Buscar

1a.docxGestão Cadeia e Suprimentos

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201302101157)
	
	Bastante influenciada pela Globalização a Logística passou a ser vista como poderosa arma na conquista de novos mercados. Isto propiciou uma integração muito forte entre todos os elementos da cadeia produtiva, levando-os a atuar de forma conjunta, visando alcançar um objetivo comum que gerasse benefícios a todos. A definição acima exprime as características de uma das etapas do desenvolvimento da Logística. Qual a denominação abaixo está relacionada com a definição citada
		
	
	Logistica Fragmentada
	 
	Integração Estratégica
	
	Logistica Integrada
	
	Integração Flexível
	
	Integração Interna
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302101153)
	
	A Logística passou por fases em sua trajetória até hoje. Todas foram denominadas por características e traços de sua época. Escolha a frase que define a fase da INTEGRAÇÃO INTERNA
		
	
	Pode-se perceber o grande grau de relevância que foi atribuído aos canais de comunicação, assim como os novos sistemas de informações integrados.
	 
	Diversos fatores evidenciaram o imperativo de que as atividades funcionais deveriam ser executadas de forma integrada e harmoniosa para obter-se uma boa performance da organização.
	
	Não havia uma abordagem sistêmica, a ênfase era funcional e a execução dava-se por departamentos especializados.
	
	Este período também deu inicio a utilização intensiva de multimodalidade nos transportes.
	 
	Grandes melhorias foram introduzidas no sistema de controle de estoques dos supermercados. Tal tecnologia possibilitou o aumento do nível de integração entre os membros da cadeia.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302101151)
	
	A Logística, na concepção desta fase, consistia no simples ato de entregar o produto certo, no lugar solicitado, dentro de um determinado intervalo de tempo, ou seja, não havia uma abordagem sistêmica, a ênfase era funcional e a execução dava-se por departamentos especializados. A definição acima exprime as características de uma das etapas do desenvolvimento da Logística. Qual a denominação abaixo está relacionada com a definição citada
		
	
	Logistica Integrada
	
	Logistica Interna
	 
	Logística Fragmentada
	
	Integração Estratégica
	
	Integração Flexivel
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301971887)
	
	A logística tem como objetivo principal colocar as mercadorias ou serviços no lugar certo, na hora certa, nas condições acertadas com o cliente e sempre ao menor custo possível. Com o passar dos tempos, houve uma acentuada evolução em termos conceituais, em que a logística dividiu-se em quatro fases. Dentre as afirmativas abaixo, qual delas está relacionada ao Gerenciamento da Cadeia de Suprimento (Supply Chain Management):
		
	
	Fase de amplo uso de alianças estratégicas.
	
	Fase em que a logística atua na gestão da demanda.
	
	Fase em que a logística concentrava todos os seus esforços somente na otimização do sistema de transportes e administração de materiais.
	 
	Fase que contempla uma visão sistêmica da empresa, incluindo desde fornecedores até os canais de distribuição.
	
	Fase em que a logística passa a atuar de forma sistêmica dentro da organização, além de fazer uso de um sistema integrado de informações.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302009204)
	
	Em vez de focar os relacionamentos individuais, o conceito de cadeia de suprimentos:
		
	 
	dá uma visão geral do fluxo de bens e serviços do fornecedor ao usuário final e o fluxo de pagamentos e informações em direção oposta.
	
	promove o trabalho do comprador junto aos seus principais fornecedores, concentrando-se na eliminação dos custos desnecessários de toda a cadeia e, dessa forma, os preços podem ser razoavelmente reduzidos.
	
	propõe uma redução do número de fornecedores do processo de compras.
	
	evidencia a necessidade de desenvolvimento conjunto (fornecedores e compradores) de novos produtos e o trabalho com fornecedores responsivos.
	
	indica o uso de bancos de dados integrados e a orientação de fornecedores-chave.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302197051)
	
	Pode-se conceituar a Logística em etapas distintas que foram evoluindo ao longo dos anos. Dentre as alternativas abaixo marque a alternativa que não se enquadra na definição da fase correspondente:
		
	 
	Fase Atual ou de integração estratégica - Em virtude principalmente da globalização, as empresas modernas devem buscar diferenciais que as projete no mercado. É necessário que as empresas aumentem seus estoques continuamente, oferecendo produtos e serviços de altíssima qualidade , flexibilizando suas ações , respeitando sistematicamente as necessidades dos clientes , assim trazendo confiabilidade para que possa fidelizar sua demanda e também aumenta-la
	
	Fase 1 - a produção era eminentemente agrária e a Logística tratava de transportar e distribuir esses produtos agrícolas.
	
	Fase 4 - A fase da integração com o conceito e entendimento que todos os processos e elementos da Cadeia de Suprimentos são interligados, abrangendo também o relacionamento da empresa com seus fornecedores e clientes.
	
	Fase 3 - Fase da Integração Interna que se preocupava com o gerenciamento de transportes, suprimentos , gestão de estoques, armazenagem e distribuição
	 
	Fase 2 - A partir da década de 1940 , o advento da 2ª guerra mundial , a Logística recebeu uma configuração que se dividia em dois segmentos : Distribuição física e suprimentos

Continue navegando