de educação física e 7 auxiliares de educação infantil, que auxiliam nos trabalhos de sala de aula. Essa instituição também conta com 2 merendeiras e 2 auxiliares de serviços gerais, 1 responsável pela direção; Diretor.
	O C.E.I. Paraíso da Criança atende crianças a partir de 1 ano de idade até 6 anos,atendendo no total 120 crianças, sendo que em processo de inclusão na escola existem três alunos.
	Professores: jardim 1: formação magistério e pedagogia educacional infantil, tempo de serviço 22 anos, tempo de serviço na escola 3 anos. Jardim 2: Formação magistério e pedagogia tempo de serviço 22 anos e tempo de serviço na escola 18 anos. Jardim 3: formação magistério e pedagogia tempo de serviço 19 anos, e tempo de serviço na escola 10 anos. Pré: 1 professor de 40h e uma auxiliar 30h formação curso pedagogia educação infantil 11 anos tempo de serviço desta professora, está há mais tempo a 34 anos e nesta escola há 22 anos. Educação física: formado há 3 anos na escola formada em pedagogia. Professor hora do conto: 2 professores de 20h e uma de 10h formadas em pedagogia sendo uma não habilitada cursando pedagogia 2 anos que está na escola, uma de 10h 4 anos que trabalha na escola 2.Jardim 1 B: Formação magistério tempo de serviço 15 anos e há 10 anos nesta escola. Jardim 2 B: começou este ano na escola 2 anos de pedagogia 20h.
	 As atividades desenvolvidas pelos professores são: Brincadeiras livres na sala de aula, atividades dirigidas pelo professor, recreação no parque ou no pátio da escola, trocas de fralda, almoço, café, lanches, escovação de dentes e repouso. A participação dos pais e familiares em eventos promovidos pela escola é bem significativa os mesmos acontecem no período noturno para que haja um maior número de pais. Nos encontros são discutidos além da vida escolar dos filhos também sobre os eventos que acontece na instituição durante o ano. Exemplos: palestras com profissionais da secretaria da saúde, conselheiros tutelares e a psicóloga do município.
	Ações anuais calendário escolar é construindo juntamente com todos os segmentos da educação do município e o C.E.I. seguem o calendário da SME. No início informando as ações de atendimento aos pais e as referidas reuniões pedagógicas bem como o dia da família na escola e as festas comemorativas. 
	O centro de educação infantil Paraíso da Criança passou a contar também com o conselho escolar, que apóia a direção na organização e na maneira do atendimento. Sendo que desta parceria, resultou conquistas, como: A construção do refeitório, o muro, a pintura do centro educacional, entre outras coisas que também foram adquiridas ao longo dos anos.
	O processo de inclusão educacional deve ser antes de tudo um movimento de ensino aprendizagem como é para qualquer outra criança que não tenha necessidade especial. A inclusão, mais do que um dever legal, é um direito humano da criança e de sua família. Não buscamos uma inclusão por força de lei, mas uma inclusão efetiva e afetiva. Precisamos pensar que a condição de pessoas com necessidades educacionais especiais pode, a qualquer momento, bater à nossa porta, portanto, o processo de inclusão educacional deve ser antes de tudo um movimento de ensino e aprendizagem como é para qualquer outra criança. A criança desmotivada não busca o conhecimento nem se movimenta na direção dele. 
	Diretora: sua formação é de magistério seguindo com a graduação em pedagogia na educação infantil e series iniciais, possui tempo de serviço 15 anos de experiência em sala de aula e 4 anos como diretora dessa escola. Todos os profissionais desta instituição tem curso de educação infantil e séries iniciais e alguns nessa escola a mais de cinco anos.
	As professoras iniciam seu trabalho das 8:00h ao 12:00h e das 13:30h as 17:30h nesse intervalo ficam as auxiliares de ensino elas fazem a higiene e a alimentação das crianças, a rotina é compreendida como uma categoria pedagógica da educação.
		
3 PLANO DE AÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR
3.1 TEMA
	A importância de um técnico.
3.2 JUSTIFICATIVA
	De acordo com as visitas realizadas no Centro de Educação Infantil Paraíso da Criança, observei a importância de um profissional para auxiliar a diretora para que juntos consigam trabalhar em comum de acordo para que seja melhor para todos e alcançar seus objetivos.
3.3 OBJETIVOS
	Objetivo é solicitar junto a Secretaria Educação um profissional paraque desenvolva possível auxilio a outros funcionários para atribuir funções do secretariado desempenhando a função de secretária 
	Em questões referentes à secretaria escolar, nos recebimentos de materiais, matrículas, atendimento geral ao púbico e aos profissionais, e auxiliando no dia a dia da unidade escolar.
3.4 PROPOSTA DE TRABALHO
	Um profissional que esteja auxiliando sendo de uma importância para o bom desempenho do trabalho de todos e a melhor interação da unidade escolar que vivencie as dificuldades que a escola apresenta. E junto busque 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
	Ao realizar o Estágio Supervisionado em Gestão Escolar no C.E.I. Paraíso da Criança observei a rotina da escola, campo do estágio, além de considerar os limites e respeitar o espaço escolar. Verifiquei que não existe teoria sem prática, porém é percebível que nem toda teoria condiz com a prática.
	No entanto, ao conviver no dia a dia de uma creche observei como deveria ter mais pessoas, mais auxiliares nas turmas, principalmente dos pequenos, também observei que a escola necessitava além de um técnico administrativo, um técnico de orientação, tanto para os pais como os alunos, para que em conjunto com a direção pudesse orientar melhor os pais, avós ou responsáveis dos alunos.
	Portanto, a creche com somente um diretor disponível para todas estas as atribuições, fica difícil ter um trabalho excelente, faz somente o básico para que a escola funcione. A realidade é outra coisa, bem diferente do se imagina.
REFERÊNCIAS
Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Disponível em:
<http://www.abnt.org.br/normalizacao/lista-de-publicações/ABNT>.Acesso em:18 de maio de 2016.
SOARES, Marcos Aurélio Silva. O pedagogo e a organização do trabalho pedagógico. 2º edição revista e atualizada- Curitiba: Inter Saberes, 2014- (Série Formação do Professor). 
SILVA, Mônica Caetano Vieira da/ URBANETZ, Sandra Terezinha, (Org.). O estágio no curso de Pedagogia. Curitiba: Inter Saberes, 2014. (Série TCC e Estágio em Pedagogia; v2)
ANEXOS
A palavra “discussão” se escreve com dois “s”.