Buscar

Resenha Testagem Psicológica

Prévia do material em texto

Fundamentos em fidedignidade
Eduarda de Araújo França, Fernanda Caixeta e Silva, Gabriella de Carvalho Siqueira e Júlia Paz Nascimento - Universidade Federal de Goiás, Catalão, Goiás
Urbina, S. (2007). Fundamentos da testagem psicológica. Porto Alegre: Artmed.
O quarto capítulo do livro Fundamentos da testagem psicológica, entitulado Fundamentos em fidedignidade, de Susana Urbina apresenta os conceitos centrais e as diferentes formas para estimar o nível de confiabilidade do resultado de testes, a partir da verificação da sua estabilidade e precisão. A autora traz estratégias de como minimizar o erro de mensuração, indicando as fontes de erros que podem ocorrer em uma testagem psicológica, os tipos de testes que podem ser influenciados por estes erros e quais as medidas apropriadas para estimar tais falhas.
Diferenças entre avaliadores: este erro pode ocorrer sempre que a subjetividade desempenha algum papel na avaliação de um teste, em que a diferença de escores têm origem em julgamento subjetivo dos avaliadores.
Fidedignidade do avaliador: faz-se com que ao menos dois indivíduos avaliem o mesmo conjunto de testes, gerando dois ou mais escores independentes. 
Erro de amostragem de tempo: variabilidade inerente aos escores como função do fato de serem obtidos em um determinado momento de tempo. Embora esteja presente em todos os escores, é esperado que sua influência seja menor em testes que avaliam traços mais estáveis.
Fidedignidade de teste-reteste: aplica-se o mesmo teste em duas ocasiões diferentes, separadas por um certo intervalo de tempo.
Erro de amostragem de conteúdo: quando o conteúdo de um teste favorece ou prejudica algum testando devido a suas experiências de vida diferentes.
Fidedignidade de forma alternativa: busca estimar a quantidade de erros que pode ser atribuída ao erro de amostragem de conteúdo.
Fidedignidade pelo método das metades (split-half): aplica-se um teste a um grupo de indivíduos e cria-se dois escores para cada pessoa, dividino o teste pela metade.
Inconsistência entre itens: erros nos escores que resultam de flutuações nos itens ao longo do teste.
Heterogeneidade de conteúdo: resulta da inclusão de itens que exploram o conhecimento de conteúdos ou funções psicológicas que diferem das exploradas por outros itens no mesmo teste.
Fidedignidade de forma alternativa com intervalo: quando duas ou mais formas alternativas do mesmo teste são aplicadas em duas ocasiões diferentes, separados por um certo intervalo de tempo.
Seria mais simples se os coeficientes de fidedignidade tivessem seu valor nominal na avaliação de escores. Porém, a fidedignidade dos escores de testes é um julgamento relativo, baseado tanto nos dados psicométricos quanto no contexto em que os testes são aplicados.

Continue navegando