Buscar

Estudo Dirigido I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido I
1 ª) Quem pode interpor uma ação popular?
R.: Uma ação popular pode ser interposta por qualquer cidadão eleitor.
2 ª) Qual a Finalidade da ação popular?
R.: A ação popular tem como finalidade de invalidar qualquer ato ou contrato administrativos ilegais do Estado, ou de entidade de que o Estado participe, lesivos ao patrimônio público, ao patrimônio das entidades autárquicas ou das sociedades de economia mista. Visa ainda à defesa da moralidade administrativa, do meio ambiente e do patrimônio histórico e cultural.
3 ª) O que é uma constituição rígida?
R.: Uma Constituição rígida é aquela que não pode ser facilmente modificada.
4 ª) O Poder Constituinte, exercido através da convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte, pode alterar forma de Estado e a forma de Governo adotada na Constituição anterior? Justifique.
R.: O Poder Constituinte, mediante criação de uma nova Constituição, pode alterar a forma de Estado e a Forma de Governo que eram adotados na Constituição anterior, uma vez que é a manifestação soberana, a suprema vontade política de um povo juridicamente organizado. Segundo a nossa atual constituição, no entanto, as formas de Estado e Governo atuais não podem ser modificados sem a criação de uma nova constituição.
5ª) O que é habeas corpus? E quem pode interpretá-lo?
R.: O habeas corpus é um remédio para proteger a liberdade de locomoção. Cabe o habeas corpus sempre que um indivíduo seja privado de sua liberdade de locomoção, ou ameaçado de ver-se privado dela, por meio de violência ou coação, consequência de ilegalidade ou abuso de poder.
Qualquer sujeito brasileiro, em favor de qualquer compatriota ou estrangeiro, poderá impetrá-lo, antes ou depois da ocorrência da coação ou violência e é uma ordem dirigida contra o Poder Público.
6ª) Qual a finalidade do mandado de segurança?
R.: A finalidade do mandado de segurança é corrigir atos comissivos ou omissivos de autoridades, marcado pela ilegalidade ou abuso de poder.
7ª) Quem detém legitimidade para propor emenda constitucional?
R.: A Constituição poderá ser emendada mediante proposta de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; do Presidente da República; de mais de metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa dos seus membros.
8ª) Qual a Finalidade do habeas data?
R.: A finalidade do habeas data é garantir o acesso de uma pessoa a informações sobre ela que façam parte de arquivos ou bancos de dados de entidades governamentais ou públicas. Também pode pedir a correção de dados incorretos. 
9ª) Pergunta-se: há possibilidade legal do esquivamento de cumprir obrigação legal a todos imposta, em virtude da escusa de consciência? Justifique.
R.: Há a possibilidade legal do esquivamento de cumprir uma obrigação legal a todos imposta quando alguém invoca sua convicção pessoal para justificar tal esquivamento, devendo então cumprir uma prestação alternativa fixada por lei.
10ª) Como se classificam as Constituições quanto à forma, origem e mutabilidade?
R.: As Constituições podem ser classificadas quanto à forma como Escrita ou Não-escrita; quanto à origem como Outorgada ou Promulgada; quanto à mutabilidade como Flexível, Semirrígida ou Rígida.
11ª) O que são “cláusulas pétreas”? 
R.: As cláusulas pétreas são cláusulas presentes na Constituição as quais a própria Constituição não permite que sejam emendadas.
12ª) Quais são as características do Poder Constituinte Derivado?
R.: O Poder Constituinte Derivado caracteriza-se por poder realizar modificações, a partir de emendas, à Constituição.
13ª) Todo brasileiro é cidadão? Justifique.
R.: Sim, uma vez que é considerado cidadão brasileiro todo indivíduo nascido em solo brasileiro ou que tenha sido naturalizado brasileiro, tendo direito de participar da vida política do país. 
14ª) Há possibilidade de extradição de brasileiro naturalizado em que hipóteses constitucionais?
R.: Brasileiros naturalizados podem ser extraditados caso seja comprovado o tráfico ilícito de drogas e entorpecentes e afins praticados em qualquer momento, anterior ou posterior à obtenção da naturalização, ou tenha realizado crimes comuns anteriormente à naturalização.
15ª) O brasileiro nato nunca poderá ser extraditado. A afirmativa é verdadeira ou falsa?
R.: Verdadeira, assegurada pela Constituição.
16ª) Quais os casos em que há possibilidade de confisco de propriedade?
R.: As propriedades podem ser confiscadas desde que não sejam instrumentos necessários ou úteis ao exercício da profissão do seu possuidor.
17ª) Estabeleça a diferença entre nacionalidade e cidadania.
R.: A nacionalidade trata-se de um vínculo jurídico-político entre indivíduo e Estado. A cidadania, por sua vez, é a participação econômica, social e política de um cidadão em um Estado.
18ª) Estabeleça a diferença entre maioria absoluta e maioria simples no concernente ao Processo Legislativo.
R.: No Processo Legislativo, a maioria absoluta é o número inteiro acima do número referente a metade dos integrantes da casa legislativa. A maioria simples é o número inteiro acima do número de integrantes presentes na sessão em questão.
19ª) Explique a diferença entre Chefe de Governo e Chefe de Estado no regime parlamentarista.
R.: No regime parlamentarista, o Chefe de Governo é o Primeiro Ministro, o qual exerce o poder de acordo com a orientação da maioria dos membros do Conselho dos Ministros. Já o Chefe de Estado é o Presidente da República, se o sistema for republicano, ou o Rei, se monarquia, o qual possui a função de representar o Estado e indicar o Primeiro Ministro, por ocasião da escolha deste pelos parlamentares.
20ª) Quais são os elementos integrantes do conceito de Estado?
R.: População, território e soberania.
21ª) Reveste caráter absoluto o princípio da igualdade previsto na constituição federal de 1988. A assertiva é verdadeira ou falsa? Justifique sua resposta.
R.: Sim, assegurada pelo artigo 5º da Constituição.
22ª) Quem pode interpor mandado de segurança coletivo?
R.: Um mandado de segurança coletivo pode ser interposto por um partido político com representação no Congresso Nacional ou por uma organização sindical em defesa dos interesses dos seus membros associados.
23ª) Quais as exceções constitucionais à proibição de penetrar na casa sem consentimento do morador?
R.: As exceções constitucionais à proibição de penetrar na casa sem o consentimento do morador são os casos de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.
24ª) Qual a finalidade do mandado de injunção?
R.: O mandado de injunção é feito para garantir o direito de alguém prejudicado pela omissão de uma regulamentação de norma da Constituição, quando os Poderes competentes não o fizeram.
25ª) Um determinado servidor público teve denegado ilegalmente o seu pedido de certidão de tempo de serviço por autoridade administrativa. Pergunta-se: Qual a medida legal a ser tomada pelo servidor?
R.: Para o caso supracitado, a medida legal a ser tomada é um mandado de injunção.

Continue navegando